Saiba tudo sobre a Trilha dos 5 Lagos em Pizol

trilha dos 5 lagos em pizol

A Trilha dos 5 Lagos em Pízol é uma das mais populares e mais bonitas de toda a Suíça. Parte de sua fama além das vistas panorâmicas se deve também ao fato de passar por 5 lagos alpinos cristalinos e de cores fascinantes. Com certeza essa trilha é uma excelente opcao para curtir os dias de verao na Suíça.

Trata-se de uma trilha de montanha que apesar de não ser considerada de nível difícil, exige sim condicionamento físico e um certo ritmo afinal é uma longa caminhada.

Leia aqui tudo o que você precisa saber antes de trilhar na Suíça – Dicas para trilhar com segurança

dicas trilha dos 5 lagos pizol

São 11,4 quilômetros entre subidas e descidas. O percurso da Trilha dos 5 Lagos em Pizol leva cerca de 4:30 para ser completado de acordo com o site oficial, porém eu diria 5 horas no mínimo, principalmente se você, assim como eu, gosta de apreciar as paisagens e tirar fotos.

Leia também: 5 Trilhas na Suíça, as trilhas mais épicas no país e os 10 mais lindos lagos da Suíça

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Onde fica e como chegar

mlhores trilhas suíça

A Montanha Pizol localizada no cantão de St.Gallen fica a 2844m de altitude e é a montanha mais alta deste cantão.

Para chegar ao início da trilha há algumas etapas. A primeira é se dirigir até à estação Pizolbahnnen de onde sai o bondinho que leva até o topo da montanha onde se inicia a trilha.

Importante: o caminho de bondinho + teleférico até a estação final Pizolhütte leva cerca de 1 hora, portanto se planeje para chegar antes das 10 na estação e conseguir iniciar a trilha no máximo as 11 da manhã. Assim você consegue terminá-la a tempo de pegar o último teleférico e bondinho para descer ao vale.

lago wildsee em pizol suiça

De transporte público

A estação de onde sai o bondinho para a montanha Pizol fica localizada a cerca de 1 hora de Zurique ou St.Gallen.

trilha dos 5 lagos suiça

Basicamente há duas opções que incluem trem e ônibus como explicação abaixo:

• Trem até a estação Bad Ragaz + ônibus Postauto 456 até a parada Pizolbahnen

Esse ônibus opera durante os dias de semana a cada meia hora pela manhã e a noite ou de hora em hora durante a tarde. De qualquer forma sempre cheque os horários no app da SBB..

• Trem até a estação Wangs + ônibus 429 ou 430 até a parada Pizol Railway

Durante a semana os ônibus circulam de 15 em 15 minutos e durante o final de semana de meia em meia hora.

dicas trilhas suiça

De carro

Se você está viajando pela Suíça de carro alugado, siga então essas direções.

Com o GPS ou Google Maps use essas direções para chegar até uma das estação do bondinho que sobe a Pizol:

Valley station Bad Ragaz: Loisstrasse, Bad Ragaz
Valley station Wangs: Pizolstrasse, Wangs

Mais info e detalhes aqui.

A Rota da Trilha dos 5 Lagos em Pizol

Conforme o mapa mostra abaixo, o ponto de partida se dá na estação Pizolhütte a 2227m de altitude.

Pizolhütte – Wangsersee – Pizolhütte – Wildseeluggen – Wildsee – Schottensee – Schwarzplangg – Schwarzsee – Gamidaurspitz – Baschalvasee – Gaffia

mapa trilha dos 5 lagos em pizol

Siga as placas amarelas em direção ao primeiro lago da trilha, o Wangser See. Depois você terá que retornar a Pizolhütte novamente e iniciar a primeira grande subida que dura cerca de 1 hora.

Esse esforço é recompensado ao avistar o segundo e mais incrível lago da trilha na minha opinião: o Wildsee. Até hoje o foi lago mais fsacinante que já vi, em um tom de azul surreal quase neon.

Consegue ver as pessoas pequenas na trilha?

Logo depois a trilha segue em uma descida até o terceiro lago Schottensee. O caminho para chegar ao quarto lago Schwarzsee possui uma pequena subida de onde avistamos o lago e depois descemos para perto dele.

lago wildsee em pizol
O incrível Lago Wildsee em Pizol. Não é surreal?

A trilha finaliza então com a descida até o quinto e último lago, o Baschalvasee e depois continua descendo até a estação Gaffia de onde sai o teleférico para descer.

lagos em pizol

A rota descrita também pode ser feita no sentido contrário evitando assim menos esforço nos joelhos, com menos descidas.

Atenção: o último teleférico parte de Gaffia às 16h30 ou às 17h00 de Pizolhütte portanto se programe para chegar lá antes desse horário ou ou você perderá o transporte e terá que descer a montanha toda a pé, algo não recomendado e até perigoso.

Quando fazer essa trilha

Essa trilha dos 5 lagos em Pizol deve ser feita no verão preferencialmente a partir de Julho até Setembro. O ideal é evitar o começo do mês de Julho em que é possível encontrar neve pelo caminho.

Agosto é sim a melhor época em que o tempo fica mais estável e ensolarado. Eu fiz a trilha no final de agosto e pegamos um dia muito quent mesmo no topo da montanha e e ensolarado.De qualquer forma cheque sempre a previsão do tempo até um dia antes do passeio.

panorama montanha pizol

Valores

O preço para subir e descer da montanha para aqueles que fazem a caminhada dos 5 lagos é de 46 francos suíços. Quem possui um Halbtax ou GA paga a metade.

Dicas e informações úteis

• Use um calçado apropriado para trilhas com solado para terrenos montanhosos e com pedras.
  • Leve sempre uma jaqueta corta-vento ou para chuva em caso do tempo mudar repentinamente
  • Certifique-se com a previsão do tempo de que não irá chover no dia em que pretende fazer a trilha. Cheque até um dia antes e confira as webcams no site oficial da Montanha Pizol.
  • Leve no mínimo 1 litro de água e snacks para comer durante o caminho, como frutas, frutas secas, sanduíches, salgadinhos.
  • Se não está acostumado a fazer trilhas, não recomendo fazer o percurso completo mas sim uma versão reduzida que inclui 2 lagos e leva cerca de 2h30 para ser percorrida. Veja mais infos aqui.
  • Muito cuidado com o tempo. O ideal é começar a trilha o mais cedo possível antes das 11 horas para conseguir percorrer o caminho tranquilamente e apreciar as paisagens com tempo e sem medo de perder o transporte de retorno.
  • Dica: Se estiver com pressa, sugiro pular o primeiro lago e ir direto para o Lago Wildsee para economizar tempo. Esse primeiro lago achei o menos bonito de todos.
trilha dos 5 lagos suiça
Mais de Monique Bianchi

Tour pelo Estádio do Morumbi

Que tal fazer um tour pelo Estádio do Morumbi, em São Paulo?...