Interlaken Express – de Lucerne a Interlaken de trem

interlaken express trem

A Rota Interlaken Express é uma das rotas de trem panorâmicas da Suíça. O percurso de Lucerne a Interlaken ou vice-versa faz parte da rota GoldenPass que completa faz o percurso de Lucerne até Montreux,conectando a Suíça alemã com a francesa.

Esse percurso de Lucerne a Interlaken é feito em um trem regional especial com janelas panorâmicas e oferece muitas paisagens incríveis pelo caminho incluindo 4 lagos, Alpes e um passo alpino.O que poderia ser apenas um caminho entre uma cidade e outra é na verdade uma experiência turística inesquecível.

Saiba como fazer essa rota também de carro! Leia tudo aqui.

Continue lendo o artigo para descobrir as dicas e mais informação sobre a rota Interlaken Express, incluindo atrações pelo caminho e nas paradas intermediárias dessa rota de trem na Suíça.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Quem tem o SwissPass faz a rota Interlaken Express de graça?

Sim, a rota de trem Interlaken Express é coberta pelo SwissPass e quem adquire o bilhete não paga nada. Basta pesquisar os horários no Site da SBB ou no app e chegar á plataforma com pelo menos 10 minutos de antecedência

Não sabe o que é o Swiss Pass? Leia aqui tudo sobre esse bilhete múltiplo de transporte pela Suíça e tire suas dúvidas.

Interlaken Express – como é o trem?

trem panorâmico interlaken a lucerne
Uma das paisagens durante o percurso do Interlaken Express

Os trens regionais que fazem essa rota de Lucerne a Interlaken são bastante confortáveis com primeira e segunda classe e possuem janelas panorâmicas bem grandes.

interlaken express trem

Há um vagão restaurante que serve desde bebidas e cafés a pratos mais elaborados dependendo do horário.

Todos os vagões são equipados com banheiros.

Infelizmente não há tomadas nos vagões.

Está planejando a sua viagem pela Suíça? Não deixe de ler esse artigo com todas as dicas e informações práticas sobre o país.

Interlaken Express – paradas de Lucerne a Interlaken

Essa rota de trem faz o percurso direto de Lucerne a Interlaken, com várias paradas pelo caminho mas não é necessário trocar de trem.

Como se trata de uma rota regional, muitos moradores pegam esse trem como forma de locomoção de uma cidade a outra. Por ser também parte da rota Golden Pass e por possuir paisagens naturais incríveis pelo caminho, a rota é também muito popular com turistas, além do fato de conectar duas das mais importantes cidades suíças.

de lucerne a interlaken de trem
Lago de Lungern visto de dentro do trem

Abaixo todas as paradas inclusas no percurso de Lucerne a Interlaken:

  1. Lucerne
  2. Sarnen
  3. Sachseln
  4. Giswil
  5. Kaiserstuhl
  6. Lungern
  7. Brünig-Hasliberg
  8. Meiringen
  9. Brienz
  10. Interlaken-Ost

Interlaken Express – percurso comentado, saiba o que ver pelo caminho e em que lado do trem sentar

Durante o percurso feito pelo trem Interlaken-Express, você tem a chance de ver paisagens deslumbrantes em ambos os lados do trem e especialmente porque em determinado ponto da rota, o trem muda de sentido. Mas em geral, eu recomendo sentar do lado direito do trem.

View this post on Instagram

Típica paisagem suíça, só falta uma vaquinha pra completar o cenário ??? . Essa é mais uma das paisagens vistas de dentro do trem na rota Interlaken Express de Lucerne a Interlaken. . Quem adquire o SwissPass não paga nada nesta rota. . . . . . #inLOVEwithSWITZERLAND #interlakenexpress #summeriscoming #switzerlandpictures #alpinelakes #swisslakes #swissalps #switzerlandwonderland #suíça #swisslandscapes #exploremore #myswitzerland #neverstopexplorimg #visitswitzerland #blickheimat #amoviajar #suiça #visiteurope #achadosdasemana #missaovt #suiça #topswitzerlandphoto #places_wow #travelstoke #ig_europe #switzerland #culturetrip #natgeotravel #ig_switzerland

A post shared by Suíça e Inspiração de Viagem (@mejogueinomundo) on

De Lucerne a Sarnen

Alguns minutos depois do trem partir de Lucerne, quem senta do lado direito pode observar a Montanha Pilatus se aproximando e quem está do lado esquerdo vê o Lago de Lucerne (Lago Viervaldstätersee).

Logo depois o trem passa pelo Lago de Sarnen, visto do lado direito do trem.

De Sarnen a Sachseln

Além do Lago de Sarnen e a passagem pela cidadezinha, não há muitas atrações nessa parte do percurso, mas os Alpes nevados já começam a aparecer dos dois lados do trem.

De Sachseln a Giswill

Enquanto o trem passa pela linda cidade de Giswill, vemos os Alpes nevados cada vez mais perto.

Observe também a via Brünigstrasse que é o começo do passo alpino Brünigpass, para aqueles que fazem essa rota de carro.

De Giswil a Lungern

A partir de Giswil o trem começa a subida acima do lindo vilarejo de Lungern. Esse é, na minha opinião, o melhor momento de todo o percurso, quando o trem passa acima do vilarejo e lago de Lungern, parece que estamos diante de uma pintura em movimento. A paisagem fica do lado direito.

O trem continua subindo até a estação Brünig- Hasliberg de onde se pode pegar outro trem para chegar até o vilarejo alpino Hasliberg.

De Brünig- Hasliberg a Meiringen

Nesse momento o trem começa a descida em direção a Interlaken. Não há muito o que ver nessa parte do percurso.

Em Meiringen que é a próxima parada, há diversas atrações. O vilarejo é conhecido por ter sido a inspiração para o Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, como o local da morte desse personagem fictício, em uma linda cachoeira. Há também um museu na cidade inspirado em Sherlock, uma estátua em sua homenagem e até hoje muitos fãs visitam a cidade.

Leia tudo sobre Meiringen aqui. É tambémnessa estação que você tem que descer caso esteja indo para o Gelmersee, Gelmerbahn.

De Meiringen a Brienz

Esse é o momento que o trem muda de direção. Não se confunda porque é normal.

De Meiringen a Brienz, você pode apreciar Rio Aare em grande parte do percurso.

De Brienz a Interlaken

lago brienz de lucerne a interlaken
O incrível Lago de Brienz antes de chegar em Interlaken

O Lago de Brienz é difícil de passar despercerbido. Seu tom de azul impressiona.

A partir de Brienz você pode fazer vários passeios como conto nesse outro artigo aqui. Essa é uma das regiões mais lindas de Interlaken na minha opinião.

Quem vai fazer o passeio de barco pelo Lago de Brienz, pode descer nessa estação por exemplo e pegar o barco até Interlaken-Ost.

Aproveite os minutos finais desse passeio de trem até Interlaken-Ost e se inspire com ideias de atrações pela região nesse outro artigo aqui e abaixo com tours que podem ser comprados antecipadamente pela GetyourGuide:

Interlaken Express – tempo de duração

A Rota de trem Interlaken Express dura 1h50 minutos e conecta a cidade de Lucerne à estação Interlaken – Ost em Interlaken.

Há trens de hora em hora. O primeiro trem é um pouco depois das 6 da manhã e o último trem às 21h considerando partidas de Lucerne.

Quanto custa a rota de trem Interlaken Express?

O valor do percurso de Lucerne a Interlaken custa CHF 33 francos suíços na segunda classe e CHF 58 francos suíços na primeira classe. Esses valores consideram apenas o percurso de ida.

Como citei anteriormente, a rota sai de graça para quem adquire o SwissPass.

É preciso reservar?

A reserva nos trens dessa rota, que são regionais, não é obrigatória, porém se estiver viajando em grupos ou em família e tiver várias malas, recomendo chegar bem antes na plataforma para conseguir entrar no trem e garantir lugar, ou recomendo fazer a reserva de assento diretamente no guichê da SBB na estação de Lucerne, ainda mais se estiver viajando de final de semana e durante o verão, épocas em que os trens estão sempre lotados.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Onde se hospedar em Dubai: Dica de Hotel

Um dos primeiros passos para quem planeja uma viagem à Dubai, além...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *