Passeio de Trem Panorâmico Bernina Express: Como é | Rotas | Quanto custa e + dicas

dicas passeio Bernina express suiça

Além de ser conhecida como o País dos Alpes, Chocolate e Relógios, a Suíça é frequentemente lembrada por seus passeios de trem panorâmicos que estão entre os mais belos do mundo. Um dos passeios de trem panorâmico mais famosos da Suíça é o Bernina Express, uma rota clássica e surpreendente que passa entre Alpes, Glaciares e maravilhas da engenharia suíça como pontes e viadutos circulares.

como é o passeio Bernina express
Foto: www.rhb.ch – Passeio Bernina Express durante a Primavera passando pelo Lago Bianco

Neste artigo você vai saber como é a experiência de fazer o passeio Bernina Express, e outras informações úteis sobre a rota, como comprar o ingresso e reservar o assento. Além disso, compartilho minhas dicas para garantir que sua experiência no Bernina Express seja memorável.

A rota do Bernina Express

A rota completa do Bernina Express vai da cidade de Chur na Suíça até Tirano na Itália, em ambos os sentidos.

O trem panorâmico do Bernina Express passa pela ferrovia de montanha mais alta dos Alpes e oferece
uma ligação entre o norte e o sul da Europa.

rota bernina express

A rota é feita em um trem panorâmico direto até Tirano e com possibilidade de ser estendida de ônibus para Lugano de volta à Suíça.( apenas nos meses de verão).

Podemos dividir essa rota do Bernina Express em basicamente 3 partes:

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Parte 1 – de Chur a Pontresina

O trem panorâmico do Bernina Express parte da cidade de Chur, a cidade mais antiga da Suíça e passa pelo coração da área declarada Patrimônio da UNESCO. Neste trecho, o trem panorâmico faz um percurso de 1h50 por paisagens incríveis até a cidade de Pontresina, na região de Engadin.

Essa parte da rota é também feita pelo Glaciar Express e inclui a passagem por um dos destaques desta linha ferroviária, o Viaduto Landwasser, que é uma maravilha da engenharia. Um viaduto em curva com 65 metros de altura e 6 arcos.

Essa viaduto é uma das atrações mais fotografadas de todo o cantão de Graubünden!

Parte 2 – de Pontresina/St-Moritz a Tirano

A partir de Pontresina, o trem do Bernina Express continua ganhando altitude e atinge o pico máximo da rota ao chegar na estação Ospizio Bernina a 2253 metros de altitude.

Essa parte da rota dura 2h27 minutos e passa por vários destaques, entre eles o Glaciar Morteratsch, os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Lago Bianco e a estação Alp Grüm de onde se tem uma vista inesquecível do Glaciar Palü, da Cordilheira Bernina, e do Vale de Poschiavo.

O trem costuma parar na estação Alp Grüm por poucos minutos e é possível descer para tirar fotos, mas não é sempre que acontece. De qualquer forma, fique atento aos avisos sonoros pois é uma parada bem rápida.

Após Alp Grüm, o trem do Bernina inicia a descida em direção ao Vale de Poschiavo, passa pelo Lago de Poschiavo e pelo viaduto Brusio, um viaduto em espiral e outro destaque da rota.

Em seguida o trem cruza a fronteira e chega em Tirano, na Itália.

Foto: https://www.rhb.ch/ – Bernina Express em Tirano

Parte 3 – de Tirano a Lugano

Nos meses de verão um ônibus panorâmico faz a rota entre a cidade de Tirano na Itália e a cidade de Lugano na Suíça, a maior cidade da região italiana da Suíça chamada de Ticino. É. oportunidade de conhecer essa charmosa cidade e transformar a experiência em um tour circular pela Suíça.

A viagem de Tirano a Lugano passa por vinhedos , aldeias pitorescas e ao longo do Lago Como.

Posso fazer apenas parte da rota ou parar pelo caminho?

Sim, essa opção é possível. A rota do Bernina Express começa em Chur e possui paradas em diversas estações até chegar a Tirano. O embarque pode ser em basicamente qualquer uma dessas estações pelo caminho assim como é possível desembarcar nelas.

Você precisa ficar atento apenas a reserva de assento obrigatória que é vinculada a um trem, ou seja, caso decida fazer uma parada e seguir no próximo trem, terá que reservar o assento também para esse trecho separadamente.

Uma rota que já fiz e recomendo é um passeio de bate-volta a partir de Zurique. Primeiramente é necessário pegar um trem regional até a cidade de Chur de onde parte o Bernina Express. Então segui o trajeto de Chur até a cidade de Poschiavo onde desembarquei para almoçar. Poschiavo é uma linda e charmosa cidade com ótimos restaurantes e influência italiana apesar de estar na região alemã do país.

Depois retornei com o trem de Poschiavo a Chur e trem regional para Zurique no final do dia.

Quanto custa o passeio Bernina Express?

O preço depende da rota escolhida e é feito do conjunto: Passagem de trem panorâmico + Reserva de assento no trem.

O preço também muda de acordo com a classe escolhida para viajar no trem panorâmico: Primeira ou Segunda Classe.

Importante:

  • Crianças de até 6 anos não pagam
  • Crianças e adolescentes até 16 anos de idade( antes de completar 16) pagam metade do valor
  • Portadores do Swiss Travel Pass não pagam a passagem do trem panorâmico mas precisam reservar o assento e pagar por ele.

Veja abaixo os atuais valores da passagem do Bernina Express para o ano de 2022:

quanto custa o Bernina express

Abaixo estão os valores da reserva obrigatória de assento de acordo com a época do ano:

reserva de assentos Bernina express

Qual a parte mais bonita da rota?

É muito difícil escolher apenas um trecho da rota do Bernina, pois o trajeto completo é realmente bem cénico e impressionante. Eu pessoalmente gosto muito do trajeto de Chur a St.Moritz e de St.Moritz a Poschiavo.

Quando fazer o passeio Bernina Express?

O passeio de trem panorâmico Bernina Express pode ser feito praticamente em todo ano com algumas alterações de rota.

É um passeio que vale a pena ser feito tanto no inverno quando as paisagens estão cobertas de neve e ganham um ar mágico quanto nos meses mais quentes quando a neve derrete e dá espaço aos campos verdes e lagos alpinos de cores intensas.

Como comprar ingresso e reservar assento

A forma mais prática de planejar o passeio Bernina Express é comprando o ingresso e a reserva de assento online no site oficial: https://www.rhb.ch/en/panoramic-trains/bernina-express#info

Mesmo quem tem o Swiss Travel Pass, usa o mesmo website para fazer a reserva obrigatória de assento.

Importante: Quem vai fazer a viagem de trem + a viagem de ônibus de Tirano a Lugano ou vice-versa terá que fazer 2 reservas de assento, uma para o trem e uma para o ônibus. Desta forma, é preciso fazer duas reservas separadamente neste website.

Qual rota vale mais a pena, Glacier Express ou Bernina Express?

Se você está na dúvida de qual rota de trem panorâmica escolher para a sua viagem pela Suíça, dê uma lida aqui nesse artigo e considere os seguintes pontos abaixo:

  • O Bernina Express é uma rota mais curta e que normalmente pode ser feita em um passeio bate e volta de Zurique por exemplo. Já o Glacier Express é considerado o trem mais lento do mundo com a rota completa entre Zermatt e St Moritz em um trajeto que dura 8 horas e normalmente é feito como trajeto entre as duas cidades incluindo hospedagem.
  • O trajeto entre Chur e St.Moritz é realizado por ambos os trens panorâmicos
  • O Bernina Express não possui restaurante a bordo, mas serve no assento snacks e bebidas, enquanto no Glacier Express, é preciso reservar a refeição do dia ( almoço) no momento da reserva de assento obrigatória.

Espero que este artigo seja útil no planejamento de sua viagem. Caso esteja com dificuldades ou queira uma ajuda sobre como encaixar esse passeio no seu roteiro de viagem pela Suíça, conheça mais sobre nosso serviço Elaboração de Roteiro.

Mais de Monique Bianchi

Primeira vez em Paris – O que fazer, principais atrações, como se locomover, onde ficar

Quando estive em Paris pela primeira vez passei 6 dias na cidade...
Leia Mais

6 Comments

  • Ótimo post!! Estou planejando uma viagem para Suiça em julho e vocês tem me ajudado muuuuuuuuuito!

    Tenho uma dúvida, como faço para ir de Tirano para Lugano sem o ônibus do Bernina? Fui tentar reservar, mas para a data que preciso já está esgotado… Preciso ir até Milão e de lá para Lugano? Caso sim, o Swiss Pass vale para essa rota?

    abraços e muito obrigada,

    • Oi Andressa, obrigada, legal saber disso. Marca a gente durante a sua viagem lá no Insta se puder 🙂
      Sim, o Bernina anda muuuito disputado e realmente está praticamente esgotado já nos meses de verão. Recomendo que baixe o aplicativo da SBB no seu celular ( explico aqui nesse outro artigo como usá-lo).Fiz uma pesquisa rápida e vi que tem trens até Monza a partir de Tirano. lá vc trocaria de trem e iria para Lugano, uma alternativa a ir até Milão.
      Espero ter ajudado, abraços

  • Que saudade,Monique!Vou sempre agradecer-lhe por este blog e a beleza que conheci graças aele,ano passado,na Suiça.Bernina Express tenho que fazer outra vez.Sai de Chur com tempo nublado,mas a partir do glaciar fechou o tempo e acabou o passeio que fiz bate e volta,no antepenultimo dia,antes de ir a Zurich.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.