A Suíça além de ser o país dos Alpes e dos chocolates também pode ser considerado o país dos lagos. São muitos lagos espalhados pelo país, sejam eles naturais, artificiais ou lagos formados pelo degelo das montanhas. O Lago Cauma, conhecido como Caumasee é um dos meu favoritos e provavelmente um dos mais impressionantes lagos que você pode encontrar aqui pela Suíça, na minha opinião.
O Lago Caumasee é uma verdadeira jóia da natureza suíça, um daqueles lugares dignos de serem nomeados na lista dos mais incríveis do mundo. Sabe aquela paisagem que você não consegue acreditar que esta vendo ao vivo? Pois é, o Lago Cauma é assim. Você vê a foto na internet e não acredita que pessoalmente será a mesma coisa, que com certeza devem ter usado um pouco de photoshop. Felizmente a surpresa ao chegar pessoalmente ao local e ver que toda a beleza é real e está ali diante dos seus olhos é indescritível.
São vários os motivos que fazem o Lago Caumasee um lugar especial! A cor da água é uma mistura de azul turquesa e verde esmeralda, e há uma pequena ilha no meio do lago.
Até o momento tive o prazer de visitar o Lago Caumasee três vezes e posso dizer que ele é um destes lugares que posso chamar de encantado, uma das melhores definições para essa incrível obra da natureza. Outro lago que também gostei demais foi o Blausee!
O melhor de tudo é que é permitido nadar e conferir de perto a água cristalina deste lago maravilhoso! Muitos lagos incríveis pelo mundo como os Lagos Plitvice na Croácia não permitem a entrada na água mas no Lago Cauma você é liberado para nadar, alugar pedalinho, barco e praticar stand up paddle!
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
ONDE FICA O LAGO CAUMASEE E COMO CHEGAR ATÉ LÁ
O Lago Caumasee está localizado próximo à cidade de Flims, no cantão de Graubünden, um dos lugares da Suíça onde o idioma principal é o romanche, uma das línguas oficiais do país porém falada apenas por 1% da população, como contei aqui neste post de Curiosidades da Suiça.

O jeito mais fácil de chegar ao Caumasee é realmente de carro. Se você sair de Luzern, por exemplo neste trajeto marcado no mapa abaixo você levará de cerca de 1h40 para chegar, praticamente o mesmo tempo saindo de Zurique.
Você pode alugar um carro e separar um dia do seu roteiro para fazer essa visita! Saiba aqui 6 Motivos que listei para você viajar de carro pela Suiça e leia aqui também tudo o que você precisa saber para alugar um carro e dirigir pelo país.
Caso você opte por ir de transporte público é um pouco mais demorado, mas prático, ainda mais se você tiver o Swisspass. Basta pegar o trem até a cidade de Chur e de là pegar o ônibus PostAuto(uns amarelos) sentido Flims Waldhaus. Chegando lá você precisa fazer uma pequena caminhada até o local de onde pode vislumbrar o lago de cima. Aliás essa é a melhor vista. Não economize nas fotos!
A partir deste ponto você pode optar em caminhar um pouco mais, cerca de 10 minutos para chegar até o lago em si ou então pode pegar um funicular que é de graça e te leva até embaixo em questão de 1 minuto ou menos.
Veja abaixo um vídeo mostrando o momento da subida e descida ao lago utilizando o funicular!
COMO APROVEITAR A VISITA AO LAGO CAUMASEE
O Lago Cauma fica no meio de uma floresta e é apenas uma das atrações da região.
Nas duas primeiras vezes em que visitei foi no esquema bate e volta mesmo e como o tempo não estava tão quente para nadar acabou valendo à pena, mas admito que é bem cansativo! O ideal é reservar um hotel pela região e aproveitar para conhecer outras belezas como o incrível lago Crestasee e o famoso Grand Canyon suìço chamado Ruinalta ou Rheinschlucht.
Durante o Verão
De Junho a Setembro é permitido nadar no incrível Caumasee e é preciso pagar uma taxa de nove francos suíços para entrar.(Criança paga a metade). É possível nadar no lago e também existe a opção de alugar pedalinho, pranchas de stand up paddle e uns barquinhos. Ao redor do Lago há uma extensa área verde, um espaço para fazer picnic, jogar a canga ou a toalha e tomar sol aproveitando a vista. No local há também um restaurante e um bar/café para aproveitar a vista tomando uns drinks.
Eu e o Angelo alugamos um pedalinho por uma hora ao custo de 15 francos e é uma boa ideia para percorrer toda a extensão do lago e também conhecer a ilha que fica bem no meio dele.
DICA! No Verão a lotação é inevitável! Tente chegar cedo para garantir uma boa vaga de estacionamento e também um bom local para ficar ao redor do lago. Caso haja muita fila para pegar o funicular e descer até o lago vá a pé mesmo. É uma caminhada bem fácil, cerca de 10 minutos e é bem agradável.
Outras épocas e dias não tão quentes
Se você vai visitar o lago fora da época em que é permitido nadar, não se desespere porque mesmo assim a visita vale muito à pena. Você pode visitar o café e restaurante que fica bem em frente ao lago e que possui uma atmosfera bem agradável.
Por incrível que pareça o Lago Caumasee não é um lugar tão divulgado e nas duas vezes em que estive por lá, não estava lotado, mas sim bem tranquilo! O Caumasee está ficando cada vez mais conhecido! Nesta última vez em que o visitei havia pessoas de vários outros países vizinhos como Alemanha e Austria por lá. Acredito que este sendo cada vez mais divulgado e fica cada vez mais difícil de pegar o lugar tranquilo como nas primeiras vezes em que fui.
Aproveite a visita ao Caumasee e conheça outros pontos turísticos
- Ruinalta, Rheinshlucht ou Grand Canyon da Suiça – Como disse anteriormente o Caumasee fica no meio de uma floresta e por là existe várias trilhas para serem desbravadas a pé ou de bike. Uma destas trilhas de cerca de 1 hora leva até uma plataforma de onde é possível ter uma vista panorâmica deste local! Também existe a possibilidade de chegar de carro mas na parte de baixo.
- Crestasee – Um outro algo de águas cristalinas e de cor incrível porém um pouco menor que o Caumasee, pode ser alcançado via trilha, cerca de 1h30 ou via carro, cerca de 10 minutos. Depois de estacionar o carro para chegar até o local é preciso andar cerca de 20 minutos. Também é permitido nadar por là durante o verão.
- Parc la Mutta: Uma versão suíça reduzido do famoso Stonehenge! No local há 34 pedras que chegam a 2m de altura e foram posicionadas como forma de calcular o calendário e também servia como local de cultos.
- Área Tectônica Sardona – Patrimônio Mundial pela UNESCO. Fenômenos geológicos ao longo dos séculos foram os responsáveis pela criação dessa área e incríveis formações rochosas.
- Via Mala Schulucht – a cerca de meia hora de carro do Caumasee este local é uma visita imperdível apra quem aprecia as belezas da natureza. Trata-se de um monumento natural, falésias que chegam a 300 m de altura. Você pode descer até a parte inferior e através de escadas e plataforma vislumbrar curiosas formações rochosas e o curso d’àgua que corre por lá! Um lugar pré-històrico!
Onde se hospedar na região do Caumasee
Na minha opinião, a melhor maneira de apreciar o lago Cauma e também aproveitar para conhecer outras atrações pela região de Flims, Laax e Falera, com certeza é se hospedar ao menos uma noite por lá. Fiz isso nessa minha última visita e recomendo a todos. Fiquei no Hotel La Siala, localizado em Falera, 10 minutos de carro do Caumasee.
Falera é uma região mais no alto e assim permite uma vista incrível das montanhas. O local é bem famoso durante o inverno pelas pistas de esqui. Este hotel era bem grande, bem localizado, ao lado do Parc la Mutta e possuía opções de suítes e de apartamentos equipados com cozinha e sala. Fiquei numa suíte mas que possuía um jardim, ou seja, bem espaçoso e o café da manha no local era excelente de frente para uma cadeia de montanhas. Pesquisei no Booking.com e me decidi por ele pelo custo benefício e também pelas avaliações positivas de outros hóspedes. Mas faça a sua pesquisa por lá e compare com outros locais, há resorts também na região. Clique aqui para conferir.

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:
Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira
- Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
- Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
- Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
- Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
- Onde ficar em Zurique - melhores bairros e hotéis para todos os bolsos
- Onde ficar em Interlaken - melhores áreas e hotéis de diversas categorias
Mais posts sobre a Suíça para te inspirar
Planejamento de Viagem à Suíça
- Todas as dicas e informações práticas para planejar uma viagem à Suíça
- Dicas para montar o seu roteiro de viagem à Suíça
- Dicas para economizar em uma viagem à Suíça
- Curiosidades da Suíça - conheça os moradores ilutres, marcas suíças e muito mais sobre o país
Transporte na Suíça
- As 3 Rotas Clássicas de Trens panorâmicos na Suíça
- 6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça - descubra o que vale à pena para sua viagem
- Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux
- Dirigindo pela Furkapass como James Bond
- Passeio de moto pelo passo alpino Sustenpass
Suíça nas diferentes estações
- Qual a melhor época para viajar para a Suíça? Entenda cada estação
- Dicas para visitar a Suíça durante o inverno
- 5 Motivos para te convencer a viajar para a Suíça no Verão ou Primavera
- 13 dicas de passeios e lugares para visitar na Suíça durante o verão
- 5 lugares para visitar em Zurique durante a Primavera
- Viagem pela Suíça durante o Outono
Principais cidades
- Tudo sobre Zurique: guia para conhecer a maior cidade suíça.
- Guia para conhecer Genebra, a cidade mais internacional da Europa
- Ideia de roteiro para conhecer Lucerne e o centro histórico a pé
- Quantos dias ficar em Lucerne e principais atrações da região
- O que fazer em Zermatt
- Tudo sobre Saint Moritz, uma das cidades mais exclusivas da Suíça
- Basel/Basileia a capital cultural da Suíça
- Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa
- Lugano, a maior cidade da Suíça italiana
- Thun uma cidade com castelos que parece ter saído de um conto de fadas
- Interlaken a capital da aventura na Suíça
- Montreux a cidade da Musica na Suíça
- Vevey, a cidade de Charles Chaplin e sede da Nestlé na Suíça
Principais passeios em montanha
- Junfraujoch, o topo da Europa
- Monte Titlis, a montanha do bondinho rotatório
- Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo
- Gornegrat , chegue perto da Matterhorn em Zermatt
- Schilthorn Piz Glória, a montanha do 007
- CabrioBahn, o bondinho conversível em Stanserhorn
- Pilatus, símbolo de Lucerne e conhecida como a montanha dos dragões
- Rigi, a rainha das montanhas - combine passeio de montanha e cruzeiro pelo lago
- Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo
- First em Grindelwald, visite o incrível lago Bachalpsee
- Niederhorn, veja o lago de Thun do alto
- Harderkulm, vendo Interlaken do alto
Lagos na Suíça
- Dicas de 10 lagos incríveis para conhecer na Suíça
- Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça
- Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça
- Blausee - o lago mais azul da Suíça
- Lago Gelmer e Gelmerbahn, o funicular aberto mais inclinado da Europa
Vilas Suíças e dicas de passeios
- Mürren, um paraíso alpino
- Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau
- Engelberg, um vale especial e diversas montanhas
- Wengen, uma vila alpina livre de carros
- Meiringen, a cidade suíça dos merengues e Sherlock Holmes!
- Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis
- Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo
- Lavaux os terraços de vinhedo acima do Lago Leman, patrimônio da UNESCO
- Visite a fábrica de chocolates Cailer/Nestlé
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.
Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.
Monique, seu blog eh demais! Me ajude numa duvida. Estarei de trem em setembro e farei uma viagem pela Suica. O problema eh que quero conhecer tanta coisa em tao pouco tempo . Rss
Eu chego De Munique. Vou pra Interlaken e Lucerna, mas antes quero conhecer o Hotel Arscher e queria ver se conhecia o viaduto Lawdewesseer e a lagoa Caumesee e Crestasee. Vc acha que da? Rss me de um help.
Oi Raquel, obrigada pelo elogio! Não sei quanto tempo você tem então fica meio difícil opinar. Para fazer esses passeios que você citou teria que ter no mínimo 1 dia dedicado a cada um deles, considerando ainda o tempo de logística! Beijos
Obrigada pela reposta Monique! Vou abusar mais um pouquinho rs…
Estarei vindo de Amsterdam e com destino a Veneza, a Suíça será uma parada de apenas 3 dias e meio.
O que você me sugere, dá para incluir a cidade onde tem este lago? Qual seria um bom roteiro?
Será a minha primeira vez na Suíça, tenho consciência que, infelizmente, não conseguirei conhecer muita coisa, mas não consegui resistir a não fazer uma passagem ainda que rápida.
Oi Natalia, se vc quiser visitar esse lago, o ideal é se hospedar na regiao de Graubunden. Você pode se hospedar em Laax, Falera ou Flims conforme recomendei nesse artigo, ou até mesmo na cidade d eChur que é maior. Essa região fica perto da fronteira da Suiça com a Austria, meio longinho de Zurique por exemplo, mais de 2 horas, mas possui lugares lindos! Abraços
Monique!
Em que mês você foi?
Vou em abril do próximo ano, será que nessa época a paisagem do lago é tão deslumbrante quanto no verão?
Ahhh, e seu blog é ótimo!! Muito muito bom =)
Oi Natàlia, fui em diferentes épocas mas com certeza na Primavera e Verao a beleza do lago se sobressai. Abril é comecinho da primavera, mas acho que você vai conseguir ver ele bem bonito jà nessa época, mesmo se não tiver sol! Muito obrigada pelo elogio, fico contente! Abraços!!
eu tive o imenso prazer de conhecer esse lindo lago ano passado,realmente tdo muito lindo,