Um dia na região de Grimselwelt, entre maravilhas e segredos da natureza

explorando grimselwelt suiça

Grimselwelt é uma área não muito conhecida turisticamente aqui na Suíça, mas que deveria ser mais explorada afinal a natureza local é surpreendente e cheia de surpresas com paisagens que contam com montanhas, glaciares, canyons, vales, cachoeiras e muito mais.

No mês de Outubro deste ano tive a oportunidade de passar um dia nessa incrível região de Grinselwelt e tive a experiência de fazer alguns passeios guiados com uma especialista local. Contarei aqui nesse artigo como foi o meu dia e darei dicas para quem se interessar em incluir ao menos uma atração dessa região em seu roteiro de viagem pela Suíça.

grimselwelt suiça

Meu dia começou na cidade de Meiringen onde estava hospedada devido aos passeios do dia anterior. (Confira aqui nesse outro artigo onde conto como foi a visita às Cachoeiras Reichenbach, Museu Sherlock Holmes e Canyon Aare). Apos ter tomado um excelente café da manha minha guia foi me buscar e então partimos em direção a uma atração especial, o Lago Gelmer, um dos lagos mais lindos da Suíça na minha opinião.

Apesar de já conhecer o  local, a visita foi diferente e muito interessante afinal a minha guia foi a gerente de marketing da empresa KWO, responsável pela gestão de todas as atrações turísticas de Grimselwelt além da produção de energia hidrelétrica na região.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O Lago Gelmer e uma experiência vertical até o topo da montanha

lago gelmer grimselwelt suiça

Como já contei aqui no Blog, este lago incrível fica no alto de uma montanha a 1860m acima do nível do mar!

A forma de se chegar até ele é inusitada. Existe um funicular que é nada mais nada menos que o “funicular mais inclinado da Europa”que garante a dose de adrenalina do passeio.

funicular gelmer grimselwelt suiça
Minutos antes da inclinaçao monstra do funicular Gelmer durante a descida

Mas o que talvez os turistas que passam por ali não saibam é que esse funicular foi construído na verdade sem propósitos turísticos em 1926 pela empresa KWO para ajudar a levar materiais para a construção de uma represa no lago. Apenas em 2001 que o veículo foi adaptado e se tornou então um passeio aberto para turistas.

Fizemos uma caminhada e diversas fotos no lago e logo depois descemos novamente pelo funicular pois antes do almoço havia ainda mais uma atração a ser visitada.

funicular gelmer
Paisagem durante o percurso de 12 minutos com o fuicular Gelmer até o topo da montanha

Mais informações sobre o Lago Gelmer: http://www.grimselwelt.ch/grimsel-experience/transport-lifts/gelmer-funicular/

ponte suspensa grimselwelt
Ponte suspensa que dà acesso ao Hotel Handeck

Grimselwelt, uma região produtora de energia hidrelétrica

Além do Lago Gelmer que hoje funciona como uma represa, a empresa KWO transformou a abundância de água na região de Grimselwelt em uma oportunidade de produzir energia elétrica com diversas outras represas e outros projetos.

É impossível imaginar que dentro de várias das montanhas da região exista verdadeiros sistemas de produção de energia elétrica construídos internamente, realmente um milagre da natureza e tecnologia trabalhando em conjunto.

Eu tive a oportunidade de entrar em uma dessas usinas produtoras de energia dentro de uma montanha e conto logo abaixo como foi a experiência!

Conhecendo uma usina de energia hidrelétrica 3km dentro de uma montanha!!!

Logo após a visita ao Lago Gelmer minha guia me levou até uma das 11 usinas de energia hidrelétrica da região. Mas o que eu não imaginava é que ela fica dentro de uma montanha, realmente escondida a mais de 3km internamente! Loucura total!

Assim que passamos de carro pela entrada, um portão externo na montanha acessado apenas por funcionários, iniciamos de carro um percurso de 3 km dentro de um túnel escuro adentro da montanha. A sensação de estar visitando um outro mundo inferior chega até a dar um pouco de medo mas ao mesmo tempo a curiosidade estava grande!

Chegamos lá e a estrutura do local me impressionou. A usina em si me lembrou bastante a Usina hidrelétrica de Itaipu até porque era a minha única referencia de uma usina produtora de energia, mas por ser dentro da montanha chega a ser mais impressionante até mesmo pela forma de acesso até o local. Hà pessoas trabalhando durante o dia lá dentro da usina ou em escritórios.

usina hidreletrica suiça
Usina hidreletrica a 3km dentro da montanha

Além disso, o local onde estávamos é praticamente debaixo de um dos lagos da região, de onde a água é utilizada para produzir energia. Incrível!

Isso mudou a minha forma de olhar uma montanha. Toda vez que olhar para uma montanha agora, passarei a imaginar que existem máquinas gigantes e pessoas trabalhando lá dentro além de diversos outros segredos que certamente existem, como abrigos do exército.

Minha guia me explicou alguns aspectos técnicos da Usina, tudo muito impressionante. A quantidade de energia elétrica produzida nessas usinas na região de Grimselwelt é capaz de abastecer anualmente cerca de 1,200,000 pessoas! Além disso, é uma forma bastante segura e limpa de se produzir energia. Realmente um avanço da humanidade.

Um dos segredos no interior da montanha

A visita até a usina hidrelétrica de Grimsel já tinha sido por si só muito interessante e capaz de me impressionar mas o que eu não imaginava é que ainda havia uma surpresa neste tour.

Minha guia me contou que em um dia durante a construção dessa usina hidrelétrica dentro da montanha, um achado de valor inestimável foi encontrado, um dos muitos segredos que as montanhas, verdadeiros gigantes de milhares de anos possuem em seu interior: uma caverna cheia de cristais!

caverna de cristal suiça

Quando ela me contou, eu fiquei em choque pois nunca havia tido a oportunidade de visitar um lugar assim, e realmente nem eu e a maioria dos seres humanos, porque os cristais são formados de uma forma muito peculiar, apenas com milhares de anos de erosão e transformações que ocorrem apenas no interior e profundidade de uma montanha, por exemplo.

Saímos então da usina, pegamos o carro e entramos novamente em um dos túneis dentro da montanha. Paramos diante de uma porta de metal e nesse momento meu coração já havia começado a acelerar.

Descemos do carro e minha guia acionou um botão que fez a porta de metal se abrir e então diante dos meus olhos, através de uma parede de vidro a caverna de cristais apareceu diante dos meus olhos! Não existe palavras para descrever a beleza desse lugar!

caverna de cristais grimselwelt suiça

Podemos observar a caverna através de janelas de vidro e admito que chega a ser quase hipnotizante! É realmente lindo e ter a oportunidade de ver isso de perto é sensacional! Uma super experiência! Além disso, essa caverna é a maior caverna de cristais que pode ser visitada no mundo!

Logo após alguns minutos, a porta de metal volta a ser fechada e nesse momento me lembrei que estávamos a uma profundidade de mais de 3km dentro da montanha!

Fizemos então o caminho de volta e saída da usina para enfim almoçarmos.

Como visitar

Esse passeio de visita a algumas usinas hidrelétricas e também à caverna de cristais é possível via passeios guiados e com veículos especiais da KWO.

Uma excelente opção é combinar o passeio ao Lago Gelmer, com almoço no Hotel Handeck e as visita à usina e a caverna de cristais como fiz.

Veja no link mais informações: http://www.grimselwelt.ch/grimsel-experience/power-plant-tour/a-day-under-power/

Almoço no Hotel Handeck

Nossa parada para almoço foi no restaurante do Hotel Handeck localizado bem próximo da entrada para o Gelmerbahn, do outro lado da ponte suspensa que vemos da estação!

O Hotel que é um empreendimento familiar é uma excelente opção de estadia para quem pretende explorar a região e eu posso dizer que o restaurante também está de parabéns.

Para mais informaçoes sobre o Hotel, com avaliações dos hóspedes anteriores e valores de estadia acesse este link.

Hotel Handeck grimselwelt suiça

Após o almoço fizemos um tour rápido pelo Hotel e na parte exterior, onde fica a piscina consegui avistar o funicular Gelmer subindo pela montanha! Demais!

Foi assim que finalizei meu passeio de 1 dia pela região de Grimselwelt, conhecendo apenas uma amostra de passeios disponíveis na região, conforme você pode conferir abaixo e no site oficial.

Fiz esse passeio em parceria com o Turismo de Interlaken e a empresa KWO! Agradeço a atenção e disponibilidade de me acompanharem em 1 dia por essa incrível região e aproveito para dizer que todas as opiniões manifestadas aqui são livres e pessoais!

Grimselwelt, um mundo de experiências

Seja você um aventureiro ou apenas apreciador da Natureza, em Grimselwelt você encontrará diversas opções de passeios e experiências conforme o site oficial: http://www.grimselwelt.ch/panoramamap/

Abaixo selecionei algumas das mais interessantes:

  • Ponte Suspensa Trift – essa é uma das mais extensas pontes suspensas da Europa. E para os corajosos que se arriscam a atravessá-la a recompensa é uma excelente vista do lago e glacier de mesmo nome. Para chegar até lá existe um cable car.

Mais infos: http://www.grimselwelt.ch/grimsel-experience/activities/trift-bridge-hike/

  • Cachoeiras Reichenbach – o local ficou conhecido como onde Sherlock Holmes perdeu sua batalha final e sua vida. Para chegar até o topo da cachoeira há um charmoso e vintage funicular.

Mais infos: http://www.grimselwelt.ch/grimsel-experience/transport-lifts/reichenbach-funicular/

  • Hotel Histórico Grimsel Hospiz: uma excelente opção de estadia em um verdadeiro e histórico  hotel de montanha. Existente desde 1142 mas sendo totalmente renovado entre 2008 e 2010 esse hotel é uma sensaçao sendo uma excelente opção de estadia para quem realmente quer sentir o clima de estar hospedado em meio aos Alpes.

Mais infos: http://www.grimselwelt.ch/grimselhotels-en/grimsel-hospiz-en/

Para valores de estadia, reservas e avaliações de hóspedes anteriores acesso o Booking.com

Além disso, você também pode explorar de carro as incríveis estradas nos Alpes: Sustenpass e Grimselpass !Veja algumas fotos abaixo:

grimselpass suiça
Uma das paisagens incríveis da estrada alpina Grimselpass
grimselpass suiça
Grimselpass – estrada no meio dos Alpes na Suiça
Sustenpass suíça
A incrível paisagem da estrada alpina Sustenpass!

 

Mais de Monique Bianchi

Roteiro para curtir o Natal em Zurique em 2020

Zurique é uma das cidades mais atrativas da Suíça durante as festividades...
Leia Mais

2 Comments

  • Monique, tudo bem? Estou amando suas dicas, estarei na Suíça de 09 a 22/07 deste ano, tenho uma filha de 9 anos e gostaria de aproveitar tudo que puder, ela é aventureira tb….
    Fiquei em duvida qdo entrei no site para ver os ticketshttp://www.grimselwelt.ch/grimsel-experience/transport-lifts/gelmer-funicular/, não sei qual comprar…..poderia me ajudar?
    Outra coisa, é necessário guia para a usina e a mina de cristais?

    • Oi Adriana, tudo bem? Que bacana! Olha, não sei exatamente em qual passeio você se interessou, porque como você pode ver no site há muitas opções em Grimselwelt. O passeio pela mina de cristais e usina é um passeio feito com guia apenas, fica a 2km dentro de uma montanha, não há acesso se não for com alguém autorizado.Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *