Conexão em Zurique, o que fazer em poucas horas na cidade

tour de conexao em zurique

Vai para a Europa e seu voo tem uma conexão em Zurique? Nesse artigo você vai descobrir se vale a pena sair do aeroporto para conhecer a cidade. Saiba também o que dá para fazer em Zurique de acordo com o tempo de sua conexão.

Já adianto que na maioria dos casos vale sim muito a pena aproveitar um tempo de conexão para ir conhecer Zurique, afinal o centro da cidade fica bem próximo do aeroporto. Aliás, o Aeroporto de Zurique é considerado um dos melhores do mundo na questão de desembarque. Mas continue lendo o artigo para se planejar e aproveitar sua passagem por esta incrível cidade suíça.

Vale a pena conhecer Zurique em pouco tempo?

vale a pena conhecer zurique em uma conexão
Zurique vista do alto da colina Lindenhof

Sim, com certeza. Zurique é uma cidade especial na Suíça. É a maior cidade do país, centro financeiro e sede de diversas empresas e bancos famosos mundialmente. Mesmo assim, Zurique preserva um centro medieval charmoso e possui um lago cristalino e um rio extremamente limpo em meio à cidade.

É difícil não se encantar com Zurique. Se uma viagem para a Suíça não está nos seus planos dessa vez, aproveite o tempo de conexão para pelo menos conhecer Zurique. Garanto que você vai querer voltar à Suíça o quanto antes e já sugiro dedicar uma viagem de vários dias apenas pelo país.

Mas para decidir se vale a pena mesmo sair do Aeroporto e ir conhecer o centro de Zurique, é preciso fazer alguns cálculos e considerações como explico a seguir.

Preciso de visto para visitar Zurique em uma conexão?

Não. A Suíça não faz parte da União Europeia mas faz parte da área Schengen. Isso significa que brasileiros não precisam de visto para entrar no país, podendo ficar a turismo por até 90 dias.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Passar pela imigração no aeroporto de Zurique é fácil, mas claro que é sempre bom ter todos os documentos na mão, como a comprovação de voo de embarque após sua passagem pela Suíça, passaporte com validade superior a 6 meses e é recomendado ter um seguro de viagem para a sua viagem pela Europa. No mais, basta responder as perguntas básicas do agente de imigração sem titubear e não terá problemas.

Quanto tempo preciso para conhecer Zurique? Vale a pena sair do aeroporto?

Primeiramente é preciso saber de quantas horas é a sua conexão em Zurique. Basicamente recomendamos sair do Aeroporto se a sua conexão é de 5 horas pelo menos. Saiba por quê mais abaixo.

  • Tempo de desembarque, passagem pela imigração e área de bagagens: Calcule cerca de 1 hora
  • Transporte do Aeroporto até a cidade e retorno ao aeroporto: Cada trecho leva em média 15 minutos, portanto calcule um mínimo de 30 minutos
  • Tempo para embarque e apresentação para o próximo voo: É recomendado estar no aeroporto 2 horas antes de um voo se este for pela Europa, se for internacional, cerca de 3 horas.
  • Tempo para conhecer a cidade: Calcule que tenha livre pelo menos 1h30 para passear pela cidade,

Idealmente, você deveria separar de 2 a 3 horas para conhecer os principais pontos turísticos em Zurique que estão no centro histórico e ao longo do lago na parte central da cidade. Esse é o tempo de nossos Tours Guiados em Zurique ( tour padrão) considerando que você estará sendo guiado com alguém que conhece a cidade e as melhores rotas para não perder tempo.

Então, se você está sozinho na cidade e sem uma direção, pode ser que leve um pouco mais de tempo ou que durante esse período não consiga ver todas as atrações.

Como ir do Aeroporto ao centro de Zurique

O Aeroporto de Zurique é muito organizado e possui uma excelente infraestrutura que o conecta ao centro da cidade. Há trens diretos para o centro de Zurique a cada 5 minutos em média.

Já escrevi um artigo detalhando o processo de chegar à cidade saindo do Aeroporto. Clique aqui para ler.

Qual bilhete onde e como comprar

onde comprar bilhetes no aeroporto de zurique

Para fazer o trajeto entre o Aeroporto e a cidade de Zurique você precisará de um bilhete de ida e volta a partir do Aeroporto ( Zürich Flughafen ) até a estação central de Zurique, (a Zürich Hauptbahnhof ou simplesmente Zürich HB).

Esse bilhete pode ser comprado online no site ou aplicativo da SBB ou no próprio no aeroporto nas máquinas ou guichês da SBB localizados no piso inferior, antes do piso onde ficam as plataformas. No momento um bilhete de ida e volta custa CHF13,60 e vale para o dia todo.

As máquinas são bem práticas de serem utilizadas. É possível trocar o idioma para Inglês ou num dos idiomas oficias da Suíça ( Alemão, Francês, Italiano). Basicamente, você vai selecionar ou digitar o destino Zürich HB, escolher a opção de ida e volta e segunda classe nos passos seguintes até o pagamento que pode ser com cartões, moedas ou notas de Francos Suíços ou Euros.

Onde pegar o trem

conexão em zurique

As plataformas de onde saem os trens ficam no subsolo do aeroporto. Basta seguir as placas indicando Bahn (Trem) e é preciso verificar nos painéis da estação, qual a plataforma de saída de acordo com o horário do trem.

O que fazer com as malas de bordo?

Caso você possua malas de bordo, a opção mais prática é armazená-las nos lockers no próprio aeroporto, próximo aos guichês da SBB, ou na estação central de Zurique, nos lockers ou na Centro de Turismo.

No caso dos lockers, o procedimento é bem prático e seguro, e o pagamento pode ser feito com moedas ou cartão.

O que fazer em Zurique durante uma conexão

Tour guiado para quem tem conexão em Zurique

Se você não quer perder tempo e prefere a assistência de alguém a partir do aeroporto, pode contratar um de nossos tours guiados especiais para quem tem conexões em Zurique. Peça seu orçamento!

A guia, moradora local e certificada pelo órgão de Turismo da Suíça te encontrará no aeroporto e te levará para um tour pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos e fotográficos de Zurique, e além disso você aprenderá um pouco sobre a história e curiosidades da cidade.

De quebra, ainda ganha dicas que só uma local pode te dar, como onde comprar os melhores chocolates, onde tomar o melhor café ou um excelente restaurante tipicamente suíço.

Passear por conta própria e conhecer os seguintes locais

Se você prefere fazer tudo por conta própria, considere um trajeto a partir da estação central de Zurique, passando pela rua Bahnhofstrasse, a rua mais importante de Zurique, conhecida como a rua das grifes.

Essa rua leva da estação até o lago de Zurique mas recomendo que entre numa das ruas a seguir: Augustinergasse ou Rennweg que além de charmosas levam até áreas apenas para pedestres e até as famosas igrejas de Zurique como a St.Peter, a Fraumünster e a Grossmünster.

Além disso, suba a pequena colina Lindenhof para ter uma vista privilegiada de Zurique do alto e caminhe pelas margens do rio Limmat. Para finalizar, se der tempo passe pelas praças Bürkliplatz e Sechseläutenplatz, às margens do Lago de Zurique.

Resumindo…

…se você tem uma conexão de ao menos 5 horas em Zurique vale a pena sair do aeroporto e ir conhecer a cidade. Alguns dos motivos para te convencer:

  • Desembarque rápido e eficiente
  • Excelente infraestrutura de transporte para o centro da cidade e de volta ao aeroporto
  • Centro histórico compacto que permite que quase tudo seja feito a pé
  • Oportunidade de comprar alguns deliciosos chocolates
  • Sentir o gostinho de estar na Suíça

Conta para gente se você vai visitar Zurique ou se já teve a oportunidade de conehcer a cidade mesmo que em uma conexão.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Europaallee, uma área nova e cool em Zurique

Zurique como cidade grande que é está sempre se transformando e uma...
Leia Mais

5 Comments

  • Oiê! Faremos conexão em Zurique de 7hs na ida e 10 hs na volta. Na ida, pretendemos aproveitar e visitar a cidade. Na volta, acha viável tentar conhecer rapidinho alguma outra cidade, como Berna ou Lucerne?

    🙂

    • Olá Rosset. Entao, eu acho que nao bao vale a pena. Tanto Lucerna quanto Berna ficam a cerca de 1h de trem de distancia, entao vc ja perderia 2 horas no minimo, e tb tem q estsr no aeroporto algumas horas antes do voo, deixando pouco tempo util para curtir a cidade com calma. Eu sugiro ficar por Zurique mesmo e curtir a cidade com calma e sem stress. Abraços

  • Oi!! Meu voo vai chegar 11h e partir 19h25. Eu deveria voltar para o aeroporto tipo 15h30, certo? Neste caso eu teria mais ou menos umas 2 horas e meia livre? Daria tempo pra fazer esse roteiro sozinha que você postou? E a pé ida e volta até o trem? Obrigada!!!

  • Saudades de seu blog e da Suiça,Nick.
    Texto perfeito,só faltou dizer que o Museu Nacional Suiço se encontra em frente a SBB ou Zurich Central.Achei um dos melhores museus que já fui.
    Vou tentar matar um pouquinho da saudade vendo os novos posts daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *