St. Moritz a, a região mais exclusiva dos Alpes Suíços

tudo sobre st moritz na suica

Conheça St. Moritz na Suíça | Como chegar | O que fazer 

St.Moritz é conhecida mundialmente como um resort alpino de luxo e é sinônimo de elegância e exclusividade. É um dos destinos de inverno mais famosos do mundo e que atrai celebridades e pessoas interessadas no glamour dessa pequena cidade alpina na Suíça.

Mas a cidade oferece muito mais possibilidades, especialmente para aqueles que buscam contato com a natureza e as paisagens alpinas mais bonitas da Suíça.

Neste artigo você vai descobrir mais sobre St.Moritz, como é visitar a cidade em diferentes épocas do ano, melhores formas de se chegar na cidade e dicas de passeios e atrações imperdíveis.

st moritz no inverno
Copyright by: ENGADIN St. Moritz By-line: swiss-image.ch/Gian Andri Giovanoli

Como St.Moritz ganhou sua reputação 

Antes de ganhar fama internacional como um resort de esqui e destino de inverno, St.Moritz já era conhecida há mais de 3000 anos pelas suas águas termais de propriedades curativas que deram origem à tradição de spas na cidade. Foi assim que começou então a sua fama turística como destino de verão para turistas britânicos. 

Em 1864 o hoteleiro pioneiro Johannes Badrutt lançou uma espécie de desafio a alguns desses turistas os convidando a retornar a St.Moritz durante o inverno, para passar o Natal.

Para isso acontecer, ele garantiu que mesmo nessa época havia sol e muitas opções de lazer. Caso as férias nessa época não agradassem, ele devolveria o dinheiro, o que acabou não sendo necessário e surgia então um novo destino de inverno na Suíça.

Porém foi graças aos esportes de inverno que St.Moritz ganhou mais notoriedade. 

O mesmo hoteleiro Johannes Badrutt contribui com diversas ideias inovativas como a construção de tobogãs de gelo para divertir os turistas que mais tarde iriam inspirar a criação das corridas de bobsleigh, uma espécie de trenó em uma pista de gelo sinuosa e estreita. Novos esportes e competições seguiram ao longo dos anos.

E o fato da cidade ter sido sede por duas vezes dos Jogos Olímpicos de Inverno consagrou St.Moritz como um belo destino alpino e mundialmente famoso para esportes de inverno .

st moritz esportes de inverno
Large skeleton racing on the Cresta run (Dimson run) from St. Moritz, Switzerland (1914). Grande skeleton – Copyright by: ENGADIN St. Moritz By-line: swiss-image.ch/M. Weintraub

Devido a enorme quantidade de turistas atraídos pelos eventos e esportes de inverno, houve um grande desenvolvimento hoteleiro na região que atualmente oferece uma das melhores experiências de hospitalidade do mundo com hotéis de alto nível e excelente gastronomia.

o que fazer em st.moritz suiça
St.Moritz no Outono

Algumas curiosidades sobre St.Moritz

  • O sol brilha na cidade cerca de 322 dias ao ano
  • St.Moritz já foi sede duas vezes dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1928 e 1948
  • O Kulm Hotel foi o primeiro local na Suíça a possuir iluminação elétrica em 1878. Fonte.
  • O primeiro tram elétrico da Suíça também surgiu em St.Moritz em 1896 para conectar as duas partes da cidade: St. Moritz Dorf ( a vila)  e St. Moritz Bad ( a parte às margens do algo)
  • Em St.Moritz há cerca de 350 km de pistas para prática de esqui

Onde fica e como chegar a St.Moritz e como chegar

A cidade de St.Moritz está localizada próxima à fronteira com a Itália, no lado sul dos Alpes, numa região chamada de Upper Engadin pertencente ao cantão de Graubünden na Suíça.

Está a cerca de 1856 metros acima do nível do mar.

A forma mais prática de se chegar a St.Moritz de transporte público é a partir da cidade de Zurique com uma troca de trem em Chur num trajeto que leva cerca de 3 horas e 20 minutos.

Outra forma comum é chegar a partir de Zermatt, outro destino exclusivo e imperdível na Suíça com o trem panorâmico Glacier Express.

A partir de outras cidades como Basel, Berna, Lucerne e de Milão, o trajeto é um pouco mais longo levando cerca de 4 horas e meia.

De Zurique a St.Moritz com o trem comum da companhia Rhatische Bahn

Os trens comuns regionais que fazem o trajeto de Zurique a St Moritz são da companhia chamada Rhätische Bahn.Neste trajeto há uma troca de trem em Chur.

como chegar em st moritz suiça
Chegando de trem em St.Moritz

O percurso de Chur até St.Moritz  via Tiefencastel é espetacular e inclui a passagem por túneis em espiral e viadutos vertiginosos.

Leia esse artigo com mais detalhes sobre esse trajeto num bate-volta que fiz de Zurique a St.Moritz utilizando esses trens regionais.

Bernina Express

Uma das formas mais especiais de se chegar em St.Moritz é fazendo a rota de trem panorãmico Bernina Express, considerada uma das mais belas rotas de trem da Europa e do mundo

De carro

Para quem aluga um carro em sua viagem pela Suíça, abaixo estão as distâncias para alcançar St.Moritz a partir das principais cidades:

  • Zurique – St. Moritz: approx. 200 quilômetros, 3 horas
  • Basel – St. Moritz: approx. 250 quilômetros, 4 horas
  • Milão – St. Moritz: approx. 175 quilômetros, 3 horas
  • Munique – St. Moritz: approx. 300 quilômetros, 4 horas
  • Innsbruck – St. Moritz: approx. 200 quilômetros, 2 horas e meia.

A maioria desses trajetos inclui a passagem por um passo alpino como Malojapass ou JulierPass.

Quando visitar St.Moritz

Apesar de ser um famoso destino de inverno St Moritz oferece atrativos e opções de lazer para todas as épocas do ano. Há muitos eventos acontecendo durante todo o ano.

Obviamente o inverno é a época ideal para a prática de esportes como esqui e snowboarding. Há mais de 350 quilômetros de pistas preparadas para esses esportes. É nessa época também que ocorre um dos eventos mais icônicos da cidade: o White Turf que são corridas de cavalos no lago congelado da cidade, evento que acontece desde 1907!

esquiar em st moritz
Copyright by AUDI FIS Alpine Ski World Cup By-line:swiss-image.ch/ Alessandro della Bella

Além disso, para quem quer experimentar ou gosta de caminhadas de inverno na neve, na região há cerca de 150 quilômetros de trilhas.

Mesmo para quem não vai praticar esqui ou outros esportes, o inverno é uma boa época para conhecer St.Moritz e a movimentada e glamourosa atmosfera durante essa época.

A Primavera e o verão em St.Moritz também são boas épocas com eventos de esportes aquáticos e possibilidades de explorar a natureza ao redor através de trilhas ou para se refrescar nos lagos locais.

Já no Outono a paisagem se transforma. Essa é uma das épocas mais bonitas na Suíça e em St.Moritz especialmente. Dificilmente não sair encantado.

O que fazer em St.Moritz 

St Moritz Dorf  – o centro

A vila de St.Moritz está localizada em um posição elevada acima do Lago da cidade e é onde se localiza a maior parte dos hotéis, restaurantes, lojas e bares.

  • Compras: Caminhe ao longo da Via Serlas e passe pelas famosas boutiques como Prada e Louis Vutton, diversas relojoarias e joalherias além da loja e chocolates Läderach, um dos melhores chocolates suíços.

Pare para tomar um café na tradicional confiserie Hanselmann.

Se quer um pouco de cultural visite um dos museus locais como o Museu Segantini.

St.Moritz Bad – a região às margens do lago

A região às margens do lago possui alguns hoteis mas em geral é bem menos movimentada do que a vila.

Uma caminhada às margens do Lago é imperdível. Há também a possibilidade de fazer um passeio de charrete.

Lagos

Além do Lago que leva o mesmo nome da cidade, ao se hospedar na vila você tem a posibilidade de conhecer diversos outros lagos da região de Engadin como Lej da Staz, Lago Sils e Lago Silvaplana

Montanhas

Passeios de montanha não faltam na região em qualquer época do ano. Escolha uma entre Diavolezza, Muottas Muragl ou Piz Corvatsch.

Atividades aquáticas e esportes

No verão a região é muito procurada para a prática de vela, remo, windsurf, e kitesurf. Outros esportes incluem ténis, minigolfe ou equitação. Alguns hotéis até possuem o seu próprio campo de golfe.

Esportes de inverno

Certamente St.Moritz é um dos melhores destinos no mundo para a prática de esportes de inverno como esqui e snowboarding. Há uma infinidade de pistas preparadas para receber atletas ou iniciantes nos esqui. Além disso, há muitas opções de esportes na neve como caminhadas e trenó.

Ovaverva SPA

Esse local é uma espécie de badi, clube público com acesso a piscinas e spa. A admissão possui um pequeno custo de CHF 15 por adulto.

spa em st moritz
Copyright by: ENGADIN St. Moritz By-line: swiss-image.ch/Daniel Martinek

Há várias piscinas, sendo uma delas outdoor aquecida a 34 graus e com jatos de massagem, uma piscina interna de 25 metros coberta e com vista para os Alpes e também piscina para mergulho, além de diversos espaços para sauna.

Onde comer em St.Moritz

Há muitas opções de restaurantes em St.Moritz, não apenas de chefs renomados e alta gastronomia, mas também de culinária suíça a preços acessíveis.

Recomendo o restaurante Hauser, no qual já estive duas vezes e gostei bastante. No almoço há sempre pratos da culinária local de Graubünden como Pizokels (meu favorito) que é uma massa caseira feita com espinafre e Bündner Capuns ( Folha de acelga recheada com massa apimentada e bacon em molho cremoso com ervas). Além de restaurante, eles também são uma espécie de padaria e confeitaria que vende especialidades locais como a famosa Torta de noz de Engadin.

O Restaurante Trutz ( um dos restaurants do Hotel Suvretta House) a 2211 metros de altitude oferece além de uma excelente vista pratos regionais e um pouco mais sofisticados.

O Chesa Veglia é um restaurante do Hotel Badrutt’s Palace e oferece o melhor da cozinha suíça em 3 diferentes ambientes dentro um autêntico chalé.

Eventos em St.Moritz

Além das competições de inverno, St.Moritz oferece diversos eventos de projeção internacional como a famosa corrida de cavalos sobre o lago congelado realizada desde 1907.

Para ver atuais e próximos eventos em St Moritz clique aqui.

Reveillon em St.Moritz

St.Moritz também é um destino famoso e disputado durante o Reveillon. Há muitos lugares que oferecem eventos e festas privadas ou jantares de gala e há uma queima de fogos à meia noite na cidade.

reveillon em st.moritz
Copyright by: ENGADIN St. Moritz By-line: swiss-image.ch/Christof Sonderegger

Onde ficar em St Moritz

Em St.Moritz estão alguns dos hotéis mais tradicionais e famosos da Suíça. Quem quer uma experiência de luxo pode optar por ficar em alguns destes hotéis abaixo mas atenção, é necessário reservar com bastante antecedência pois eles são bem disputados:

Hotéis de luxo 5 estrelas

Hotéis 3 e 4 estrelas

Se você quer ter uma experiência memorável em St.Moritz mas não quer gastar tanto, os hotéis abaixo são boas opções e estão muito bem localizados no centro da vila alpina:

Opções econômicas

Se você quer aproveitar o que St.Moritz tem de melhor sem gastar muito com hospedagem, dê uma olhada nessas opções abaixo:

Espero que St.Moritz te surpreenda e que você tenha bons momentos por lá!

Mais de Monique Bianchi

Dicas para alugar carro na Croácia

Uma das melhores formas de viajar pela Croácia é de carro pois...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *