Como é a Suíça no Verão | O que fazer | Dicas de roteiro

dicas suiça no verão

Visitar a Suíça no Verão é bem diferente de outras épocas. Talvez você esteja acostumado a pensar na Suíça como um país frio e coberto de neve, destino ideal para esportes como esqui e snowboard, mas o país dos Alpes também pode ser também um fantástico destino de verão. 

Neste artigo você vai descobrir como é uma viagem pela Suíça no verão, motivos para escolher viajar para o país nessa época e ideias de lugares para visitar com dicas de cidades para adicionar ao seu roteiro de viagem.

como aproveitar o verão na suiça
Lago Walensee

Verão na Suíça –  quando é Verão na Suíça e quais são as temperaturas

Oficialmente é Verão na Suíça nos meses de Julho a Setembro. Neste ano de 2021 a temporada de verão começou no dia 22 de Junho e vai até dia 22 de Setembro.

Durante o Verão na Suíça a temperatura média varia de 18 a 28 graus.

verão na suiça

Nos meses de Julho e Agosto que costumam ser os mais quentes, a temperatura chega a ultrapassar os 30 graus. Claro que nas zonas montanhosas e de maior altitude as temperaturas não chegam a tanto, mas mesmo assim, faz bastante calor e dá para curtir um passeio pelos Alpes de short e camiseta sem manga, por exemplo.

A possibilidade de chuva existe e é preciso estar preparado para uma queda na temperatura nos dias chuvosos, especialmente nas montanhas.

Normalmente o mês de Junho é o mais chuvoso na Suíça mas neste ano de 2021 o clima está bem atípico durante o mês de Julho com muitos dias chuvosos.

Vantagens de viajar pela Suíça no Verão

Curta as altas temperaturas nadando nos lagos, rios e cachoeiras

A Suíça é não apenas o País dos Alpes, como também dos Lagos. Há centenas de lagos cristalinos e de cores surreais pelo país. Agora imagine-se nadando por estes lagos com vista para os Alpes? Isso é possível durante o Verão na Suíça. 

Além dos lagos há também rios e cachoeiras que se transformam em um verdadeiro spa natural no país. 

Quanto as temperaturas ultrapassam 25 graus, já é possível entrar em diversos lagos e rios aqui na Suíça. A temperatura da água varia bastante de acordo com o local, mas a partir de 20 graus já é uma delícia para se refrescar.

Além da qualidade e limpeza da água dos rios e lagos, a Suíça conta com uma super estrutura para nadar nesses lugares. Há muitos clubes públicos chamados de badis ( em alemão) construídos às margens dos lagos e rios e que contam com estrutura de vestiário, banheiro, restaurante, piscinas para crianças e que oferecem serviços como aluguel de toalhas. 

Além disso, esse lugares normalmente possuem uma espécie de praia, gramado ou decks de madeira facilitando o acesso ao lago ou ao rio. 

Algumas dessas badis possuem até mesmo piscinas. A maioria delas cobra um valor de entrada, mas vale muito a pena.

Ter a oportunidade de nadar no lago ou rio no meio da cidade de Zurique, por exemplo, é sensacional e realmente vai te fazer sentir como um local.

frauenbadi em zurique
Frauenbadi em Zurique, um lugar apenas para mulheres nadarem no meio da cidade

Dias mais longos

Essa é uma das principais vantagens para escolher viajar para a Suíça durante o Verão. Os dias aqui ficam bem longos. O pôr do sol chega a acontecer entre as 9 e 10 da noite e o dia clareia bem cedo também, antes das 6 da manhã. Ou seja, você consegue aproveitar muito mais a sua viagem pela Suíça.

Imagine-se jantando ao ar livre enquanto se aprecia o pôr do sol ou relaxando em uma piscina termal com vista para os Alpes e para o sol se pondo? Isso é maravilhoso aqui na Suíça durante o Verão.

Comemorar o feriado Nacional no país

Dia 1 de Agosto é a data em que é celebrada a fundação da Confederação Suíça que deu origem ao país e há sempre celebrações pelo país.

É um dia muito animado para se estar na Suíça.

Maior oportunidade de passeios

É durante o Verão que a maioria dos passeios na Suíça se tornam disponíveis.As trilhas nas montanhas normalmente não possuem mais neve, os bondinhos, trens e funiculares estão em funcionamento  e você pode fazer diversos passeios para curtir e nadar nos lagos mais lindos do país.

Até mesmo um piquenique ao ar livre se transforma em uma atividade especial, ainda mais se for às margens de um lago, rio, cachoeira ou em meio a uma cidade charmosa como Lucerne.

Durante o Verão na Suíça você também pode aproveitar para conhecer restaurantes e bares ao ar livre ou nos terraços rooftop das cidades. 

Veja nesse outro artigo 13 Dicas de Passeios pela Suíça no Verão

Dicas de Roteiro na Suíça no Verão

Agora que você já sabe porque a Suíça é sensacional no Verão, descubra algumas das principais cidades e atrações para incluir em seu roteiro de viagem.

Zurique

A maior cidade suíça não pode ficar de fora de seu roteiro de viagem durante o Verão. Zurique se transforma durante essa época e fica ainda mais vibrante. Há muitos eventos, lugares para nadar e para curtir os dias ensolarados.

Veja aqui minhas dicas para curtir o Verão em Zurique

bar rimini zurique
Bar Rimini em Zurique

Cidades em Ticino: Lugano, Locarno Ascona e os Vales Verzasca e Valle Maggia

Visitar a região italiana da Suíça é imperdível no Verão. A região que já possui um clima mais mediterrâneo recebe além das altas temperaturas, festivais e eventos que animam as tardes e noites ensolaradas. Além disso, oferecem muitas possibilidades para curtir os dias mais quentes nadando em lagos ou em rios.

Em Lugano você pode nadar no Lago da cidade em um dos Lidos, aproveitar para conhecer um restaurante tradicional ao ar livre chamado de grotto ou fazer uma linda caminhada até uma das cidades mais pitorescas às suas margens.

Locarno e Ascona são também excelentes opções para visitar durante o Verão na Suíça. As cidades ficam todas floridas e possuem boas opções de lidos para nadar e ficam bem animadas principalmente nas praças principais que possuem vários restaurantes e bares. 

Val Maggia em Ticino

Mas a maior vantagem mesmo dessas duas cidades é estarem localizadas perto dos Vales Verzasca e Valle Maggia, 2 vales espetaculares com cidades antigas com construções de pedra, cachoeiras e rios na cor verde esmeralda que são excelentes para nadar. Não deixe de conhecer ao menos um desses vales em sua viagem pela Suíça no Verão.

Grindelwald

A linda cidade de Grindelwald é também muito atrativa durante o verão, principalmente agora com a inauguração de um terminal de onde saem bondinhos para o famoso passeio de montanha até Jungfraujoch -Top of Europe e para Maanlichen no topo da vila de Wengen.

Mas a minha dica é subir até a montanha local chamada de First onde há várias atraçóes especiais para o Verão como uma trilha até o Lago Bachalpsee, ou para os mais aventureiros descida de tirolesa,de carrinho de kart ou de trotinete (uma espécie de patinete) pela montanha. Outra atração bem legal é chamada de First Fliger, uma espécie de paraglider segurado por um cabo de aço.

Todas essas atrações são muito divertidas e o cenário alpino em Grindelwald é um dos mais bonitos e encantadores na Suíça.

Zermatt

zermatt no verão

A charmosa vila alpina de Zermatt que é reconhecida mundialmente como resort de esqui é também um destino bem legal para conhecer no Verão.

Durante essa época é possível fazer trilhas bem especiais como a Trilha dos 5 Lagos. Todos eles refletem a montanha Toblerone (Matterhorn). Essa é uma chance de ver Zermatt de uma forma diferente.

Berna e Thun

A capital da Suíça é uma cidade muito legal para se visitar no Verão. É possível nadar no lindo rio Aare que corta a cidade ou descer de bote de Thun até Berna, um dos passeios mais populares nessa época na Suíça.

Aliás, a cidade vizinha chamada Thun, é uma das cidades mais charmosas da Suíça, na minha opinião, e que fica super atrativa no verão com sua praça principal cheia de restaurantes e barzinhos.

Interlaken

Sem dúvidas, Interlaken é um dos principais destinos para se visitar durante o Verão na Suíça. Não apenas a cidade em si que é porta de entrada para inúmeros passeios pelos Alpes como também a região toda que inclui os Lagos de Brienz e Thun.

Um dos melhores passeios, inclusive, para aproveitar o Verão na Suíça é de barco pelos Lagos de Brienz com paradas para conhecer a magnífica cachoeira Giessbach e seu Hotel histórico e no Lago de Thun que passa por belos castelos como o Oberhofen.

Lucerne

Uma das cidades mais visitadas da Suíça e mais belas, na minha opinião, não pdoe faltar em um roteiro de Viagem pela Suíça no Verão.

É uma delícia sentar em um dos cafés, bares ou restaurantes a beira do rio Reus e apreciar a famosa Ponte da Capela emoldurada com a vista da montanha Pilatus de fundo.

Além disso, Lucerne é ponto de partida para passeios muito especiais e que ficam ainda mais legais no verão como:

Montreux, Vevey e Lausanne

O lado francês da Suíça também é encantador durante o verão e tem muito a oferecer.

Montreux é a cidade da música e palco do aclamado Montreux Festival que acontece todo ano no verão. É a cidade que encantou Freddy Mercury.

A cidade vizinha Vevey é conhecida como a sede da Nestlé mas é também onde Charles Chaplin morou seus últimos 22 anos de vida e sua casa foi transformada em um museu imperdível.

Lausanne a capital olímpica da Suíça é porta de entrada para diversos passeios em Lavaux, a região vinícola da Suíça envolta em história e que é Patrimônio da Unesco.

Essas são as minhas dicas para curtir a Suíça no Verão!

Mais de Monique Bianchi

Grand Tour da Suíça: ajuda para planejar o seu roteiro

O que é o Grand Tour da Suíça? Recentemente o escritório de...
Leia Mais

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *