Monte Cardada Cimetta: um passeio panorâmico em Locarno

trilhas monte cardada

Quem visita Locarno, a cidade mais ensolarada da Suíça, e quer fazer um passeio de montanha, a recomendação é subir até  Cardada Cimetta.

Paraíso para a prática de esqui durante o inverno, a montanha Cardada Cimetta também é uma excelente opção de passeio para fazer trilhas, picnics ao ar livre ou para aqueles que curtem a natureza e  querem ter uma vista panorâmica incrível.

Eu e parceiras Ana Luiza, Ester, Renata e a fotógrafa Laurentina visitamos a Montanha em um lindo domingo de sol e conto nesse post como é o passeio e quais as melhores atividades a se fazer por lá. Esse foi o #Experience Cardada!

Como chegar ao topo – os estágios de subida

A Montanha Cardada Cimetta possui fácil acesso a partir da cidade de Locarno e possui 3 estágios de subida.

A apenas uma curta caminhada da estação de trem da cidade, se encontra a estação do charmoso funicular Locarno Madonna del Sasso que nos leva até Orselina, uma municipalidade de Locarno e onde se localiza o santuário e ponto de peregrinação Madona del Sasso.

rota montanha cardada cimetta

A partir de lá já é possível apreciar uma bela vista da cidade de Locarno e do lago Maggiore mas continuamos subindo.

A próxima etapa é pegar o moderno bondinho que nos leva de Orselina a 395 metros de altitude até Cardada a 1340 metros acima do nível do mar. Esse trajeto é feito em apenas 5 minutos!

Bondinho cardada cimetta

A próxima e última etapa é para Cimetta, o ponto mais alto da montanha que fica a 1670 metros de altitude alcançados graças a um teleférico de cadeirinha, daqueles usados por quem pratica esqui, mas vale enfrentar um medinho de altura e encarar os minutos e a vista esplêndida durante o trajeto e ao chegar lá no topo.

Atividades em Cardada

Assim que desembarcamos em Cardada, pudemos observar a incrível vista lá do alto. Não é a toa que a montanha é chamada de “A Pérola do Lago Maggiore”. A esplêndida vista da região de Locarno e do Lago Maggiore é certamente a melhor vantagem desse passeio mas há outras atividades é claro.

passeio panoramico locarno

Trilhas

Há diversas trilhas em Cardada, como a que leva até Cimetta, o ponto mais alto da montanha, mas como não tínhamos tanto tempo e não estávamos hospedadas em Locarno, optamos por não fazer as trilhas longas desta vez e apenas fizemos curtas caminhadas de uma atração a outra.

trilhas monte cardada

Mas com certeza numa próxima vez espero fazer uma das trilhas que conecta a montanha com os Vales Maggia e o Valle Verzasca.

Quem curte mountainbike, também encontra trilhas específicas pela montanha.

Ponte e plataforma suspensa

ponte monte cardada

Em Cardada o melhor local para se ter uma vista panorâmica é nessa ponte que termina com uma plataforma suspensa sobre as árvores. De lá podemos observar  o  Lago Maggiore, o vale Centovalli e parte do Valle Maggia.

vista panoramica monte cardada

Só não se assuste porque essa ponte dá e  uma leve balançada! 🙂

Restaurantes

Uma das melhores coisas depois de subir uma montanha, seja por trilhas ou não, é fazer aquela parada básica para um café, um drink ou almoço de preferência ao ar livre, se o tempo ajudar, e com uma belíssima vista. Em Cardada ou em Cimetta isso é possível. Há 5 restaurantes pela região e além disso eles também funcionam como albergues, ou hoteis de montanha. Uma experiência excelente para quem tiver mais tempo!

A maioria desses restaurantes serve pratos típicos da culinária local que é claro bem influenciada pela culinária italiana.

Há um restaurante praticamente ao lado da estação do bondinho, com fácil acesso para quem tem problemas de mobilidade.

A subida para Cimetta

Continuamos nosso passeio em direção ao topo da montanha: Cimetta.

Para chegar até lá, precisamos subir com um teleférico aberto de cadeirinha ou através de trilha. Escolhemos neste dia a primeira opção e subimos para os 1670 metros de altitude.

passeio panoramico locarno

Se a vista a partir de Cardada já é incrível, espere até chegar a Cimetta. Realmente vale a pena.

passeio cimetta locarno
Assim que chegamos em Cimetta fizemos uma curta caminhada até o observatório geológico que fica no ponto mais alto da montanha e de onde um panorama de 360 graus se abre diante de nossos olhos.

passeio montanha ticino

Depois de fotografar as lindas paisagens, a fome bateu forte então resolvemos ir almoçar no restaurante ao lado da estação do teleférico. Fizemos uma boa escolha!
Comemos pratos locais entre massas e pizzas assadas na hora no forno de pedra e nossa mesa tinha essa vista esplêndida!

Depois de almoçar, o cansaço bateu e resolvemos descer a montanha. Mas antes de voltar para casa, fomos nos deliciar com um gelato na frente do lago Maggiore em Locarno.

Quanto custa?

A partir de Locarno, o funicular que leva até Orselina, que é a primeira etapa do passeio, custa CHF 7,20 (ida e volta). Nesse trajeto, o SWISSPASS garante 25% de desconto. Passes como o GA,Halbtax ou Tageskarte não são aceitos. Leve dinheiro, porque eles não aceitam cartão!

A partir de Orselina, o preço é de 36 francos ida e volta e inclui o tele férico de cadeira utilizado para chegar até Cimetta. Esse é um dos passeios de montanha mais baratos aqui na Suíça!

Vale a pena fazer bate e volta a partir da Suíça alemã?

Todas nós moramos na Suíça alemã e apesar de termos feito esse passeio durante um bate e volta no domingo, de trem, concordamos que fica bem puxado.
O ideal seria se hospedar em alguma cidade da Suíça italiana mesmo, como Locarno, Ascona ou Lugano.

Para você ter uma ideia, nós moramos em diferentes cidades mas nos encontramos no trem na cidade de Zug e de lá o trajeto que inclui uma troca de trem em Bellinzona dura 2 horas, sem contar o tempo para se chegar até o topo da montanha.

Mas por outro lado, se você está na Suíça alemã e o tempo está meio acizentado, as vezes vale a pena enfrentar algumas horas de trem para curtir um dia de sol na Suíça italiana!

Veja abaixo um vídeo criado pela Ana Luiza, com algumas das melhores cenas do nosso passeio!

passeio de montanha em ticino

Participaram do #ExperienceCardada

Realização: Ana Luiza de Souza (Pelo Mundo Blog)
As Blogueiras –  Monique Bianchi (Me Joguei no Mundo),  Renata Autran (As Viagens da Re),  e  Ester Santos (Esterzinha na Suíça Adventures)

A cobertura fotográfica foi feita por Laurentina – Fotógrafa na Suíça

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #ExperienceCardada no Instagram e Facebook.

Apoio: Ticino Turismo e Cardada Cimetta

Mais de Monique Bianchi

Motorcycle Rock Cruise 2 – O Cruzeiro do Rock

  Motorcycle Rock Cruise 2 (26 a 29 de fevereiro de 2012)...
Leia Mais

2 Comments

  • Monique, sabias que em Ascona existe uma praia de areia? Vi isso numa fotografia e achei que essa informação seria interessante para acrescentar no blog…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *