Trilha dos 3 Lagos em Alpstein, Appenzel

trilha dos 3 lagos em alpstein

Fica em Appenzel uma das regiões mais populares na Suíça para trilhas e caminhadas, a região montanhosa chamada Alpstein. A trilha dos 3 lagos em Alpstein é uma das melhores formas de conhecer o que a região tem de melhor.

Como o proprio nome da trilha entrega, ela passa por 3 lindos lagos da regiao de Alpstein: o: o Seealpsee, Fählensee e o Sämtisersee. Na minha opiniao essa é uma das trilhas mais épicas da Suíça.

Além dos 3 lagos, a trilha passa por paisagens fascinantes e incríveis em Alpstein .Um dos maiores destaques é o pequeno vilarejo Meglisalp.

Leia aqui tudo o que você precisa saber antes de trilhar na Suíça – Dicas para trilhar com segurança

A popularidade da região de Alpstein é não somente devido a beleza natural e paisagens mas também por algumas atrações que ficaram bem famosas. São elas o Lago Seealpsee, um dos lagos mais lindos da Suíça e o Restaurante Aescher que fica praticamente encravado na montanha.

Continue lendo e descubra mais sobre a sensacional trilha dos 3 lagos em Alpstein.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

trilha lago seealpsee alpstein
O lindo lago Seealpsee, o primeiro lago desta trilha

trilha 3 lagos alpstein
Lago Fählensee

Tamanho da trilha e quanto tempo leva para percorrê-la

Trata-se de uma trilha longa com 17,34 quilômetros no total e que é considerada de média dificuldade. Eu acrescento que achei a trilha bem desafiante!

A informação oficial diz que é possível percorrer a trilha em 6h30 minutos, mas eu e minha amiga levamos bem mais., cerca de 8 horas e meia.

Nós fizemos várias paradas pelo caminho para descansar, se alimentar ou apenas apreciar a paisagem e registrá-la em fotos. Também tivemos um problema com neve pelo caminho além de uma descida que exigiu muito de nossos joelhos.

vila meglisalp alpstein
A vila de Meglisalp situada em um incrivel panorama

Onde fica e como chegar

A Trilha dos 3 Lagos em Alpstein se inicia por um lado e termina do outro, por isso é recomendado ir de transporte público. Quem quiser ir de carro terá que pegar ônibus ou trem para voltar onde o carro ficou estacionado.

Basicamente a trilha pode ser feita em duas direções diferentes, iniciando em Wasserauen ou em Brülisau.

Para chegar até Wasserauen, pegue um trem até a estação de mesmo nome. Se planeje afinal o percurso de trem até lá a partir de Zurique, por exemplo, leva duas horas.

Já para chegar em Brülisau, você deve pegar o trem até a estação chamada Weissbad e de lá pegar um Postbus.

Verifique sempre os horários no app ou website da SBB.

A Rota da Trilha dos 3 Lagos em Appenzel

mapa trilhas appenzel

Wasserauen – Seealpsee – Unterstrich – Meglisalp – Widderalpsattel – Bollenwees am Fählensee – Sämtisersee – Plattenbödeli – Brülisau

Primeira etapa – Trilha até o Lago Seealpsee

Minha escolha foi começar a trilha a partir de Wasserauen. A primeira etapa da trilha então começa com a subida até o Seealpsee. Essa é uma subida que exige um certo condicionamento físico mas nada muito absurdo.

Ao chegar ao lago Seealpsee é inevitável não querer passar um tempo por lá, Recomendo, porém, que não demore muito e continue a trilha seguindo pelo lado esquerdo em direção a Meglisalp.

trilha 3 lagos alpstein
O Lago Sealpsee visto do alto da trilha em direcao a Meglisalp

Segunda etapa – Trilha até Meglisalp

Em algumas seções da subida até Meglisalp havia uns cabos de segurança para ajudar na subida em um caminho estreito e com um lado exposto. Também encontramos uma parte da trilha molhada. Essa é uma parte que é necessário ter um certo cuidado pois é fácil de se distrair com a vista do Seealpsee que vai ficando lá embaixo.

Trecho da trilha subindo a Meglisalp

A chegada até a vila Meglisalp surpreende. Trata-se de uma vila minúscula de pastores que só pode ser alcançada a pé. Imagine que a vila muitas vezes é abastecida através de helicópteros.

Atrás da vila um panorama incrível dos Alpes. Esse é um ponto da trilha perfeito para fazer uma pausa para repor as energias e descansar um pouco além de aproveitar para usar os banheiros.

A chegada a vila Meglisalp

Terceira etapa – Trilha até Widderalpsattel, o ponto mais alto da trlha

Logo em seguida a trilha continua em uma subida bem íngreme até Widderalpsattel. Quando cheguei ao topo precisei descansar antes de continuar.

Desafio pelo caminho

Quarta parte do percurso – descida até o Fählensee

A trilha então continua em uma descida. Nós encontramos neve pelo caminho o que nos fez diminuir o ritmo e caminhar bem devagar. Além disso, para evitar partes da trilha com neve, passamos por um caminho cheio de pedras. Essa descida foi bem cansativa e forçou muito os joelhos, tanto é que quando cheguei lá embaixo, perto do Fählensee , já estava bem cansada. Por sorte o final da trilha era bem mais tranquilo.

lago Sämtisersee
Vista do lago Sämtisersee do ponto mais alto da trilha

Fizemos uma pausa no restaurante local, o Bollenwees, e aproveitamos para apreciar uma refrescante cerveja local de Appenzel, a Quöllfrisch, acompanhada de uma deliciosa batata rösti. Super recomendo essa parada em Bollenwees. O local estava super agitado e a comida deliciosa.

restaurante bollenwees appenzel
Pausa merecida no restauranre Bohlenwees de frente para o incrivel Lago Fählensee

Quinta parte do percurso – Lago Sämtisersee e Brülisau.

Com as baterrias recarregadas seguimos em direção ao terceiro e último lago da trilha,o Sämtisersee e como já estava tarde não tivemos tanto tempo de apreciar o lago.

A última parte da trilha é uma descida até Brülisau.

trilha-appenzel-samtisersee
O terceiro e ulötimo lago da trilha: Sämtisersee

Quando fazer essa trilha

Essa é uma trilha para ser feita durante a Primavera e o Verão na Suíça, de Maio a Setembro. Nos fizemos no final de Maio e encontramos neve no caminho, portanto recomendo ir a partir de Junho. Como cada ano o clima e diferente, acompanhe o website oficial de Appenzel para se informar sobre as condições da trilha.

Dicas e informações úteis

  • Por ser uma trilha longa, o ideal é começar o mais cedo possível, principalmente se você precisa enfrentar 2 horas ou mais de transporte público para chegar até um dos pontos de início da trilha
  • Caso termine a trilha em Brülisau, certifique-se de chegar a tempo de pegar o último ônibus em funcionamento que dependendo da época pode ser as 17:00 ou 18:00. Do contrário terá de caminhar cerca de 45 minutos até a estação de trem Weissbad.
  • A trilha pode ser dividida em 2 dias e sugiro pernoitar ou na Gasthaus em Böllenwees ou na vila de Meglisalp. Verifique portanto, com antecedência, a disponibilidade contatando um dos estabelecimentos alguns dias antes
  • Botas de hiking são imprescindíveis para uma trilha como essa e quem usa os bastões de apoio é uma boa também para evitar esforço nos joelhos
  • Leve sempre água, no mínimo dois litros e snacks mas aproveite os restaurantes alpinos pelo caminho para fazer uma refeição com pratos típicos locais ou para reabastecer as bebidas
  • Não se esqueça de checar a previsão do tempo
dicas trilha em appenzel
Mais de Monique Bianchi

Balada na Hora do Almoço – Trident Refresh

Que tal sair no horário de almoço para curtir uma balada e...
Leia Mais

3 Comments

  • Olá, Monique. Como vai?
    Me interessei demais para fazer essa trilha, mas não encontro muitas informações sobre ela no google.
    A trilha é bem demarcada? Partindo de Wasserauen como você fez, consigo chegar em todos os outros pontos tranquilamente sem ajuda do google maps? Você usou algum mapa local?
    Tentei traçar essa rota no maps (a pé), e depois de Meglisalp para Widderalpsattel, ele não traça a rota…

    Outra pergunta, preciso pagar para iniciar essa trilha? Se sim, onde compro?

    Desculpe tantas perguntas, mas não achei informações sobre essa trilha em outro lugar. Desde já agradeço 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *