A muralha de Lucerne e suas torres – herança medieval e vista panorâmica da cidade

lucerne vista panoramica
vista panorâmica de Lucerne de uma das torres Musegg na muralha medieval que cerca o centro antigo

Parte do charme de Lucerne vem de sua herança medieval que a cidade faz questão de preservar. Um exemplo disso é a muralha medieval Musegg e suas torres que permanecem praticamente intactas. Nesse post conto mais sobre esse passeio e como visitar a muralha de Lucerne e três das torres atualmente abertas para ter uma vista incrível da cidade antiga de Lucerne!

Um pouco mais de história sobre a Muralha de Lucerne e suas torres

Na parte norte da cidade estão localizados resquícios da era medieval em Lucerne e podemos perceber isso claramente ao avistar a muralha e um conjunto de 9 torres ao seu entorno construídos durante os séculos XIV e XV, provavelmente entre os anos de 1370 e 1420. 

pilatus lucerne
A Montanha Pilatus vista das muralhas Musegg

A muralha chamada de Musegg com seus 870m de comprimento e 9m de altura junto a nove torres são um dos monumentos mais importantes de Lucerne. Originalmente a muralha continha 10 torres e era um pouco mais longa, mas ao longo dos ano essa torre foi destruída e a muralha encurtada.

Na época da construção os moradores eram solicitados para ajudar fisicamente e também tinham que pagar um imposto.

As 9 torres construídas em diferentes estilos são:

  1. Nölli
  2. Männli
  3. Luegisland
  4. Watch Tower
  5. Zyt Tower
  6. Schirmer
  7. Pulver
  8. Allenwinden
  9. Dächli
cidades mais lindas da suíça lucerne
Vista panorâmica de Lucerne do alto da torre Männli. Daqui vemos os Alpes, a cidade antiga e o linda lago de Lucerne!

Horários e como visitar a muralha medieval de Lucerne

Atualmente apenas quatro torres estão abertas a público, mas mesmo assim é possível apreciar as demais que se destacam na linha do horizonte de Lucerne.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Para entrar nas torres não é preciso pagar, o passeio é gratuito. As muralhas e torres ficam abertas diariamente das 08h00 às 19h00 ( de abril a novembro).

Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo

torres medievais lucerne
Caminhando em direção à Muralha Musegg seguindo o curso do Rio Reuss. As três torres avistadas sao: Männli, Luegisland e Watch Tower.

Como chegar à muralha de Lucerne e suas torres

Em uma caminhada partindo do centro histórico da cidade é fácil de alcançar as muralhas. Quem vem seguindo o curso do rio Reuss chega na primeira torre chamada Nölli, que é a única com formato arredondado da muralha e possui uma passagem para carros. De lá você pode seguir caminhando pelo lado interno da muralha ou subir em direção às demais torres. A próxima torre chamada de Mänlli é a que proporciona a melhor vista panorâmica de Lucerne. Não deixe de subir!

muralha de Lucerne
Início da muralhas e das torres Musegg às margens do rio Reuss. Essa torre de formato arredondado se chama Nölli
muralhas luzern
Seguindo pelas muralhas de Lucerne
dicas passeios luzern
Caminho que leva às torres Musegg em Lucerne. É uma subida e tanto!
muralhas musegg lucerne
Encontrarmos essa simpática vaquinha pelo caminho de subida até às torres Musegg!
torres medievais lucerne suiça
No alto da torre Männli temos a melhor vista panorâmica de Lucerne!
a incrivel cidade de lucerne
Nao deixe de subir nesta torre para apreciar a linda cidade de Lucerne do alto!

As próximas torres em que é possível entrar são a Watch Tower, Zyt Tower e Schirmer Tower.

torres luzern
Watch Tower

A Zyt Tower possui o relógio mais antigo da cidade de Luzerce, construído por Hans Lutter em 1535. Uma particularidade desse relógio é que ele badala a cada hora um minuto antes de todos os demais relógios da cidade. Essa é a minha torre favorita, pelos detalhes e pela vista que proporciona da cidade do topo!

Para ver mais dicas de lugares para apreciar Lucerne do alto, veja este outro post que escrevi aqui no Blog contando sobre os melhores lugares para se ter uma vista panorâmica dessa linda cidade suíça.

lucerne o que visitar torre museggmauer
Zyt Tower ou a Torre do relógio de Lucerne
torres luzern suiçA
Uma das vistas do alto da Zyt Turm, torre do relógio de Lucerne

lucerna muralhas
A cidade de Lucerna vista do alto é ainda mais linda!
turismo luzern
Caminhar pelas muralhas de Lucerne é um passeio imperdìvel e gratuito!
dicas turismo luzern
Caminhando pelas muralhas de Lucerne. À frente avistamos a torre Pulver praticamente no fim da muralha.

lucerne muralhas

Para aproveitar melhor o passeio pela muralha e torres , se você estiver com disposição, sugiro caminhar ao seu entorno pelo lado exterior e interior, superior e inferior.

Isso depende de onde se inicia o passeio, mas acredito que a forma mais simples é chegar até a ZytTurm, a famosa e perceptível Torre do Relógio, subir até o topo, descer e caminhar para a torre Watcht, Schimerturm e Männli,  descer as escadas e fazer o lado exterior das muralhas, descendo a montanha e após entrando no lado interior da muralha que circunda algumas casas. Ou você pode fazer o passeio de forma inversa.

Se você for a Lucerne recomendo o passeio mesmo que seja apenas em parte da muralha, caso não tenha tempo suficiente, pois é um dos melhores locais para ver essa linda cidade do alto!

Para ver mais fotos de Lucerne e da Suiça siga meu INSTAGRAM @mejogueinomundo

Espero que tenha gostado do post e que ele seja uma inspiração para você conhecer esse ponto turístico na linda cidade de Lucerne!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Festival Istambul Agora no Sesc Pompéia

Como uma boa apaixonada pela Turquia e sua cultura, fui conferir na...
Leia Mais

23 Comments

  • Oi, Monique! Que passeio incrível, aliás imagino que a Suíça deva ser sensacional!
    Adoro visitar fortes e muralhas, pois têm muita história a ser contada e ouvida, amaria esse passeio, obrigada pela dica!

  • Que lugar mais lindo! Esse post esta sensacional. Tudo muito bem explicado! Lucerna está na minha lista de lugares para conhecer. Parabéns pelo post!

  • Monique, estou encantada com esse lugar! Que lindo!!! Não conhecia…
    Só passei pela Suíça rapidinho, mas tenho uma vontade enorme de conhecr! Seus posts me inspiram cada vez mais!
    Beijão!

  • Que lindo! não vejo a hora de conhecer a Suiça. Acho impressionante como essas cidades muradas foram preservadas e hoje nos contam tanta história.
    As vistas de cima das torres é maravilhosa! Lindas fotos 🙂

  • Nossa… que fotos e vita maravilhosas! Lucerna é realmente muito linda, mas quando estive lá não subi nessas muralhas. Quando voltar irei com certeza. Amei o post!

  • Olá Monique! Todos os seus relatos na Suíça são incríveis e estão me ajudando muito a organizar a minha viagem, obrigado! No dia em que planejo conhecer as muralhas terei feito na primeira parte do dia um bate-volta com carro alugado para o lago Bannalpsee. Estou querendo ir direto do lago para as muralhas e é aí é que está minha dúvida. Você sabe se existe algum estacionamento nas redondezas das muralhas ou se eu posso estacionar numa rua próxima? Eu gostaria de subir na torre Mannli, já que você citou como a que tem a vista mais bonita. Sei que tem um estacionamento próximo ao Monumento ao Leão e é lá que estou pretendendo deixar o carro durante a noite. Caso não haja nenhum estacionamento próximo a muralha, ou alguma rua onde eu possa estacionar, creio que irei primeiro ao Monumento ao Leão, deixo lá o carro e depois dou um jeito de chegar na torre Mannli. O que você acha? Desde já agradeço pela ajuda!

    • Oi Felipe tudo bem? Muito obrigada e fico feliz que o blog esteja te ajudando a planejar e organiazr sua trip para a Suíça.
      Tem estacionamento lá perto das muralhas sim. Tem a opção de estacionar em ruazinhas menores e aí é por parquímetro ou utilizando um cartão azul, mas recomendo procurar um estacionamento maior privativo. Do outro lado das torres, atravessando a rua ( uma espécie de ponte) vc encontra um deles. Fica na Baselstrasse 4. Super pertinho para ir caminhando até as torres e bem melhor do que deixar perto do leão.

      Abraços

  • Olá!! Estou planejando minha viagem para Suiça e estou aproveitando bastante as dicas de vocês!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    As torres ficam abertas no inverno? (viu no começo de fevereiro).
    Obrigadíssima!

  • Oi Monique!!! Tudo bem??? Estou planejando minha viagem para suíça. No seu post você diz que a muralha e as torres só podem ser visitadas até novembro. Estarei em Lucerna dia 09/12. Não conseguirei visitar a muralha?
    Fico no aguardo.
    Obrigada.
    Juliana.

    • Olà Juliana tudo bem? Sim, infelizmente eles fecham as torres para visitaçao. Voê pode visitar a muralha e passar perto das torres mas nao subir nelas que é o mais interessante na minha opiniao. Dia 1 de novembro é o ultimo dia do ano em que as torres estarao abertas.
      AbraçOs

  • Olá! Muito bacana essa sua postagem! Estive em Lucerna no ano passado, e como temos um blog também, fizemos nosso relato da viagem lá. Infelizmente, não subimos na muralha e nem vimos a cidade de cima das torres… Dessa forma, resolvemos indicar o seu blog, que está super completo e bem legal de ler. Se quiser, dê uma passada lá no nosso blog também: http://mochilasincera.com/category/europa/suica/lucerna/

    Parabéns e obrigado pelas dicas!

  • Post muito construtivo e valioso, com informações que não são encontradas em outros blogs, especialmente quando buscamos conteúdo sobre a Suiça. Leio sempre e recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *