De Lucerne a Interlaken de carro

É verdade que a Suíça é um dos melhores países para se viajar de trem, com todas as rotas panorâmicas, e especialmente se você adquirir o multi-bilhete Swiss Pass que também inclui os passeios de barco.

Mas quem resolve alugar um carro para explorar o país também se dá muito bem. Prova disso é essa rota de Lucerne a Interlaken, um dos melhores percursos para se fazer de carro na Suíça.

Está planejando sua viagem pela Suíça? Não deixe de ler esse artigo com dicas e informações práticas para montar o seu roteiro.

O que poderia apenas ser um  meio de logística entre as duas cidades, é na verdade um passeio com paisagens deslumbrantes e 4 lagos pelo caminho. Além disso, essa rota inclui a passagem por um passo alpino, uma experiência que vai garantir muitas fotos e emoções.

Continue lendo o post para garantir mais dicas.

Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo

dirigir de lucerne a interlaken
O mirante no alto do passo alpino Brünigpass

A Rota de Lucerne a Interlaken

Esse percurso possui 68km e pode ser feito em cerca de 1 hora de carro sem paradas.

A rota atravessa 4 cantões: o de Lucerne, Nidwalden, Obwalden e Bern onde se situa Interlaken.

Recomendo seguir as vias locais ( placas azuis) que é onde você vai encontrar as paisagens mais bonitas mas pode optar também pela auto-estrada (placas verdes) em alguns pontos. Recomendo que você leia também esse post com todas as dicas e informações para dirigir pela Suíça.

rota de lucerne a interlaken

As cidades e os lagos pelo caminho de Lucerne a Interlaken

Uma das coisas mais legais de fazer essa rota de carro é poder ir parando pelo caminho para conhecer algumas cidades e lagos que com certeza irão deixar o seu roteiro pela Suíça ainda mais interessante. Mas mesmo que você não consiga fazer todas as paradas, é interessante pelo menos saber por onde está passando, não é mesmo? Cito abaixo as paradas mais legais na minha opinião!

  • Vila Alpnach

A vila de Alpnach é uma vila aos pés da Montanha Pilatus, a montanha que é símbolo da cidade de Lucerne.  É dali que sai o trem de cremalheira mais íngreme do mundo, num dos passeios mais disputados da região. A vila pode ser ponto de partida também para  trilhas e passeios de barco pelo lago de Lucerne. Ha vários hotéis na vila que tambem fazem dela uma possível base para sua viagem pela Suíça.

  • Cidade Hergiswill e Lago Lucerne

A cidade de Hergiswill fica às margens do Lago Vierwaldstätersee, também conhecido como Lago Lucerne.Além da incrível vista do lago, uma das atrações da cidade é uma Fábrica de vidro, que existe ali desde 1817. Há tours guiados e exposições onde é possível observar o trabalho artesanal que faz parte da tradição da cidade.

hergiswil cidade lucerne
Foto> Luzern.com
  • Cidade e Lago de Sarnen

Sarnen é uma cidade histórica muito fofa entre paisagens alpinas e um lindo lago de mesmo nome. Pode ser uma excelente opção de hospedagem e base na Suiça central se você estiver procurando uma experiência mais autêntica, numa cidade mais calma e sem muitos turistas.

  • Cidade e Lago de Lungern

Lungern é uma cidade  bem pitoresca que fica um pouco antes do passo alpino Brünigpass.

A maior atração da região com certeza é o lago de cor esmeralda e água potável que leva o mesmo nome da cidade.

A região possui uma beleza natural incrível e é muito procurada por pessoas interessadas em trilhas, passeios de bicicleta, pescaria ou esportes de inverno durante essa época.

de lucerne a interlaken
O Lago Lungern é uma das paisagens espetaculares pelas quais o passeio de trem panorâmico Golden Pass passa no caminho de Lucerne a Mountreux, conectando a Suíça alemã à Suíça francesa.
  • Mirante no passo alpino Brünigpass

Um dos pontos altos dessa viagem de carro de Lucerne a Interlaken com certeza é uma parada nesse mirante para apreciar a vila e o lindo lago de Lungern do alto. É comum ver ônibus de turismo parados por lá. A paisagem realmente vale à pena a parada.

mirante passo alpino brunig
  • Cidade e Lago de Brienz

Continuando a rota, assim que você passar pelo passo alpino Brunig, mais um lago e cidade incrivel se aproxima: Brienz!

Na minha opinião, esse é um dos lagos mais incríveis da Suica, num tom de azul que parece irreal. O charme extra fica por conta dos tradicionais chalés e esculturas esculpidas em madeira que ficam espalhadas pela  cidade.

cidade e lago brienz

Não passe direto por Brienz no seu caminho de Lucerne a Interlaken. Pare para ao menos tomar um café ou apreciar mais de perto as incriveis paisagens.

Esse é um dos lugares  que considero mais mágicos na Suíça e seu eu puder te dar uma dica, recomendo montar base em Brienz ou arredores como Ringenberg e Iseltwald, para conhecer a região de Interlaken. Leia mais sobre opções de passeios em Brienz aqui nesse artigo.

Garanto que você não irá se arrepender e além disso há muitos hotéis familiares e com ótimo custo benefício.

Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia do que estou falando.

A chegada em Interlaken

O centrinho de Interlaken fica logo após a cidade de Brienz e de lá há muitas outras possibilidades para continuar a sua rota de carro pela Suíça, como por exemplo seguir até o Lago e a cidade de Thun que possuem muitas atrações e paisagens incríveis.

Agora se você está se perguntando se esse caminho também é possivel de trem, te respondo que sim e que é um passeio igualmente incrível, que aliás faz parte da rota panorâmica Golden Pass que começa em Lucerne e vai até Montreux.

Claro que não há a possibilidade de fazer as mesmas paradas como para conhecer o mirante no passo alpino Brunig, mas ainda assim é possivel apreciar lindas paisagens da janela do trem. Aliás, quem tem o SwissPass vai poder fazer quantas paradas quiser durante o dia.

A versão reduzida desta rota é chamada de Interlaken Express. Leia o artigo para saber o que ver pelo caminho e em que lado do trem sentar.

centro interlaken alpes

Se você ainda está na dúvida se deve alugar um carro ou adquirir um SwissPass para viajar pela Suíça, leia esse post aqui para se decidir.

A ideia desse artigo foi mostrar como otimizar um trajeto de carro entre duas cidades que frequentemente fazem parte de um roteiro de viagem pela Suiça e que contém muitas atrações que acabam passando batidas pelos turistas.

Se você pretende alugar um carro em sua viagem pela Suíca, recomendo realizar a pesquisa e reserva pelo site RentalCars.

Leia também:

Mais de Monique Bianchi

Brasileiros Mundo Afora

Realmente são muitos os brasileiros morando mundo afora. Se antes eu já...
Leia Mais

4 Comments

  • Bom dia Monique! Estou planejando uma road trip para a Suíça em junho deste ano, e seu blog tem feito a total diferença no meu planejamento. Graças aos seus posts descobri roteiros incríveis que nunca poderia ter imaginado que existiam, então muito obrigada! Gostaria também de te pedir uma sugestão.. como vou fazer esse roteiro inteiro de carro, só estou planejando realizar um passeio de trem, o do Jungfraujoch. Estou pesquisando os valores de Interlaken – Jungfraujoch e de fato é um passeio caro, por volta de 228 euros por pessoa. Eu não curto muito excursões pois prefiro fazer as coisas no meu tempo mesmo, mas queria saber, se você acha que vale a pena comprar o Half Fare Pass para utilizar neste passeio… pelas minhas contas, se o Half Pass der 50% de desconto em todos os trechos deste passeio, o valor ficaria equivalente a comprar os trechos sem ele. Minha dúvida é se, caso saia o mesmo valor, é melhor comprar o Half Pass? Pois li que além dos trechos de trem também existem alguns descontos para museus etc.. Não sei se estes descontos são somente pro Swiss Travel Pass, ou se também valem pro Half Fare Pass… Desde já muito obrigada!

    • Olá Aline tudo bem? Fico feliz em saber que o blog te ajudou a montar o roteiro pela Suíça. O Jungfraujoch é sim um passeio caro, não tem mto o que fazer.Não faz sentido comprar o Half fare card que custa 120chf apenas para pagar 50% a menos no passeio se vc esta fazendo o roteiro todo de carro. Caso queira ver outras opcoes de passeios em montanhas recomendo olhar a First em Grindelwald por exemplo ou a Schilthorn em Lauterbrunnen. Abraços!

  • Monique, estou amando o seu blog! Vou para a Suíça em meados de setembro e estou me guiando muito pelas suas publicações!
    Quando foi sua viagem? Estou um pouco preocupada com a temperatura, confesso. Não sei se nessa época estará tão calor mais, mas acredito que pode estar frio para nós que somos acostumados com um país tropical rs.
    Obrigada por compartilhar tantas informações legais! 😀

    • Olá Laura tudo bem? Legal saber que o blog esteja sendo útil! Eu moro aqui na Suíça desde 2014 então já peguei todas as estações. Setembro nos últimos anos tem sido relativamente quente, com dias ensolarados. Claro que a temperatura vai caindo porque o outono se aproxima mas frio mesmo vcs não passarão. Traga rouoas de meia estação e uma jaqueta caso forem subir as montanhas ou de noite que refresca. Mais dicas sobre o clima nesse post aqui.Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *