O que conhecer na Suíça é uma das perguntas que mais recebo por aqui e não é uma das mais fáceis de se responder. Afinal, a Suíça é um país bem pequeno mas muito privilegiado em questão de beleza natural e repleto de possibilidades de passeios e experiências culturais. Além disso, suas cidades medievais e vilas alpinas dão um charme especial às incríveis paisagens da natureza.
E somando a tudo isso ainda tem a questão das estações. Uma viagem pela Suíça no verão pode ser completamente diferente de uma viagem no inverno.
Nesse artigo você vai encontrar dicas e minha opinião pessoal dos principais passeios e lugares em geral que não podem faltar em uma viagem à Suíça: as principais cidades, vilas alpinas, lagos, dicas de trilhas, passeios de trem panorâmico e os principais passeios pelos Alpes.
Não encare, porém, essa lista de forma tão séria. Use-a como um guia para começar a montar um roteiro de viagem pela Suíça mas permita-se incluir mais cidades e atrações que julgar interessantes.
Espero que essa lista sirva como inspiração e te ajude a selecionar os melhores passeios para que sua viagem pela Suíça seja inesquecível.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Tabela de conteúdos
Principais cidades suíças
Em uma primeira viagem à Suíça, provavelmente você irá incluir algumas das cidades abaixo:
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
- Zurique – o centro econômico e financeiro da Suíça
- Genebra – Onde se localiza uma das sedes da ONU e também sede de diversas organizações internacionais
- Basiléia – Onde se localiza o Euroaeroporto e também centro das indústrias químicas e farmacêuticas da Suíça
- Berna – a capital da Suíça
- Lucerne – uma das cidades mais lindas e mais visitadas da Suíça
- Interlaken – conhecida como a capital da aventura na Suíça
- Lugano – a capital econômica da Suíça italiana
- Montreux – a cidade que encantou Freddie Mercury
- Zug – linda cidade medieval entre Zurique e Lucerna também conhecida como a cidade das cerejas
Zurique
Além de ser a maior cidade suíça, Zurique é sede de um dos principais aeroportos internacionais do país. Provavelmente você irá chegar ou partir de Zurique e uma visita à esta interessante e charmosa metrópole suíça não pode faltar no seu roteiro de viagem pela Suíça.
Genebra
Genebra é também a possibilidade de ser a porta de entrada ou saída na Suíça com seu aeroporto internacional.
A diferença neste caso é a localização. Enquanto Zurique fica localizada na parte alemã da Suíça, Genebra fica na parte francesa e acaba sendo uma excelente cidade base caso você pretenda visitar algumas cidades na França como Chamonix e Annecy.
Saiba o que conhecer em Genebra aqui
Basiléia ou Basel
Conhecida como a capital cultural da Suíça, a cidade de Basel possui muitos museus e um belo centro histórico. Pode ser uma excelente opção para se chegar à Suíça vindo de outros países europeus ou caso pretenda seguir viagem para outros países na Europa de avião devido ao Euroaeroporto que fica praticamente na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.
É uma excelente base de viagem para quem pretende visitar a região da Alsácia na França e cidades como Colmar.
Berna
A capital da Suíça é uma das cidades mais pitorescas e lindas do país. Foi onde Albert Einstein morou e desenvolveu a sua Teoria da Relatividade.
A cidade de Berna funciona muito bem como base em uma viagem pela Suíça pela sua localização e por oferecer boas conexões de trem para as cidades de Zurique, Lucerne e Interlaken por exemplo.
Conheça nosso City Tour Guiado em Berna com guia certificada pelo órgão de turismo da Suíça.
Lucerna
A cidade de Lucerna fica localizada na parte central da Suíça e é sem dúvidas uma das cidades mais lindas e encantadoras da Suíça. É também uma das mais visitadas no país por oferecer diversas possibilidades de passeios aos Alpes suíços e passeios de barco pelo Lago de Lucerne também chamado de Vierwaldstätersee.
Por conta disso e pela sua proximidade com Zurique é uma das melhores cidades base para uma viagem pela Suíça.
Lucerne é para mim uma cidade imperdível e deve entrar no seu roteiro de lugares para se conhecer na Suíça.
Interlaken
Interlaken é o nome de uma cidade e uma região na Suíça onde se situa os principais passeios pelos Alpes e diversas outras atrações.
Situada entre dois lagos belíssimos, o Lago de Brienz e o Lago de Thun, a cidade de Interlaken oferece também passeios de barco e algumas das paisagens mais lindas do país.
Funciona bem como uma base de viagem na Suíça caso você pretenda fazer passeios de montanha ou visitar vilarejos alpinos como Lauterbrunnen, Wengen e Grindelwald que ficam bem próximos em uma região vizinha chamada de Jungfrau.
Saiba tudo sobre Interlaken aqui
Lugano
Lugano é a principal cidade da região italiana na Suíça chamada de Ticino. A cidade que é linda possui um clima mediterrâneo e é até comparada ao Rio de Janeiro pela sua paisagem e as montanhas locais, como o Monte San Salvatore que é comparado ao Pão de Açúcar.
Para os viajantes que pretendem fazer uma roadtrip e incluir algumas cidades italianas no roteiro como Como e Milão, Lugano é uma boa dica de cidade suíça para se conhecer pelo caminho ou para estender a sua viagem pela Suíça.
Montreux
Considerada a cidade da música na Suíça, Montreux é na minha opinião uma das cidades mais lindas da região francesa da Suíça. Pessoalmente se tivesse que escolher entre ela e Genebra, optaria pela primeira opção.
É em Montreux que se situa o charmoso castelo Chateau de Chillon que atualmente é um museu. A cidade é sede do festival anual de jazz que atraiu e continua atraindo grandes personalidades da música.
No casino da cidade, onde Deep Purple tirou inspiração para o hit Smoke on the Water se situa também um pequeno museu chamado Queen Experience onde a banda Queen gravou sete de seus álbuns.
Estátuas de Fred Mercury e do ator Charles Chaplin podem ser encontradas nas margens do lindo lago Leman.
Zug
Apesar de não ser tão famosa Zug merece sim uma visita. Estrategicamente localizada entre Zurique e Lucerna é uma cidade que possui um lindo e pitoresco centro medieval. A cidade tem uma longa tradição como produtora de cerejas e produtos feitos da fruta como a torta de cereja, uma iguaria adorada até mesmo pela atriz Audrey Hepburn que morou na Suíça.
Além disso, Zug é famosa por um dos mais lindos pores do sol na Suíça e um passeio de barco pelo seu lago de mesmo nome é uma excelente forma de conhecer a região e um passeio delicioso.
Principais vilas na Suíça
Além das cidades, muitos vilarejos alpinos suíços merecem uma visita pelo seu charme e paisagens mas também pela fama que alcançaram internacionalmente.
Veja abaixo as principais vilas alpinas e charmosos vilarejos na Suíça e tente incluir ao menos uma delas em seu roteiro de viagem pela Suíça:
- Zermatt – onde se localiza a famosa montanha Matterhorn
- Lauterbrunnen – vilarejo inspiração para J.R.R.. Tolkien para criar cenas de O Senhor dos Anéis
- Wengen – vilarejo car free acima de Lauterbrunnen
- Mürren – um charmoso vilarejo alpino também livre de carros e próximo ao vale de Lauterbrunen
- Grindelwald – na rota do famoso passeio a Jungfraujoch, Grindelwald é uma linda vila com paisagens impressionantes dos Alpes
- St.Moritz – o famoso resort de esqui e férias é destino de celebridades que visitam a Suíça
- Gruyéres – uma linda vila medieval famosa pelo queijo de mesmo nome
- St. Saphorin – uma linda vila medieval na região de Lavaux na Suíça, famosa pelos terraços de vinhedos
- Morcote: uma charmosa vila na região italiana que já foi eleita a vila mais bonita da Suíça
- Gandria: uma antiga vila de pescadores bem próxima a fronteira com a Itália
- Iseltwald: a vila mais charmosa às margens do lago de Brienz que serviu de cenário para a série coreana Pousando no Amor.
Zermatt
Um dos mais famosos resorts de esqui, a vila de Zermatt pode ser visitada também no verão ou primavera. É uma vila cheia de charme, onde carros não circulam e a maior atração é claro a montanha Matterhorn.
Recomendo dormir ao menos uma noite por lá.
Lauterbrunnen
Além de ter sido a inspiração para o autor de O Senhor dos Anéis para criar as paisagens da Terra Média, Lauterbrunnen é conhecida como o Vale das 72 Cachoeiras. O vale emoldurado pelos Alpes encanta e é também caminho da rota para o famoso passeio a Jungfraujoch.
Leia tudo sobre Lauterbrunnen aqui
Wengen
Esta é uma vila alpina bem próxima de Lauterbrunnen onde carros também não circulam. É muito charmosa e oferece uma vista espetacular de Lauterbrunnen do alto.
Mürren
Outro charmoso vilarejo alpino que pode ser visitado a partir de Lauterbrunnen
Pode ser visitada em 1 dia junto a Lauterbrunnen.
Grindelwald
Grindelwald é também uma vila alpina na rota do passeio Jungfraujoch. A vila por si só encanta pela proximidade aos Alpes e típicos chalés de madeira. Vale muito a pena se hospedar por lá por ao menos 1 noite ou conhecer a vila em 1 dia e aproveitar para subir na montanha First que oferece muitas atividades e aventura.
Leia tudo sobre Grindelwald aqui
Sankt Moritz
Sinônimo de luxo e glamour St.Moritz acabou se tornando um dos principais resorts de férias eleitos por celebridades durante o inverno na Suíça.
Mas mesmo para quem não busca por hotéis de luxo, vale a pena conhecer a cidade de St.Moritz que possui um belo lago e se situa em uma das regioes suíças de maior beleza natural.
Você pode conhecer a cidade rapidamente em algumas horas ou aproveitar para pernoitar por lá ao fazer a rota de trem panorâmica Bernina Express.
Leia nesse outro artigo sobre meu passeio de trem de Zurique a St.Moritz
Gruyéres
Gruyéres é uma linda vila medieval com um belo castelo e algumas curiosidades. Você pode fazer um tour para degustar o famoso queijo que dá nome à cidade e também visitar a famosa fábrica de chocolates Cailer, da Nestlé.
St. Saphorin
Essa pitoresca vila medieval fica localizada entre os terraços de vinhedos, uma região histórica na Suíça chamada de Lavaux. Lavaux é uma região vinícola com seus terraços de vinhedos, charmosas cidades medievais e uma vista sensacional para o Lago Leman. Fica difícil não incluir essa região em seu roteiro de viagem pela Suíça.
Morcote
Não é a toa que essa vila já foi eleita uma das mais bonitas da Suíça. Localizada na parte italiana do país, chamada de Ticino, Morcote é uma vila encantadora e que pode ser conhecida através de um passeio de barco a partir de Lugano.
Leia sobre a visita a Morcote aqui
Gandria
Outro belo vilarejo para conhecer na região de Ticino e não muito longe de Morcote.
Leia sobre a visita a Gandria aqui.
Principais passeios de montanha na Suíça
Uma viagem a Suíça não é completa sem fazer ao menos um passeio ao topo de uma montanha. Há centenas de opções, mas abaixo cito os passeios mais famosos pelos Alpes e os mais interessantes na minha opinião para conhecer na Suíça:
- Jungfraujoch – Top of Europe
- Montanha First em Grindelwald
- Gornergratt em Zermatt
- Schilthorn – Piz Glória
- Harder Kulm em Interlaken
- Brienzer Rothorn em Brienz
- Stanserhorn, a montanha do bondinho cabriolet em Stans
- Montanha Pilatus na região de Lucerne
- Montanha Titlis na região de Lucerne
- Montanha Rigi na região de Lucerne
- Vilarejo Stoos e montanha Fronalpstock
- Monte San Salvatore em Lugano
- Monte Bré em Lugano
- Cardada Cimetta em Locarno
Principais lagos da Suíça
É uma tarefa difícil escolher os principais lagos na Suíça sendo que há inúmeras opções. Entre lagos alpinos e os lagos das grandes cidades vale a pena fazer uma seleção e conhecer ao menos 3 deles.
Escrevi um outro artigo com os meus 20 lagos favoritos na Suíça e cito abaixo alguns deles que merecem destaque por sua beleza e facilidade de visitar a partir das principais cidades.
Minha sugestão é escolher ao menos dois desses lagos para conhecer na Suíça.
- Lago Oeschinensee
- Lago Blausee
- Lago Caumasee
- Lago de Brienz e Thun em Interlaken
- Lago de Lucerne
- Lago Gelmersee
- Lago Bannalpsee
Rotas de trem panorâmicas
Um passeio de trem panorâmico na Suíça é uma experiência incrível e que com certeza vale a pena ter em sua viagem..
As 3 rotas clássicas na Suíça são: Glacier Express, Bernina Express e GoldenPass. Além destas há também outras rotas bem legais e que vale a pena conhecer como:
- Interlaken Express – o trem regional que faz a rota entre Lucerne e Interlaken e possui janelas panorâmicas
- Gotthard Panorama Express – uma rota que combina passeio de barco pelo Lago de Lucerne e trem panorâmico pelo túnel Gotthard até a cidade de Lugano
Leia tudo sobre as 3 rotas de trem panorâmicas na Suíça
Trilhas
A Suíça tem tantas paisagens impressionantes que vale a pena observá-las de perto e com calma em uma caminhada. São mais de 65.000 quilõmetros de trilhas pelo país, para iniciantes ou experts.
Caminhar é considerado o esporte nacional suíço e as montanhas são o grande playground do país.
Sugiro fazer ao menos uma trilha em sua passagem pelo país. Você não irá se arrepender. Abaixo algumas ideias:
- Trilha Sentiero de Gandria em Ticino
- Trilha dos 5 Lagos em Pizol
- Trilha dos 3 Lagos em Alpstein, Appenzel
- Trilha dos Lagos Jöriseen em Davos
Se você está viajando sozinho ou gostaria de uma guia para te levar por alguma trilha na Suíça recomendo o grupo Trilhas na Suíça que organiza trilhas para mulheres na Suíça. São diversas rotas e passeios semanalmente. Saiba mais aqui.
Experiências na Suíça
Além dos passeios pelos Alpes, lagos, cidades históricas e vilas alpinas, há muitas outras experiências para vivenciar na Suíça durante uma viagem. Veja abaixo algumas delas:
- Visitar a Fábrica e o Museu do Chocolate da Lindt próximo a Zurique
- Fazer um passeio de barco pelo rio Limmat em Zurique
- Conhecer o Restaurante Aescher encravado na montanha, em Appenzel
- Conhecer as cataratas do Reno, Rheinfalls
- Conhecer a cachoeira Giessbach em Brienz
- Conhecer o belíssimo Vale Verzasca próximo a Locarno
- Visitar um castelo como o maravilhoso Chateau du Chillon em Montreux
- Visitar museus interessantes como o Museu do Transporte em Lucerne, Museu Albert Einsten em Berna e o Museudo Charles Chaplin em Vevey
- Experimentar os melhores chocolates suíços
- Experimentar os pratos típicos da Suíça (fondue, raclette, batata rösti) em um chalet na montanha
- Fazer uma degustação de vinho em Lavaux
- Dirigir por um passo alpino como o Furkapass
- Fazer um passeio de bicicleta.
Além das trilhas, um passeio de bike pela Suíça é uma excelente forma de conhecer o país e realmente vivenciar o destino. São mais de 12.000 quilômetros de trilhas específicas para bicicleta.
Eu já estive em alguns lugares de bike como na região de Engelberg descendo uma parte da montanha Titlis e também explorando um vale em Graubünden.
Se Deus quiser ainda vou visitar esse pais.
Sim Valdir, acredite que vai dar certo