Visita ao Jungfraujoch no inverno – Topo da Europa

Jungfraujoch no inverno

Um dos passeios mais incríveis pelos Alpes Suíços, o Jungfraujoch – Top of Europe é uma passeio para ser feito em qualquer época do ano, pois a neve é garantida o ano todo. Saiba nesse artigo como é visitar Jungfraujoch no inverno e se vale à pena.

passeio jungfraujoch topo da europa no inverno

Qual a temperatura em Jungfraujoch no inverno?

Nos meses de Inverno na Suiça, entre Dezembro e Fevereiro, a temperatura em Jungfraujoch varia entre -16 graus e -10 graus. Sim, no topo realmente faz muito frio e é preciso estar bem equipado com roupas e acessórios de inverno e um bom calçado de inverno.

O passeio Jungfraujoch – Topo da Europa funciona 365 dias por ano e é aberto até mesmo nas datas festivas, no dia de Natal e Ano Novo, sendo uma excelente ideia de passeio para quem viaja para a Suíça nessa época.

Todas as atrações funcionam nessa época?

No inverno, o acesso a trilha que vai até a cabana Mönchsjochhütte é fechado e também o SnowFun Park que no verão oferece tirolesa.

Com exceção dessas duas, todas as demais atrações em Jungfraujoch funcionam normalmente durante o inverno.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

As atrações em Jungfraujoch podem ser conhecidas facilmente ao seguir um circuito numerado a partir do momento em que se desembarca na estação de trem.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

No Plateau que é um local a céu aberto para andar na neve e apreciar os Alpes Suíços, se localiza a bandeira suíça que é um dos pontos fotográficos do passeio.

O Palácio de Gelo com esculturas é também imperdível e claro, também uma passada pela Loja da Lindt de maior altitude do mundo!

Internamente há outras atrações como uma sala com vídeo 360 graus de Jungfraujoch e experiências multimídia que contava. história da construção do complexo turístico no meio dos Alpes.

Além disso, há dois restaurantes nas modalidades de self-service e a la carte e um snack bar. É possível apreciar pratos típicos da culinária suíça como fondue e batata rösti.

mapa de atrações jungfraujoch

Como são as paisagens no Inverno em Jungfraujoch?

Naturalmente durante o inverno em Jungfraujoch as paisagens estarão todas nevadas. Não apenas no topo, o que é comum em todo o ano, mas no vale e cidades como Grindelwald e Lauterbrunnen.

Na subida de bondinho até Eigergletscher, as paisagens parecem pintadas de preto e branco.

Leia aqui dicas de como se vestir no inverno e outras dicas para aproveitar a Suiça nessa época.

A inauguração do bondinho e do Terminal de Grindelwald

O passeio a Jungfraujoch que é mega popular vive se modernizando para atender melhor a enorme quantidade de turistas e desde Dezembro de 2020, um novo bondinho foi inaugurado e o trajeto de subida até o complexo turístico nos Alpes que previamente era feito apenas via trem se tornou 47 minutos mais rápido!

Além disso, um novo e moderno Terminal em Grindelwald, local de partida do bondinho, foi inaugurado. O Terminal de Grindelwald oferece uma estrutura que se assemelha a um terminal de aeroporto em menor escala ,é claro, mas que conta com diversos serviços como restaurante, supermercado, lojas, lounge VIP e estacionamento próprio com mais de 1000 vagas.

novo bondinho jungfraujoch

Estive na inauguração do terminal e do novo bondinho e conto aqui nesse artigo todas as novidades no passeio Jungfraujoch – Top of Europe e tudo o que muda a partir de agora.

O Projeto V-Bahn em detalhes

Todas essas novidades no passeio Jungfraujoch foram partes de um projeto chamado V-Bahn que teve início em Julho de 2018 e que custou um total de CHF 470 milhões de francos suíços.

O objetivo principal do projeto foi modernizar a região de Jungfrau na Suíça colocando a no topo da competitividade com outros resorts de esqui na Europa e no mundo.

Além do reconhecimento global, a região de Jungfrau aposta nas melhorias deste projeto como forma de incentivo aos esportes de inverno e um aumento de atletas e turistas além da criação de novos postos de trabalho antes, durante a construção do projeto e agora depois de pronto.

O que muda no trajeto até Jungfraujoch – Top of Europe

A principal mudança com a inauguração do Terminal em Grindelwald e o bondinho é a diminuição de tempo do trajeto até o topo do complexo turístico de Jungfraujoch e às pistas de esqui.

A partir de Interlaken Ost o passeio ficou 47 minutos mais rápido! Ou seja o trajeto total a partir de Interlaken Ost até a estação final de Jungfraujoch leva 1 hora e 30 minutos considerando a subida com o novo bondinho.

Veja mapa abaixo e mais explicações sobre isso.

novidades passeio jungfraujoch suiça

O moderno bondinho Eiger Express

A maior novidade no passeio Jungfraujoch fica por conta do bondinho Eiger Express que é um dos mais modernos do mundo. Com capacidade para 26 pessoas a gôndola possui aquecimento dos vidros e assento.

Além de trazer o grande benefício de economia de tempo e nos levar do Terminal de Grindelwald até a estação Eigergletscher a 2320 metros de altitude em apenas 15 minutos, o bondinho Eiger Express sobrevoa a face norte da imponente montanha Eiger. Não é preciso dizer que a vista é espetacular, não é mesmo?

bondinho jungfraujoch

São 44 gôndolas em funcionamento que possuem a capacidade de transportar 2200 pessoas por hora!

Veja abaixo os horário de funcionamento para subida a Jungfraujoch com o novo bondinho:

horarios bondinho jungfraujoch

A rota mais rápida para chegar a Jungfraujoch – 3 etapas

Entenda abaixo como fica o percurso para chegar de forma mais rápida ao topo do complexo Jungfraujoch.

1- De Interlaken Ost até o Terminal de Grindelwald

Essa parte do trajeto não foi alterada. Pegamos o trem tradicional da região de Jungfrau. A única diferença é que agora há uma nova parada chamada Grindelwald Terminal de onde sai o novo bondinho Eiger Express.

2- Do Terminal de Grindelwald com o bondinho Eiger Express até a estação Eigergletscher

novo terminal em grindelwald

O bondinho Eigerexpress leva apenas 15 minutos até a estação Eigergletscher que já existia mas acabou sendo reformada também para ficar mais moderna e facilitar a troca de transporte para chegar ao topo.

Nessa estação há um restaurante e quem vai esquiar fica por aqui. Mas para continuar o trajeto até Jungfraujoch devemos pegar o tradicional trem vermelho.

3- De Eigergletscher com o trem até Jungfraujoch

estação eigergletscher
Panorama Hall na estação Eigergletscher

A partir da estação Eiger Gletscher onde o bondinho nos deixa continuamos o passeio com o tradicional trem vermelho até Jungfraujoch. num trajeto que leva 26 minutos até o topo.

A parada na estação intermediária Eismeer para vermos o glaciar, o chamado mar de gelo, pelas amplas janelas, continua mas temos apenas 5 minutos para desembarcar, tirar fotos e voltar para o trem.

Principais benefícios das novidades no passeio a Jungfraujoch

Para os turistas o principal benefício destas mudanças é sem dúvida a economia de tempo para se chegar até o complexo turístico de Jungfraujoch ou para as pistas de esqui.

novo terminal Grindelald

Além disso, o novo Terminal de Grindelwald oferece muito mais comodidade e facilidades com estacionamento próprio, espaços para armazenamento de equipamentos de esqui, lojas para aluguel de roupas e equipamentos de esportes de inverno, restaurante, lojas e supermercado.

Com o bondinho a vista 360 graus que temos da região de Grindelwald é também algo especial e novo, diferente da vista que temos com o trem subindo por Lauterbrunnen ou via Grindelwald.

Quanto tempo leva para chegar a Jungfraujoch a partir de diferentes cidades

Veja abaixo o tempo que se leva para chegar ao topo do complexo de Jungfraujoch partindo dessas cidades, já considerando o trajeto mais rápido com o bondinho e utilizando transporte público para chegar até o Terminal de Grindelwald:

  • Berne – Eigergletscher (pistas de esqui) 1 h 49 min
  • Berne – Jungfraujoch Top of Europe 2 h 31 min
  • Zurich – Eigergletscher (pistas de esqui) 2 h 51 min
  • Zurich – Jungfraujoch Top of Europe 3 h 33 min

O trem para jungfraujoch parou de funcionar?

Não, os trens para Jungfraujoch continuam a funcionar tanto para a subida como para a descida.  

trem Jungfraujoch

O passeio a Jungfraujoch a partir de Interlaken é possível a cada meia hora. Os intervalos de partida das estações Lauterbrunnen e Kleine Scheidegg também foram diminuídos, permitindo uma economia de tempo para chegar até o topo.

Agora com o lançamento do bondinho Eiger Express, a subida até o complexo de Jungfraujoch – Top of Europe pode ser feita de duas formas diferentes.

No mapa abaixo você vê o tradicional trajeto de trem que continua em funcionamento e que possui duas opções, ele pode ser feito via Grindelwald ou via Lauterbrunnen. Começando o passeio por qualquer uma dessas estações o trajeto se encontra em Kleine Scheidegg.

trajeto de trem jungfraujoch

Ou seja, eu recomendo fazer um dos percursos de subida ou descida com o bondinho e descer de trem por exemplo. Assim você aproveita o melhor das duas experiências, o tradicional caminho de trem passando pelos lindos vilarejos de Lauterbrunnen e Wengen por exemplo e a forma mais moderna sobrevoando a incrível região de Grindelwald.

Qual o preço do passeio Jungfraujoch- Top of Europe para subir de bondinho?

O preço do passeio Jungfraujoch – Top of Europe para a subida ou descida de trem ou bondinho possui o mesmo valor.

Os preços variam conforme o mês do ano mas em geral o preço completo de ida e volta por adulto é de CHF210 considerando a partida da cidade de Interlaken. Clique aqui para detalhes.

O Swiss Travel Pass continua válido para parte do trajeto até Grindelwald Terminal, Lauterbrunnen ou Grindelwald Grund e nos trajetos até o topo garante 25% de desconto.

O Swiss Travel Pass continua válido para a parte do trajeto até o Terminal de Grindelwald ou o vilarejo de Lauterbrunnen. A partir desses locais, o passe garante 25% de desconto e um bilhete de ida e volta para adulto sai por um preço médio de CHF160.

Dicas para curtir ao máximo o passeio a Jungfraujoch no inverno

  • Cheque as webcams no alto da montanha para conferir como está o tempo pelo menos um dia antes de fazer o passeio. Se estiver nublado e com previsão de muito vento não é recomendado afinal voce não conseguiria aproveitar as áreas externas
  • Separe o dia todo para esse passeio! O que voce pode fazer é combinar algumas paradas nas vilas de Lauterbrunnen ou Wengen durante a descida de trem por exemplo, ou na estação de Kleine Scheidegg
  • Vá com roupas de inverno e próprias para a neve.É altamente recomendado usar um sapato pra neve que seja impermeável e possua solado antiderrapante e uma jaqueta de inverno e corta vento além de acessórios como cachecol, gorro e luva.
  • Leve uma garrafa de água para se hidratar pelo caminho e evitar passar mal com a altitude.

E você, já fez o passeio até Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa? Mesmo para aqueles que já tenham feito o passeio vale a pena repetí-lo para conferir as novidades e subir de bondinho!


travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Weggis e Vitznau na Lucerne Riviera

A região às margens do Lago de Lucerne, onde fica as cidades...
Leia Mais

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.