Dicas de Zurique: tudo para conhecer e explorar a metrópole suíça

dicas zurique

Em uma viagem pela Suíça, uma passagem pela cidade de Zurique é imperdível. A metrópole suíça é uma cidade muito interessante e neste artigo você vai descobrir as principais dicas de Zurique para conhecer o melhor da cidade e se encantar por ela.

Zurique não é a capital da Suíça mas é sim a maior cidade do país com uma população praticamente de 400.000 habitantes.

Além de ser o centro financeiro da Suíça, concentrando grande parte dos famosos bancos suíços, várias sedes de empresas internacionais também estão localizadas em Zurique.

dicas zurique

Quanto ao lado cultural Zurique também tem muito a oferecer. Sempre há algo acontecendo pela cidade e em seus mais de 50 museus.

Confesso que no início de quando cheguei para morar aqui na Suíça não havia me encantado pela cidade de Zurique. Talvez pelo fato de ter ficado encantada com as cidades menores e vilas alpinas mas a verdade é que depois de um tempo percebi o quanto Zurique tem a oferecer.

Zurique é uma cidade dinâmica e vibrante que manteve suas raízes históricas e o charme medieval. Além disso é uma cidade cosmopolita e considerada como uma das melhores cidades do mundo para se viver.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Vamos às informações práticas para o turista que vai conhecer Zurique pela primeira vez ou até mesmo aquele que já estiveram na cidade mas não tiveram a chance de explorá-la com calma.

Onde fica Zurique e como chegar à cidade

Localizada na parte norte da Suíça e próxima a fronteira com a Alemanha, Zurique é uma metrópole pela qual praticamente todo turista vai acabar passando, afinal é uma das principais portas de entrada do país.

Zurique possui uma posição central na Europa e na cidade se encontra o maior aeroporto internacional da Suíça que é também um dos mais movimentados da Europa. Além disso é em Zurique que se localiza também uma das estações de trem mais movimentadas da Europa com mais de 1900 trajetos realizados todos os dias.

A forma mais fácil de chegar a Zurique vindo do Brasil é de avião em um voo direto com a Swiss Airlines a partir de São Paulo. É um voo de 12 horas. Já para quem vem de outro país da Europa há diversas possibilidades até mesmo com companhias aéreas low cost como Ryanair que voa até a cidade de Basel e de lá basta pegar um trem direto para Zurique em um percurso que dura 1 hora.

Quem não consegue vir com um voo direto pode considerar voos de outras companhias aéreas que fazem conexão em outras cidades européias antes de chegar em Zurique como KLM, TAP e Alitalia.

Transporte em Zurique e como se locomover

A Suíça possui uma das redes de transporte público mais eficientes e confiáveis do mundo e Zurique sendo a maior cidade suíça não decepciona. É muito fácil, prático e confortável se locomover pela cidade utilizando trem, tram ( trem de superfície), ônibus ou barcos.

Para explorar o centro histórico de Zurique o ideal é caminhar, mas você pode combinar o tram com a caminhada para seguir para a parte mais próxima ao lago de Zurique, por exemplo.

Se a sua viagem pela Suíça inclui além de Zurique passeios para outras cidades e para os Alpes considere adquirir o Swiss Travel Pass, um passe múltiplo de transporte que dá gratuidade a toda a rede de transporte do país e ainda a famosos passeios de montanha como Stoos, o funicular mais inclinado do mundo e a Montanha Rigi em Lucerne . Adicione ainda a vantagem de poder entrar de graça em mais de 500 museus pela Suíça.

Se a sua viagem inclui apenas alguns dias em Zurique e curtos trajetos entre cidades próximas talvez valha mais a pena adquirir um Zurich Card, um passe que dá gratuidade ao transporte público em Zurique, entrada em museus e diversos outros descontos.

Como chegar a cidade de Zurique vindo do aeroporto

Ao chegar na Suíça pelo Aeroporto Internacional de Zurique, você não terá muitos problemas de locomoção até o seu hotel na cidade afinal o percurso de trem do aeroporto até à parte central da cidade leva apenas de 10 a 15 minutos .

Por mais que você esteja lotado de malas, vale lembrar que os trens na Suíça dificilmente andam lotados e do aeroporto até a estação de trem central há trens praticamente de 5 em 5 minutos. Leia esse artigo com um passo à passo de como chegar de trem do aeroporto ao centro de Zurique.

do aeroporto até zurique
 estaçao de trem principal de Zurique
Escultura na estação de trem principal de Zurique

Em dúvida entre alugar um carro ou adquirir um Swisspass? Leia aqui um comparativo entre as duas opções para te ajudar a se decidir!

Como é o clima em Zurique e qual a melhor época para visitar a cidade

Assim como em toda a Suíça as estações do ano são bem definidas em Zurique. Praticamente todas as estações do ano são boas épocas para visitar Zurique que se transforma e oferece diversas possibilidades de passeios e atrações.

No Inverno faz frio e as temperaturas oscilam entre -4 e 2 graus sendo as manhãs e noites mais frias. Os dias são curtos mas essa é uma época mágica em Zurique com a presença de Mercados de Natal e diversas outras atrações.

A mala para essa época de inverno entre os meses de Dezembro e Fevereiro deve conter roupas próprias para o inverno como roupas térmicas, jaquetas de inverno impermeáveis e sapatos de inverno também impermeáveis além de acessórios como luvas, cachecol e gorro.

primavera em zurique

A Primavera em Zurique é uma época maravilhosa na cidade que tem suas ruas coloridas e perfumadas por cerejeiras, magnólias e diversas outras flores. Nessa época de Março a Maio, os dias começam a ficar mais longos e as temperaturas mais amenas podendo atingir até 20 graus no mês de Maio.

O Verão em Zurique de Junho a Agosto é com certeza uma das melhores épocas para visitar a cidade. Diversos eventos outdoor surgem como a Street Parade, cinemas ao ar livre e as possibilidades de nadar no lago e rio cristalinos em plena cidade. As temperaturas no verão em Zurique podem chegar ou até ultrapassar os 30 graus.

Já o Outono em. Zurique é uma época um pouco mais calma, de meia-estação entre os meses de Setembro e Novembro, com as temperaturas caindo e os dias começando a escurecer mais cedo. Nessa época já é preciso trazer roupas de inverno pois as temperaturas podem cair drasticamente principalmente em Novembro.

Quais os principais pontos turísticos de Zurique?

Como comentei anteriormente Zurique é uma cidade vibrante que oferece muitas possibilidades turísticas, mas se você estiver visitando a cidade em um bate e volta ou quer algumas ideias do que visitar em um dia na cidade dê uma lida nesse artigo com as 10 principais atrações de Zurique.

Você pode visitar conta própria visitar os pontos turísticos da cidade em cerca de 3 horas. ( com exceção ao passeio até ao Museu da Lindt que não fica dentro da cidade exatamente).

 Claro que cada um pode fazer o passeio no seu ritmo, caminhando e com paradas para café ou almoço por exemplo, mas existe também a possibilidade de se usar o tram, trem de superfície da cidade para fazer alguns trechos e economizar tempo.

dicas de zurique

Bahnhofstrasse – a rua das grifes em Zurique

Saindo da estação central de Zurique essa é uma das primeiras ruas em que você irá se encontrar. Com 1.4 km ela conecta a estação de trem principal com o Lago Zurique.
Bahnhofstrasse é a rua das compras e famosa por hospedar grandes marcas, mas há também diversas lojas inclusive as fast fashion C&A. H&M e Zara.

Em resumo você encontra de tudo por lá. Trata-se de uma rua bem movimentada, tanto por locais como por turistas e mesmo se você não estiver interessado em compras, vale à pena andar por ali e observar um pouco da arquitetura local com prédios históricos charmosos e os trams, trens de superfície, passando pela rua. Além disso, esse pode ser o ponto inicial do seu roteiro para conhecer a pé os pontos turísticos de Zurique.

bahnhofstrasse zurich

Old TownO centro histórico de Zurique e ruas charmosas

centro histórico de zurique

Zurique é uma metrópole mas não é difícil de perceber suas origens pré medievais, principalmente ao caminhar por essa região onde carros não entram na maioria das ruas.

A principal rua da Old Town de Zurique é a Niederdorf que fica paralela com a Limmatquai. É um dos meus lugares favoritos por lá. Você pode parar para almoçar, tomar um café ou fazer algumas comprinhas em uma das várias lojas. Além disso, não deixe de passar por essas outras ruas bem charmosas: Augustinergasse,Rennweg, Glockengasse,Marktgasse e Weingasse.

dicas de zurique atrações
Augustinergasse é uma das ruas mais fotografadas de Zurique! É uma ruazinha medieval toda colorida onde não entram carros. Se você estiver seguindo o caminho da estação de trem pela Bahnhofstrasse irá ser fácil de achá-la.
o que ver em zurique
Rennweg, uma das ruas mais famosas do centro histórico de Zurique. Vale à pena caminhar por lá

As igrejas de Zurique

Há muitas igrejas na cidade de Zurique mas abaixo estão as principais que se destacam no horizonte e são atrações turísticas e parte da história da cidade.

zurique igrejas

Igreja Grossmünster

Essa igreja de duas torres é um dos principais símbolos da cidade de Zurique e é uma das quatro maiores igrejas da cidade.

Em seu interior os vitrais do artista Augusto Giacometti chamam a atenção e caso você queira ter uma das melhores vistas do alto de Zurique vale à pena pagar 4 francos e subir até o topo. Veja aqui fotos e o post que escrevi sobre a visita até o topo!

dicas zurique
Cidade de Zurique vista do alto de uma das torres da Igreja Grossmünster

Igreja Saint Peter

A Igreja de São Pedro possui o maior relógio em torre de toda a Europa. Surpreso?É também uma das mais antigas igrejas de Zurique.

Igreja Fraumünster

Assim como a Grossmünster é também um dos símbolos da cidade de Zurique e uma das igrejas principais. Chama a atenção pela sua torre na cor azul. Vale muito à pena visitar seu interior para apreciar os murais de vidro de Augusto Giacometti e Marc Chagall.

Lindenhof – uma colina para ver a cidade de Zurique do alto

A Lindenhof é uma praça bem tranquila localizada em uma colina de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

É super fácil chegar até lá vindo da Banhofstrasse e passando pela Augustinergasse, uma das ruas fofas do centrinho histórico. Por lá você vai encontrar locais, ás vezes senhores de idade jogando a versão gigante do xadrez e turistas tirando fotos da linda vista!

vista panoramica zurique
Uma das possíveis vistas de Zurique a partir da praça Lindenhof!
Principais atrações turísticas em Zurique
Zurique vista do alto do Lindenhof, uma agradável praça e ponto de observação da cidade que não pode faltar em seu roteiro por Zurique. Se o dia estiver com um tempo bom você pode enxergar os Alpes ao fundo como nessa foto.

Limmatquai

Essa é a região entre o centro antigo de Zurique e o rio Limmat. Um dos meus lugares favoritos é  chamado de Schipfe!

pontos turísticos zurique
A linda região chamada de Limmatquai, às bordas do rio Limmat onde o tempo parece ter parado! Há vários cafés, restaurantes, lojas de artesanato e floriculturas para serem descobertas pelo caminho feito de ruas estreitas!

Lago de  Zurique

Há varias formas de apreciar a beleza do lago Zurique. Você pode caminhar às margens do lago e simplesmente sentar e relaxar apreciando a vista ou optar por fazer um dos cruzeiros pelo lago. Há passeios curtos a partir de 1h30 e outros mais longos que fazem a volta inteira pelo lago de Zurique.

Na região do lago aproveite para passar por duas praças icônicas da cidade, a Sechseläutenplatz, uma imensa praça de concreto onde se situa a ópera de Zurique, e no lado oposto a Bürkliplatz às margens do Lago com a escultura de Ganymede e de onde se pode ter uma vista incrível dos Alpes.

Esses passeios de barco estão inclusos no SwissPass!

roteiro zurique em 1 dia
Zurique durante a primavera! Foto tirada em frente ao lago próximo à Praça Bellevue
lago de zurique passeios
Ganymede, de acordo com a mitologia grega, era um garoto de beleza inigualável que foi levado aos céus para ser amante de Zeus. Essa escultura se localiza na Bürkliplatz, uma praça em frente ao lago de Zurique!
passeio de barco lago de zurique

As fontes de Zurique

Acredita que existe cerca de 1200 fontes de água potável espalhadas pela cidade de Zurique?

Conte quantas consegue ver em um passeio pela cidade e aproveite para encher a sua garrafinha com uma água limpa e saudável.

o que ver em zurique

Fábrica e Museu do Chocolate da Lindt

fabrica de chocolate lindt suica
Fonte de chocolate gigante no Museu da Lindt na Suíça

Claro que ao estar na Suíça, chocolate é algo que não vai sair da sua mente e caso você seja fã da marca suíça de chocolate mais famosa, a Lindt, talvez não queira perder a oportunidade de conhecer o museu construído ao lado da fábrica. No Museu do Chocolate da Lindt há uma exposição sobre o chocolate e sua história até a sua atual forma de produção especificamente na fábrica da Lindt. A melhor parte é claro a da degustação liberada.

Vai ser difícil se perder já que o cheiro de chocolate ira te guiar até o local =). Na volta você pode pegar o trem para Zurique ou voltar de barco novamente. Lembrando que se você possui o Swisspass, qualquer uma das rotas está inclusa.

Passeio de barco pelo rio Limmat

atrações zurique passeios

Ao caminhar pelo centro histórico de Zurique você vai notar que alguns barcos semelhantes aos barcos de Amsterdam navegam pelo Rio Limmat. O que você talvez não saiba é que eles fazem parte da rede de transporte público da cidade. Esse é um passeio que certamente vale a pena e que permite ver o centro histórico de Zurique de outro ângulo.

Leia o artigo com detalhes desse passeio aqui.

zurich: Get Your Guide

Ideias de passeios a partir de Zurique

Zurique é uma das melhores cidades que podem servir de base para sua viagem pela Suíça. Abaixo algumas ideias de passeios bate-volta a partir de Zurique:

Passeios de montanha

Jungfraujoch Top of Europe

Esse é um dos passeios pelos Alpes mais famosos da Suíça e também um dos mais épicos. Fica na região de Interlaken, mas caso você não possua tempo no roteiro para se hospedar por lá, pode fazer uma excursão a partir de Zurique.

Monte Titlis

Assim como o Jungfraujoch, é uma das únicsa montanhas que possue neve no topo o ano todo. Fica na região de Lucerne, no vilarejo alpino Engelberg.

Cidades próximas de Zurique

Stein am Rhein e s Cataratas do Reno

Um passeio pelas Cataratas do Reno vale muito a pena. São as cataratas suíças, considerada a maior cachoeira em extensão de toda a Europa.

Combine o passeio pelas cataratas do Reno com a linda e histórica cidade de Schaffhausen que fica na fronteira com a Alemanha e a incrível e charmosa cidade medieval Stein am Rhein. Leia aqui meu relato sobre esse passeio. 

Distância média em tempo de Zurique: 1 hora de trem mas de carro é bem menos.

Lucerne

Uma das cidades mais lindas da Suíça! Um dos pontos turísticos mais fotografados do país fica lá, a famosa ponte de madeira chamada Kappelbrücke. Leia aqui meus posts sobre Lucerne. 

Distância média em tempo de Zurique: 1 hora.

Berna

A capital da Suíça e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco! Uma linda cidade.

Distância média em tempo de Zurique – 1 hora.

Região e cidade de Interlaken

Uma das melhores regiões para explorar os passeios pelos Alpes e de aventura. 

Distância média em tempo de Zurique – 2 horas.

Leia este Guia essencial com dicas para aproveitar e explorar Interlaken, uma das regiões que mais oferece possibilidades turísticas aqui na Suiça!

Basel

Outra famosa cidade suíça que fica na fronteira com a França e Alemanha. É considerada a capital cultural da Suíça.

Distância média em tempo de Zurique – 1 hora.

Saiba tudo aqui sobre essa cidade que é considerada a capital cultural da Suiça!

Zug

Conhecida como a cidade das cerejas na Suíça.! Possui um centro histórico bem preservado e o Lago Zug que é bem bonito.

É uma cidade menor, mas cosmopolita. Muitos estrangeiros vivem por lá devido a sede de várias firmas internacionais terem se instalado por aqui.

Distância média em tempo de Zurique – 30 minutos

Baden

Assim como Zug é uma cidade menor mas com ares medievais. 

Distância média em tempo de Zurique – 30 minutos

zurique west a parte cool de zurique
Uma instalação de guarda-chuvas em Zürich West, a parte cool de Zurique! Lá você pode encontrar algumas atrações, entre elas, o Viadukt, que é um antigo viaduto revitalizado e transformado em uma espécie de mercado para produtores locais e um bar chamado Frau Gerolds Garten que é a sensação durante o verão!

Se você estiver visitando a cidade durante o Verão, mais especificamente no mês de Agosto, fique ligado porque é durante este mês que acontece o maior evento anual de Zurique: a festa de música eletrônica Street Parade! Saiba mais aqui sobre esse evento.

Leia também esse outro artigo com dicas do que fazer para curtir a cidade de Zurique no Verão.

Onde se hospedar em Zurique

Leia esse post aqui com todas as dicas das melhores áreas e hotéis para ficar em Zurique.

Zurique oferece diversas possibilidades de hospedagem, desde hostels e albergues a hotéis de luxo. Alguns desses hotéis mais famosos são o Baur au Lac, o Dolder Grand e o Storchen.

Agora se você pretende economizar e quer opções mais em conta confira um desses hoteis: Easy Hotel City Centre, Holiday Inn Zurich Messe, Hotel Adler Zurich.

As melhores regiões para se hospedar certamente ficam na cidade antiga ou próximo ao Lago Zurique, mas os preços também costumam ser mais altos. A hospedagem na Suiça realmente é bem cara comparando com outras cidades europeias mas saiba que é possível encontrar boas opções a menor preço. Os hotéis citados acima, por exemplo, possuem excelente localização perto da estação de trem e centro histórico.

Há também hotéis mais em conta em partes mais afastadas da cidade como próximo ao aeroporto. Considere que precisará gastar com transporte para ir até a cidade e faça as contas para ver se vale a pena.

Minha dica para conseguir melhores preços é pesquisar com antecedência utilizando sites como o Booking.com que mostra as diversas opções de hospedagem, recomendações de outros viajantes e muitas vezes permite a reserva com a vantagem de cancelamento grátis e a possibilidade de efetuar o pagamento apenas no local.

dicas zurique
Mais de Monique Bianchi

Balada na Hora do Almoço – Trident Refresh

Que tal sair no horário de almoço para curtir uma balada e...
Leia Mais

36 Comments

  • Tenho um blog: http://www.novosterritorios.com e vou conhecer Zurique pela primeira vez neste ano, com um grupo, pois junto com uma guia de viagens, organizamos um roteiro de viagem para comemorar o primeiro Aniversário do blog. O roteiro já foi postado. Gostei muito do seu post e devo até indicá-lo para quem quiser previamente conhecer a cidade. Talvez até publique uma de suas fotos, mas não esquecerei de citar a fonte da foto. Obrigado.

  • Oi, Monique!
    Tudo bem?
    Sou muito fã do seu blog! Seus relatos são ótimos! =D
    Em Setembro, passarei alguns idas na Suíça, com base em Basiléia (escolhi devido ao desejo de visitar também a França e Alemanha).
    Já até escolhi alguns lugares para bate-voltas, como: Lucerna, Berna, Strasbourg, Freiburg, Thun… então, vi Bellinzona, e fiquei na dúvida: você acha que vale a pena, considerando a distância?
    Gostaria também de conhecer mais algum lugar pitoresco na Alemanha (estou sem carro). Você tem mais alguma sugestão, além de Freiburg?
    Obrigada! Um beijo e lindas viagens para você!

    • Olá Danielly, que bacana, obrigada. Fico feliz! Os castelos de Belinzona são bem legais, Patrimônio da Unesco mas realmente fica longinho, quase 3 horas de transporte público. O ideal seria passar 1 noite na parte italiana da Suíça e aproveitar para conhecer a cidade de Lugano também que fica pertinho de Como, e/ou Ascona e Locarno. Sim, há ,muitas outras opções de lugares com castelos e ou cidades pitorescas. Veja a cidade de Stein am Rhein próximo de Zurique por exemplo. Em Lucerne, não deixe de visitar a muralha e torre Musegg.Em Thun há diversos castelos também. Espero ter ajudado. Abraços

  • oi Monique… que delícia voltar a Zurique pelas suas palavras. Ao contrário de você, eu gostei facilmente de Zurique, não tanto quanto de Genebra ou Fribourg mas gostei muito. Ela é mesmo bonita e vibrante, mas você não acha que mesmo assim Zurique mantem um ar de cidade pequena?! Passei pelos pontos turísticos que você menciona (suas fotos estão lindas demais!) mas não fui à fábrica da Lindt. 🙁

    O lago Zurique é bonito não?! E eu fiz exatamente o que você fala: sentei e relaxei! 🙂 Texto ótimo! Parabéns por tantas boas explicações! bj

    • Oi Analuiza! Pois é, acho que o centrinho histórico de Zurique tem mesmo esse ar de cidade pequena, mas talvez pelo fato de eu ter vivido minha vida toda em Sao Paulo e ao chegar na Suiça ter ido conhecer primeiramente as cidades pequenas, Zurique demorou a me conquistar,rs. Mas hj em dia adoro a cidade e sim, o lago é sensacional e muito bom para fazer diversas atividades nem que seja apenas para apreciar a vista né. Abraços e obrigada!

  • Excelente roteiro por Zurique. Fiquei bobo com a foto do alto da torre, não cheguei a subir. Também não fui a Zurich West… quero voltar no verão para conhecer essas partes que não tive chance de conhecer.

    • Oi Leo, Zurique é realmente uma cidade muito bacana e cheia de opçoes. Acho que essa vista da torre da igreja vale muito à pena, mesmo que tenha que subir varios degraus haha e Zurich West é bem diferente e um passeio bacana mais local que turistico no momento. Volte sim no verao e vc vai amar a cidade. Abraços

  • Olá Monique!
    Zurich é uma cidade que eu quase conheci em uma escala. Digo quase porque o voo atrasou e, minha escala que era de 7 horas virou de 3h… ai nem rolou de sair do aeroporto… =(
    De qualquer forma, estamos planejando conhecer a cidade em breve! Seu post certamente será de grande utilidade e já está favoritado!
    Um abraço

    • Oi Flávio! Poxa que pena, porque em uma escala de 7 horas vc conseguiria conhecer pelo menos o centrinho de Zurique e algumas das principais atraçoes já que a cidade é muito perto do aeroporto! Mas espero que possa conhecer a cidade em breve, acho que irá gostar! Um abraço

  • Parabéns Monique, suas dicas são valiosas. Um verdadeiro guia completo para conhecer a cidade. Obrigada por compartilhar a sua experiência.

  • Oi, Monique. Obrigada pela resposta. Te pergunto: os dias que vamos ficar sem o SwissPass são os dias de chegada e o de saída de Zurique. Para os 4 dias do “meio”, teremos SwissPass. Aí pretendo fazer o passeio nesses quatro dias assim: Passeios de um dia lagos Thun e Brienz; passar um dia em Berna; Subir montanha Rige e tomar banho nas águas termais; e a última escolha estou em dúvida entre visitar Basel e fazer o GoldenPass. O que tu achas, com a tua experiênca? Qual a tua opinião sobre os passeios escolhidos? Terias alguma modificação? Vamos passar todas as noites em Zurique, reservamos hotel lá. Última pergunta: nesses dois dias em que não temos o SwissPass e provavelmente estaremos em Zurique, quais os passeios que tu recomendas que não sejam tão caros? Muito obrigada! =)

  • Olá, Monique, tudo bem? Agradeço muito todas as suas dicas, estou usando tudo pra planejar minha viagem com a mãe agora no verão. Nós vamos ficar 6 dias em Zurique e de lá vamos fazer vários passeios pela Suíça através do SwissPass. Só que nós vamos comprar aquele de 4 dias, pois o de 8 fica muito caro e acabaremos desperdiçando dois dias. Minha pergunta é: para o dia em que não teremos SwissPass, estou pensando em fazer um passeio de barco pelo rio Zurique e visitar a loja de chocolate da Lindt. Tu tens ideia do valor do passeio de barco por pessoa? Desde já te agradeço muito! 🙂

  • Oi Monique!

    Adorei suas dicas sobre Zurique, principalmente sobre a parte da chegada no aeroporto de Zurique, foram muito úteis. E por falar nisso, tenho algumas dúvidas também.
    Vou chegar na Suíça pelo aeroporto de Zurique e de lá já quero ir direto para Lucerne. Será que do aeroporto é possível pegar um trem direto para Lucerne? Onde eu verifico o número do trem, os horários e o tempo de percurso? Será que eu vou precisar descer na estação Zurique HB?

    Grata ;D

    • Oi Karina, que bom que o post foi útil! Sim, há alguns trens que fazem o percurso até Lucerne direto, mas dependendo da hora que você chegar, você pode pegar qualquer um que pare na Zurich HB, que é a estaçao de trem principal de Zurique e de lá pegar outro trem para Lucerne. Hã vários paines indicando os próximos trens mas recomendo baixa o app SBB Fahrplan onde vc consegue ver todos os trens e informaçaoes como a plataforma onde parar, horários e preços de bilhete.

  • Olá, Monique,

    se possível, poderia me dar umas dicas? (j;a copiei todas as que estão aqui! ‘Otimas!)

    Ficarei 4 noites em Zurique, chegando em 26/12. Como é uma época de muito frio, não sei se têm indicaçoes específicas e mais adequadas de passeio para esta época do ano. O que sugere?
    Obrigada,
    Sandra

    • Oi Sandra tudo bem? Olha, com 4 dias em Zurique você pode fazer vàrios passeios bate e volta pq o centro da cidade vc conhece em 1 dia ou até meio dia se for sò na parte antiga onde fica a maior parte das atraçoes. Recomendo as seguintes cidades para bate e volta: Lucerne, Zug, Berna e Basel. Em Lucerne hà passeios incriveis pelas montanhas, como Titlis e Pilatus! Nessa época é frio sim mas rola os mercados de natal onde vendem vinho quente e rola mùsica, é bem animado! Só nao esqueça rouspas termicas e um casaco à prova ‘agua e pra neve e sapatos especificos também, dai você nao tera problema com nenhum passeio! Beijos

    • Olà Michela, tudo bem? A Street Parade esse ano vai ser dia 29 deste mês! Dà para encontrar sim, porém Zurique é o olho da cara em se tratando de hospedagem, por isso recomendo olhar o quanto antes para garantir os hotéis com melhor custo benefício ou hostel mesmo!AliÀs, a essa altura do campeonato uma galera ja deve ter reservado, pq realmente aqui lota demais!É impressionante!Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *