5 Trilhas na Suíça – conheça 5 trilhas epicas no pais

Dicas Trilhas Suica

Que a Suíça é um país repleto de paisagens paradisíacas todo mundo sabe, mas a melhor forma de explorar e conhecer essas paisagens de perto com certeza é trilhando. Há diversas trilhas na Suíça, para todos os gostos e condições físicas, e não é a toa que caminhar é considerado esporte nacional suíço.

Eu que sempre gostei de natureza vi minha paixão por caminhadas e trilhas só aumentar desde que vim morar na Suíça e sempre que possível saio a explorar e conhecer novas trilhas por aqui. Divido então nesse artigo 5 trilhas na Suíça que acho sensacionais e considero algumas das mais épicas que já fiz pelo país.

Nessas 5 trilhas você também irá encontrar pelo caminho alguns dos lagos mais lindos de toda a Suíça!

Leia aqui tudo o que você precisa saber antes de trilhar na Suíça – Dicas para trilhar com segurança

1 – Trilha dos 5 Lagos em Pizol

trilha dos 5 lagos em pizol

Essa trilha em Pizol é uma das mais populares na Suíça e uma das mais bonitas também.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

É uma trilha panorâmica de montanha que passa por 5 lagos alpinos de beleza única. São eles: Wangsersee, Wildsee, Schottensee, Schwarzsee e Baschalvasee.

:: Clique aqui para adquirir o Swiss Travel Pass com 25% de desconto até o dia 11 de Dezembro ::

Leia também meu relato sobre a Trilha dos 5 Lagos em Pizol

trilha pizol suica

Informações básicas sobre a trilha dos 5 lagos em Pizol

Tempo médio de duração: 4:30

Nível de dificuldade: Médio

Distância: 11,4 km

Rota: Pizolhütte – Wangsersee – Pizolhütte – Wildseeluggen – Wildsee – Schottensee – Schwarzplangg – Schwarzsee – Gamidaurspitz – Baschalvasee – Gaffia

n

Como chegar até lá: De transporte público é fácil, basta se dirigir às estações de trem Bad Ragaz ou Sargans localizadas a apenas 1 hora de distância de Zurique ou St.Gallen por exemplo. A partir de uma dessas estações pegar o ônibus que leva até a estação Pizolbahnen de onde sai o bondinho. Mais info aqui.

Essa trilha em Pizol exige bastante condicionamento físico apesar de não ser considerada uma trilha difícil mas há 3 descidas e subidas desafiadoras. Além disso, o ideal é começar a trilha bem cedo, antes das 11 da manhã para conseguir no final da trilha pegar o teleférico e o bondinho para voltar, sendo que o último desce as 16:30 de Gaffia ou as 16:00 de Pizolhütte.

2 . Trilha dos 3 Lagos em Appenzel

A região de Alpstein em Appenzel é uma das mais incríveis da Suíça especialmente para fazer trilhas e acabou se tornando muito famosa devido ao Lago Seealpsee e ao Aescher Restaurante que fica em uma localização única, praticamente encravado na montanha.

lago samtisersee em appenzel

Mas há muitos outros lugares para serem explorados e nessa trilha dos 3 lagos temos a chance de conhecer alguns deles.

dicas trilhas suiça
O incrível Lago Fälensee em Alpstein

Essa trilha foi a mais desafiadora que fiz até hoje por ser bastante longa e também por exigir muito condicionamento físico e esforço nos joelhos. Ao mesmo tempo foi a trilha mais linda. Eu a repetiria mas dividiria o percurso em 2 dias.

Cada um dos 3 lagos pelos quais passamos é incrível e possui sua beleza própria! São eles o Seealpsee, o Fälensee e o Samtisersee.

Leia também meu relato sobre a Trilha dos 3 Lagos em Appenzel

a vila d emeglisalp em appenzel
A Vila Meglisalp em Appenzel

Informações básicas sobre a trilha dos 3 lagos em Alpstein

Tempo médio de duração: 6:30

Nível de dificuldade: Médio

Distância: 17,4 km

Rota: Wasserauen – Seealpsee – Unterstrich – Meglisalp – Widderalpsattel – Bollenwees am Fählensee – Sämtisersee – Plattenbödeli – Brülisau (pode ser feita nas duas direções)

n

Como chegar até lá: Trem até a estação Wasserauen. Veja mais info aqui.

3 – Trilha dos Lagos Jöriseen em Davos

trilhas mais bonitas suiça
Trilha Lagos Jörisee

Essa é uma trilha circular que passa por alguns lagos chamados de Jörisee. São lagos formados com água de derretimento de glaciar em cores incríveis de azul a verde e de água cristalina sendo possível ver até o fundo do lago.

Informações básicas sobre a trilha para os Lagos Jörisee

Tempo médio de duração: 4:30

Nível de dificuldade: Médio a Difícil

Distância: 11 km

Rota: Wägerhus – Winterlücke – Jöriseen – Jöriflüelafurgga – Wägerhus

n

Leia também meu relato sobre a Trilha dos Lagos Joriseen

Ao invés de fazer a trilha circular eu continuei até um abrigo na montanha chamado de Berghaus Vereina onde passei a noite.

Como chegar: A trilha começa em uma parada do passo alpino Fluelapass de onde se pode chegar de carro (há algumas vagas para estacionar) ou de ônibus a partir de Davos.

4 – Trilha Klingestock até Fronalpstock em Stoos

trilha em stoos

Essa trilha se inicia na verdade acima da vila de Stoos e é uma trilha no cume da montanha. Mas não se assuste, eu que possuo um certo medo de altura achei a trilha relativamente tranquila e com vistas panorâmicas incríveis dos lagos e montanhas da região.

Informações básicas sobre a trilha de Klingenstock até Fronalpstock

Tempo médio de duração: 4:30

Nível de dificuldade: Médio

Distância: 4.5 km

Rota: Stoos – Klingenstock – Rot Turm – Huser Stock- Furgeli – Fronalpstock

n

Como chegar até lá: De trem até Schwyz e então ônibus até a estação do funicular que sobe até a vila de Stoos. Aliás esse funicular super moderno é relativemente novo e é considerado o mais inclinado do mundo! Saiba mais aqui.

Ao chegar em Stoos caminhar até o teleférico que leva até Klingenstock.

trilhas alpes suicos

5 – Trilha dos 3 lagos no Vale Piora em Ticino

trilhas ticino suiça

Essa é uma trilha circular que fica no cantão de Ticino na região italiana da Suíça Ela passa por 3 lagos lindíssimos: o Lago Ritom, o Lago Cadagno e o Lago di Tom.

Como chegar: Trem até Airolo e ônibus até Piotta de onde se pega o funicular, um dos mais íngremes da Suíça, até o Vale Piora.

trilha em ticino

Informações básicas sobre a trilha dos 3 lagos no Vale Piora

Tempo médio de duração: 5h30

Nível de dificuldade: Médio

Distância: 15.5 km

Rota: Piora – Pizzo Föisc – Lago Ritom – Lago di Tom- Lago Cadagno – Piora

n

Essas são 5 trilhas diferentes e espetaculares que recomendo na Suíça.

Algumas dicas para aproveitar as trilhas na Suica

  • Use sempre calçados específicos para trilhas que possuam solado especial para terrenos montanhosos
  • Leve sempre na mochila ao menos 1,5 litro de água em garrafas que podem ser enchidas novamente e snacks como frutas, frutas secas, barras de cereal e sanduíches
  • Cheque a previsão do tempo sempre e um dia antes e leve uma jaqueta corta-vento mesmo caso esteja calor pois a temperatura nas montanhas é mais baixa e as vezes muda rapidamente
  • Se puder ir com alguém é sempre mais indicado afinal caso algum acidente aconteça como um tornozelo torcido, essa pessoa pode te ajudar
  • Sempre confira os horários do transporte publico e de montanha para chegar e sair ao final da trilha
  • Siga o percurso e as placas amarelas. Não se arrisque e evite sair da trilha apenas para garantir uma foto em lugares não autorizados e perigosos.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Roteiros Personalizados | Tours Privativos

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Château de Chillon – um romântico castelo medieval em Montreux

Além de lindas paisagens alpinas, lagos impressionantes e cidades históricas, a Suíça...
Leia Mais

2 Comments

  • Oi Monique, Estarei na Suíça no mês de janeiro. Sabe indicar alguma trilha facil para ser feita no inverno? Ou nessa época ninguém faz? Gostaria de poder conhecer alguma floresta ou mesmo área rural.

    • Oi Talita, tudo bem? Olha, tem muitas opções de trilhas sim, trilhas de inverno comumns e trilhas para serem feitas com aquele acessório que parece uma raquete. Na maioria das montanhas há opções de trilhas. Depende de onde você estará. Em St.Moritz por exemplo, tem a trilha dos filósofos na montanha Muottas mUragl que é muito legal. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *