O que fazer em Zurique: 10 atrações imperdíveis no centro da cidade

o que fazer em zurique

Além de ser a maior e uma das mais importantes cidades suíças, Zurique é também uma das cidades mais interessantes e que não podem faltar em um roteiro de viagem pela Suíça. 

Nesse artigo você vai conhecer 10 atrações imperdíveis de Zurique para conhecer durante sua passagem pela Suíça. Embora haja muitas outras atrações na cidade, nessa lista você encontra os principais destaques.

Várias dessas atrações você consegue conhecer em apenas 1 dia afinal todas essas são próximas umas as outras, mas para visitar todas com calma recomendo ao menos 2 ou 3 dias na cidade.

1. As 4 Igrejas do Centro Histórico: FrauMünster, Grossmünster, Predigerkirche e St.Peter

roteiro em zurique dicas

Localizadas no centro histórico de Zurique, essas 4 Igrejas são parte do panorama e da história da cidade e são pontos turísticos que certamente você irá passar em frente ao caminhar pelas ruelas da parte antiga de Zurique. O estilo arquitetônico difere de uma igreja para a outra.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A mais famosa delas é a Grossmünster, uma igreja de 2 torres localizada às margens do rio Limmat. Uma das melhores vistas da cidade do alto é de cima de uma dessas torres, um passeio que custa apenas CHF 5 francos suíços e que portanto vale a pena o cansaço de subir os 187 degraus pela vista exuberante que se tem lá de cima.

o que fazer em zurique
A Igreja Grossmünster

A Fraumünster possui uma das mais icônicas torres de igreja no horizonte de Zurique pois é pintada de um tom entre o azul e verde. Trata-se de um antigo convento beneditino para mulheres, motivo pelo qual recebeu seu nome. Em seu interior é possível apreciar os vitrais coloridos de Marc Chagall e Augusto Giacometti valendo portanto o valor de entrada ao custo de CHF5. Não deixe também de visitar o claustro dessa igreja, um lugar para apreciar afrescos e meio a um lindo jardim e uma fonte.

A Igreja de St.Peter foi construída no século IX e é a mais antiga igreja paroquial de Zurique. É  famosa por possuir a maior face de relógio da Europa.

Igreja de St.Peter e a Igreja Fraumünster logo atrás

A Igreja Predigerkirche localizada nas imediações da rua Nederdorf é atualmente uma Igreja Protestante que contém elementos de arquitetura gótica.

Lindenhof em Zurique
A Igreja Predigerkirche vista a partir da colina Lindenhof

2. Rua Bahnhofstrasse

Rua Bahnhofstrasse em zurique
A famosa Rua Bahnhofstrasse em Zurique

Zurique é a capital financeira da Suíça e a Bahnhofstrasse é considerada a rua mais luxuosa e cara do país onde é possível encontrar várias lojas de grife  e boutiques mas também café, restaurantes e negócios locais vendendo especialidades da cidade.

Um passeio por essa rua que começa na estação de trem principal da cidade ( Zürich Hauptbahnhof) e leva até o lago de Zurique é portanto imperdível.

3. Três ruas charmosas e históricas no centro antigo de Zurique: Augustinergasse, Rennweg e Niederdorstrasse

Há várias ruas charmosas pelo centro histórico, mas essas três se destacam.

A charmosa e colorida Augustinergasse é uma das ruas mais bonitas do centro histórico de Zurique. Apesar de ser uma rua bem pequena possui um certo charme com prédios históricos de cores vibrantes que possuem janelas na sacada.

Rua Augustinergasse

A rua Rennweg é uma rua bem ampla e apenas para pedestres. Há várias lojas por lá, inclusive é onde se localiza a Apple Store.É uma das ruas que liga a Bahnhofstrasse até a colina Lindenhof e portanto vale a pena passar por lá.

Rua Rennweg e a Igreja St.Peter ao fundo

Já a Niederdorfstrasse é uma rua paralela ao Limmatquai, apenas para pedestres com muitas lojas, cafés, bares e restaurantes.É uma delícia caminhar por essa rua est

Ruas mais bonitas em zurique
Neumarkt na região da rua Niederdorf em Zurique

4. A colina Lindenhof

melhores lugares zurique
Vista da Igreja Grossmünster e os Alpes ao fundo a partir da colina Lindenhof

Uma espécie de praça num dos pontos altos acima da cidade histórica de Zurique, o Lindenhof é um lugar que você não pode deixar de visitar em Zurique.

Além da vista acima do rio Limmat, o local é excelente para uma pausa, um piquenique ou apenas para sentar e apreciar alguns moradores locais jogando xadrez ou descansando em um dos bancos de madeira.

dicas zurique

5. Bürkliplatz e Sechseläutenplatz às margens do Lago de Zurique

pontos turísticos em zurique
A estátua de Ganimede n o terraço da praça Bürkliplatz em frente ao Lago de Zurique

A praça Bürkliplatz possui uma excelente vista para o Lago de Zurique e os Alpes ao fundo. É ponto de partida para diversos passeios de barco pelo lago. 

Já a Sechseläutenplatz é a maior praça de Zurique e sede do evento tradicional e anual de primavera, o Sechseläuten. Além disso, é onde se localiza a Opera de Zurique

o que visitar em zurique
A Ópera de Zurique na praça Sechseläutenplatz

6. Schipfe

O Schipfe é uma das partes mais antigas de Zurique. Na Idade Média, os barcos atracavam no “Schipfe”, transportando seda, ouro e comida para Zurique. A região ainda preserva um pouco desse clima medieval com um corredor estreito e vistas para o rio Limmat e a cidade antiga. 

Vista do Schipfe

Esse é um dos meus lugares favoritos em Zurique porque além de ser tranquilo e oferecer uma bela vista é um daqueles cantinhos ideias para almoçar em dias de tempo ensolarado. Compro algum sanduíche ou comida take away e me sento às margens do rio Limmat, onde os cisnes vem me fazer companhia.

o que ver em zurique
passeio centro histórico zurique

7. In Viadukt e Frau Gerolds Garten

Zurique West
Lojas no In Viadukt, bairro Zurich West em Zurique

Tanto o Viadukt como o Frau Gerolds Garten são atrações do bairro alternativo  de Zurique chamado de Zurique West. Há mais coisas para fazer na região, mas esses dois locais se destacam. O Viadukt como o próprio nome já diz é um viaduto por onde passam trens e abaixo foi revitalizado dando lugar a lojas, galerias, estúdios, mercado local e restaurantes abaixo de 36 arcos. Portanto se tornou num verdadeiro paraíso de compras.

O Frau Gerolds Garten é um espaço ao ar livre com food trucks, lojas e até um jardim comunitário. É uma espécie de oásis no meio desse bairro que costumava ser totalmente industrial, sendo um dos locais preferidos dos jovens para tomar um drink após o trabalho e encontrar amigos em dias ensolarados, portanto recebeu o título de um dos lugares mais cools de Zurique.

Frau Gerolds Garten em zurique
Frau Gerolds Garten no inverno

8. Europaalle

bairro europalle em zurique

Europaalle é como é chamado o bairro mais jovem de Zurique, na região entre a estação de trem principal e a rua Langstrasse. Pessoalmente acho essa região muito legal porque além de estar próximo a estação de Zurique, oferece diversas possibilidades de lugares para almoçar, tomar um café, drink ou jantar.

Na região há diversos restaurantes, cafés, bares e normalmente acontecem eventos também.

Uma das construções mais recentes e importantes de Zurique também se localiza ali: a ponte Negrellisteg que foi inaugurada nesse ano de 2021 e conecta o Kreis 4 ao Kreis 5.

bairros de zurique Europaallee
Ponte Negrelisteg no bairro Europaallee em Zurique

9. Hall Giacometti (Blüemlihalle)

atrações zurique
Giacometti Hall, o hall de uma estação policial em Zurique que mais parece galeria de arte

Apesar de parecer uma galeria de arte  este local é o hall de entrada de uma estação policial em Zurique.

Nas paredes e teto estão frescos pintados pelo artista Augusto Giacometti que dá nome ao Hall. Este é um local de extrema importância para a arte e arquitetura da cidade de Zurique e a melhor parte é que a entrada é de graça.

10. Schanzengraben, o canal de Zurique

Uma parte do canal Schazengraben em Zurique

Você sabia que em Zurique também há um canal? Ele se chama Schazengraben e fica 2 metros abaixo do nível normal das ruas da cidade onde você pode caminhar a partir do Lago de Zurique e chegar até a estação de trem.

Caso queira fazer algum passeio a partir de Zurique recomendamos comprar ingressos antecipados com a GetyourGuide:

Mais de Monique Bianchi

Dica: Work Holiday Visa na Nova Zelândia

Fui tomar conhecimento da existência do visto Work Holiday quando estava em...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *