Swiss Travel Pass: Quanto custa | Como comprar | Vale a pena?

Como funciona swiss travel pass

Adquirir um Swiss Travel Pass como comentei diversas vezes aqui no Blog é uma das formas mais práticas e também econômicas de viajar pela Suíça. O bilhete múltiplo de transporte feito especialmente para turistas na Suíça parece caro mas assim que você descobre tudo o que ele inclui dá para entender porque vale tão a pena. Além disso, a Suíça é um dos melhores países do mundo para viajar de trem e de transporte público em geral já que conta com eficiência, qualidade e vistas panorâmicas.

Por que o Swiss Travel Pass vale a pena | Benefícios

O Swiss Travel Pass é um passe múltiplo que dá acesso o uso de toda a rede de transporte pública da Suíça (trens, trans, ônibus e até barcos) em mais de 90 cidades da Suíça. Veja o mapa com a área de validade abaixo ou baixe o arquivo pdf aqui.

Uma das maiores vantagens do Swiss Travel Pass é que ele garante gratuidade em alguns dos passeios de montanhas mais populares pelo país como Rigi, Stoos e Stansehorn. Esses passeios por si só já possuem um alto custo. Além da gratuidade nesses passeios, com o Swiss Travel Pass você consegue fazer todos os passeios de trem panorâmicos da Suíça de graça (só não inclui a taxa de reserva de assento).

mapa area de validade swiss travel pass
Clique para ver em tamanho maior. Mapa que demonstra toda a região onde o Swiss Pass é aceito

O Swiss Travel Pass também dá gratuidade na entrada de mais de 500 museus na Suíça e descontos de até 50% em diversos outros passeios. Quem tem o Swiss Travel Pass também se beneficia de descontos e tarifas especiais para outros trens pela Europa como TGV Lyria, CityNightLine (na rota de/para a Suíça).

vantagens do swiss pass

A rede de transportes pública da Suíça é exemplar com trens pontuais, confortáveis, limpos, espaçosos e sempre com ampla opção de lugares. Além disso, conecta as principais cidades e aeroportos do país.

Sem dúvidas, o Swiss Travel Pass é uma excelente aquisição para uma viagem pela Suíça. Neste artigo você vai descobrir as principais vantagens do Swiss Pass em detalhes, como calcular se ele vale a pena para a sua viagem e como comprá-lo online. 

Leia também:

goldenpass suíça
Apreciando a vista durante o passeio Goldenpass, uma das rotas de trem panorâmicas na Suíça e que sai grátis utilizando o Swiss Pass

Como calcular se o Swiss Travel Pass vale à pena

O Swiss Travel Pass não é um bilhete considerado barato, mas é sim um excelente investimento e forma de economizar ao visitar a Suíça. Veja abaixo o porquê e um passo-a-passo para descobrir se vale a pena ou não comprar um Swiss Pass para a sua viagem.

1 – Primeiramente o ideal é definir os dias de viagem e os trechos que pretende fazer.

calculando se o swiss travel pass vale à pena
Exemplo de roteiro com dias de viagem pela Suíça

2 – Agora é hora de descobrir os valores de cada trecho previamente definido. Para isso use o timetable no site da SBB, a companhia de transportes da Suíça. Se o site não estiver em inglês, selecione essa versão e conforme abaixo preste atenção para selecionar bilhetes de segunda-classe e sem direito a nenhum desconto. ( Esse campo é dedicado a moradores que possuem cartões mensais ou que dão descontos na passagem). Não se esqueça também de definir se o bilhete é apenas um trecho ou ida e volta. (Mais dicas sobre como utilizar o site da SBB para pesquisas ou compras de bilhetes de trem na Suíça você encontra aqui.)

comprando bllhetes de trem suiça

3 – Com a tabela já completa com os valores de cada trecho, faça a soma e compare o valor com um bilhete Swiss Travel Pass para a mesma quantidade de dias de sua viagem. Como você pode ver no exemplo abaixo, o Swiss Pass sai mais barato, mesmo estando com o valor em euros. Além disso, com ele você poderia fazer um passeio de barco a mais pelo lago de Brienz, por exemplo no dia 3 ou visitar a Montanha Rigi em Lucerne no dia 2 totalmente de graça.

Com o Swiss Travel Pass também não há necessidade de ir a um guichê comprar um bilhete para cada trajeto que necessita. Você tem maior comodidade ao apenas verificar os horários de saída do transporte.

Tipos de passes | Entenda as diferenças

Basicamente existem dois tipos de Swiss Travel Pass. O comum e o Swiss Travel Pass Flex . Para escolher qual deles vale mais a pena para a sua viagem é preciso definir alguns fatores como o tempo de duração da sua viagem no país, sua rota e o quão frequentemente você planeja utilizar a rede de transportes para se locomover.

Veja abaixo a explicação de cada um desses passes.

swiss travel pass dicas

Swiss Travel Pass comum

Essa opção de bilhete do Swiss Pass funciona da seguinte maneira: você pode optar por comprar um bilhete de 3 , 4, 8 ou 15 dias consecutivos.

Isso significa que a partir do momento em que você validar o seu passe ele estará valendo pela quantidade determinada de dias comprados. Isso é particularmente útil se você já tem um roteiro pré-definido ou se você pretende utilizar o transporte diariamente para se locomover.

Swiss Travel Pass Flex

Como o próprio nome diz, esta opção de passe é mais flexível. Você pode comprar um Swiss Travel Pass Flex para a mesma quantidade de dias, 3,4,8 ou 15 dias porém o passe tem validade de 1 mês e você pode escolher os dias em que pretende utilizá-lo e os dias não precisam ser consecutivos.

A vantagem do Swiss Travel Pass Flex é realmente a flexibilidade, principalmente em caso de mudanças de roteiro de última hora. Além disso, você não perde dias de utilização caso mude os planos e decida passar uns dias explorando cidades sem a necessidade de pegar transporte público.

Digamos por exemplo que você resolva se hospedar em uma cidade e neste dia resolva ficar por lá e fazer passeios curtos sem deslocamento com o transporte público. Nesse caso em que você não pretende utilizar diariamente o transporte, se você tivesse o Swiss Pass de período continuo você perderia o dia de utilização, o que é uma pena.

Primeira Classe e Segunda Classe no Swiss Travel Pass

Tanto o Swiss Travel Pass como o Swiss Travel Pass Flex podem ser comprados para primeira ou segunda classe . A segunda classe do transporte público da Suíça é excelente e não há tanta diferença assim para a primeira classe, escolhida normalmente por quem quer um pouco mais de exclusividade ou precisa de maior espaço para a bagagem.

Dependendo da época de viagem, a segunda classe de alguns trens que fazem trechos populares pode ficar mais cheia, o que é uma boa razão para garantir um Swiss Travel Pass de primeira classe caso viaje em alta temporada para a Suíça.

Descontos e passes especiais

Swiss Pass para crianças

Crianças menores de 6 anos viajam grátis e não precisam de um passe, porém se a criança for mais velha (de 6 a 16 anos) ela também pode viajar de graça se estiver acompanhada de um dos pais que esteja utilizando um Swiss Travel Pass.

Para isso é necessário adquirir um Swiss Family Card que é gratuito e pode ser adquirido automaticamente online ao comprar o Swiss Travel Pass para um adulto e colocar a quantidade de crianças que irá viajar junto.
Se a criança estiver desacompanhada dos pais ela tem direito a 50% de desconto do valor normal do ticket Swiss Pass.

swiss travel pass family card para crianças

Swiss Pass para jovens

Jovens de 15 a 26 anos possuem um desconto de 15% na aquisição de qualquer Swiss Travel Pass.

Como utilizar o SwissPass

Viagem ilimitada

Com o Swiss Pass você pode embarcar e desembarcar a qualquer hora e local de acordo com a sua programação.

O passe possui uso ilimitado dentro do período para o qual foi comprado então você pode pegar quantos trens quiser, repetir trajetos, fazer passeios de barco, enfim, o que a sua criatividade e tempo de viagem lhe permitir.

Validando o seu Swiss Travel Pass

Ao comprar um Swiss Travel Pass online você precisa escolher uma data que será válida como o primeiro dia de uso do passe. A validade do Swiss Travel Pass vai até as 5 da manhã da data de expiração do seu passe.

Na Suíça não existe catraca nas estações ou dentro dos transportes público, e o controle é feito por agentes de transporte público que passam no trem (ônibus, trma ou barco) e solicitam que você comprove que tem um ticket. No caso do SwissPass você deve apresentá-lo online no seu celular ou tablet ou impresso. É importante estar também com o seu passaporte pois o agente pode querer verificar que você é um estrrangeiro, afinal o Swiss Travel Pass só pode ser utilizado por turistas.

Para o Swiss Travel Pass comum

Após o pagamento você receberá em seu email um arquivo em pdf que já é o bilhete. Este pode ser impresso ou apresentado online em seu celular ou tablet.

Para o Swiss Travel Pass Flex

Já para o Swiss Travel Pass Flex o procedimento é diferente e o passe necessita de uma ativação para ficar válido.

A confirmação em pdf recebida por email é apenas um recebido e deverá ser utilizada para validar o seu Swiss Travel Pass Flex neste website. Depois de ativar o seu Swiss Travel Pass você receberá um bilhete para cada dia válido de viagem e ele poderá ser impresso ou apresentado online no seu celular ou tablet durante a inspeção no transporte.

Reserva de assentos

Os trens da Suíça, com exceção das rotas panorâmicas, não exigem uma reserva de assento. Basta embarcar, encontrar o seu assento e viajar tranquilamente na posse do seu Swiss Pass já validado. Dificilmente você encontrar algum trem lotado ou vê pessoas viajando de pé.

A maioria dos trens são bem espaçosos, alguns contam com segundo andar e até um espaço playground para crianças e geralmente sempre ficam lugares vagos.

É claro que se você estiver viajando com sua família ou um grupo de pessoas é possível fazer sim uma reserva para garantir que todos sentem próximos uns aos outros e essa reserva pode ser feita pelo site da SBB ou nos guichês das estações de trem.

Já nas rotas de trem panorâmico como Glacier Express e Bernina Express é necessário fazer sim a reserva de um assento pois são passeios turísticos e não possuem a mesma frequência dos trens regionais.

Importante:

. O Swiss Pass é pessoal e intransferível. Ou seja, no momento da compra é escolhido o nome do titular e apenas ele pode utilizar o bilhete que deve ser assinado.

.O Swiss Pass pode ser comprado apenas por pessoas que não moram na Suíça ou Lichtenstein. Se você mora aqui, precisa ver outras opções como o GA ou Halbtax porque este ticket realmente é apenas para turistas e válido com a apresentação do passaporte.

Como comprar o Swiss Travel Pass online | Passo-a-passo

A RailEurope é considerada como o Distribuidor número 1 de Bilhetes de trem na Europa e é possível adquirir o Swiss Travel Pass neste website.

como comprar swiss travel pass online
  1. Selecione Rail passes, Switzerland como país e a data de início de validade do Swiss Travel Pass
  2. No campo de viajante clique na seta para abrir todas as categorias e escolha a opção de adulto ( 28 a 59 anos), Senior ( a partir de 60 anos) ou Criança/Adolescente ( de 0 a 27 anos). Você deve selecionar aqui todas as pessoas para as quais estará comprando o passe. Ao incluir as crianças, o Swiss Family Card será incluso automativamente.
  3. Depois de selecionar as pessoas as quais estará comprando o passe, uma tela com as opçóes de bilhetes se abrirá. Selecione a opção desejada, Swiss Travel Pass comum ou Flex, a quantidade de dias e se estará viajando de primeira ou segunda classe
  4. Após escolher os bilhetes desejados, confirme e inclua os dados de pagamento e seus dados pessoais como o email onde irá receber a confirmação e bilhete.
swiss pass comprar online

Quando o Swiss Travel Pass não vale a pena?

Como citado anteriormente, cada viagem e roteiro é que vai definir se há necessidade ou não na compra de um SwissPass.

Há casos de pessoas que não planejam muitos deslocamentos e pretendem conhecer de 2 a 3 cidades apenas ou estão apenas de passagem pelo país.Neste caso vale à pena comprar os bilhetes separadamente pois o valor será mais baixo.

Minha dica é entre no site da SBB, pesquise cada trajeto separadamente e coloque no papel todos os custos dos bilhetes, não esquecendo do trajeto de ida e volta ao aeroporto. Se o valor ficar próximo ao preço de um Swiss Pass de 3 dias ( o menor período disponível) por exemplo, o SwissPass ainda vai valer mais à pena pois inclui entrada grátis em museus e também os passeios de barco. Um trajeto de ida e volta por exemplo de Zurique até a cidade de Lucerne custa 50 francos!

Muita gente acaba escolhendo alugar carro também aqui na Suíça, quando viaja em família, o que permite incluir outros países próximos da fronteira no roteiro. Muitas vezes o aluguel de carro acaba saindo mais barato, considerando o numero de pessoas e dias de aluguel.

Leia aqui algumas dicas e infos úteis para dirigir na Suíça. Esse outro artigo onde faço um comparativo entre alugar um carro ou comprar um Swisspass também pode te ajudar!

Bom, espero ter dado uma geral nas principais informações a respeito do Swiss Travel Pass e te desejo uma excelente viagem pela Suíça.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Roteiros Personalizados | Tours Privativos

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Jardim Botânico: para desacelerar em São Paulo

Morar em São Paulo é lidar diariamente com situações estressantes de grandes...
Leia Mais

93 Comments

  • Olá Monique! Você sabe me dizer se com o Eurail Global Pass eu teria tudo o que o Swiss Pass me daria? Minha intenção é fazer um mochilão de 30 dias pela Europa, aí eu queria saber se o Eurail Global Pass me dá viagens ilimitadas não somente entre países, mas também dentro de cada um deles. Obrigado!

    • OlÁ Leonardo, o Eurail Global Pass tb oferece transporte ilimitado dentro de cada país pelo que sei mas nao oferece outras vantagens como descontos em passeios de montanhas por exemplo. Recomendo se informar com a Raileurope diretamente para saber todos os detalhes de cada passe. Abraços

  • ola Monique,estou me programando para ir a Suíça,eu mais meu esposo,ate já estamos com passagem compradas para setembro,mais mudar por causa da pandemia…vamos mudar a data para maio de 2021..voce poderia me ajudar em um roteiro de 15 noites..vamos chegar por Zurique e retornar por genebra..Ai estou pensando em fazer 3bases ou 4 o que você me indica evou comprar sim oSwiss PASS FLEXIVEL POR 15 PELO SEU SAITE QUANDO estive definida a minha viagem..como base pensei \\\\\\\\\\\\\\\\\zurique,Interlaque,Genebra…pretendo comprar uns passeios mais não pelo saite e sim local..nao gosto desse saite que você indica….você poderia fazer um roteiro para mim..também sempre compro meus hotéis pelo Booking.

    • Olá Carlos, sim, o Swiss Travel Pass tb é vendido nos guiches da SBB ou centro de turismo nas maiores estaçoes de trem do país. Caso queira comprar com antecedencia antes de viajar e receber por email para já levar impresso, pode comprar pela RailEurope que é a revendedora oficial mundial. Abraços

  • Olá novamente, tenho algumas dúvidas ainda, vou comprar o passe de 15 dias intercalados, quanto tempo demora para chegar o passe, pois ele vem pelos Correios correto? outra pergunta eu sei que preciso autenticar o dia antes de entrar nos trens, quero saber se o mesmo tem de ser feito com os demais meios de transportes como barcos e ônibus municipais? e por ultimo para entrar em museus e teleféricos é descontado o dia de uso do mesmo ou é descontado o dia somente nos transportes públicos? Grato

  • Olá, Tudo bem?!

    Muito bom o post.

    Minha dúvida é a seguinte: Devo ir de Veneza (ITA) para Interlaken (SUI), então olhando no mapa eu vejo que a partir de Chiasso (SUI) posso utilizar os Swiss Pass, logo eu poderia pegar o trem de Veneza só até Chiasso e partir dai utilizar do Swiss Pass para economizar um pouco, mas vejo que há trechos pontilhados (50% de desconto) para chegar até Interlaken, como seria feita essa cobrança??? Não vou adquirir o Swiss Pass pensando nesse trecho mas estive pensando nessa possibilidade.

    Desde já agradeço!

  • Olá Monique,
    O SBB GA TravelCard Family somente pode ser utilizados por residentes na Suíça ou também podem ser utilizados por turistas?

    Obrigado.

  • Olá Monique.
    Você me ajudou muito com tuas ótimas orientações e este canal de perguntas e respostas. Parabéns pelo canal, e obrigado desde já pelo apoio.
    Tenho uma outra dúvida: comprado o swiss travel pass aqui no Brasil, quanto tempo ele demora para ser entregue?
    Att,
    Rubens.

  • Olá!
    Seu blog é muito bom! Está me ajudando muito na programação de minha viagem. Só uma dúvida: vou fazer o passeio ao Monte Rigi usando o SwissPass, vc saberia me dizer se a descida através do teleférico também está inclusa? Muito obrigada.

  • Olá! Obrigada pelas preciosas dicas.
    Adquiri o Swiss Pass e minha dúvida é a seguinte: eu não preciso “comprar” os bilhetes dos trens e barcos que pretendo utilizar? Só entrar nele e mostrar o voucher quando solicitado? Apenas faço reserva dos assentos dos trens panorâmicos?
    A outra dúvida é sobre o início da minha viagem pela Suíça, eu partirei de Tirano e irei até Chur. Minha intenção era fazer todo o trajeto com o Bernina, porém essa opção só está disponível a tarde e prefiro viajar pela manhã para aproveitar a tarde em Chur. Por isso, pegarei o trem regional no trajeto Tirano-St. Moritz e o panorâmico no trajeto St. Moritz-Chur. Eu já posso usar o Swiss Travel na partida em Tirano, mesmo sendo na Itália, já que a linha começa nesta cidade?
    Ainda é necessário validar o voucher do Swiss Pass (o meu foi enviado na mesma hora da confirmação do pagamento e possui um QRCode)?
    Desde já te agradeço pelas informações.

    • Olá Kathia tudo bem? Isso mesmo, imprima o Swisspass e ele é o seu passe pra os trajetos, exceto as reservas dos trens panorâmicos. Até onde sei é preciso validar sim a não ser que tenham mudado. Recomendo confirmar na estação de partida. Sim, inclui a rota já saindo de Tirano.um abraço

  • Olá! Obrigada pelas dicas.
    Adquiri o Swiss Pass e minha dúvida é a seguinte: eu não preciso “comprar” os bilhetes dos trens e barcos que pretendo utilizar? Só entrar nele e mostrar o voucher quando solicitado? Apenas faço reserva dos assentos dos trens panorâmicos?
    A outra dúvida é sobre o início da minha viagem pela Suíça, eu partirei de Tirano e irei até Chur. Minha intenção era fazer todo o trajeto com o Bernina, porém essa opção só está disponível a tarde e prefiro viajar pela manhã para aproveitar a tarde em Chur. Por isso, pegarei o trem regional no trajeto Tirano-St. Moritz e o panorâmico no trajeto St. Moritz-Chur. Eu já posso usar o Swiss Travel na partida em Tirano, mesmo sendo na Itália, já que a linha começa nesta cidade?
    Desde já te agradeço pelas informações.

  • Adorei teu post! Você não tem idéia de como ele ajudou muito no montagem do meu roteiro, brigadão ❗⚘
    Só te peço mais uma pequena informação, se não for atrapalhar:
    Irei usar o swiss travel pass para ir a Jungfraujoch, onde terei desconto de 50% para subir de trem. Neste caso, como devo proceder para pagar os 50%? Onde tengo que ir para pagar, commquem tenho que falar?
    Meu e-mail: biovirtual@hotmail.com
    Mais uma vez, obrigado! E que você faça outras viagens maravilhosas❗⚘

    • Olá Rubens tudo bem? O Swisspass dá 25% de desconto no passeio Jungfraujoch a partir de Wengen e não 50%. Basta apresentar o swissoass em qualquer estação de trem ou no centro de turismo de Interlaken ou online escolha Swisspass cmo forma de desconto e irão verificar no trem.ok? Abraços

      • Monique, obrigado pela resposta.
        Tenho mais dúvida: comprando o Swiss Travel Pass aqui no Brasil, quando tempo ele demora para ser entregue aqui?
        Brigadú de novo, tudo de bom.

  • Oi tudo bem achei super completo seu blog e até agora o melhor para obter informações. Eu sou um pouco ignorante pra essas coisas então mesmo achando q vc já tenha respondido no seu post eu vou perguntar assim mesmo. Eu gostaria de saber se vale a pens comprar o Swiss pass apenas pra ir de Basel pra Genebra? Ou se tem transfer, que meios tem pra ir de Basel pra Genebra, quanto custa e quanto tempo de viagem?

    • Olá Beatriz obrigada! Fico contente que o blog esteja sendo útil ko planejamneto de sua viagem à Suíça. Se for apenas para fazer este trajeto, nao vale adquirir o swisspass. Pesquise o trajeto no site sbb.ch ou no aplicativo deles e veja o preço. O Swisspass é indicado para mais dias e mais trajetos. Abraços

    • Olá Camila! Tudo bem? O SwissPass é válido apenas em território suíço. Nesse trajeto o SwissPass é válido apenas até a fronteira e vc precisa adquirir um ticket extra a partir de lá. Se vai viajar pra outros países por mais dias pode ser que compense olhar um Europass ou outras alternativas que incluem de 2 a 3 países por exemplo.

  • O passeio de barco pelo lago Luzern é incluso no swiss pass? Como posso consultar os horários? Estou querendo sair de Flüelen para Luzern e não estou encontrando no site do sbb os horários. E se eu tiver Swiss Pass é só chegar e embarcar no barco? Ou preciso de alguma forma fazer uma pré reserva? E nos trens? É só chegar e entrar? Outra pergunta, vi pelo site que eles fazem o trajeto Milão – Lugano. Está incluso no swiss pass? Ou tenho que comprar separado? Obrigada

    • Olá Mítila, tudo bem? Sim, os passeios de barco estão inclusos no SwissPasss (exceto o passeio circular de apenas 1 hora) e vc não precisa de nenhum ticket. Só entrar no barco e na hora do controle que é depois que o passeio começa, mostrar o Swiss Pass. Para ver horários, e mais informações sobre os passeios de barco acesse esse artigo aqui. Com o trem e ônibus é a mesma coisa, não é necessário nenhum bilhete, apenas apresentar o Swisspass na hora do controle. O Swisspass serve apenas para a Suíça. Qualquer outro trecho além da fronteira deve ser pago a parte. Abraços

  • Oi amiga, adorei o post, consigo fazer esse percurso no outono (final de outubro) ? queria encaixar zurique, lucerna, brienz e berna em 2 dias e meio, e depois seguir para milão. oq acha?

  • Olá! Estou pensando em comprar o Swiss travel pass para viajar pela Suíça mas tenho uma dúvida. Devo ir de Munique para a Suíça, sabe se o Swiss travel pass é válido para esse deslocamento ou se da direito a algum tipo de desconto?

    • Olá Thiago; tudo bem? O swisspass só é válido dentro da Suíça. Nesse caso você viajaria free até a última cidade suíça e teria que comprar um ticket de lá a Munique mas faça as contas pq as vezes nao vale usar um dia de viagem do swisspass pra esse trajeto. Abraços

  • Oi Monique

    Estou por aqui “fuçando”o seu blog desde o momento que fechamos nossa viagem para Suiça e Munique.
    Mas aí… lendo mais e mais, as ideias e duvidas vão surgindo.. Já pesquisei um bocado e não consigo decidir entre Global Pass, Swiss Pass, ou Swiss Pass + Bayern Ticket.
    Eu e meu marido viajaremos em janeiro de 2020 , sendo 10 dias em Munique ( bate e voltas Castelo, Austria…) e 10 dias em Lucerna e Zurique. Provavelmente não vamos alugar carro, e faremos os tradicionais bate e volta, alternando com dias de sossego na cidade. Faremos Munique – Zurique de avião.
    O Global Pass inclui os trens aeroporto-cidades? Trens , trams e ônibus locais nas cidades mencionadas?
    Conto com sua experiencia para resolver esse quebra cabeça!!!
    Abraços,
    Flavia

    • Olá Flávia tudo bem? A melhor maneira de você descobrir isso é botando no papel os trajetos e valores conforme ensinei aqui no post. Difícil dizer o que vale mais a pena pra voces sem considerar os trajetos. Minha dica é baixe os mapas com as areas de cobertura de cada passe e compare com seu roteiro considerando valores. Abraços

      • Bom dia Monique!!!

        Super obrigada pelo retorno, já estamos fazendo uma tabelinha e realmente é um quebra cabeça!!!

        Parabéns mais uma vez pelo excelente blog, as suas dicas estão ajudando demais a elaborar nosso roteiro.

        Abraços

        Flavia

  • Monique, estou passando pra te deixar uma mensagem de agradecimento. Estive na Suíça recentemente e as dicas que você deu aqui foram essenciais para nossa viagem. Para quem viaja à Suíça pela primeira vez, meu caso, entender o sistema de trens deles é bem desafiador, e fazer as compras no site então…. enlouquecedor…. rsrsrs
    Seu blog foi primordial para nosso planejamento e nosso deslocamento foi muito mais simples graças a você. E isso fez toda a diferença.
    Deixo aqui um abraço de muito agradecimento.
    Valeu!!!

  • Olá, parabéns pelo site é ótimo!!!
    Já comprei o Swiss pass e tenho uma dúvida.. irei fazer várias cidades da suiça em 10 dias.. porém um exemplo.. para ir de Lucerna a Zermatt vi que há várias trocas de trens: de Lucern – Berna Berna- Visp Visp – Zermatt como irei anotar no swiss pass? irá contar apenas como 1 dia de uso?

  • Olá Monique muito bom teu blog !! Gostaria de uma ajuda tua para fechar me roteiro, pegarei um carro em Milão dia 26.outobro logo que chegar de um voo de SP e já parto para dormir em Interlaken, aí vou ficar 3 noites, iremos eu e minha esposa, 10 anos de casados. Pensei:
    dia 27.out conhecer Interlaken, Lauterbrunnen, passear por Grindelwald para almoçar, e Thun. Tranquilo para 1 dia estando de carro?
    dia 28.out gostaria bastante de ver e curtir neve ( sem esquiar ), Mount Titlis-Engelberg pela manhã e depois realmente conhecer Lucerna
    dia 29.out vamos para Garmisch Parterkinchen-ALE, então não devemos fazer nada além de check out e estrada até o próximo destino, talvez uma passada em Valduz em Liechenstein, … seguindo para visitar Neuchwastein
    Me diz aí o que acha, desde já te agradeço.
    Abraços

    • Olá Wagner tudo bem? Bom, acho que para o dia 27 fica muito corrido conhecer o centro de Interlaken, Lauterbrunen e Grindelwald, mas dá sim. Vai ser claro só para conhecer o básico de cada cidade. Mais infos de Grindelwald nesse artigo aqui e para saber de Lauterbrunnen leia esse outro. Quando estiver indo a Lucerne, o caminho é lindo e vcs conseguirão parar em cidades como Brienz e Lungern para ver 2 lagos lindos conforme dou dicas aqui.E nesse outro artigo tb explico algumas coisas sobre dirigir na Suíça. Espero ter ajudado. Caso ainda não tenha alugado o carro, recomendo peaquisar aqui. Abraços

  • OLá Monique como vai?

    Suas dicas foram fundamentais. Iremos comprar o Swiss Pass, mas compraremos ao chegar no Aerporto de Zurique. Sabe dizer qual o horário de funcionamento da “agência”?
    Obrigada.

  • Monique, resolvi viajar pra Suíça quase em cima da hora (1 mês de antecedência). Conheci seu blog agora e está me ajudando muito – obrigada!!!
    Excelente post sobre o SwissPass, estou tentando absorver o máximo possível. Ainda estou na dúvida se compro o de 8 dias livres ou 15 dias contínuos (ficarei 13 dias no país, mas deslocar-me-ei bastante – somente pararei 1 dia inteiro em Genebra, 1 em Berna, 1 em Lausanne e 1 em Zurique, por isso estou ponderando).

    Mas o que queria perguntar a você é sobre a questão das malas. Viajarei com uma mala grande, aquela que todo brasileiro viaja pro exterior, com 158cm de somatório das dimensões (18 dias na Europa, não tem como ser muito diferente, né?) e estou um pouco apreensiva em relação ao espaço pra ela no trem, na segunda classe. É tranquilo? Tem lugar pra colocar a mala, como nos TGV ou Thalys franceses? Já viajei na Bélgica, Holanda, França e Itália, e nunca tive problema com esse tipo de mala. Mas queria saber como é em relação aos trens da Suíça.

    Muito obrigada, desde já,
    Carol

    • Olá Carol tudo bem? Que bom que o blog esteja sendo útil. Bom, quanto àd malas não acredito que você terá problemas. Vejo direto turistas com essas malas grandes e quando não há espaço nos hacks para bagagem que não são muitos, as pessoas acabam colocando as malas entre um banco e outro se couber ou proximo delas no chao ocupando o espaço que seria de um passageiro. Em geral nao ha problemas quanto a isso, especialmente nos trens saindo ou chegando do aeroporto. Mas recomendo sempre chegar antes do horário do trem para tentar ser uma das primeiras pessoas a entrar e já conseguir garantir um local pra sua bagagen. Em último caso, existe um serviço que a sbb oferece em que despacha a sua mala diretamente pra um destino. Não sei qto é mas é uma opção tb. Espero que dê tdo certo. Abraços

      • Obrigada pela resposta, Monique! Também acho que dará certo! Como eu tenho horários tranquilos de deslocamento, vou me programar sim pra chegar com antecedência e ter mais espaço pras malas! Fiquei apreensiva em relação a não poder viajar com malas grandes (tipo ser alguma regra da SBB e tal), mas já que é comum ver turistas deslocando-se com seus “trambolhos”, levarei o meu!

    • Oi Monique, tudo bem? Comecei a acompanhar seu blog faz pouco tempo, ainda estou digerindo e absorvendo todas essas informações. Ano que vem estarei vivendo um momento mt especial com a patroa, iremos nos casar e iniciamos o projeto lua de mel na Europa. Por algum motivo voltamos a nossa atenção pra Suiça, principalmente a região de interlaken que parece casar muito com oq a gente adora, que são essas paisagens naturais belíssimas, sem muito clima de cidade grande. Ainda estamos projetando a nossa viagem, fase inicial, de olho nas passagens aéreas e etc. Infelizmente não vejo muitas passagens com promoção diretamente pra suiça, é sempre italia + suiça ou coisa do genero, o que é uma pena. O plano é ficar 15 dias e o Swisspass parece perfeito pro que a gente quer, mas eu não consegui visualizar direito a questão dos descontos em museus e outras atrações, me desculpe a ignorancia, eu diria que eu sou super leigo em viagens internacionais. Outra dúvida que eu tenho, é se da pra se virar tranquilamente com o inglês no pais ou se eu terei dificuldades de comunicação por conta das linguás faladas ai. A gente pretendia ir em novembro/2019 mas por conta de um post seu aqui no blog estamos pensando em antecipar pra Agosto e pegar o finalzinho do verão. Logo vamos começar a listar as cidades que pretendemos visitar e estipular valores de estadia e alimentação, agradeço mt pelo material que você disponibiliza aqui, está sendo de grande ajuda =)

      • Oi Fabio tudo bem? Olha só que bacana, eu acho a Suíça um destino incrível para lua de mel e a região de Interlaken, não só a cidade, mas as vilas e lagos como Brienz, Thun, Lauterbrunnen, Wengen, Mürren etc possuem paisagens inesquecíveis e há muitos hoteis legais tb para lua de mel. Bom, qto ao Swisspass,o ticket por si só já garante uma economia pq se vc for comprar tickets avulsos para os trajetos que pretende fazer em 15 dias irá gastar provavelmente bem mais pq o transporte público é realmente muito caro por aqui. Os descontos que valem mto à pena nem são em si os de entrada aos museus mas a gratuidade aos passeios de barco em Lucerne, e Interlaken por exemplo e para alguns dos passeios de montanha mais legais do país como monte Rigi, Stanserhorn(bondinho cabriolet), Schilthorn( a montanha do James Bond)e Stoos( o funicular mais inclinado do mundo) Além disso, com o SwissPass há tb descontos em outros passeios de montanha não citados aqui como Pilatus e o famoso Jungfraujoch. Espero ter ajudado. Escrevi algumas dicas de como economizar em uma viagem pela Suíça aqui nesse outro artigo. Espero que seja útil! Abraços

  • Vou viajar daqui a três dias. Eles enviam o passe por e-mail, no formato PDF? Ou apenas na forma física pelo correio? Se for o caso, não teremos mais tempo para receber por correio.

    • Olá Ricardo tudo bem? Normalmente o passe é enviado por email em até 24 horas. Recentemente uma leitora me confirmou isso. Espero que já tenha chegado em seu email. Se puder me dar um retorno por aqui, apenas apra saber e informar os próximos leitores, agradeço! Abraços

  • Monique, td bem? Vou viajar por 24 dias pela Alemanha, Austria, Eslovaquia, Hungria e Suiça.
    Porem serão 10 dias só na Suiça. Você acha melhor comprar o swiss pass ou o passe eurail global?
    Esse passe eurail global tambem dá os mesmos descontos nos passeios na suiça como o swiss pass?

    Obrigada

    • Oi Aline, tudo bem? Bom,pela quantidade de paises que voce ira passar, imagino que o Global Pass da Eurail compense mais. De todos esses paises, a Suica e certamente o mais caro, entao um passe seja ele o SwissPass ou GlobalPass garante uma economia certeira. Comparando o SwissPass com o GlobalPass, ha algumas diferencas mas basicamente garante quase todos os beneficios. Passeios de barco saem de graca com o SwissPass. Ja o Global Pass oferece 50% de desconto na maioria deles, exceto os cruzeiros pelo lago Brienz e Thun que saem de graca. As rotas panoramicas de trem, Bernina, Glacier Express e Golden Pass estao inclusas em ambos os passes *exceto a taxa de reserva. O GLobal Pass tb da o desconto de 25% para subir a Jungfraujoch, Top of Europe. Em resumo o SwissPass da uns beneficios a mais, mas de repente compense calcular os precos dos bilhetes avulsos para os trechos nos outros paises e comparar com o valor do Global Pass. Espero ter ajudado. Abraco.

  • Oi Monique!!Parabéns pelo post e pelo blog!!! Estou indo pra Suiça em outubro e já decidi sobre comprar o passe, a questão é que estou com medo de comprar pela rail europe, pois soube de muitos casos de pessoas que compraram no site e ao chegar na suiça não conseguiram obter, pois o site não reconheceu o pagamento, mesmo as pessoas já terem pago! eu vi em uma das suas respostas que daria pra imprimir o passe na própria rail europe, você poderia me ajudar se a informação realmente procede? muuuito obrigada desde já!

    • Oi Iolanda tudo bem? Obrigada, fico contente que o blog esteja ajudando no planejamento de sua viagem. Bom, eu sempre recomendo o SwissPass para comprar pela RailEurope até por conta da praticidade de poder imprimir em casa e pagar com cartão de credito, antes mesmo da viagem. Não estou sabendo de nenhum problema assim em relação a pagamentos. Imagino que sejam casos isolados. O ticket pode sim ser impresso em casa, mas após a compra ha um período, normalmente de um dia para confirmar o pagamento e enviar o documento via email. Uma leitora fez isso essa semana e me escreveu contando que deu tudo certo. Ela ficou preocupada que o ticket nao chegou no momento da compra mas no dia seguinte recebeu o email e conseguiu imprimir. Eu acho que é tranquilo, afinal a Raileurope é a maior empresa de venda de tickets pela Europa no mundo todo. Mas caso vc compre e tenha algum problema, por favor me informe ok? Abraços

  • Olá Monique!!!

    Excelente o post…Irei para Suiça e vou comprar o SWISS PASS para 03 dias consecutivos, irei para Berna, Lucerna e Linchestain…só estou com uma dúvida, eu não preciso marcar assento…mesmo no verão é tranquilo?
    Obrigada de coração por compartilhar suas experiências conosco.

    • Oi Maria, isso mesmo. Com excecao dos trens de rotas panoramicas, nao é necessario reservar assento. Pode ser que nos horarios de pico, de manha entre as 7 e as 8 e de tarde entre as 5 e as 6, os trens fiquem mais lotados em algumas estacoes de grandes centros como Zurique e Berna, mas raramente acontece de nao ter lugar.

      Bacana que tenha curtido o post e se decidido a adquirir o SwissPass.
      Abraços

  • Oi, bacana o post!!! Vou pra França e Suíça agora em abril e vc sabe me dizer se o trem com dois destinos tbm possibilita descontos na montanha titles??? Obrigada

    • Monique,
      Em primeiro lugar, parabéns por tantas informações que você posta aqui.Toda a Europa está fechada a brasileiros, mesmo vacinados,e fui obrigado a ter a grata surpresa de conhecer o seu blog sobre Suíça, o único país que me aceita.
      Então,pretendo fazer um tour só pela Suiça. Já sei que é melhor o Swiss Travel Flex,mas esse também é enviado por e mail ou só fisicamente? Posso comprá-lo na hora, mesmo nos tempos atuais, quando as estações não devem funcionar como antigamente?

      • Oi Fabiano tudo bem?
        Fico contente que o Blog esteja sendo útil e uma inspiração para você fazer uma viagem a Suíça. Você não irá se arrepender, é um país maravilhoso. O Swiss Travel Pass Flex também é entregue por email mas funciona da seguinte forma. Você efetua a compra no site da Raileurope e receberá uma confirmação por email. Com essa confirmação vc tem que ativar o passe para os dias que pretende usar no site activateyourpass.com e aí vc receberá para cada dia um passe que pode ser apresentado pelo celular por exemplo. Inclusive, se vc comprar antes do dia 31 de julho tem um desconto de 25% rolando e vale bem a pena.

        Um abraço e espero que faça uma boa viagem

  • Monique, Parabéns pelo blog!!
    Você acha que é aceito o Swiss pass para quem vai de trem de Genebra a interlaken? Porque vou a Genebra e vou ficar também em interlaken , como vou ficar no máximo 3 dias em toda Suiça, incluindo o deslocamento, gostaria de saber se vale a pena. Obrigada desde já!! Michele

    • Oi Michele tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog!
      Sim, o SwissPass é aceito em todos os trajetos incluindo trem, ônibus e a maioria dos passeios de barco por todo o país. Para saber se realmente vale à pena adquirir o bilhete, faça o calculo que ensino no post anotando os trechos que pretende fazer e os valores de cada bilhete unico. Abraços

  • Olá preciso muito saber se é possível comprar o swiss pass na Suíça mesmo,pessoalmente? Por exemplo no aeroporto de Zurique?
    E se é o mesmo preço que na internet?
    não vai dar tempo de chegar meu ticket.

    • Oi Paula, é possível comprar o Swisspass nas principais estações de trem na Suíça, como no aeroporto de Zurique. Os valores devem ser bem parecidos. Comprando pela Raileurope , se nao me engano vc tb tem a opção de impirmir os bilhetes em casa, ok?
      Abraços

  • Olá Monique! Poderia me ajudar? Vou pra Suiça em fev/2018, ficarei 5 dias (Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken, Mt. Rigi – sendo a base em Lucerna). Você acha que nesse caso compensa o Swiss Travel Pass? Além disso, vc acha que não é melhor comprar na hora nas estações, considerando a qualidade dos correios brasileiros, tenho medo que não chegue a tempo!!
    Obrigada!!

    • Oi Larissa, tudo bem? Se não me engano, comprando pela Raileurope você também tem a opção de imprimir o ticket em casa, o que acaba sendo bem mais prático. Pela quantidade de cidades, acho que vai valer á pena sim, mas como expliquei no post pesquise o valor unitário d ecada bilhete e faça a conta para ver quanto você gastaria fazendo esses trajetos e comprando bilhetes individuais. Se o valor chegar bem perto do Swisspass, sem dúvida vale a pena. Abraços

  • Olá Monique,
    boa noite!

    Faremos uma viagem em fevereiro de 2018 para Itália, porém passaremos 3 dias na Suíça. Chegaremos em Zurique e ficaremos 2 noites. Penso em ficar uma noite no The Cambrian em Adelboden, fiquei encantada com o lugar. Você acha que vale a pena? De lá, partiremos de Spiez para Milão, nesse trecho o Swiss Pass é valido?
    Obrigada pela atenção e pelo blog 🙂

    Tati

  • Oi Monique, tudo bem?
    Gostaria de esclarecer se brasileiros também tem desconto na opção “jovem” do swiss pass, ou se esse benefício é apenas para europeus.
    Obrigada!

  • Olá Monique, parabéns pelo excelente blog, também to te seguindo no insta e acompanhando tudo, maravilha!!!
    Estou indo com mais 3 pessoas da mesma família para a Suíça. Vamos passar o reveillon em Zurique e depois seguir um roteiro de 7 dias pela Suíça. A principio pensamos em alugar um carro mas não estamos encontrando disponibilidade para pegar em Zurique e entregar em Zermatt. Você me indicaria alguma locadora daí que eu poderia pesquisar? Já olhei no site rentalcars que é onde estou acostumada a reservar e nada. Como somos 4 pessoas, o trem ficou bem caro então tínhamos pensado em somente fazer os panorâmicos. Onde posso pesquisar os preços destes trens?
    Como vê, são muitas dúvidas!!!!
    Obrigada

    • Oi Cristiana muito obrigada! Acredito que você não tenha conseguido achar o carro porque em Zermatt não é permitida a entrada de veículos.A última parada para quem vai de carro é no vilarejo de Täsch e de lá tem que se pegar um trem até Zermatt e deixar o carro estacionado. Acabei de fazer uma pesquisa aqui utilizando a RentalCars e achei sim várias possibilidades. Tentr novamente colocando Täsch ao invés de Zermatt ok? Abraços

  • Boa noite!
    Monique, estou adorando seu blog, mas fiquei com uma dúvida em relação ao swiss pass. estou viajando com meu filho de 15 anos e recentemente uma amiga me falou que foi comprar o swiss pass na estação de trem e não teve direito de levar o filho menos de 16 de graça . E você lá em cima postou que teria que comprar pelo site de Rail europe pra poder ter esse benefício ? Foi isso mesmo? Pôs já estou indo agora dia 07/07/2017 e não terei mas tempo hábil para comprar do Brasil

    • Oi Janine tudo bem? Olha só, acabei de pesquisar aqui no site oficial de Turismo na Suíça e diz que você precisa solicitar o Swiss Family Card, em qualquer estaçao de trem aqui na Suiça, para que seu filho menor de 16 anos viaje de graça caso você tenha adquirido o Swiss Pass. Tem que pedir por esse cartao, senao eles fazem vc adquirir um Swiss Travel Pass Youth que é 15% mais barato e para quem é menor de 26 anos. Mas está no site, olha só: https://www.myswitzerland.com/en-ch/swiss-family-card.html : Swiss Family Card
      Children under age 16 travel nationwide on public transport free of charge when accompanied by at least one parent holding a Swiss Travel System pass or ticket. The complimentary Swiss Family Card is available on request from all Swiss Travel System points-of-sale worldwide and within Switzerland.

      And even if not accompanied by a parent, children still receive a 50% reduction off the entire Swiss Travel System range of tickets.

  • Oi Monique, parabéns pelo blog, está me ajudando muito no planejamento de minha viagem em novembro. Estou com uma grande dúvida para decidir a compra do swiss pass . Estarei viajando com marido e neto que tem 14 anos, nesse caso ele (o neto)paga como jovem, com desconto, ou inclui no family e não paga? Pode considerar como se fôssemos pais? Teremos a procuração com permissão de viagem. Só estou dependendo disso para resolver. Agradeço sua atenção

  • Oie Monique…. Se você conseguir confirmar o horário que consigo validar no Sábado eu agradeço muito! Embarco agora no meio de Julho, e estou na dúvida se compro 03 ou 04 dias consecutivos, chego em Zurich na sexta no final da tarde e não gostaria de pagar um dia a mais por causa desta validação ( acho que você me entende….rs). Muito Obrigada!

  • Oie Monique…

    Estou com uma dúvida em relação ao Swiss Pass…. você sabe se consigo validar às 06h00 da manhã em um Sábado na estação ZURICH HB? Há guichê aberto neste horário?

    Obrigada!!

    • Oi Vanessa tudo bem? Até onde sei a estaçao estará aberta porém o guichê para compra de bilhetes onde vc pode validar o Swisspass abre apenas 7 durante a semana e as 8 durante o sabado. Posso tentar confirmar isso para você e te retorno, ok? De qualquer forma, se tiver alguma maneira de validar um dia antes seria o ideal. Abraços

  • Olá Monique parabéns pelo seu blog adorei…! Estou lendo seus post acima pois pretendo viajar à suiça em julho/17 ficarei apenas 3 dias e gostaria de saber caso em compre o swiss pass além dos tranpostes gratuidos já citados acima teria também direito a gratuidade pela CIA SBB para a minha ida a Lyon na continuação da minha viagem?
    Obriagada!!

    • Olá Sônia, obrigada!

      Não, Swiss Pass não te dará gratuidade nesse trecho pois seria uma viagem internacional, mas eu recomendaria você checar de qualquer forma na estaçao da SBB assim que chegar por aqui, porque pode ser que você nao precise pagar a taxa de reserva se for um daqueles trens de alta velocidade. Abraços

  • Olá, Monique
    Obrigado pelos seus posts. São exatamente o que nós precisamos para aproveitar melhor a viagem que faremos para a Suiça. Oúnico inconveniente é que iremos no inverno e, pelo que vi nas inúmeras fotos que você publicou, a maioria dos passeios você faz no verão ou primavera.
    Eu e minha família iremos para Zurique em fevereiro/2018 e iremos ficar por 10 dias. Você poderia me dar uma dica de um bom roteiro para aproveitar bem esses 10 dias? Seria legal pegar o trem e conhecer Spiez, Thun ou mesmo fazer o passeio do Goldenpass?

    • Oi Mauricio tudo bem? Que bom que o blog esteja sendo útil no planejamento de sua viagem!

      Realmente acho mais fácil montar um roteiro durante a primavera ou verão mas o inverno é ainda considerado alta temporada por aqui, ou seja, há muito o que fazer, principalmente se você já pratica ou estiver disposto a praticar eaportes de inverno. Recomendaria como imperdível a vila de Zermatt e o passeio a Gornergrat. De lá vc poderia pegar o Glacier Express e ir até St.Moritz e claro não deixe de incluir no roteiro as principais cidades como Lucerne, Zurique, Berna e Interlaken com os sensacionais lago Brienz e lago Thun. Acabei tb de publicar esse post que acho que oode te ajudar:https://turismonasuica.com/suica/roteiro-na-suica/

      Abraços

      • Monique, vou ter que escolher alguns pontos, pois não vai dar pra conhecer tudo. Então eu te pergunto: entre Grindelwald e Zermatt, qual é a melhor escolha?
        Obrigado, mais uma vez.

        • Oi Mauricio, certamente Zermatt se é tua primeira vez no pais. Vc tem que ver a Matterhorn,rs, além de que a vila é linda. Mas programe ao menos dois dias por lá porque se o tempo não estiver bom e você não ver a Matterhorn, vai rolar uma insatisfação. Abraços

  • Obrigado Monique por todas as suas preciosas dicas.
    Estou planejando a viagem para Suiça e surgiu a primeira dúvida. Sei que posso utilizar o passe de trem suíço inclusive em trens panorâmicos, basta realizar a reserva de assentos previamente.
    Caso eu compre, por exemplo, um bilhete de 3 dias nao consecutivos, o passeio em um trem panorâmico conta como o uso de um desses dias? Como há deslocamento de uma cidade a outra imagino que será computado o uso. Está correto? No texto vocé comentou o seguinte: As famosas rotas panorâmicas de trem na Suíça também acabam saindo de graça com o uso do SwissPass, exceto o preço de reserva de assento obrigatória em alguns deles. Esse “de graça” me deixou na dúvida, deu a impressão que basta ter o passe e realizar a reserva para fazer o passeio.
    Desde já agradeço sua atenção. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço.

    • Oi Wagner é isso mesmo. Usando o passe para fazer a rota panorâmica, vc estarà utilizando um dia do seu ticket, afinal estaraà fazendo um trajeto. Por ser uma rota panorâmica, os valores sao bem mais altos comparados a trens regionais, por isso faz sentido dizer que sai de graça ao comprar o swisspass, pq os trajetos jã estao inclusos, tendo que apgar apenas a taxa de reserva do assento. Abraços e obrigada pelo elogio ao blog!

  • Monique, bom dia! Muito bom seu blog, muito explicativo. Estou com uma dúvida. Irei passar alguns dias na Suíça em Outubro (Lua de Mel). Meu itinerário será: Milão > Zermatt (2 noites) > Interlaken (2 noites) > Lucerna (2 noites – sendo que farei 1 bate volta para Berna) > Genebra (2 noites – sendo que farei 1 bate volta para Gruyere). Neste caso a melhor opção seria o Swiss Pass de 8 dias consecutivos, correto? No entanto, eu consigo comprar e usar este bilhete já na viagem de Milão para Zermatt? Considerando meu roteiro, você tem alguma dica sobre não ir para algum destes lugares ou ir passar em algum outro lugar? Obrigada!

    • Oi Tatiana tudo bem?
      Pelo que você me explicou do seu roteiro parece ser a opçao mais viável mesmo pegar o Swisspass de 8 dias. Nao tenho certeza mas acredito que o Swisspass dá desconto apenas a partir do momento que você está na Suiça. Entao eu recomendaria no momento de ativaçao do passe confirmar essa informaçao. Mas provavelmente você terá que pagar o valor do ticket de Milao a Lugano e de Lugano em diante, já estaria incluso e contaria como primeiro dia de uso. Tem que ver o que vale mais à pena para você também.. Gostei do roteiro. Se der tempo proximoa Berna e Interlaken existe a cidade de Thun que é lindissma e também vale a visita. Perto de Genebra tem Nyon que tb é uma graça. Ah, Montreux que tb fica na parte francesa é uma das minhas favoritas! Espero ter ajudado. Beijos e boa viagem!

  • Olá Monique, boa noite! Estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Se eu comprar um SwissPass para segunda classe, eu posso reservar o Bernina e o Glacier Express na primeira classe? Eu posso pagar a diferença ou não terei direito à primeira classe do Bernina e do Glacier?
    Grata pela sua atenção

    • Olá Lívia, tudo bem? Olha sò, fiz uma simulaçao de reserva agora no site e escolhendo a primeira como a segunda classe me mostrou o mesmo valor de CHF14 para reserva ( individual). acredito entao que talvez nao seja possìvel mesmo se vc tiver o swisspass segunda classe porque com certeza quando alguém for conferir o ticket darà algum B.O. Minha sugestao é, se possivel, e se houver tempo, assim que chegar na Suiça, va a uma das estaçoes de trem de cidade grande e pergunte com o swisspass na mao se é possivel pagar a diferenca e ir na primeira classe do Bernina Express. Sò assim, para ir mais tranquilo! abraços e espero ter ajudado.

  • Monique, tudo bem ? estamos há 1 semana da nossa viagem e ainda não conseguimos comprar o Swiss Pass. ele só pode ser comprado em países que não a suíça, porém estamos receosos de não chegar a atempo. Você tem ideia de qual prazo mínimo para compra ? Obrigada.

    • Oi Marilia tudo bem? Se for comprar pela RailEurope tem q estar no Brasil e eu nao sei qto tempo de antecedência, talvez 1 semana. Mas se nao der tempo nas estacoes de trem aqui na Suiça vc pode comprar o bilhete pela swiss travel system. Abraços

  • Olá Monique! Estou planejando viajar Suiça e Austria. Nesse caso o Swiss Pass Travel serviria? Ou teria que ser o Austria Switzerland Pass? Minha dúvida é porque alguns trechos de trem que planejei encontrei apenas no site da SBB Swiss Pass ( inclusive trechos para Austria) e não encontrei no mapa interativo de trens da Rail Europe. Desde já te agradeço!

    • Oi Cristiana td bem? Desculpe não ter te respondido antes! o Swisspass vale realmente sò na Suiça, mas garante alguns descontos para viagens na fronteira. De qualquer forma recomendo que vc confira diretamente com o pessoal da Raileurope para ter certeza viu! Beijos

  • Olá Monique, primeiramente, seu site é muito bom e já está ajudando bastante.
    Gostaria de saber quais cidades estão incluidas no Swiss Pass..onde encontro esta informação?
    Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *