O que fazer em Lauterbrunnen na Suíça

o que fazer em lauterbrunnen

A Suíça é um país formado por paisagens espetaculares e lugares mágicos e Lauterbrunnen com certeza é um deles. O local que é conhecido como o Vale das 72 cachoeiras é inspirador e inspirou até mesmo J.R.R. Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis, para criar a fictícia vila Rivendell na Terra Média em diversas de suas obras.

o que fazer em Lauterbrunnen suiça
dicas lauterbrunnen suiça

Em Lauterbrunnen você tem a chance de ver de perto os famosos Alpes Suíços além de curtir a atmosfera de uma vila alpina que apesar de ser visitada por milhares de turistas anualmente ainda guarda um certo silêncio e tranquilidade.

Onde fica Lauterbrunnen e como chegar

Lauterbrunnen é uma pequena vila localizada numa região chamada Jungfrau. a cerca de 13 quilômetros de distância de Interlaken. A vila de Lauterbrunnen fica localizada em um vale impressionante nos Alpes.

É fácil chegar de trem a partir da estação de Interlaken Ost. O trajeto de trem dura apenas 20 minutos.

Para quem prefere chegar de carro também não há dificuldades. Na estação de trem que fica no centro da cidade há também um estacionamento de 8 andares.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Em que época visitar Lauterbrunnen

Lauterbrunnen pode ser visitada em basicamente todas as estações na Suíça. Apesar de eu preferir sempre o Verão e a Primavera, onde os dias são ensolarados e céu azul, há sempre algo encantador para ver.

Veja abaixo algumas fotos de uma de minhas visitas a Lauterbrunnen durante o outono na Suíça e também durante o inverno.

lauterbrunnen no outono
lauterbrunnen no inverno
lauterbrunnen no outono
lauterbrunnen no outono

O que fazer em Lauterbrunnen

Apesar de ser uma vila bem pequena, em e a partir de Lauterbrunnen é possível realizar diversos passeios. Mas os principais são esses:

Visitar a cachoeira Staubbachfall

Essa é a cachoeira mais famosa de Lauterbrunnen. Com uma queda de 300 metros de altura a cachoeira Staubbachfall fica localizada bem no centro de Lauterbrunnen e em meio a um cenário mágico. Essa cachoeira em Lauterbrunnen foi também fonte de inspiração para poetas como Goethe.

o que conhecer na suica lauterbrunnen
o que fazer em lauterbrunnen
o que fazer em Lauterbrunnen
cachoeira em lauterbrunnen

Apesar de sua altura a queda é suave, formando uma névoa e não se ouve um estrondo como em grandes cachoeiras.

O que muita gente não sabe é que dá para chegar por trás dessa cachoeira em um caminho pela montanha. Esse caminho fica aberto normalmente apenas na Primavera e Verão. É uma caminhada tranquila mas um pouco escorregadia, passa por um pequeno túnel na montanha e há alguns degraus. Lá de cima vemos a névoa da cachoeira e temos uma vista sensacional do Vale de Lauterbrunnen.

Fazer uma caminhada pelo vale até Stechelberg

Uma das melhores formas de apreciar as paisagens do vale de Lauterbrunnen é fazendo essa caminhada leve e praticamente toda plana que começa na estação de trem e vai até o ponto de ônibus em Stechelberg. A caminhada completa possui um pouco mais de 5 quilômetros mas é super tranquila e as paisagens impressionantes. Você pode levar um pouco mais de 1 hora contando tempo para incontáveis fotos.

caminhada lauterbrunnen
o que fazer vale lauterbrunnen
atracoes lauterbrunnen

Quem não tem tempo para essa caminhada pode fazer o trajeto de carro ou de ônibus de Lauterbrunnen a Stechelberg para ter uma ideia das paisagens insanas do vale.

Visitar as Cachoeiras Trümmelbach – Trümmelbachfälle

Cachoeiras Trummelbach Lauterbrunnen

Esse conjunto de cachoeiras fica localizado dentro de uma montanha, isso mesmo. As Cachoeiras Trümmelbach em Lauterbrunnen são um espetáculo da natureza.

São cachoeiras alimentadas por geleiras e o acesso até o local é feito com um funicular que sobe por dentro d num túnel na montanha. Eu considero esse passeio imperdível em Lauterbrunnen , mas ele não funciona no Inverno.

Fazer uma trilha de Lauterbrunnen a Wengen ou fazer o passeio de trem

Lauterbrunnen é ponto de partida para diversas trilhas incríveis pela região. Uma delas é de Lauterbrunnen até a vila de Wengen, num caminho bem inclinado pela floresta mas que vale muito a pena. Conforme a trilha vai subindo, a vista panorâmica da cidade de Lauterbrunnen começa a aparecer e não é a toa que a paisagem lá de cima é impressionante.

lauterbrunnen a Wengen
trem de lauterbrunnen a Wengen

Quem não tem tempo ou não quer caminhar pode pegar o trenzinho que sobe até a vila de Wengen em apenas 11 minutos. É um passeio inesquecível. Tanto a subida como a descida de trem passa por pontos fotográficos que valem muito a pena. E você ainda pode aproveitar e conhecer a vila de Wengen.

Subir de bondinho até Grütschalp e caminhar até a vila de Mürren ou fazer o percurso de trem histórico

Pegue o bondinho no lado oposto da rua em frente à estação de trem e suba até Grütschalp. A partir de lá caminhe até a vila de Mürren, uma das vilas alpinas mais charmosas da região.. Essa trilha que na verdade é mais uma caminhada passa por um panorama alpino impressionante. Possui cerca de 4 quilômetros e meio e é praticamente plana, levando cerca de 1 hora e 15 minutos para ser completada.

No caminho dessa trilha você encontra um restaurante com um barquinho muito legal para crianças bem de frente a vista impressionante dos Alpes.

Se não quiser ou não puder caminhar a partir de Grütschalp você pode pegar o trenzinho que faz esse percurso.

Fazer o passeio até Jungfraujoch

A cidade de Lauterbrunnen é um dos pontos de partida para o passeio mais famoso pelos Alpes Suíços: o Jungfraujoch. Trata-se de um complexo turístico construído entre os Alpes Mönch e Jungfrau onde é possível ver neve o ano inteiro. É onde se localiza a estação de trem mais alta da Europa, a 3471 metros de altitude.

como é o passeio a Jungfraujoch

Sem dúvidas, esse é um passeio imperdível em sua viagem pela Suíça. Já estive lá algumas vezes e sempre me surpreendo. Leia mais sobre esse passeio aqui.

Fazer o passeio até a montanha Schilthorn Piz Glória

Esse passeio de montanha em Lauterbrunnen é um dos passeios da região com uma das vistas mais incríveis dos Alpes. Além disso, o local serviu como cenário para a filmagem de um dos icônicos filmes de James Bond: On Her Majesty Secret Service que foi filmado em 1969.

Lá no topo localizado a 2970 metros de altitude se encontra um restaurante rotatório. Há diversas outras atrações nesse passeio que considero imperdível. Leia sobre a minha visita a Montanha Schilthorn aqui.

montanha Schilthorn Lauterbrunnen
como é o passeio em Schilthorn
trilhas schilthorn suica
o que fazer em Lauterbrunnen

Onde se hospedar em Lauterbrunnen

As opções de hospedagem em Lauterbrunnen vão desde a um camping, o camping Jungfrau a pequenos hotéis e apartamentos privados para serem alugados. Faça a sua pesquisa de hospedagem em Lauterbrunnen aqui.

O camping Jungfrau é um dos melhores campings da Suíça e possui uma excelente estrutura oferecendo lodges e bungalows se você não é do time das barracas. Vale a pena considerar essa opção para economizar em sua viagem pela Suíça.

camping Jungfrau em lauterbrunnen
Exemplo de bungalow no camping Jungfrau

Como opção, você pode escolher se hospedar em alguma das outras vilas vizinhas da região de Jungfrau como Mürren, Wengen ou até mesmo Grindelwald que oferecem mais opções de hotéis com maior conforto e spas.

Essas são as minhas dicas para você curtir esse vale mágico que é Lauterbrunnen. Não deixe de incluir esse lugar em sua viagem pela Suíça.

Já que estará pela região de Jungfrau não deixe de conhecer também:

lago gelmersee suiça
A autora

Quem escreve e administra o blog

Natural de São Paulo e formada em Publicidade, Monique Bianchi se mudou para a Suíça em 2014 onde vive até hoje. Acabou se tornando cidadã do país e administra seu tempo entre o Blog, a Família, o trabalho com Marketing Digital na área de Educação e Turismo em uma empresa suíça e seu hobby que é trilhar pelas paisagens incríveis desse país

Mais de Monique Bianchi

O que fazer na Montanha First em Grindelwald no verão

Se engana quem pensa que as atividades para se fazer no topo...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *