Lago Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça

lago oeschinen suiça

O lago Oeschinen é um dos lagos alpinos mais visitados da Suíça. O que faz esse lago tão popular além da sua beleza natural inexplicável é a facilidade de acesso que temos até ele. Nesse post compartilho as dicas para você visitar o Lago Oeschinensee e as principais informações para incluí-lo em seu roteiro de viagem pela Suíça.

Por que incluir o lago Oeschinensee em seu roteiro?

Basicamente porque o Oeschinensee é um dos maiores lagos alpinos da Suíça e que além de lindo é um dos que possui uma das formas mais fácil de acesso apesar de ficar no alto de uma montanha, não exigindo uma trilha pesada para chegar até lá. Além disso, o lago Oeschinen faz parte de uma região patrimônio da Unesco e oferece diversas atividades para toda a família e tipo de viajante.

oeschinensee suiça

Trata-se de um lago cristalino e de um tom azul impressionante. Pessoalmente acho que o Lago Oeschinen se assemelha bem ao lago Moraine no Canadá.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Sempre que me pedem dica de lagos para visitar aqui na Suíça, o Oeschinensee é um dos que sempre recomendo juntamente com o Blausee e o Caumasee. Todos os três lagos são lindos, perfeitos para aquela foto de instagram que vai impressionar a todos e além disso permitem conhecer um pouco das paisagens alpinas mais incríveis da Suíça.

Onde fica e como chegar até o Oeschinensee

oeschinensee dicas suiça
No Lago Oeschinen as vaquinhas ficam soltas entre os visitantes

O Lago Oeschinen está localizado a 1572m de altitude no alto de uma montanha na região de Kandersteg.

A chegada até o lago Oeschinen é feita em 2 etapas. Primeiramente é preciso acessar a estação de onde sai o bondinho que leva até o alto da montanha e de lá é necessário realizar uma pequena caminhada para chegar até o lago.

De carro até Kandersteg

Kandersteg faz parte da região de Berner Oberland, então faz sentido usar alguma cidade da região como base para a sua visita.

Há estacionamento no local ao custo de CHF5 pelo dia.

lago montanha oeschinensee

Considerando as cidades abaixo, esse seria o tempo médio de distância dirigindo:

  • de Zurich a Kandersteg – cerca de 2h10 (183 km)
  • de Lucerne a Kandersteg – cerca de 1h50 (112km)
  • de Interlaken a Kandersteg – cerca de 50 minutos (45km)
  • de Berna a Kandersteg – cerca de 54 minutos ( 50 km)
  • de Adelboden a Kandersteg – cerca de 40 minutos (29km)

Como você pode ver, um bate e volta até o Lago Oeschinen saindo de Zurique ou Lucerne é algo cansativo mas dá para fazer. Apenas considere o tempo de ida e volta e mais o tempo de passeio.

O ideal para curtir bem o passeio, afinal é um lago grande dentro de uma região incrível, é usar como base alguma cidade na região de Interlaken, Berna ou a cidade de Adelboden que é uma típica vila suiça e região reconhecida pelos seus hotéis e spas como o famoso Hotel The Cambrian o qual contei mais sobre aqui nesse post.

lago oeschinensee suiçA

Leia também:

De transporte público até Kandersteg

Independentemente de onde você estiver na Suíça, será preciso pegar um trem até a estação de Kandersteg e de lá caminhar cerca de 15 minutos até a estação de onde sai o bondinho. Há também um ônibus que leva da estação de trem de Kandersteg até a estaçâo do bondinho e o trajeto é cerca de 8 minutos.

Não há trens diretos saindo de Zurique, Lucerna, Interlaken ou Genebra. Todos os trajetos saindo dessas cidade incluem trocas de trem. Mas a partir de Berna você pode pegar um trem direto de hora em hora até Kandersteg. O trajeto dura cerca de 1 hora.

Para pesquisar os horários dos trens e conexões acesse o site da SBB. 

trilha lago oeschinen

Recomendamos a compra do SwissPass se você pretende usar a rede de transportes públicos da Suíça em uma viagem pelo país, o que acaba sendo muito mais prático e conveniente, além de econômico também. Leia mais sobre o SwissPass aqui e veja se vale à pena adquirí-lo para a sua viagem.

De Kandersteg até o lago Oeschinensee

bondinho oeschinensee
A subida de Kandersteg até o lago Oeschinen

A segunda etapa até o lago Oeschinensee inclui a subida de bondinho até o topo da montanha.

O bondinho cabe 6 pessoas e permite a entrada de cadeiras de roda e carrinhos de bebê afinal a caminhada até o lago lá em cima é em um terreno asfaltado. Além disso, há um ônibus elétrico a disposiçâo para aqueles que não podem ou não querem caminhar. O custo é de CHF 8 por pessoa.Lembra da vantagem de acessiilidade que comentei no começo do post?

Quem tem o Swiss Travel Pass paga meia entrada no bondinho. Veja abaixo quanto custa o bondinho para chegar até o Oeschinensee: (valores atualizados para 2021)

preços bondinho oeschinensee suiça

Há também a possibilidade de ir via trilha até  topo e usar o bondinho apenas para descer, por exemplo.

Horários de funcionamento do bondinho

Neste ano de 2021 os horários de funcionamento são os seguintes:

horarios bondinho oeschinensee

Visitar o Lago Oeschinensee no Verão ou Inverno

O lago Oeschinen pode ser visitado praticamente durante o ano todo conforme horários de funcionamento acima, porém é claro que as atividades e a paisagem muda.

Enquanto no verão as trilhas são a grande pedida, ou até mesmo nadar no lago com temperaturas que chegam a 20 graus, no inverno o lago fica congelado e há até mesmo uma pequena pista de esqui para iniciantes. Além disso, com o lago congelado muitos se arriscam na patinação no gelo.

oeschinensee como chegar

Não importa a época que você vá, o Lago Oeschinen irá te encantar.

Entre as demais atividades possíveis, há um tobogã alpino chamado Rodelbahn que virou umja grande sensaçáo e é chamado até de montanha russa dos alpes. Há também a possibilidade de alugar um barco para dar uma volta no lago.

Existem restaurantes no local ou você pode aproveitar para fazer o seu próprio picnic.

Espero que esse post tenha te inspirado a conhecer o belissimo lago Oeschinen na Suíça!

Aproveite e veja nesse outro post meus 10 lagos favoritos na Suíça.

lago oeschinen suiça

Mais de Monique Bianchi

6 mirantes em Lucerne para ver a cidade do alto

A cidade de Lucerne é uma das mais lindas e apaixonantes da...
Leia Mais

19 Comments

  • Suas fotos sobre a Suíça são incríveis! Eu sou apaixonado pelas paisagens da Suíça e procuro olhar várias paisagens no Google, pois para mim elas têm um efeito calmante, além de induzirem a sonhar em visitar elas. Porém, uma coisa me chama a atenção: quão poucas pessoas eu vejo nas imagens no Google, o que me leva a pensar se os lugares onde são tiradas essas fotos como os lagos suíços, por exemplo, se esses lugares seriam de difícil acesso ou quais outras razões para haver tão poucas pessoas aparecendo nessas imagens? Fico imaginando se esses lagos maravilhosos existissem aqui no Brasil a quantidade de pessoas frequentando eles seria imensa, verdadeiras multidões a cada final de semana. Há alguma razão para tão poucas pessoas desfrutarem desses lugares? Será que os suíços já estão tão acostumados com tanta beleza que já nem dão valor? Fica aqui o questionamento. Sua fotos são de excelente qualidade.

    • Olá Rogério, tudo bem? Muito obrigada pelos elogios às fotos! Realmente as paisagens da Suíça são belíssimas, quase como num sonho mesmo. Por ser um país montanhoso, o maior número de pessoas se concentra mesmo nos centros urbanos. Mas não se engane, há sim bastante gente em algumas dessas paisagens naturais que acabam ficando famosas via Instagram ou google mesmo. Acontece que mesmo tendo bastabte gente, não chega a ser uma grande concentração e elas se espalham pelo local, o que nos pernite sempre achar um ângulo sem ninguém ou quase nibguém na foto! Hehe

      Um abraço

  • Parabéns pelo blog, está ótimo..

    Tenho uma dúvida, é possível descer a pé do lado até Kandersteg?
    O último bondinho é as 18h e queria aproveitar mais o lago.. e descer ao por volta das 19h!

    Obrigada!

  • Estou amando seu blog, parabéns!
    Uma dúvida, você saberia dizer se o acesso para o lago fica aberto durante o ano todo?
    Estou indo em abril.
    Obrigada

  • ahh q liiindoo vc acredita q cheguei ate o tobogã de kandersteg e nao fui pra frente? o tempo piorou de um jeito….ai decididmos q nao valia a pena, pois tinhamos so uma hora para visitar o lago e começou a chuviscar…agora preciso voltar!

  • 2017 é o ano que a Suíça entrou para minha lista depois de ver um tanto de foto e post. Gente, como é bonito esse país! Essas montanhas e lagos são perfeitos.
    Ow, só não sei se eu encaro nadar num lago desse com temperaturas de 20 graus. A água deve ser fria pacas! rs

    • Oi Fabia, pois é, a Suíça está ficando cada vez mais conhecida e realmente as paisagens valem muito à pena, são encantadoras mesmo! Agora imagine que esse lago aí chega a 20 graus só no verão e olhe lá, a temperatura é normalmente bem abaixo disso,rs. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *