Annecy, a Veneza dos Alpes na França

annecy frança dicas

Annecy é uma charmosa cidade alpina localizada no sudeste da França, próximo à famosa Chamonix, resort de inverno e ponto de partida para a visita à Montblanc.

Apesar de não possuir a mesma fama da sua vizinha, Annecy é uma cidade imperdível com destaque para seu centro histórico com canais sinuosos, ruas de paralelepípedo e casas medievais em cores pasteis. Arrisco a dizer que Annecy deve estar entre as vilas mais charmosas da Europa.

Eu visitei a cidade durante uma viagem de 3 dias à França saindo da Suíça.  Veja nesse artigo minha experiencia e todas as dicas e informações para você descobrir mais sobre essa linda cidade.

annecy veneza dos alpes
O ponto turistico mais fotografado de Annecy: o Palais de I’Isle

Onde fica e como chegar

Annecy está no sudeste da França, na ponta norte do Lago de mesmo nome.Fica a apenas 40km da cidade de Genebra na Suíça e 100km de Chamonix, o resort de inverno francês.  Muitas pessoas acabam visitando a cidade de Annecy através de um bate e volta saindo de Genebra ou Chamonix.

Nós fomos de carro saindo da Suíça alemã  e optamos por montar base em Annecy em uma viagem de 3 dias que também incluiu uma passagem por Chamonix.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Quem não pretende alugar um carro pode chegar de trem ou ônibus. Para pesquisar os percursos, preços e comprar as passagens de trem utilize o site da RailEurope.

Outra opção é utilizar o serviço de ônibus em um percurso que vai demorar um pouco mais mas que sai bem mais em conta optando pela empresa Flixbus por exemplo.

Há também excursões oferecidas pela GetyourGuide, como você pode ver abaixo:

O centro histórico de Annecy

centro historico annecy franca

Ao caminhar pelo pitoresco centro histórico de Annecy, você entenderá rapidamente porque a cidade é chamada de “A Veneza dos Alpes”. A impressão que fica é que há mais canais e pontes do que ruas.Os canais sao cercados de casas históricas em cores pasteis. Dá até para lembrar de Colmar na Alsácia, certamente, mas Annecy tem seu charme próprio.

A água dos canais vem  de um rio chamado Thiou, um dos rios mais curtos na Europa, que se conecta ao lago de Annecy. O rio pode ser curto mas contribui para as paisagens cênicas da cidade . Entre suas divisões e reencontro, pequenas ilhas sao formadas e conectadas através de pontes que sao enfeitadas com flores durante o verão e a primavera.

canais annecy

As ruas no centro de Annecy sao passagens estreitas  e nos levam a descobrir uma série de construçoes antigas entre cafés, restaurantes, lojas e incontáveis gelaterias.

Como o centro histórico de Annecy é bem compacto, você não precisará de muito tempo para explorá-lo, mas o objetivo nem é ver tudo rapidamente e sim curtir a atmosfera local e as paisagens que vão se revelando pelo caminho.

O Lago de Annecy

lago annecy franca

Outro destaque da cidade de Annecy é o seu lago de mesmo nome, um dos maiores lagos na França e famoso pela sua água limpa que vem do degelo das montanhas,

É possível explorar o lago de água cristalina e azul através de passeios de barco que levam a algumas outras vilas, mas dessa vez eu apenas aproveitei para caminhar pela movimentada orla onde há também um parque e ciclovia, tornando o local ideal para curtir um dia de sol.

O que fazer em Annecy – Principais pontos turísticos

o que fazer em annecy
O Palais de I’Isle também é lindo durante a noite!

Ao caminhar pelo centro histórico de Annecy,  não será difícil encontrar um dos pontos de interesse mais fotografados na cidade e na França : o Palais de I’Isle. Trata-se de uma construção medieval que lembra um castelo mas que serviu de prisão durante os tempos medievais. Se localiza em uma pequena ilha separando dois canais.

O  Palais de I’Isle é também um museu, mas infelizmente ele estava fechado durante a minha visita e não sei dizer se vale à pena. Imagino que sim.

O Castelo da cidade, Château d’Annecy, é também um ponto de interesse na parte alta da cidade. Também funciona como um museu com exposições temporárias mas parece que a melhor parte da visita se deve  à vista panorâmica do lago e da cidade de Annecy.

pontos turisticos annecy

Entre o lago Annecy e o centro histórico da cidade, se encontra outra atração: a “Pont des Amours “, uma romântica ponte como o nome indica e que oferece uma linda vista do lago, canais e da cidade.

atracoes annecy

Caso você esteja visitando a cidade em um domingo, a pedida é o mercado de rua que acontece no centro antigo, onde se encontra diversos produtos locais como queijos, pães, nougat.

Onde se hospedar em Annecy

Como estávamos de carro, optamos por um hotel com estacionamento e que ficasse próximo ao centrinho histórico. Ficamos no Hotel Catalpa que cumpriu bem esse papel, possui um excelente custo-benefício e fica praticamente de frente para o lindo Lago de Annecy. Em frente ao hotel existe estacionamento público mas o hotel também oferece estacionamento privado.

annecy bate e volta

A partir do hotel , em uma caminhada de 15 minutos, é possível chegar até o centro histórico. Achei super prático e  gostei principalmente porque durante essa caminhada, podemos apreciar o lago e o lindo parque às suas margens.

Mas quem prefere se hospedar no centrinho ou perto da estação de trem vai encontrar diversas opções no Booking.com.

Se você ama cidades históricas e charmosas como essa, não deixe de conhecer essas outras que também ficam na Europa:

annecy frança dicas

Mais de Monique Bianchi

Dicas para planejar sua viagem a Bonito MS

Acabei de voltar de uma viagem ao paraíso que é a cidade Bonito,...
Leia Mais

9 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *