Lago Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça

lago oeschinen suiça

O lago Oeschinen é um dos lagos alpinos mais visitados da Suíça. O que faz esse lago tão popular além da sua beleza natural inexplicável é a facilidade de acesso que temos até ele. Nesse post compartilho as dicas para você visitar o Lago Oeschinensee e as principais informações para incluí-lo em seu roteiro de viagem pela Suíça.

Por que incluir o lago Oeschinensee em seu roteiro?

Basicamente porque o Oeschinensee é um dos maiores lagos alpinos da Suíça e que além de lindo é um dos que possui uma das formas mais fácil de acesso apesar de ficar no alto de uma montanha, não exigindo uma trilha pesada para chegar até lá. Além disso, o lago Oeschinen faz parte de uma região patrimônio da Unesco e oferece diversas atividades para toda a família e tipo de viajante.

oeschinensee suiça

Trata-se de um lago cristalino e de um tom azul impressionante. Pessoalmente acho que o Lago Oeschinen se assemelha bem ao lago Moraine no Canadá.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Sempre que me pedem dica de lagos para visitar aqui na Suíça, o Oeschinensee é um dos que sempre recomendo juntamente com o Blausee e o Caumasee. Todos os três lagos são lindos, perfeitos para aquela foto de instagram que vai impressionar a todos e além disso permitem conhecer um pouco das paisagens alpinas mais incríveis da Suíça.

Onde fica e como chegar até o Oeschinensee

oeschinensee dicas suiça
No Lago Oeschinen as vaquinhas ficam soltas entre os visitantes

O Lago Oeschinen está localizado a 1572m de altitude no alto de uma montanha na região de Kandersteg.

A chegada até o lago Oeschinen é feita em 2 etapas. Primeiramente é preciso acessar a estação de onde sai o bondinho que leva até o alto da montanha e de lá é necessário realizar uma pequena caminhada para chegar até o lago.

De carro até Kandersteg

Kandersteg faz parte da região de Berner Oberland, então faz sentido usar alguma cidade da região como base para a sua visita.

Há estacionamento no local ao custo de CHF5 pelo dia.

lago montanha oeschinensee

Considerando as cidades abaixo, esse seria o tempo médio de distância dirigindo:

  • de Zurich a Kandersteg – cerca de 2h10 (183 km)
  • de Lucerne a Kandersteg – cerca de 1h50 (112km)
  • de Interlaken a Kandersteg – cerca de 50 minutos (45km)
  • de Berna a Kandersteg – cerca de 54 minutos ( 50 km)
  • de Adelboden a Kandersteg – cerca de 40 minutos (29km)

Como você pode ver, um bate e volta até o Lago Oeschinen saindo de Zurique ou Lucerne é algo cansativo mas dá para fazer. Apenas considere o tempo de ida e volta e mais o tempo de passeio.

O ideal para curtir bem o passeio, afinal é um lago grande dentro de uma região incrível, é usar como base alguma cidade na região de Interlaken, Berna ou a cidade de Adelboden que é uma típica vila suiça e região reconhecida pelos seus hotéis e spas como o famoso Hotel The Cambrian o qual contei mais sobre aqui nesse post.

lago oeschinensee suiçA

Leia também:

De transporte público até Kandersteg

Independentemente de onde você estiver na Suíça, será preciso pegar um trem até a estação de Kandersteg e de lá caminhar cerca de 15 minutos até a estação de onde sai o bondinho. Há também um ônibus que leva da estação de trem de Kandersteg até a estaçâo do bondinho e o trajeto é cerca de 8 minutos.

Não há trens diretos saindo de Zurique, Lucerna, Interlaken ou Genebra. Todos os trajetos saindo dessas cidade incluem trocas de trem. Mas a partir de Berna você pode pegar um trem direto de hora em hora até Kandersteg. O trajeto dura cerca de 1 hora.

Para pesquisar os horários dos trens e conexões acesse o site da SBB. 

trilha lago oeschinen

Recomendamos a compra do SwissPass se você pretende usar a rede de transportes públicos da Suíça em uma viagem pelo país, o que acaba sendo muito mais prático e conveniente, além de econômico também. Leia mais sobre o SwissPass aqui e veja se vale à pena adquirí-lo para a sua viagem.

De Kandersteg até o lago Oeschinensee

bondinho oeschinensee
A subida de Kandersteg até o lago Oeschinen

A segunda etapa até o lago Oeschinensee inclui a subida de bondinho até o topo da montanha.

O bondinho cabe 6 pessoas e permite a entrada de cadeiras de roda e carrinhos de bebê afinal a caminhada até o lago lá em cima é em um terreno asfaltado. Além disso, há um ônibus elétrico a disposiçâo para aqueles que não podem ou não querem caminhar. O custo é de CHF 8 por pessoa.Lembra da vantagem de acessiilidade que comentei no começo do post?

Quem tem o Swiss Travel Pass paga meia entrada no bondinho. Veja abaixo quanto custa o bondinho para chegar até o Oeschinensee: (valores atualizados para 2021)

preços bondinho oeschinensee suiça

Há também a possibilidade de ir via trilha até  topo e usar o bondinho apenas para descer, por exemplo.

Horários de funcionamento do bondinho

Neste ano de 2021 os horários de funcionamento são os seguintes:

horarios bondinho oeschinensee

Visitar o Lago Oeschinensee no Verão ou Inverno

O lago Oeschinen pode ser visitado praticamente durante o ano todo conforme horários de funcionamento acima, porém é claro que as atividades e a paisagem muda.

Enquanto no verão as trilhas são a grande pedida, ou até mesmo nadar no lago com temperaturas que chegam a 20 graus, no inverno o lago fica congelado e há até mesmo uma pequena pista de esqui para iniciantes. Além disso, com o lago congelado muitos se arriscam na patinação no gelo.

oeschinensee como chegar

Não importa a época que você vá, o Lago Oeschinen irá te encantar.

Entre as demais atividades possíveis, há um tobogã alpino chamado Rodelbahn que virou umja grande sensaçáo e é chamado até de montanha russa dos alpes. Há também a possibilidade de alugar um barco para dar uma volta no lago.

Existem restaurantes no local ou você pode aproveitar para fazer o seu próprio picnic.

Espero que esse post tenha te inspirado a conhecer o belissimo lago Oeschinen na Suíça!

Aproveite e veja nesse outro post meus 10 lagos favoritos na Suíça.

lago oeschinen suiça

Mais de Monique Bianchi

Musical Aladdin na Broadway – Um espetáculo mágico

Aladdin é um dos filmes de animação mais famosos da Disney. Além...
Leia Mais

21 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.