Como é o passeio a Jungfraujoch, Topo da Europa

jungfraujoch suíça topo da europa

Como é o Passeio Jungfraujoch ( em detalhes) | Como Chegar | Atrações | Preços | Excursões

Quem planeja uma visita à Suíça certamente vai ouvir ou já ouviu falar no passeio Jungfraujoch Top of Europe, no topo dos Alpes, considerado Patrimônio Natural da UNESCO e uma das experiências mais incríveis pelo país.

O passeio a Jungfraujoch juntamente com o passeio a Gornergrat em Zermatt são os passeios em montanha mais famosos e disputados da Suíça.

A excursão até a Jungfraujoch é um passeio épico, uma forma de realmente chegar ao coração dos Alpes Suíços, sem contar que o complexo turístico existente lá no alto é impressionante, com restaurantes, um palácio de gelo e até uma loja dos chocolates Lindt, a mais alta da Europa, por sinal.

passeio topo da europa

Realmente trata-se de um passeio que não é barato mas que vale cada centavo de franco suíço investido e é um dos pontos altos (literalmente) de uma viagem à Suíça.

O Jungfraujoch Top of Europe é um dos lugares na Suíça para ver neve durante o ano todo! Portanto se você irá viajar ao país durante a Primavera e o Verão, por exemplo, pode fazer este passeio e ter a sensação de estar no inverno.

Não deixe de ler este artigo com Dicas e Infos Práticas para planejar a sua Viagem pela Suíça.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Muitos brasileiros acabam fazendo este passeio para ver neve pela primeira vez e não saem decepcionados. Eu mesma que fui ver neve pela primeira vez aqui na Suíça, fiquei super impressionada e feliz é claro de estar em uma paisagem dos sonhos, toda branca!

Conto nesse artigo minha experiência fazendo o passeio em épocas diferentes e dou todas as dicas para aproveitar o passeio Jungfraujoch Top of Europe e ter uma experiência inesquecível.

O que é e onde fica o Topo da Europa Jungfraujoch?

Na região de Interlaken, bem na fronteira do cantão Berna com o cantão Vallis se situa uma cadeia de montanhas, entre elas o trio: Eiger, Mönch e Jungfrau, sendo a última a mais alta. Entre a Jungfrau e a Mönch, existe uma passagem, chamada de Jungfraujoch, que é onde se situa um complexo turístico impressionante e o mais alto que conseguimos chegar.

passeio topo da europa jungfraujoch suiça

Para chegar ao topo, até 2020 existia apenas uma forma, de trem, e a estação final é a estação em montanha mais alta da Europa, com seus 3454 metros acima do nível do mar, por isso a denominação Topo da Europa!

Mas desde o dia 5 de dezembro de 2020, foi inaugurado um moderno bondinho que sai de Grindelwald ( um Terminal que tb é novo) e nos leva até a estação intermediária Eigergletscher em apenas 15 minutos! A segunda etapa do passeio fica por conta do tradicional trem que leva 26 minutos para chegar a Jungfraujoch.

Estive na inauguração e contei tudo aqui sobre o novo bondinho de Jungfraujoch

A montanha Jungfrau pode ser vista de diversos pontos de Interlaken e por isso chegar até Jungfraujoch é tão especial!

Como chegar até o Topo da Europa

O ideal para fazer esse passeio ao Topo da Europa é estar hospedado na região de Interlaken. Inclusive, leia esse artigo completo com todas as dicas de hotéis e melhores áreas para se hospedar na região.

De bondinho + trem ( forma + rápida)

como chegar a jungfraujoch

Desde o dia 5 de dezembro de 2020 foi inaugurado o bondinho Eiger Express que encurtou o trajeto total até Jungfraujoch em 47 minutos! Isso significa que o tempo total para chegar ao topo do Jungfraujoch a partir de Interlaken é de 1h30 ao invés de 2h17 minutos.

Esse bondinho sai do Terminal de Grindelwald, também recentemente inaugurado. Em apenas 15 minutos ele chega na estação Eigergletscher a 2320m de altitude. A partir dessa estação, a segunda etapa do passeio é feita com o tradicional trem vermelho até Jungfraujoch num percurso de 26 minutos.

Descubra algumas dicas para economizar em uma viagem à Suíça! Sim, é possível! Leia mais clicando aqui.

mapa jungfraujoch trajeto mais curto

Esse trajeto pode ser feito tanto na subida como na descida. A grande vantagem desse percurso com o bondinho certamente é o fato dele ser mais rápido, ideal para quem pretende fazer o passeio em um bate-volta de outra cidade que não seja Interlaken.

Mas o tradicional percurso de trem que passa pela estação de Kleine Scheidegg continua funcionando. Continue lendo abaixo para saber mais.

Como é o percurso todo de trem para chegar a Jungfraujoch

O trajeto feito todo de trem para chegar à estação final na Jungfraujoch é a forma tradicional do passeio em funcionamento desde 1912. É um percurso bem especial e passa por outros locais muito interessantes como a estação intermediária Kleine Scheidegg onde há um pequeno lago artificial, alguns hotéis e restaurantes.

Kleine Scheidegg se localiza a 2070 metros de altitude e é também um ponto inicial para muitas trilhas na região de Jungfrau.

trajeto jungfraujoch de trem

Além de passar por paisagens incríveis para chegar até o topo do Jungfraujoch o percurso de trem não é menos interessante do que as atrações disponíveis por lá, aliás eu diria que é grande parte do passeio, afinal temos a chance de passar pertinho dos famosos Alpes.

Mas ainda vale à pena subir ou descer apenas de trem?

Com certeza! Tudo bem que o percurso de trem leva 47 minutos a mais do que com o bondinho mas há algumas vantagens como cito abaixo:

  • Trajetos e paisagens diferentes ;
  • A possibilidade de descer em Lauterbrunnen, Wengen ou Kleine Scheidegg e aproveitar o máximo do passeio pela região de Jungfrau que é uma das mias bonitas da Suíça;
  • Conhecer a forma tradicional e histórica de se chegar a Junfraujoch de trem que funciona desde 1912;

O trem passa realmente dentro das montanhas através de túneis ou contornando-as e a arquitetura de tudo isso é tão complexa que fica difícil de acreditar que estamos realmente dentro dos Alpes Suíços.  Prepare a câmera fotográfica para registrar os Alpes bem de perto, mesmo de dentro do trem.

A melhor ideia : Combinar os dois trajetos

Essa é a minha recomendação. Agora com mais uma opção para chegar a Jungfraujoch o passeio só se tornou mais interessante.

Acho ideal aproveitar para ter as 2 experiencias. Voce pode subir de bondinho e descer de trem pelo percurso tradicional parando em Wengen ou Lauterbrunnen . Aliás o trajeto de trem de Wengen a Lauterbrunnen é simplesmente lindo. Um dos percursos de trem mais incríveis aqui da Suíça na minha opinião.

Além disso voce ainda pode parar e aproveitar para conhecer uma dessas duas vilas.

Para isso, sugiro se planejar com antecedência, escolhendo o que quer conhecer, para calcular o tempo e aproveitar bem o passeio.

Outra sugestão seria adquirir um passeio ou ticket que dê acesso a região por mais de um dia, pois as possibilidades são realmente amplas, com quilômetros de trilhas a serem exploradas. Sendo assim, você poderia quebrar o passeio à região de Jungfrau em dois dias por exemplo, considerando paradas em estações intermediárias.

alpes suiços jungfraujoch

Compre o seu passeio com antecedência e reserve uma data utilizando o link abaixo:

Passeio de ida e volta a Junfraujoch saindo de Interlaken

Qual a melhor época para visitar o Topo da Europa?

Em Jungfraujoch a neve é garantida 365 dias por ano, e o passeio abre mesmo nos dias festivos como Natal e Ano Novo, portanto esse é um passeio para ser feito o ano todo. Em qualquer época do ano é possível se divertir nas diversas atrações do complexo Jungfraujoch e admirar as paisagens que são maravilhosas.

Mesmo em pleno verão a temperatura máxima lá no Topo da Europa é de 3 graus, podendo chegar a -5 graus e também pode ventar bastante.

Já no Inverno a temperatura máxima em Jungfraujoch é de -10 graus e a mínima de -16 graus.

Veja como é visitar Jungfraujoch no inverno aqui nesse outro artigo.

Se você for visitar Jungfraujoch entre Março e Outubro tente encaixar a trilha pelo glaciar até a cabana Mönchsjochhütte, um abrigo nos Alpes e a única forma de passar a noite em Jungfraujoch.

É uma trilha relativamente fácil de 45 minutos a 1 hora ( percurso de ida) e você pode almoçar na cabana e voltar a Jungfraujoch. Leia mais sobre essa trilha aqui.

Excursões a Jungfraujoch com partida de Lucerne ou Zurique

A maioria dos turistas que estão hospedados nas cidades de Lucerne ou Zurique e gostariam de fazer esse passeio até a Jungfraujoch não sabem que existe uma opção de excursão bate e volta de ônibus saindo dessas cidades até Interlaken. Chegando em Interlaken é feito o percurso normal de trem até o topo da Jungfraujoch.

Na minha opinião, a melhor solução seria se hospedar pelo menos um dia na cidade de Interlaken ou vilas da região de Jungfrau como Wengen e Lauterbrunnen para fazer esse passeio a Jungfraujoch mas é perfeitamente possível fazer um bate-volta ainda mais agora com o bondinho que encurta o tempo de chegada ao topo.

Você pode comprar essa excursão com antecedência e já escolher o dia por aqui no site mesmo através do links abaixo:

Como foi minha experiência fazendo a excursão de Lucerne a Jungfraujoch

Em uma das vezes que visitei Jungfraujoch fui com essa excursão saindo de Lucerne e conto aqui como foi a minha experiencia.

Eu achei uma excelente opção primeiramente porque a excursão foi realizada por uma empresa de turismo super tradicional aqui da Suíça, sinónimo de organização e confiança.

Segundamente,  o percurso feito de ônibus de Lucerne a Interlaken passou por belíssimas paisagens como o passo alpino Brunig e tínhamos um guia suíço nos acompanhando e compartilhando diversas informações úteis durante o caminho ( em inglês ou espanhol) e nos auxiliando com a troca de trens a partir de Interlaken.

Esse tipo de excursão acaba sendo uma excelente opção para aqueles que não possuem muito tempo no roteiro mas querem ter a experiencia de conhecer os Alpes Suíços num dos passeios mais épicos pelo país.

No caminho de Lucerne a Interlaken de ônibus

Eu utilizei essa opção saindo de Lucerne, de ônibus executivo. Reservei o passeio no site de acordo com a data escolhida, paguei no cartão de credito e recebi em meu email o voucher dizendo que o ponto de encontro com o guia seria na frente da estação de trem de Lucerne

O passeio começa dentro de um ônibus turístico acompanhado de um guia que conhece muito bem sobre a região e passa muitas informações durante todo o percurso. O grupo em que eu estava era composto por pessoas dos EUA, Índia e China, então a língua falada era o inglês.


Meu guia foi o Peter, um suíço que conhecia muito bem sobre todo o passeio e durante o percurso tanto dentro do ônibus como do trem contou muitas informações e curiosidades sobre a Suíça.

O caminho de Lucerne a Interlaken passa por lindas paisagens entre elas a Brünig Pass, onde está localizado o Lago Lungern, digno de uma parada para tirar fotos e que eu já havia conhecido antes em um passeio de carro.

Outro lago bem famoso que também está no caminho é o Lago Brienz, um dos que rodeia a região de Interlaken que aliás significa região entre lagos, os quais são o Brienz e o Thun, nomes dados também a cidades à margem destes lagos. Inclusive, recomendo muito visitar a cidade de Thun, que é lindíssima. Veja post com dicas aqui.

Parada em Interlaken

Fizemos uma pequena parada em Interlaken, bem no centro, cerca de 30 minutos, suficiente, para ir ao toalete e tomar um café no centrinho da cidade suíça tão turística.

Tudo foi feito de forma cronometrada, afinal, nosso passeio continuaria via trem e para isso. Os nossos bilhetes para subida a Jungfraujoch já haviam sido reservados pela agência e como o sistema suíço de transporte é bem pontual, atrasos não seriam tolerados.

dicas jungfraujoch

Sendo assim, seguimos de ônibus até a estação de trem Grindelwald-Grund. Lá recebemos nossos tickets individuais do trem, que tínhamos que guardar bem, afinal a cada estação um funcionário suíço passava verificando-os.

De Grindelwald Grund a Jungfraujoch – o Topo da Europa

De Grindelwald- Grund seguimos no mesmo trem até Kleine Scheidegg, num percurso de 40 minutos, rodeados de belas paisagens! Chegando nessa estação, tínhamos que trocar de trem e lá fomos em direção a Jungfraujoch em outro trem.

trem jungfraujoch

Este último percurso de cerca de 20 minutos, a maioria do tempo, dentro de um túnel, teve duas paradas. A primeira foi em Eigerwand ( essa parada não existe mais) e a segunda em Eismeer. Em ambas as estações tivemos 5 minutos para descer e apreciar a vista de plataformas com vidro.

Os glaciares estavam cada vez mais perto e a ansiedade de chegar ao topo só ia crescendo e a temperatura diminuindo :p

Está em dúvida entre alugar um carro ou adquirir um Swisspass para explorar a Suíça? Tire a sua dívida aqui. Escrevi um artigo com pros e contras de cada opção! 

junfraujoch interlaken
junfraujoch passeio

Quanto custa o passeio a Jungfraujoch

Como comentei no início do post esse passeio a Jungfraujoch realmente não é barato mas por tudo que inclui e a experiência total vale sim muito à pena e não é a toa que é um dos passeios mais procurados da Suíça, estando sempre lotado.

Se você não tem o Swiss Pass, precisa comprar tickets de ida e volta considerando o ponto de partida como Interlaken e o valor do bilhete que pode ser via Lauterbrunnen ou Grindewald comprado diretamente na estação de trem ou posto turístico na cidade custa para adulto 210 francos suíços na segunda classe.( ida e volta)

Quem tem o SwissPass, conforme mapa abaixo tem gratuidade até Wengen ou Grindelwald e de lá tem 25 % de desconto no trecho final até a Jungfraujoch.

swisspass desconto jungfraujoch
O trajeto em verde indica gratuidade com o SwissPass, em laranja 50% e em amarelo 25% de desconto

Se você comprar o ingresso para a Jungfraujoch pelo GetyourGuide pode economizar um pouco no valor dependendo da época. Confira no link abaixo:

Excursão a Jungfraujoch saindo de Interlaken

O Complexo Turístico de Jungfraujoch – como é lá no topo

O complexo construído na Jungfraujoch impressiona! Acho que todo mundo que passa por lá fica imaginando como alguém teve a ideia fantástica de construir um lugar como esse numa montanha tão alta.

dicas passeio jungfraujoch
Foto oficial: www.jungfrau.ch – O moderno complexo construído no Topo da Europa
mapa jungfraujoch

Basicamente são 10 áreas a serem vistas e o ingresso dá direito a todas elas:

lindt junfraujoch
  1. Estação: o ponto inicial do passeio. Onde o trem chega e parte. A estação de trem mais alta da Europa.
  2. Armários : Para quem quer aproveitar melhor o passeio sem o incômodo de mochilas e bolsas, existem lockers onde elas podem ser guardadas.
  3. Jungfrau Panorama: 360 Experience. A experiência de verdade começa nesta sala onde um filme sobre a cadeia de montanhas é exibido em cerca de 4 minutos. Confesso que estava tao ansiosa que não esperei o final e já parti para a próxima parada do tour.
  4. Sphinx – Essa é uma das melhores partes do tour. É uma passarela a céu aberto, bem próxima dos Alpes, onde podemos sentir o frio e ver de perto a paisagem estonteante! Havia neve em alguns degraus e tivemos que andar com cuidado. Para chegar até a Sphinx pegamos um elevador super rápido, o mais rápido da Suíça e chegamos ao ponto mais alto do passeio!
  5. Aletschgletscher – Snow Fun – Aqui algumas brincadeiras com neve podem ser realizadas e é possível visualizar de perto o maior glaciar da Suiça
  6. 6- Mönchsjoch Hut: Para alcançar essa área, onde existe um hotel, é preciso fazer uma trilha de cerca de 1 hora.
  7. Alpine Sensation: é um tour que conecta a plataforma Sphinx ao Palácio de Gelo, que mostra um pouco da historia de como o complexo na Jungfraujoch foi idealizado e construído. Pelo caminho há diversas figuras bem antigas mostrando os primeiros desbravadores da região e os trabalhadores, basicamente todos italianos, que participaram da construção do complexo.
  8. Ice Palace – um túnel de gelo com diversas esculturas esculpidas no gelo, entre elas, uma de Sherlock Holmes e também é possível ver o personagem mais famoso da animação Era do Gelo, preso em um cubo de gelo!!! Muito cuidado ao andar por lá que é realmente escorregadio!
  9. Plateau: Meu lugar favorito, onde enfim podemos sair ao ar livre e pisar na neve! Existe uma corda de segurança que delimita a área onde podemos pisar, mas havia muitas pessoas bem longe dessas cordas. Não sei dizer se é perigoso ou não, mas eu não quis arriscar muito e no máximo ultrapassei alguns metros da corda para poder tirar umas fotos mais de perto com o pico da montanha!
  10. Berghaus – onde se localizam as lojas e restaurantes no local, entre eles, a recém inaugurada loja da Lindt, a mais alta da Suíça!
topo da europa suiça

Bom, o passeio lá em cima, como deu para perceber pela quantidade de coisas a serem vistas, exige tempo para aproveitar da melhor forma.

O passeio é muito intenso e em um dia temos a oportunidade de conhecer mesmo que rapidamente a região de Interlaken e o passeio mais famoso pelos Alpes Suíços.

Dicas para aproveitar bem o passeio a Jungfraujoch – Top of Europe

  • Se estiver viajando em grupo compre os bilhetes para o seu passeio com antecedência! Mesmo se você tiver o Swiss Pass, que dá gratuidade no trecho de Interlaken até Wengen ou Grindelwald, você precisa adquirir o bilhete de um desses locais até o topo da Jungfraujoch.
  • Verifique o clima nas webcams disponíveis no site oficial no dia anterior ao passeio para ter certeza de que conseguirá aproveitar em um dia bom. Muito vento ou dias muito nublados podem não ser a melhor experencia.
  • Jungfraujoch tem neve o ano todo lá no topo, então não se preocupe, pois mesmo no verão é possível aproveitar bem o passeio.
  • Vá de sapatos confortáveis e não escorregadios. O ideal é uma bota de neve que seja a prova d’água e tenha solado antiderrapante.
  • Vá bem agasalhado e leve acessórios como gorros e cachecol. Lá no alto a temperatura é bem menor, e costuma ventar bastante, então é bom se prevenir para não passar frio
  • Fique atento ao seu ticket, porque há uma inspeção obrigatória nos trens e é necessário apresentá-lo nas estações intermediárias também.
  • Vá cedo e separe o dia todo para este passeio para aproveitar com calma todas as atrações.
  • O passeio é acessível a cadeirantes. Inclusive havia um em nosso grupo e os funcionários das estações de trem estavam preparados a todo o momento, colocando plataformas para a subida e descida dos vagões e ajuda em tudo o que fosse necessário.
  • Leve uma garrafinha de água para se hidratar durante o caminho para chegar até o topo. Como é um complexo turístico de alta altitude existe a possibilidade de passar mal. Algumas pessoas sentem falta de ar ou dor de cabeça por exemplo. Porisso tomar bastante água é importante e ajuda a amenizar esses possíveis sintomas de mal estar

Falando nisso, nunca se esqueça o quão importante é ter adquirido um Seguro Viagem de Assistência Médica. Imagine ter que desembolsar uma grana preta caso precise de um atendimento médico simples? Recomendamos a Seguros Promo um comparador de preços entre as melhores seguradoras onde você faz a sua pesquisa e garante o melhor custo beneficio para o seu seguro de viagem.

O passeio a Jungfraujoch se compara ao passeio a Titlis próximo a Lucerne?

Muita gente costuma comparar esses dois passeios de montanha porque elas possuem neve o ano todo e um complexo turístico com diversas atrações. De certa forma são parecidos mas na minha opinião o passeio a Jungfraujoch é ainda mais especial, por dois fatores. O primeiro é toda a história da construção do complexo e de uma forma para chegar ao topo com a superação das dificuldade de criar túneis entre os Alpes, por exemplo, num período de 16 anos!

O segundo fator é que mesmo sendo histórico o passeio não deixa de inovar e apresentar novidades como o moderno bondinho e uma forma mais rápida de chegar ao topo.

Fiz um artigo comparando as duas atrações para te ajudar a escolher qual deles fazer, Titlis ou Jungfraujoch. Leia aqui.

E voce, já esteve em Jungfraujoch? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência no passeio Jungfraujoch Top of Europe.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

RBBV: A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem foi lançada!

Hoje é dia de falar do Lançamento da RBBV – Rede Brasileira...
Leia Mais

171 Comments

  • Olá, Monique!

    Amei ler o seu texto, muito esclarecedor. Só tenho uma dúvida, é possível comprar antecipadamente somente a ida e a volta lá na Montanha mesmo? Pq quando olhei o site era precisa especificar o horário de ida e de volta (e gostaria que esse fosse livre, rs). Ou posso comprar pro horário mais tarde e se resolver antecipar pegar algum trem mais cedo?

    • Olá Fernanda, dá para comprar o ingresso lá no dia sim, porém dependendo da época, é melhor garantir comprando online ou 1 dia antes. Mesmo tendo que escolher horario de volta no website, vc tem a opção de voltar em um trem mais cedo. Agora na subida, o horario tem q ser respeitado certinho. Abraços

  • Boa tarde Monique! Parabéns pelo seu blog! É sensacional!!!!
    Semana que vem estamos partindo para a Suíça. Já adquirimos o Suiss pass, recebemos a confirmação via e-mail. Pretendemos utilizar nosso passe para deslocamento aeroporto/Lucerna.
    Qual deve ser nosso primeiro procedimento para validação de nosso passe assim que chegarmos na Suíça?

    • OláLisiane tudo bem? Se for o SwissPass comum.nao precisa ativar, ele já é válido automaticamente a partir da data de início eescolhida no momento da compra. Já se for o Flex. é preciso ativar os dias separadamente no activeyourpass.com. Abraços

    • Oi Fábio, o Swiss Travel Pass vale para toda a rede de transporte público no país, incluindo ónibus, trens, barcos e trams e também garante descontos em passeios de montanha. No caso do passeio Jungfraujoch, o desconto proporcionado com este passe é de 25%. Agora o Jungfrau Pass garante acesso ao transporte na região de Jungfrau que compreende o passeio jungfraujoch e outros.Ou seja, se a sua viagem está focada nessa região e você pretende fazer diversos passeios de montanh e para vilarejos na região, o Jungfrau Pass é uma boa ideia, senão recomendo mesmo adquirir o Swiss Travel Pass que vale muito a pena para quem está viajando pelo país a partir de 3 dias e possui diversos deslocamentos. Abraços.

  • Oi Monique, seu blog é incrível!

    Quando você se refere ao SwissPass no quesito desconto no Jungfrau, você se refere ao Pass de quem mora na Suíça/Europa ou ao Swiss Travel Pass mesmo?

    Um abraço!

  • Olá Monique, parabéns pelo blog.

    Vou para Suiça em junho e vou adquirir o Swiss Travel Pass com a Rail Europe.
    Quero comprar com antecedência o trecho que não está incluso para subir a montanha jungfraujoch, em qual site consigo efetuar a compra?
    É obrigatório a reserva de assento?
    Se não fizer a reseva de assento corro o risco de não conseguir a montanha ?

    • Oi Monique, seu blog é incrível!

      Quando você se refere ao SwissPass no quesito desconto no Jungfrau, você se refere ao Pass de quem mora na Suíça/Europa ou ao Swiss Travel Pass mesmo?

      Um abraço!

  • Ola,

    fiquei com uma duvida para quem tem o Swiss Pass. Eu pretendo ir partindo de Interlaken a Jungfraujoch via Grindewald e voltando por Lauterbrunnen.

    Voce escreveu que o trecho de interlaken a Grindewald eh gratuito para quem tem o Swiss Pass. A duvida eh que ao comprar o bilhete em Interlaken com o Swiss pass, esse desconto jah eh concedido ou devo pegar o transporte para Grindewald e lah comprar o restante do passeio para Jungfraujoch?

    Se quiser voltar de Jungfraujoch para Interlaken por Lauterbrunnen, devo comprar o bilhete em separado? Se sim, ele eh comprado na propria estacao de Jungfraujoch?

    Desculpe a falta de acentuacao nas palavras, mas tem algum problema no seu site que muda a configuracao do teclado.

  • Olá Monique tudo bem ??
    Estamos planejando ir de Paris até interlaken, de carro, estacionar por lá, comprar o swiss pass e nos hospedar em lauterbrunnen.. a minha ideia Era ficar uns 3 dias lá… porque tem o first, eiger em grindewald, tava pensando em ficar rodando de trem por lá tipo fazer uma cidade de base e conhecendo a região fazendo bate e volta … tipo no primeiro dia ir ao jungfrau, voltar pra lautenbrunnen, no segundo dia ir pras montanhas em grindewald é assim vai, porque me parece muita coisa pra fazer em 1 dia só … você acha que é possível ? O swiss pass da o direito de ir e voltar dessa forma que eu to planejando ? Se puder me dar uma luz agradeço !!

  • Oi! Amei suas dicas. Tenho uma filha de 6 anos q nunca viu neve. Vc acha necessario alugar roupa para ela brincar? Ou até mesmo pra se proteger do frio? Qual a média lá em cima? Vamos em julho 2020. Muito obrigada!

  • Boa tarde,
    Estarei em Milão no dia 11/11/19. Vou para Lugano, e gostaria de ir até Interlaken, para fazer esse passeio, mas vi que é meio distante. Se eu chegar no período vespertino, ainda daria para visitar o Jungfraujoch?

    • Olá Débora. Sim, é meio longinho e o ideal é começar o passeio pela manhã pq são 2 horas pra subir mais 2 horas pra descer e vc ainda tem que calcular o tempo para ficar lá no topo e curtir as atrações. Se não me engano o último trem sai de Jungfraujoch as 18:43 chegando as 20:53 em Interlaken e vc ainda teria que pegar ontrem de volta a Lugano. Bem cansativo. Depende da época que pretwnde ir tb pq no final do outono e inverno escurece bem cedo. Espero ter ajudado. Abraços

    • Olá Catia tudo bem? Poxa costumo comparar as 2 montanhas pq possuem alta altitude e neve no topo além de umas atrações parecidas mas as principais diferenças são:
      1- preço: O passeio a Titlis é menos da metade do preço do que Jungfraujoch
      2- logística – o passeio a Jungfraujoch nao é apenas chegar ao topo mas toda a jornada até lá num trem que passa entre vilarejos e dentro de montanhas
      3- Jungfraujoch é mais popular por ser o local onde se localiza a mais alta estacao de trem da Europa.
      4- localizacao – se puder se hospedar na regiao de Interlaken vale mto a pena fazer o Jungfraujoch. Caso tenha mais dias na regiao proxima a Lucerne recomendo Titlis

      Espero ter ajudado. Abraços

  • Oi Monique, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog, esta me ajudando bastante a organizar a minha viagem.
    Gostaria de tirar uma duvida. Tenho um dia reservado para conhecer o Jungfroujoch, mas lendo essa matéria me encantei por Lauterbrunnen, voce acha que seria possivel conhecer brevemente essa vila antes de ir para o Jungfroujoch?
    Muito obrigada!!!

  • Olá Monique, adorei suas dicas e a minha vontade de chegar logo o dia da viagem aumentou. Estou indo pra lá em setembro e com certeza esse passeio estará nos meus planos. Você acha que é melhor sair de Interlaken? Estarei com carro alugado, será que consigo chegar mais perto de carro e pegar um caminho mais curto?
    Além disso, qual foi o período da sua viagem? Estarei indo no meio pro final de setembro.. Obrigada e beijos!

  • Ola Monique!
    Adorei seu post, informacoes super claras!
    Estarei passeando em Grindelwald en 26, 27 e 28 de Dezembro. Justo no Natal. Esses passeios fecham no feriado?
    obrigada,
    Alison

  • Olá Monique

    Não tenho intenção de ir até Jungfraujoch, pois minha prioridade é conhecer com mais calma Lauterbrunnen, Wengen e Grindelwald.

    Estarei hospedado em Interlaken e vou sair de manhã bem cedo tendo todo o dia para o passeio.

    Pelo que li devo comprar uma passagem Interlaken – Kleine-Scheidegg e outra Kleine-Scheidegg – Interlaken, descendo nas três vilas para conhecê-las. (O Swiss Pass não vai compensar para mim.)

    Subir por Lauterbrunnen e Wengen e descer por Grindelwald para, se der tempo, ir até Grindelwald First.

    Estarei na região por volta do dia 15 de setembro/19.

    1. Meu entendimento está correto e este roteiro é viável ?

    2. Em Kleine-Scheidegg vale a pena dar uma saída da estação e dar caminhada pequena pelo local ou é melhor seguir logo o passeio para Grindelwald ?

    Agradeço se você puder me ajudar.

    Reynaldo

    • Olá Reynaldo tudo bem? Poxa fazer tudo isso em 1 dia só é muito.O ideal seria dividir em 2 dias. A não ser que queira apenas conhecer o básico ao passar pelas vilas. Recomendaria Lauterbrunnen e Wengen em 1 dia e depois subir de bondinho pra Grütschalp e de lá pegar o trem ou caminhar em 1 hora pra Mürren, uma vila alpina muito charmosa.Em Lauterbrunnen há muitas outras atrações tb como as cachoeiras Trünmelbach dentro da montanha e a montanha Schilthorn onde foram gravadas cenas do filme ‘on her majesty’s secret service’do James Bond.daí dedicaria o segundo dia para Grindelwald vila e a montanha First com trilha para o Lago Bachalpsee. Espero ter ajudado. Abraços

  • OLA, monique.
    Primeiramente gostaria de dizer que adoro seus blog e suas dicas. 😉
    Estarei hospedada em Grindelwald, eh possivel sair diretamente de la para Jungfrau? comprar o blihete e tudo mais.
    Estou montando o roteiro e gostaria de saber as opcoes que tenho.

    Muito obrigada!
    beijos.

    • Olá Mayara tudo bem? Legal, fico contente em saber que o blog tem te ajudado! Sim, é possível, se não me engano tem um trem que sai de lá e vai direto para Kleine Scheidegg, onde você deverá trocar de trem para ir em direção a Jungfraujoch. De qualquer forma l=a na estação de Grindelwald podem te ajudar com isso e você também consegue comprar os tickets. Abraços

  • Oi Monique,

    Mil desculpas se o post está repetido, já escrevi mas não acho em qual tópico postei.. jurava que era aqui em Jungfrau!!!

    Com suas dicas já estou quase fechando a minha rota para fevereiro de 2020. Fiz algumas simulações, com traslado aeroporto- Interlaken-Vila Honegg-Lucerna-Zurich, e também incluindo acesso à Jungfraujoch, e o Swiss Pass fica bem mais caro.

    A minha duvida é a seguinte: Dá para comprar o Swiss Pass para 3 dias ( não consecutivos) e utilizar apenas para Jungfraujoch, traslado Aeroporto – Interlaken, e outra rota mais cara?

    Ficaremos entre Zurich e Lucerne, e nosso “tour” seria apenas até a montanha. Ainda não vi sobre as atraçòes, museus… mas não sei se seriam tão caras assim. Estou fazendo a conta errada?

    Abraços

    Flavia

    • Olá Flavia, sim, existe um Swisspass chamado Flex que permite ser usado em quaisquer 3 dias dentro do período de 1 mês. Não sei como vc está fazendo a conta, mas recomendo seguir as recomendações desse post aqui. Vc ppde acessar o site sbb.ch ou baixar o app sbb mobile para ver os trajetos e valores de tickets. Atenção para os tickets chamados super saver que possuem valores reduzidos mas são válidos apenas para trens e horários específicos. Abraçoa

  • Olá, tudo bem?
    Estou indo para Suíça agora e gosteia de tirar um dúvida se possível.
    Para ir por conta própria para o Jung partindo de Lucerna, eu preciso comprar ida volta desses lugares!
    Interlak
    Grindelwald
    Kleine
    Jungfraujoch
    Seria isso?? Obrigada

    • Olá Marcia tudo bem? Pelo site da sbb você tem que comprar o bilhete para a rota completa com a cidade de partida (lucerne) e o destino final (jungfraujoch) que já considera as paradas de trens em Interlaken/Lauterbrunen ou Grindelwald. Daí você deve selecionar um ticket retour ( de ida e volta). Abraços

  • Monique,
    como eu só pretendo parar em Lucerna para ir no dia seguinte ao Jungfrau (esse será o passeio da Suíça de trem), estou na dúvida se faço o tour pela agência, algo de que não gosto, mas considero mais prático ou se vou por conta própria. Estou refletindo também se sairá elas por elas no quesito financeiro ir no tour ou de trem saindo de Lucerna.
    Gostaria de sua opinião por favor. Abs.

    • Oi Simone tudo bem? Pessoalmente acho o tour saindo de bus de Lucerne muito prático para quem não tem muito tempo no roteiro e não quer se preocupar com o itinerário que até lá pode ser meio confuso de transporte público devido a trocas de trem mas que é tranquilo. Em relação a preço pelo que me lembro saía mais barato ir nesse tour de bus do que por conta mas faz uma simulação usando o site sbb.ch colocando o trajeto de trem e compare com o valor do tour. Muita gente compra aqui pelo blog o tour e aprova o passeio. Espero ter ajudado. Abraços

  • Olá Monique, tudo bem? Me tira uma duvida, vamos ficar em torno de 9 dias na Suíça, na casa de uma amiga, com certeza vamos até Jungfraujoch! Porem, vamos estar de carro, após algumas pesquisas achei que no nosso caso ficaria uma viagem mais bacana de carro, com isso eu lhe pergunto, qual a melhor forma de ir a Jungfraujoch de carro? Vamos até Interlaken, paramos o carro la e subimos de trem? Ou vamos até Grindelwald e subimos de la? Ou voce tem alguma outra ideia mais interessante? (rs).

    Obrigado por todas as dicas, seu blog é muito bom!

    • Olá Cesar tudo bem? Nao sei onde voces estarao hospedados mas o passeio Jungfraujoch è caro mesmo e só dá para chegar lá de trem a partir de Interlaken e regiâo, aliás, o percurso é um dos destaques desse passeio. Como estarao de carro, vocês podem ir até Lauterbrunnen, estacionar lá e pegar o trem até Jungfraujoch. Outra opçAo como você mesmo citou è a partir de Grindelwald Grund ( essa estação não fica na cidade de Grindelwald, mas próximo). Se não me angano os valores acabam sendo os mesmos a partir de uma ou outra cidade. Recomendo realmente reservar um dia para esse passeio para curtir tudo com calma lá no topo e também para aproveitar as paradas intermediárias como Kleine Scheidegg e Wengen.

  • Parabéns pelo blog e obrigado pela riqueza dos detalhes.
    Uma dúvida, no site oficial tem opção de reservar acento e mesmo sem opção ele me pergunta o horário de embarque, se eu fizer reserva de acento eu posso descer nas estações e pegar qualquer trem próximo?

    • Olá Danilo, que bom, fico contente que o blog esteja sendo útil no planejamento de sua viagem. A reserva de assento é apenas para um trem e horário específico! Se você nao tiver viajando em grupos, não é necessário efetuar a reserva de assento e assim você fica mais livre para fazer as paradas que quiser. Abraços

  • Olá Monique, tudo bem? Em primeiro lugar, uau! parabéns pelo blog – completíssimo!!!
    Estou pretendendo fica em Lucerna por dois dias – 28 e 29 de Dezembro. Pretendo tirar um dia para explorar a cidade (conforme tour a pé que você recomendou em outro post) e gostaria de saber se é possível fazer o tour para Jungfraujoch em um dia, ou se você acha que fica muito corrido… (e, nesse caso, o que você recomendaria pra mim em termos de visita aos alpes).

    • Oi Ruan tudo bem?
      Bacana, obrigada pelo elogio ao blog. Fico contente que esteja sendo útil. Caso voce pretenda fazer o passeio a Jungfraujoch em um dia a partir de Lucerne, recomendo essa excursao aqui.. Eu mesma já fiz e acho uma excelente opção para quem não tem muito tempo mas pretende conhecer a Jungfraujoch, topo da Europa. Tenha em mente que voce precisa dedicar o dia todo a esse passeio contando o deslocamento de Lucerne a Interlaken mais o tempo do passeio em si mas eu diria que vale a pena até porque durante o deslocamento feito de ônibus turístico de Lucerne a Interlaken, inclui paisagens belíssimas que podem ser observadas da janela. Agora, caso voce pretenda ficar por Lucerne mesmo eu recomendo subir a Montanha Titlis e conhecer o vilarejo de Engelberg. Outra opção bem bacana é ir conhecer a vila alpina Stoos e para chegar até lá voce precisa pegar um funicular inaugurado recentemente que é nada mais nada menos que o funicular mais inclinado do mundo. Visitar a Montanha Pilatus que é o símbolo da cidade de Lucerne é também uma excelente opção* Espero ter ajudado. Abracos e boa viagem,

  • Oi Tudo bem? Estou à algumasua horas lendo seus posts, adorei seu conteúdo!
    Porém tenho algumas dúvidas…estarei na Suíça em janeiro e o único passeio que quero fazer é esse Top Of Europe, mas queria saber se vale mais à pena adquirir o Swisspass ou comprar o passeio com uma agência. É a minha primeira viagem internacional e ficarei na Suíça por 2 dias, além desse passeio só irei andar por mim mesma pela cidade, e aliás ficarei hospedada no Interlaken Youth Hostel ou algum outro em Interlaken mesmo.
    Parabéns pelo blog!

    • Olá Marcelle tudo bem? Olha, se vc vai ficar aprnas 2 dias não compensa comprar o Swisspass não. O que te indico é comprar o ticket para Jungfraujoch direto na estação de trem de Interlaken mesmo ou caso preferir vc pode comprar aqui online uma wxcursão com guia saindo de Interlaken. RRecomwndo tb subir no Harderkulm para ver a cidade do alto e se der tempo faça um passeio de barco pelo Lago Brienz ou Thun. Um Abraço e curta muito

  • Olá Monique, bom dia. Li vários de seus posts e gostei bastante. Neste vc fala sobre as botas para andar na neve. Vc foi de tenis e achou ruim. Acredito que não irei a Jungfraujoch (que ficará para a próxima – rsrs). Estaremos em Zurique e Pilatus e Titlis são mais perto. Comprei tenis impermeável. Para esses vc acha tb necessária a bota? Gratíssima pela dica.

    • Oi Silvia! Acho que o tênis impermeável vai ajudar no sentido de não molhar o pé mas tem que ver se o solado é bom e não escorrega. Se vc quer o calçado apenas para conhecer a neve no topo da Titlis, ppde ser que seja suficiente mas aí tem que tomar cuidado ao caminhar na neve. Com certeza uma bota específica pra neve é um bom investimento mas tem q ver se vale à pena pra vcs. Abraços e espero ter ajudado

  • Vou para Interlaken dias 16 e17/10/2018, poderia me dar algumas dicas para dois dias lá, a unica coisa que sei é que tem um passeio de trem para a montanha Jungfrau.

    • Oi Monique tudo bem? Parabéns pelo seu blog estou amando… Gostaria de um roteiro que você me indicasse passeios imperdíveis na Suiça. Vou ficar 02 dias em Zurique, 03 dias em interlaken e 02 dias em Zermatt. Vou chegar dia 10/10/19 e vou alugar um carro. Quais as dicas valiosas que você pode me indicar? Existe a possibilidade de eu ver neve caindo neste período? Obrigado

      • Olá Mauro tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog. Eu não faço roteiros personalizados, mas aqui no blog você encontra dezenas de artigos para te inspirar a montar o seu roteiro. Você pode ler os artigos de Zurique aqui, tudo sobre Interlaken aqui e Zermatt neste outro link. Espero que ajude. Nessa época não costuma nevar não, mas pode ser que aconteça se estiver em regiões mais altas. Abraços

  • Oi Monique!
    Começando a devorar seu blog. Vou para Suíça daqui um mês e vou rodar por uns 12 dias. Meio que já defini o roteiro geralzão, mas ainda tem uns espacinhos para definir melhor os passeios. Beijão

  • Oi, Monique. Quem bom ter encontrado esse blog! Eu e meu esposo pretendemos visitar a Suíça em setembro, nos hospedaremos em Berna, Lausanne, Zermatt e Lucerna (entre 2 e 3 pernoites em cada cidade). Interlaken, junto com a montanha Jungfrau, está no radar para um bate-volta de Berna. Mas, depois que comecei a pesquisar, me interessei por Lauterbrunnen, que, pelo que entendi, é uma das baldeações no caminho para a montanha. Você acha que fica corrido conhecer Jungfrau e explorar a vila de Lauterbrunnen em um único dia? Nós estaremos com um carro alugado durante a viagem à Suíça, mas temos previsão de fazermos bate-voltas de trem a partir de algumas cidades, e, por isso, estamos cogitando também adquirir o Swiss Travel Pass. Para o passeio a Jungfrau, terá alguma vantagem a utilização deste passe? Desde já, muito obrigada pelas dicas.

    • Olá Eliane, se você se programar para começar o passeio cedo, dá para passar em Lauterbrunnen sim, antes de voltar a Interlaken, por exemplo. Super recomendo aliás, porque a vila é linda, mas certifique-se de voltar via Wengen. Explico tudo em detalhes sobre o Swiss Pass nesse artigo aqui. Tem até uma dica para fazer uma conta e saber se vale à pena no seu caso ou não. Com o SwissPass, vocês iriam de graça até Wengen ou Grindelwald e de lá teria 25% de desconto atè Jungfraujoch. Abraços e fico contente que o blog esteja sendo útil!

  • Oi Monique,

    Muita obrigada pelas suas dicas, maravilhosas. Chegarei a Zurique no dia 22/06, pretendo ir a JUNGFRAUJOCH no dia 24. Estou pensando em comprar o swiss travel pass, som0s eu, meu marido e meu filho de 13 anos. Como faço para comprar o trecho nao coberto pelo swiss travel? E necessário reservar assento no trecho coberto? A impressão que tenho é que todos os orçamentos ignoram o fato de vc ter o swiss travel. E isso mesmo?

    Pretendo fazer a seguinte programação:

    dia, 22, chego ás 17h30, queremos descansar.
    dia 23, Zurique
    dia 24, JUNGFRAUJOCH ou TITLES
    dia 25, LUCERNA
    dia 26, aeroporto, embarque para veneza, as 13h05

    Gostaria de viajar com o passeio para os alpes garantido, principalmente se comprar o swiss pass travel Por favor, oriente me . Muito obrigada

    • Ola Andrea, fico feliz que o blog esteja sendo util! Pelo seu roteiro acho que o SwissPass sera interessante sim,mas para tirar a duvida, recomendo ler esse outro artigo aqui.

      No seu roteiro, os trechos que nao serao totalmente cobertos sao:
      1- de Wengen a Jungfraujoch – com o SwissPass vc vai de graça ate a vila de Wengen ou Grindelwald e depois tem 25% de desconto no trecho até o topo da Jungfraujoch
      2- de Engelberg a Titlis – de Lucerne até Engelberg você vai de graça com o SwissPass e na estaçao de bondinho tem 50% de desconto na subida para Titlis
      3-do aeroporto ate Veneza – nao sei de que aeroporto vc vai sair, mas portadores do Swisspass possuem a gratuidade dentro do pais ate a fronteira, entao eu me informaria diretalmente na bilheteria da estacao quanto sairia o bilhete da fronteira ate Veneza.

      Para comprar os passes que nao estao inclusos, acesse:
      1-Site oficial da Jungfrau
      2-Site da montanha Titlis

      Você também pode comprar os tickets assim que chegar na Suiça, na estacao principal de Zurique ou no aeroporto por exemplo.

      Abraços

  • Monique!
    Conforme lendo os comentários aqui, me surgiu uma dúvida: saindo de Interlaken, eu compro o ingresso pra Jungfrau e posso (opção) ir parando nas cidades do caminho ate lá ( na ida ou na volta), né?
    No site http://www.jungfrau.ch diz que ingresso ( a partir de Interlaken) custa CHF 105,40. Esse valor é para o trem até lá e acesso ao Top of Europe, certo? E para voltar de lá para Interlaken, é o mesmo ingresso ou tenho que comprar ida e volta ( CHF 210.80)?
    Obrigada

  • Monique! parabéns pelo blog..as informações são muito uteis.
    Uma duvida: vc fez esse passeio até Jungfraujoch comprando pelo site partner.viator, né?
    Eu gostaria de fazer também, mas saindo de Zurich ( passeio de 1 dia)
    E, pelo visto será um tempo bem apertado para fazer tudo, né? ( dado que nessa excursão, o onibus sai de Zurich às 8:30h, então até chegar lá será mais de meio-dia…)

    No dia que vc foi, deu para visitar todos os 10 pontos lá do topo, que vc descreveu na lista?
    Quanto tempo leva pra poder ver tudo? Pois mesmo que de forma sucinta, não queria perder nada 🙂

    Outra pergunta: se eu for fazer esse passeio por conta ( ir de trem de Zurich para Interlaken, e depois comprar o trem de Interlaken até o topo), como eu posso comprar o tícket para o Jungfraujoch ( aquele que dá direito a todas as atrações lá em cima?)
    Obrigada

    • Oi Tayla, isso mesmo, eu comprei pelo site Viator pq queria testar essa ideia de day trip e tb o parceiro aqui do Blog.

      Realmente é muita coisa para um dia so, mas é uma vantagem para quem nao tem muito tempo no roteiro. Claro que recomendo dormir ao menos uma noite em Interlaken para aproveitar todo o passeio sem pressa e descer nas cidadezinhas pelo caminho.

      Quando fui, consegui ver sim praticamente tudo. Dificil dizer qto tempo leva, mas no minimo uma hora e meia eu diria se vc for rapida,rs.

      Sim, vc pode comprar no site da jungfrau region ou em qualquer estacao de trem ja estando aqui.

      Abraços

  • É possível comprar os bilhetes do passeio de Interlaken até Jungfraujoch (ida e volta) direto na internet com o desconto do Swiss Travel Pass?
    Minha ideia era fazer Interlaken – Grindelwald (parar para conhecer a cidade), seguir depois até Jungfraujoch. Na volta descer por Lauterbrunnen e parar na cidade para conhecer também e depois voltar para Interlaken. Acharia uma boa ideia?

    Qual o primeiro horário que sai o trem de Interlaken?

    • Oi Lorena, acredito que online nâo haja o desconto, mas você pode tentar. Para ver os horários acesse o site oficial aqui.

      Se você se planejar bem acho que dá tempo de fazer uma parada b’asica em Grindelwald e Lauterbrunen sim. Depende de qto tempo pretende ficar la no topo. Abraços

  • Oi Parabéns pelo blog, montei meu roteiro de viagem à Suiça inteiro através do teu blog. Tenho umas dúvidas, li bastante sobre swiss pass mas essa parte não achei explicada em lugar nenhum. Dá pra comprar o swiss pass aqui do Brasil e retirar o bilhete quando chegar à Suiça em alguma estação de Trem? Ou o mesmo é postado pelo correio ao Brasil? Porque pretendo fazer o passeio do Bernina partindo de Tirano e gostaia de utilizar o swiss pass para tal, porém Tirano sendo na Itália, não sei se a estação de lá tem posto de venda do Swiss pass.
    Quanto ao Jungfraujoch, eu tendo o swiss pass também consigo comprar o bilhete com antecedência pela internet com desconto e receber o bilhete em casa ou retirar na estação, ou neste caso só consigo comprar na estação em Interlaken? Viajo em Abril e ficarei hospedada 5 dias na região (tendo 5 dias de possibilidade ao passeio).

    Por favor me ajude, não achei essas informações em lugar nenhum e olha que pesquisei um monte.

    • Oi Paula obrigada pelo elogio ao blog.
      Quanto aos ingressos, se você comprar pela RailEurope online, você recebera o ticket impresso em seu endereço.A RailEurope é a distribuidora oficial dos tickets de trem na Europa, mas nao existe um sistema que permita que as estações de trem se comuniquem com a RailEurope para imprimir ingressos por exemplo. Caso você nao queira comprar antecipado e j´estiver na Europa, então você pode adquirir sim nas estações de trem. Como Tirano faz parte da rota de trem que sai/vai para a Suíça é provãvel de encontrar sim o bilhete á venda embora eu não tenha essa informaçã0 100% confirmada.

      Mas existe tb a possibilidade de comprar online diretamente no site da Swiss Travel System e imprimir os tickets onde você estiver.

      Abraços

  • Olá Monique, tudo bem? Tenho curtido muito seus posts aqui e no Instagran. São incríveis e tem me ajudado muito. Eu estarei próximo a tua região no mês de julho próximo. Do dia 25 a 6 de junho farei um trekking em torno do Montblanc saído de Chamonix e retornando até lá. Depois disto pretendo conhecer um pouco mais da Suíça.
    Já adquiri o SwisPass até por recomendação sua. Para 4 dias pois sairei de Chamonix dia 8/7 retorno pra Genebra dia 12/7. Serão 4 dias corridos do passe. Dia 8 sigo para Interlaken onde ficarei por 3 dias. Reservei para o dia 9/7 o dia inteiro pra conhecer Jungfraujoch. Pretendo ir de trem de Interlaken até lá e me valer também do SwissPass que me dá descontos não é mesmo ? Pergunto: Tenho que fazer alguma reserva no trem com antecedência? ou simplesmente embarco pagando a diferença de tarifa?
    Esta foi a pergunta número 1.
    A de número 2 é: É interessante fazer no dia 10 uma subida e conhecer Zermat ?
    Pergunta 3 : No dia 11 vale à pena fazer algum passeio de barco no lago e visitar a as redondezas?
    Pergunta 4 : Ou você teria outras dicas pra me repassar já que estarei nesta região tão interessante.
    Desde já agradeço suas considerações e dicas.
    Forte abraço.
    Elmar

    • Oi Elmar, tudo bem? O ideal é comprar o ticket para Jungfraujoch com anteced’encia sim, no dia que chegar em Interlaken mesmo, por exemplo.- Como é um passeio super disputado eu sempre recomendo garantir o bilhete por via das dúvidas até porque de junho a agosto sempre tem fila na estaçao. A viagem até Lauterbrunen, Wengen ou Grindelwald é free, a partir dali vc tem 25% de desconto com o Swiss Pass.
      Zermatt é com certeza uma cidade interessante, mas ter apenas um dia por lá é um pouco complicado pela distância e também pelo fato de que se o céu estiver encoberto nao há outro dia para ver a Matterhorn…
      Sempre recomendo fazer passeios de barco, sao demais e free com o Swisspass. Faça um pelo lago de Thun ou Brienz.Aqui no Blog se vc filtrar por Interlaken tem vários posts com dicas da regiao que realmente é demais! Mas no meu instagram tem mta coisa tb, porque acabo nao tendo tempo de atualizar tudo aqui no Blog. Espero ter ajudado. Abraços

      • Valeu, Monique, muito grato pelas dicas e pela tempestividade. Me esclareça mais uma dúvida, por favor: A partir do momento que se inicia o uso do SwissPass, tenho 24 horas que posso usá-lo? No meu caso, se usá-lo como primeiro dia no dia 8/7 às 12 h, ele será válido corrido até às 12 h do dia 12/7? É isto mesmo ? Grato mais uma vez.

        • Oi Elmar tudo bem, o dia de viagem é calculado a partir d ameia noite de um dia até a meia noite do outro dia. Nesse caso, se vc começar a usar o passe no dia 08, ele expira no dia 11 até meia noite, considerando que tenha o passe de 4 dias corridos.

          Abraços

  • Outra dúvida, qual o valor que pago se comprar o ticket para o trem em Interlaken que faça todo e trecho e me dá acesso a Jungfrau. Detalhe : não tenho Swiss Pass, pois aluguei carro, mas gostaria de fazer o trecho todo de trem.
    Abraços e obrigada

  • Monique boa tarde. estou querendo comprar o passeio de trem que parte de Interlaken, pois estarei hospedada lá até a Junfrau e voltar, qeu me dê direito a parar nas cidadezinhas conhecê-las e voltar ao trem, quer dizer : tudo pago ! O ticket que voc~e vende por aqui me dá esse direito? Se sim , me diga , pois quero comprar.

    • Oi Daniela, isso mesmo. Se você comprar pelo site da Viator, que é o link que deixo aqui no Blog, as passagens de tren estao inclusas. Provavelmente você pode parar no caminho sim em alguma das cidades e fazer o passeio no seu tempo, mas apenas verifique o passeio, porque se houver guia,essa opçao ficaria mais complicada. Abraços

      • Olá
        Vou fazer Interlake até Jungfraujoch 25 de junho.Minha dúvida.Como deve ser a temperatura no Trem? Saio do hotel com roupa para neve? Onde comer lá em cima? Necessário reserva nessa data para comer? Posso levar meu lanche, faço dieta…

  • Olá

    Fiz este passeio em Abril de 2016 e posso dizer que foi o dinheiro melhor investido na minha vida!! Lugar sensacional, paisagem cinematográfica, vale cada franco investido. Se você vai para Suíça não deixe de conhecer , é um privilégio ter a oportunidade de conhecer este local sensacional.

    Parabéns pelo post

    • Oi Eduardo tudo bem? Que legal que curtiu! Realmente é um passeio bem especial, muito diferente e com paisagens sensacionais e cinematográficas a cada momento. Obrigad apela visita e comentário por aqui! Abraços!

  • Oi Monique! Suas dicas são bem legais! Bom, vamos as dúvidas! Viajo em abril próximo e ficarei apenas 3 dias cheios na Suíça, pq o quarto dia estou viajando para França. Percebi que fiz algumas besteiras depois que li seu blog na marcação das cidades, no dia 11 ficarei em Lugano e dia 12 a 15 em Lucerne. Acho que não foi uma boa ideia ficar um dia em Lugano, mas agora não tem como trocar. Comprei o Swiss Pass e gostaria de pegar um dia inteiro para fazer esse passeio a Jungfraujoch, como vc sugeriu o passeio com uma agência a minha dúvida está na compra do Swiss Pass, que dá direito a alguns trechos e desconto de 25% na subida. Como posso resolver isso se eu decidir pela agência? Eles vão me cobrar mais barato? Se puder me responda pelo e-mail ok! silvabertevello@gmail.com

    • Oi Eliane, tudo bem? Porque acha que é uma besteira ficar um dia em Lugano? É uma cidade linda e você pode fazer bate e voltas para Locarno e Ascona por exemplo, ou visitar o Vale Verzasca, uma regiao lindíssima na Suíça italiana. Nao sei como funciona esse esquema de comprar o swisspass com a agência, o ideal é você se informar com eles. Aqui no Blog eu forneço o link da Rail Europe com a qual temos parceria e é distribuidora oficial do ingresso. Abraços

  • Olá, Monique! Muito legal o post.
    Estou indo em Abril à Suíça e gostaria muito de fazer esse passeio (com uma parada em Interlaken).
    Vi o pacote na Viator, o mesmo que você indicou, mas fiquei com uma duvida.
    Além de adquirir esse pacote preciso comprar algo mais ou ao compra-lo ou está TUDO incluso (desde o ônibus, aos trens e eventuais bilhetes que teria que comprar)?

    Obrigado pela ajuda.

    Att;
    Pedrp Vaz

    • Oi Pedro, se vc comprar o passeio que sai de Lucerne ou Zurich,está tudo incluso sim. O ônibus fretado que leva para Interlaken e o ticket para fazer todos os trajetos de trem até o topo da Jungfraujoch! Abraços

  • Boa tarde Monique
    Parabéns pelo blog, ele está me ajudando muito na minha viagem à Suiça.
    Irei para Zurique no dia 16/05/17 e já comprei o passeio para Jungfraujoch para o dia 17/05/17.
    Gostaria de saber se é normal sentir os efeitos da altitude e quais a dicas para combatê-los.
    Gostaria de saber também se você tem idéia da temperatura nestas montanhas no mês de maio?
    obrigada
    Marta

    • Olá Marta, tudo bem? Que bacana! Fico feliz que o blog esteja sendo útil! Olha, eu nao senti nada na Jungfraujoch, mas pode acontecer com algumas pessoas. Meu marido por exemplo sentiu que a asma dele atacou lá no alto. Acho que uma dica é levar sempre uma garrafinha d’agua e se manter bem hidratado. Como é um passeio de apenas um dia, nao é indicado tomar nenhum remédio que normalmente apenas os montanhistas que passam vários dias no alto precisam. Em maio é primavera por aqui, as temperaturas começam a ficar acima dos 10, mas lá no alto provavelmente ainda vai estar perto ou abaixo de zero. Abraços e espero que aproveite bem o passeio e a linda Suíça

  • Oi Monique. Estou com uma dúvida, pensei em subir no Jungfraujoch e no Gornergrat. Se subir, ficarei 1 dia em Interlaken e outro em Zermatt. Sei q são diferentes, mas será q um deles já não seria suficiente? Acha q devo fazer os 2 ou escolher 1? Qual vc escolheria? Sei q é pessoal, mas um palpite me ajudaria. Obrigado

    • Ola td bem? Bom, depende do tipo de experiencia que vc prefere. A Gornegrat é legal porque vc fica pertinho da montanha Toblerone que é mega famosa. Há tb trilhas por lá, e a cidade de Zermatt é incrível. A Jungfraujoch é sensacional tb e mto famosa por ser a estaçao de trem mais alta da Europa, por isso o nome. O passeio é longo e é incrível passando por vilas alpinas e túneis entre os Alpes. Mtas atividades lá no topo Como um palacio de gelo e atividades na neve. Ah, tem neve o ano todo lá. Recomendo q vc veja algumas Fotos para tentar se decidir,rs. Abraços

  • Boa noite Monique!
    Irei ficar em Zurique em novembro, apenas 3 dias, gostaria de fazer a excursão de Zurique para Jungfraujöch. Mas tenho uma dúvida, se eu tiver o swiss pass, terei algum desconto na exccursão? Vi que o preço está em 213,00, quanto ficaria com o meu cartão swiss pass? Ainda não comprei, estou na dúvida se vale a pena.. o que você acha? Considerando que terei 2 dias em Zurique, já que o terceiro dia estaria nessa excursão.

    • Olá Rafaela tudo bem? O desconto com o swisspass não vale para a excursao comprada pela Viator, apenas para o passeio a Jungfraujoch comprado direto na estacao do trem porém o valor da excursao que inclui esse passeio já é menor do que se vc tivesse que comorar o trecho de ida e volta até Zurique + o passeio! Abracos

  • Oi pretendo visitar dia 11 de Janeiro de 2017. É possível nesta data. Não encontrei informação se nesta época é possível visitar Jungfraujoch.

    Obrigado

  • Monique, você recomenda dormir em Interlaken na noite anterior ou passeio ou posterior?
    Eu estarei vindo de Munique e montarei base em Lausana na casa de amigo. Estou com bastante dúvida de como fazer.
    Se direto de Munique já paro em Interlaken. Ou vou até Lausana primeiro.

    • Oi Henrique, bom o passeio até Jungfraujoch é longo e cansativo. O ideal é começar cedo e essa seria a vantagem de dormir uma noite antes em Interlaken.
      Agora se você prefere descansar depois de um longo passeio ao invès de encarar mais um loongo trecho de trem, entao eu recomendaria dormir por là depois do passeio.
      Fica à sua escolha 🙂

      Abraços

  • Olá Monique, tudo bem ? Ótimas dicas no seu blog, parabéns!
    Irei a Interlaken em dezembro/2016 e planejo fazer este passeio. Você disse para comprar com antecedência os tickets, mas eu pretendo utilizar o Swiss Pass na minha viagem, que me dará alguns descontos até Jungfroujoch, como você acha que devo proceder ? E o meu receio de comprar antes é chegar la em dezembro e não poder subir caso tenha alguma nevasca no dia, e já que ficarei 3 dias em Interlaken, pretendo subir no primeiro dia que fizer tempo bom. Me dê sua opinião sobre com posso fazer ? Será que em Dezembro poderá estar lotado, já que saem trens para la de 15 em 15 min ? Abraços e aguardo sua resposta.

    • Oi Leonardo, tudo bem? Se você tem o Swispass e estara hospedado em Interlaken, recomendo ja comprar o ticket quando passar pela estaçao e perguntar se é necessario reservar assento. Se para o dia que vc deseja ja estiver bem lotado, certamente irão te recomendar a fazer isso. O proprio turismo de Interlaken recomenda a compra de tickets em antecedência e reserva de assentos pq realmente é um passeio bem popular e bem frequentado por grandes grupos. Quando fui me lembro bem do trem lotado. Abraços

  • Vou deixar pra comprar na hora esse passeio mesmo, sei que é arriscado, mas no site deles eu vi que os trens saem de 15 em 15 minutos (é isso mesmo sera?) Vou na sorte e espero que de tudo certo e no dia eu consiga subir e fazer o passeio… Dia 11/09 chego la em Interlaken ja! Ansioso demais pra explorar os alpes suicos com todas as suas dicas aqui!! ahhahahahahaha

  • Monique!
    Preciso de uma ajuda tua!!
    Tentei comprar pelo teu link o ticket e nao consegui, ai entrei no site direto deles e consegui disponibilidade nas datas que preciso, porem, quando eu coloco a data 12/09/2016, ele aceita mas no ticket aparece a data 11/09/2016!
    Ja vi isso acontecer tbm quando tentei reservar um hostel em amsterdam, ele joga um dia anterior ao que eu coloquei, isso é normal ou é algum bug? to muito na duvida aqui agora!!
    Fico no aguardo de uma resposta sua… Agradeco desde ja e parabens pelo blog mais uma vez! Fiz meu roteiro todo na suica baseado nas tuas dicas aqui!!

    • Oi William, tudo bem? Poxa que estranho. Eu tentaria novamente, mas o que pode ter acontecido é que agora q é alta temporada, verao, as datas para passeios da Viator estao muito limitadas. Provavelmente por eles oferecerem um preço bem menor do que o oficial, eles devem ter alguma parceria de disponibilidade apenas em algumas datas ou pode ser que tenha esgotado assim que você também estava online tentando comprar. Tenta novamente e me avisa ok? Abraços!

  • monique,
    li sua materia e gostaria de saber se o cadeirante tem total acesso nesse passeio.
    Li que ajudam com rampas e subida nos trens, mas e o acesso no topo da montanha ?
    O cadeirante consegue ver ou acessar todos os locais existentes la no topo ?

    • Oi Aline, tudo bem? Me lembro de ter visto cadeirantes por là e fui pesquisar mais a fundo no site onde encontrei a seguinte resposta ( traduzida do alemao) As a wheelchair user, it is possible to arrive by train to Jungfraujoch. In one group, the appointment is essential. Pro group max. 10 participants possible (by material max. 3 wheelchairs). Please inform when you exit the train station, so is staff available during transfers on the Kleine Scheidegg. The Jungfraujoch is also good for wheelchairs. The entrance to the Ice Palace is equipped with a wheelchair stair lift.

      Espero ter ajudado. Abraços

  • Monique,
    estarei de carro alugado na suiça. eu posso ir de carro até Kleine Scheidegg e pegar o trem para Jungfraujoch de lá? quantas horas de viagem de trem neste trecho? Onde compro o ticket a partir de Kleine?

    obrigada

  • Ola, tudo bem? Esse ingresso que vc mencionou no seu post, já está incluso o ônibus e os bilhetes de trem ou tenho que comprar esse mais ou bilhetes?
    https://www.partner.viator.com/pt/16908/tours/Lucerna/Viagem-de-um-dia-aos-Alpes-Suicos-saindo-de-Lucerna-Jungfraujoch-e-Bernese-Oberland/d576-3885JUNG_LUC
    Vou pegar o onibus no ponto marcado e na volta ele nos deixara no mesmo lugar?
    O guia nos acompanha no trem também ou a partir desse momento estamos sozinhos?
    Desde já agradeço por sua atenção 😉

  • olá Monique,
    vamos ficar 5 dias em interlaken, vamos de carro , você acha necessário comprar o Jungfrau Travel Pass – 3 days?
    vale a pena?
    vamos usar também o ticket do Corcovado para compra do passeio a jungfrau ótima dica passada,

    Você chegou a visitar o O Monte Titlis em engelberg?

    obrigado pelas dicas

    • Oi Cleiton, nao sei que passeios deseja fazer para saber se vale à pena ou nao o Jungfrau Travel Pass. Escolha os passeios, some o preço deles e se o valor for maior ou chegar perto do valor do ticket, eu compraria.. Em relaçao ao ticket do Corcovado, nao sei se eles ainda aceitam… Porque recentemente perguntei e eles nao souberam me responder, neste aso recomendo que confirmem antes no büro de turismo em Interlaken!
      Visitei sim a Titlis, é sensacional! Veja o post aqui: https://turismonasuica.com/suica/monte-titlis/
      Abraços

  • Olá! Muito lindas as fotos e a descrição da experiência. Faltou apenas uma informação: Em que mês do ano vocês fizeram esta viagem?

    Obrigada pela dicas!!

  • Olá! Vamos para a região em outubro/2016. Como faremos um longo passeio de motorhome tenho receio de comprar com antecedência até para deixar o roteiro mais aberto, no entanto, questiono a importância de comprar realmente antes. Não aparece “liberado” a data que quero (08/10), é normal? Outro detalhe… no outro dia quero fazer o Monte Pilatus em Luzerna, é uma boa pedida?

    • Oi Ana, tudo bem? Não sei em que site você está tentando comprar, se no oficial ou no da Viator. Recomendo comprar antes sim, mesmo que seja um dia antes porque o passeio acaba sendo limitado pela quantidade de assentos dentro do trem e por se ro passeio mais famoso normalmente lota sempre, principalmente com grupos que chegam a ocupar grande parte dos vagoes. Abraços

  • Olá Monique. Pelo site da Viator que vc sugeriu não consigo comprar o passeio para Jungfraujoch pois só aparece para o mês de outubro e só tenho o dia 30/08/2016 para esse passeio. Será porque está esgotado para esse dia? Obrigada mais uma vez se puder responder.

    • Oi Marina td bem? Vc tá olhando nonpasseio que sai de Interlaken né? Pq acho que vi datas em agosto no passeio que sai de Lucerne ou Zurique de ônibus. Acontece que por ser alta temporada provavelmwnte não há disponibilidade de reserva porque a Viator tem uma parceria com eles en que o passeio sai bem mais barato. Veja se vc consegue ver esses outros passeios! Bjs

  • oi! eu vou estar em Zurique, pretendo ir de lá para Jungfrau, mas vou comprar o ticket com o do Corcovado, que me dá 50% de desconto! você sabe me dizer se é possível comprar o ingresso um dia antes? Irei em Julho! tenho medo de estar esgotado…

    • Oi Taynà tudo bem? Entao, recentemente alguns leitores do blog me disseram que nao aceitaram mais o ticket do corcovado para pagar o ingresso com 50% de desconto entao nao posso te confirmar que ainda esteja valendo essa opçao. Os tickets para Jungfraujoch podem ser comprados com antecedência sim e aliás eu super recomendo porque é um passeio super disputado e acaba sendo limitado pela quantidade de pessoas que cabem no trem! Abraços

  • Oi Monique! Estou adorando suas dicas. Estarei indo para Jungfraujoch no final de agosto e li que num site que tem número limitado de pessoas para subida ao monte por dia. Para comprar pelo site a passagem é necessário agendar os horários nos trechos ou posso comprar a passagem e ter liberdade de horários. Chegando em Zurique já irei comprar o swwiss pass. outra dúvida. Li sobre Lauterbrunnen e gostaria de conhecer as cataratas e a cidade, parar tb nas outras vilas. Eu consigo fazer tudo isso num dia ? Estarei hospedada em Interlaken. Obrigada

  • Muito bom dia Monique!
    Estivemos em Lucerna, Zurique e Berna em outubro de 2015, eu e minha esposa, onde participei da Swisscity Marathon, em Lucerna. Lugar sensacional e maravilhoso, tudo de bom. Pretendo participar da Maratona novamente na data de 30 de outubro de 2016. Forte abraço e parabéns pelo Blog.

  • Olá Monique! Estou escrevendo por aqui pois não consegui responder na nossa conversa anterior… Tenho entrado no Viator e realmente não consigo data para julho… aparece disponibilidade apenas para o mês de outubro/2016. Estou vendo o seguinte passeio: viagem diurna saindo de Interlaken ao Topo da Europa Jungfraujoch.
    Tenho visto diariamente seu snapchat! Adoro!
    Obrigada !!!!

  • Olá Monique! Estou amando seus posts! Sensacionais!!! Vou em julho para a Suíça com meu esposo e nossas duas filhas e estou montando nosso roteiro com base nas suas informações. Estou tentando comprar pelo seu site o ingresso para a Jungfraujoch, mas só aparecem disponíveis para venda alguns dias do mês de abril e outubro/2016 e precisamos para o dia 03/07. Como posso fazer? Estamos quase certos de adquirir o Swiss Pass. Aguardo seu retorno ansiosamente! Muito obrigada e parabéns pelo site!

    • Olá Maristela, obrigada. Fico feliz que os posts estejam sendo úteis no planejamento de sua viagem! Qto ao ingresso do Jungfraujoch vc está tentando comprar no site da Viator? Pode ser que há mta procura e os tours nas agências prceiras estejam já esgotados. De qualquer forma lhe recomendo olhar novamente pq há mais de uma opção e os preços saem mais em conta do que comprar o passeio no guichê em Interlaken, porém se tiverem o swisspass há um desconto de 25% a ser considerado! Abraços

      • Olá! Isso, tentei pelo site da Viator e não tinha mais disponibilidade para julho… em qual outro site posso adquiri-los com segurança? Obrigada!!!

        • A propósito, você acha que preciso comprar os ingressos antes em razão da demanda no mês de julho, ou posso deixar para comprar lá? Uma vez mais obrigada!!!

        • Oi Maristela eu olhei aqui e achei tours para julho. Não sei a qual vc se refere. Saibdo de Ibterlaken mesmo? Ou de Lucerne ou Zurique incluindo translado? Se realmente não encontrar vc pode olhar no site da swisstravelsystem! Abs

  • Oi,estou querendo ir em setembro. Quero ficar em algum lugar com neve. Sera que consigo me hospedar em alguma montanha que tenha neve nessa epoca? Sera que vale a pena? Adorei seu blog

  • Olá Monique!

    Estou indo a Interlaken em fevereiro com minha familia e queremos ir a Jungfrau,mas não achei em parte nenhuma os horários do trem. Você poderia me ajudar? Obrigada!

    • Oi Luiz, o preço do passeio está no post! Quanto a estacionamento depende de qual lugar parar, hà vàrios pela cidade. E depende também de qto tempo for ficar. A maioria cobra por hora. É recomendado ter moedas pq em alguns você compra um ticket numa máquina e paga là mesmo. Abs

  • Olá ! Monique, boa noite ! Ninguém fala do Swiss Transfer que custa 115,00 euros saindo dos aeroportos da Suíça, será q esse passe atende Genebra X Interlaken X Genebra … vi que esse passe (ida + Volta) ? Não consigo informação para saber dessa possibilidade bem + em conta. Li em um blog de um mochileiro que o Ticket do Corcovado RJ dá direito a desconto de 50% para subir o Jungfrau e q alguma pessoas conseguiram esse desconto…se for verdade seria um achado essa informação, né ? Imagine….. 115,00 Swiss Transfer + 50% Jungfrau 102,00 …totalizando 217,00…….. Swiss Pass 171,00 euros + 50 % desc. Jung = 273,00 ..uma facada a sangue frio. Poderia me ajudar com essa confirmação do Swiss Transfer e o desconto do ticket do Corcovado ? Obrigado ! Abço

    • Oi Marcelo, realmente tb não conhecia essa possibilidade do Swisstransfer mas pesquisando no site oficial me prece que serve apenas para ida e volta de apenas uma localização saindonde algum aeroporto e custa 141 francos segunda classe. Aqui tem um mapa de onde é válido http://files.gadmin.ch/81406.
      Sobre o ticket do corcovado acredito que seja válido sim o desconto pq eles possuem um banner lá falando sobre isso. Minha sugrstao, entre nesse site e faça sua pergunta via chat obline que eles respondem direitinho: http://www.myswitzerland.com
      Abraços

  • Olá Monique! Teu blog está genial!! Vou para Suiça em outubro/novembro e te descobri pesquisando coisas da minha viagem 😉
    Tenho uma pergunta a respeito da temperatura, nós vamos (meu marido, meu filinho de 3 anos e eu) no outono (de 24 de outubro a 4 de novembro), qual calçado tu acha interessante para usarmos? Não tenho calçados especiais para neve e nem queria adquirir porque não teriam utilidade na minha vida depois dessa viagem hahahaha
    Para estas datas tu acha comodo uma botinha de couro? Ou botas tipo “melissinhas” u “galochas”? Ou cuturninhos estilo timberland? Gostaria de levar duas opções no máximo. Tive no Ushuaia e levei botinha de couro, mas sentia frio nos pés quando nevava….
    Obrigada desde já 😉 Bjs

    • Oi Márcia tudo bem? Ano passado durante esse período nao tinha neve ainda nao, mas pode acontecer! Eu recomendo calCAdos de couro e confortaveis, essas galochas de plastico servem bem no caso de chuva mas nao esquentam. A dica que posso te dar é a seguinte. Existe uma loja de calcados muito popular na Suica chamada Dosenbach, em todas as cidades, e calcados otimos para a neve e outros bem quentinhos sao muito baratos, a partir de 30 francos voce encontra, entao se quiser deixar para adquirir algo quando ja estiver no pais é também uma boa ideia. Outro artificio que usamos sao palmilhas termicas para colocar dentro de calcados comuns, que tb sao vendidas por aqui em qualuqer loja de calcados praticamnte! Abracos e espero ter ajudado

  • Olá, Monique.
    Tentei comprar o ticket pelo site que você indicou e só aparece opção de data a partir do dia 01 de outubro de 2015 e eu to querendo para o dia 30 de setembro. Você sabe me dizer o que fazer para conseguir nessa data? Quanto ao desconto para quem tem o ticket do corcovado, como faço para conseguir o desconto no site? Ou é apenas para quem compra na bilheteria em Interlaken? Obrigada

    • Olà Tatiane, tudo bem? Você se refere ao passeio para Jungfraujoch saindo de Interlaken mesmo né? Eu olhei e realmente está aparecendo datas apenas para outubro. No entanto o mesmo passeio saindo das cidades de Lucerne ou Zurique está disponível em setembro. Como achei estranho entrei em contato com a empresa para verificar se hà algo errado ou se realmente não hà mais disponibilidade. Pode ser que eles tenham alcançado todas as cotas desse passeio neste mês. Bom, aguardo a resposta deles e te postarei aqui o mais rápido possível, caso ainda não tenha conseguido comprar ok?

      Abraços!

  • Oi Monique. Adoro ver as dicas do seu blog. Estou indo com a família em outubro pra Interlaken. Esse passeio para Jungfraujoch posso comprar na hora ou é preciso deixar reservado ou comprar com antecedência?
    Obrigada!!

  • Olá Monique, bom dia. Queria tirar uma dúvida contigo que não achei ainda em canto algum. Tirando o deslocamento dos trens, quanto tempo você gastou lá em cima pra fazer tudo com calma ?

    Você , que agora está morando na Suiça, tem alguma dica de desconto em ticket para o Top of Europe ? 😀

    Obg
    Diego

    • Oi Diego, tudo bem? Poxa, é bem relativo porque você pode passar horas por là se quiser ou pode ser meio D-flash e fazer tudo em 1h30 mais ou menos, que acho que foi o tempo que levei nesse dia. Talvez um pouco mais, umas 2h eu diria para tirar fotos e ver um pouco de tudo. Realmente o complexo é bem grande, hà várias atividades, restaurante, loja da lindt… A ideia é passar o dia mesmo por là! Em relação a tickets pra turista uma opção é o Swiss Pass. Com ele você pode usar toda a rede de trem, barcos e ônibus de forma ilimitada e quanto ao passeio para Jungfraujch você pode seguir de graça até Grindelwald e estando là necessita de um ticket até a Jungfraujoch mas como o Swiss Pass tem 25% de desconto. Talvez seja uma boa se você pretende rodar por mais lugares da Suiça. Veja aqui no site da RailEurope: http://www1.belboon.de/adtracking/03823509229a045017003f26.html
      Espero ter ajudado
      Abraços

  • Boa noite Monique!
    Estou amando seu blog..super esclarecedor
    Me tira uma dúvida… Vou para Interlaken em outubro e gostaria de saber se é possível praticar ski ou snowboard por lá nessa época

    Grata pela atenção

    • Oi Monique, outubro é muito cedo para a temporada de ski. Eu sei que em Jungfraujoch costuma ter neve o ano todo mas não sei te informar sobre a possibilidade de esquiar ou nao. Fiz uma pesquisa rápida na internet e vi em alguns fóruns que realmente nessa época possivelmente as possibilidades são bem limitadas, pelo menos em Interlaken, mas pode ser que na região de Zermat,talvez St Moritz tenham algumas opções! Abraços

  • Oi Monique, boa tarde.

    Que lugar lindo, belas fotos… Quem sabe um dia, quando eu ficar rico kk não vou passear por aí.

    Mais um vez parabéns pelo blog!

    Abraços.

  • Olá, Monique! Ótimo seu site! Eu e meu namorado estamos planejando nossa viagem à Suíça em outubro e, pelo que já pesquisamos, gostaríamos de conhecer Zurique, Berna, Lucerna e Interlaken, além do passeio do Bernina Express, já aproveitando a saída para a Itália. Nossos voos chegam e partem de Zurique, motivo pelo qual pensamos em deixar Zurique para o final. Inicialmente pensamos em ir direto para Lucerna, depois Berna e então Interlaken, para daí seguirmos para Chur embarcar no Benina. Mas devido ao deslocamento Interlaken x Chur, consideramos ir direto para Interlaken (1 dia), bate-volta Berna (1 dia) e Lucerna (1 dia), para aí então irmos para o Chur, saindo então para a Itália. Seria mesmo a melhor opção? Obrigada!

  • Oi Monique. Queria saber se vc teve algum incomodo com a altitude. Tipo, dores de cabeças, enjoos ou ouvidos entupidos. Quero ir com minha filha de 1aninho e estou preocuada. Tinha crianças por lá?

  • Monique,
    Estou na dúvida se faço o passeio que vc fez pela viator saindo de Lucerna para Jungfrau ou Fico em Interlaken e subo com calma.Achei a idéia de fazer o excursao boa e o preco bom pois ja inclui a subida e o transporte de lucerna até lá, porem estou na dúvida pois li um post que diz que devenos subir devangar e ficar um pouco em cada cidade da subida para curtir e tb não enjoar por causa da altitude.Quanto tempo vc ficou em cada cidade de subida pela excursão? Se sentiu mal com a altitude? Obrigada desde já.
    Christine

    • Olà Christine, tudo depende de quanto tempo disponível`você possui durante a sua viagem. Caso tenha tempo, é bacana fazer algumas paradas para conhecer a região de Jungfraujoch, em outras cidades como Wengen e Lauterbrunnen, por exemplo. Agora se o roteiro està apertado, esse passeio é uma mao na roda pelo fato de ser um bate e volta e o preço incluir o transporte de ida e volta a Luzern! Abraços

  • Olá Monique
    Parabéns pelo blog
    Vamos pra Suiça em agosto e temos algumas dúvidas:
    Voce recomendou a Viator mas não vi quanto custa por pax a excursão que vc fez?
    Em um dia dá tranquilo ou vale a pena pernoitar em Interlaken?
    Conseguiremos estar na neve em agosto ou só ver de longe?
    Que horas sai de Lucerna e que horas estaremos de volta ao ponto de partida?
    Acho que é isso ,no mais agrdecemos desde já a ajuda e se precisar vou apelar à voce de novo.
    Grato
    Fernando Faraco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *