Visita ao vilarejo de Mürren no inverno

mürren suiça

Se você procura uma charmosa vila alpina para curtir o inverno na Suíça, Mürren é uma excelente opção. A pequena vila que é livre de carros fica a 1638m de altitude, praticamente acima do famoso vale de Lauterbrunnen e encanta com suas paisagens o ano todo, mas principalmente quando elas ficam cobertas de neve.

Neste artigo você encontra fotos e dicas para visitar o charmoso vilarejo de Mürren no inverno.

vilas suíças no inverno Mürren

Motivos que fazem a vila de Mürren atrativa no inverno

Além do charme de uma pequena vila alpina, Mürren é um excelente destino de inverno na Suíça devido a sua localização próxima a diversas pistas de esqui e a grande oferta de hoteis. São cerca de 53 quilômetros de pistas preparadas para a prática de esqui, snowboard e trenó.

Além disso, há também diversas trilhas de inverno para aqueles que gostam de caminhar.

O vilarejo de Mürren se localiza na região de Jungfrau, portanto uma outra vantagem é a proximidade com outras famosas atrações dos Alpes Suíços, como a Montanha Schilthorn que ficou famosa por ser cenário de um dos filmes do James Bond, o complexo turístico Jungfraujoch, e outros vilarejos suíços igualmente encantadores e que valem a visita como Wengen e Grindelwald.

como é Mürren no inverno
Vista dos Alpes da sacada do hotel em que fiquei hospedada
charmosos vilarejos alpinos suiça

Como chegar em Mürren

Por ser uma vila livre de carros, não é possível chegar até Mürren dirigindo. Mas há duas formas de se chegar até a vila utilizando a eficiente rede de transporte público na Suíça. São elas:

A partir de Lauterbrunnen: Teleférico + trem panorâmico

Quem chega de carro em Lauterbrunnen pode deixá-lo no estacionamento da estação de trem que possui 8 andares. Esse estacionamento é pago, cerca de CHF10 por dia e é interligado a estação do bondinho, que é o transporte que utilizamos na primeira parte do trajeto até Mürren.

paisagens suiça no inverno
Paisagem no caminho de trem entre Mürren e Grütschalp

Para quem chega de trem em Lauterbrunnen basta atravessar a rua e já se encontra nessa estação do bondinho.

O trajeto de teleférico é bem curto, cerca de 4 minutos.As bagagens e equipamentos de esqui ou snowboard vão em um compartimento separado e direto para Mürren. Você não precisa se preocupar com elas nessa troca entre a gôndola e o trem.

Ao desembarcar do bondinho em Grütschalp, o trem já está á espera e o trajeto com ele até Mürren leva 14 minutos.

O valor total do trajeto de gôndola + o trenzinho até Mürren custa CHF11,20 por pessoa.

como chegar em Mürren
Paisagem no caminho de trem entre Mürren e Grütschalp

A partir de Stechelberg: teleférico Schilthorn

Stechelberg é o ponto de partida do teleférico que sobe a montanha Schilthorn, mas uma das paradas intermediárias é Mürren, portanto é também uma opção para chegar até a vila.

A diferença deste trajeto é que o estacionamento não é coberto, portanto não muito recomendado na época do inverno. E para quem chega de transporte público acaba sendo um pouco mais complicado também porque é necessário pegar um ônibus de Lauterbrunnen até Stechelberg. ( cerca de 10 minutos de trajeto).

Onde se hospedar em Mürren

Apesar de ser um vila bem pequena, Mürren oferece várias opções de hoteis e muitos deles possuem piscinas aquecidas e serviços de SPA. No Booking.com por exemplo você acha diversos hotéis e até apartamentos ou chalés para alugar.

Eu me hospedei no Hotel Eiger e gostei bastante. Trata-se de um hotel 4 estrelas com uma vista incrível dos Alpes, piscina aquecida, SPA e uma prática localização, na frente da estação onde o trem que vem de Lauterbrunnen pára.

onde se hospedar em murren

Esse hotel também é uma excelente opção para famílias, pois as crianças podem nadar na piscina e há um espaço com alguns brinquedos para eles se divertirem. Durante a minha estadia vi bastante famílias com crianças pequenas.

A vista dos Alpes pela janela enquanto tomamos café da manhã no Hotel Eiger em Mürren

O que fazer em Mürren

Há muitas atividades disponíveis em Mürren para praticantes ou não de esportes de inverno.

Quem vai esquiar ou fazer snowboard tem a vantagem de estar no caminho para uma das diversas pistas. Há diversas opções de passes para praticantes de esportes de inverno na região. Saiba mais aqui.

Para quem prefere caminhar há também passes específicos de vários dias. Acesse aqui para mais informação.

Subir até Allmendhubel e descer de trenó até Mürren

Allmenbdubel é uma colina acima de Mürren a 1907m de altitude e é uma excelente ideia de passeio para curtir a paisagem nevada e descer de trenó. Foi o que fiz com minha família. Vale bem a pena e é muito divertido além da paisagem ser sensacional.

Para chegar até lá é fácil, basta pegar o funicular na vila de Mürren e em 4 minutos você estará no topo.

Em Allmendhubel há também uma pista azul para iniciantes de esqui e trilhas para caminhar na neve. Veja mais aqui.

Aprender a esquiar em Mürren

No vilarejo de Mürren há também uma escola para quem quer aprender ou ter aulas privativas de esqui ou snowboard. Para mais informação acesse aqui.

Como foi visitar Mürren durante a pandemia

Mürren no inverno

Visitei o vilarejo de Mürren em Janeiro de 2020 quando a pandemia do COVID-19 ainda não estava sob controle na Suíça porém o país manteve aberta toda a estrutura para a prática de esportes de inverno. Isso significa que as montanhas, pistas, e transporte até as montanhas funcionaram normalmente, com exceção dos restaurantes e estabelecimentos comerciais que estavam fechados.

Os hoteis funcionaram normalmente mas os restaurantes internos poderiam oferecer os serviços apenas para os hóspedes.

Na vila havia alguns restaurantes e um café oferecendo take-away mas com exceção do mercado Coop todos os outros estabelecimentos estavam fechados e havia uma obrigatoriedade de usar a máscara ao caminhar pela vila.

Se este conteúdo foi útil para você, considere fazer um doação ao blog. Você escolhe a quantia e assim contribui para a manutenção e custos do Blog e ajuda a mantê-lo atualizado. Saiba mais aqui.
Fazendo alguma reserva pelos links de afiliados abaixo também é uma forma de retribuição.
Monique Bianchi
travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Festival Istambul Agora no Sesc Pompéia

Como uma boa apaixonada pela Turquia e sua cultura, fui conferir na...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *