10 experiências inesquecíveis em uma viagem pela Suíça

o que fazer em uma viagem pela suiça

É fato que uma viagem pela Suíça é como a realização de um sonho afinal esse é um dos países mais privilegiados pela natureza e com cidades charmosas e históricas que conquistam facilmente.

Mas se você quer deixar a sua viagem pela Suíça ainda mais especial coloque algumas dessas experiências no seu roteiro de viagem. Vai por mim, você não irá se arrepender e provavelmente vai querer voltar ao país para uma segunda dose de Suíça na sua vida.

10 – Fazer uma trilha

Uma das melhores formas de apreciar a natureza da Suíça é sem dúvidas caminhando e trilhar é mesmo considerado um esporte nacional sendo muito praticado pelos moradores locais. Há trilhas na Suíça para todos os níveis e condicionamentos físicos.

dicas trilhas viagem pela suíça
Trilha dos 5 Lagos em Pizol

Pessoalmente recomendo fazer ao menos uma trilha em alguma montanha em sua viagem pela Suíça.

Você terá a chance de ficar mais perto dos Alpes e de apreciar sem pressa paisagens espetaculares da Suíça com flores alpinas e até mesmo alguns animais selvagens dependendo da montanha e altitude que estiver. Além disso a vista que você tem do alto de uma montanha é surpreendente.

Algumas dicas de trilhas em montanhas na Suíça para você incluir na sua viagem pela Suíça:

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

  • Trilha para subir ao Lago Oeschinensee ao invés de pegar o bondinho ou pegue o bondinho e faça uma das trilhas lá em cima como uma ao redor do lago – veja opções de trilhas aqui
  • Suba a Montanha Rigi de trem a partir de Vitznau ou de bondinho a partir de Weggis até a estação Rigi Kaltbad e caminhe até Rigi-Chänzeli – mais informações sobre essa trilha aqui
  • Trilha na Montanha Pilatus a partir da estação Frakmunteg até Krienseregg – mais informações sobre essa trilha aqui
  • Trilha leve ao redor do Lago Bannalpsee (Suba e desça de bondinho).
  • Trilha dos 5 Lagos em Zermatt
  • Trilha dos 5 Lagos em Pizol

Veja diversas outras opções de trilhas na Suíça aqui

9 – Dirigir ou fazer um passeio por um passo alpino

Os passos alpinos são estradas em alta altitude construídas nas montanhas . Considero dirigir num dos passos alpinos da Suíça uma experiência imperdível em uma viagem pelo país

. Quem não quer dirigir pode chegar até certa parte deles de transporte público. Normalmente no topo deles há sempre um restaurante para uma pausa e para admirar a vista.

furkapass passo alpino suiça
Furkapass

Entre curvas insanas, as paisagens que você irá encontrar em cada passo alpino são únicas e especiais com lagos, cachoeiras e dramáticas paisagens dos Alpes. O único porém é que a maioria dos passos alpinos fica aberta apenas durante o verão ou no máximo outono na Suíça. Para verificar quais estão aberto no momento de sua viagem utilize esse site.

Algumas ideias e alguns dos meus passos alpinos favoritos para você considerar em sua viagem pela Suíça:

  • BrunigpassEsse passo alpino conecta o cantão de Obwalden com o cantão Berna. Se você vai de Lucerne a Interlaken pode passar por ele e curtir a paisagem e 5 lagos pelo caminho
  • Klausenpass – conecta os cantões de Uri e Glarus e é onde fica uma cadeia montanhosa que lembra as Dolomitas, a Urnerboden além de cachoeiras maravilhosas
  • Furkapass – esse passo alpino conecta o cantão de Uri ao cantão de Valais. Foi cenário de um dos icônicos filmes de James Bond: Goldfinger e além disso em seu topo é possível visitar um Glacie, o Rhonegletscher
  • Gotthardpass – esse é um dos passos alpinos mais fáceis de dirigir e que conecta o cantão de Uri a Ticino. As paisagens são impressionantes e no topo há restaurante, hotel e alguns lagos. Há também a versão histórica desse passo que ainda está aberta e que foi construída com pedregulhos. Passar por lá também é uma experiência e tanto
  • Grimselpass – conecta o cantão de Bern com o cantão Valais. Passa pela maravilhosa região conhecida como Grimselwelt. Possui uma das paisagens mais impressionantes e onde se encontra represas e estações hidroelétricas

8 – Fazer um passeio de barco

Em sua viagem pela Suíça tente fazer ao menos um dos passeios de barco pelos incríveis Lagos e Rios do país. Essa é uma excelente forma de relaxar e curtir as paisagens e cidades sob uma ótica diferente.

passeio de barco Lago Brienz
Passeio de barco pelo Lago de Brienz

Meus passeios de barco favoritos são:

7 – Visitar um dos canyons e desfiladeiros da Suíça

A Suíça também tem muitos canyons e desfiladeiros que podem ser visitados de perto. A maioria deles cobra um valor de entrada e é possível passear por eles entre passarelas e decks de madeira. Alguns deles como o Aareschlucht são bem tranquilos e eu já visitei até mesmo com o carrinho de bebê. Anote alguns desses lugares para visitar:

Desfiladeiro Aareschlucht

6 – Nadar em Rios ou Lagos

lago caumasee suiça
Nadando no Lago Caumasee

Se você estiver visitando a Suíça durante o Verão, Primavera ou no começo do Outono é possível nadar em alguns dos maravilhosos lagos do país ou quem sabe rios e até cachoeiras.

A sensação de estar nadando em águas cristalinas, muitas vezes que vem de glaciares é incrível e mais do que uma forma de se refrescar é uma maneira de se conectar com natureza.

Minhas dicas de lugares para nadar na Suíça:

5 – Conhecer uma cachoeira

experiencias viagem pela suíça
Cachoeira Thurwasserfälle

Além dos rios e lagos a Suíça também tem muitas cachoeiras belíssimas e vale a pena incluir alguma delas em seu roteiro de viagem pela Suíça. Algumas das minhas favoritas são:

  • Thurwasserfälle na cidade de Unterwasser
  • Staubfach em Lauterbrunnen
  • Giessbachfall em Brienz
  • Cascata di Foroglio em Ticino
  • Berglistüber em Glarus
  • Cascata Piumogna em Faido
  • Stäubi em Unterschachen
cachoeiras suiça
Cachoeira Stäubi próxima ao Klausenpass

4 – Nadar em uma piscina de borda infinita com vista para os Alpes

piscina borda infinita suiça bnurgenstock resort
Piscina de borda infinita do Spa no Bürgenstock Resort

Essa é uma experiência que custa um pouco mais caro mas que vale a pena cada centavo.

Depois de um dia cheio de passeios ou de trilhas que tal relaxar em uma piscina aquecida, com hidromassagem e com vista para os Alpes?

Parece um sonho e na Suíça há muitos hotéis com piscinas maravilhosas além de serviços de spa. Se você não quer se hospedar em um desses hotéis, saiba que eles oferecem um serviço limitado de Day spa pelo dia ou por algumas horas das que dá acesso a essas piscinas e ao spa, mas a maioria tem que ser reservada com bastante antecedência. Seguem as minhas dicas:

piscina hotel the Cambrian
Piscina do Hotel The Cambrian

3 – Visitar uma Fábrica de Chocolate

Viajar para a SuÍça e não se deliciar com os famosos chocolates suíços é um desperdício. Mas para deixar a experiência ainda mais legal faça um tour por uma das fábricas de chocolates do país e aproveite para degustar o chocolate diretamente da fonte literalmente.

fabrica de chocolate lindt suica

2 – Fazer um passeio de trem panorâmico

A Suíça é um dos países mais cênicos e as rotas de trem panorâmico são mais do que espetaculares. Se planeje para conhecer ao menos uma das rotas clássicas em sua viagem pela Suíça e não se arrependerá:

goldenpass trem panorâmico suíça
No caminho de Lucerne a Montreux, rota panorâmica de trem GoldenPass, gratuita com o Swiss Travel Pass*

1 – Fazer um passeio de montanha especial

Um passeio de montanha na Suíça é algo que não pode faltar em uma viagem pelo país. São tantas as opções que fica difícil decidir mas separei alguns passeios especiais e únicos para você fazer a sua lista:

Topo da Europa em Jungfraujoch
trem a vapor passeio brienzer rothorn

Espero que tenha gostado dessas ideias de passeios e experiências para tornar a sua viagem pela Suíça ainda mais especial.

Quer conhecer mais da Suíça? Leia também esse artigo com 25 Curiosidades da Suíça e descubra informações surpreendentes sobre o País dos Alpes e do Chocolate.

Mais de Monique Bianchi

Lago Caumasee, um dos lagos mais incríveis na Suíça

A Suíça além de ser o país dos Alpes e dos chocolates...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.