Se você está procurando uma dica de lugar paradisíaco na Suíça, chegou ao local certo. Neste artigo escrevo meu relato e dicas para fazer a trilha para os lagos Saoseo e Val Viola.
Estes dois lagos são sem dúvida especiais mas é o Lago Saoseo que merece maior destaque afinal é considerado por muitos como o lago mais bonito de todo o cantão Graubünden. O lago Saoseo possui um tom de azul capaz de deixar até o Blausee com inveja 🙂
Leia aqui tudo o que você precisa saber antes de trilhar na Suíça – Dicas para trilhar com segurança
E o melhor de tudo, nesse paraíso não entram carros, sendo assim somente possível chegar a pé ou com uma van do postauto.
Leia também:
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Onde fica
O Lago Saoseo e o Lago Val Viola estão localizados em um vale chamado Val di Campo, na região de Poschiavo, cantão de Graubünden.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
O local é praticamente um oásis, entre o passo alpino Bernina Pass, e a cidade de Poschiavo.
Como chegar
De transporte público
O ponto inicial para fazer a Trilha para os lagos Saoseo e Val Viola é a parada de ônibus Postauto chamada Sfazù. Essa parada está localizada no passo Bernina.
A partir de Poschiavo, por exemplo, o trajeto dura cerca de 20 minutos de ônibus. É possível também sair a partir de Pontresina.
Confira sempre os horários no site ou app da SBB, mas os ônibus são o 701 ou 706 saindo de Poschiavo.
De carro
Quem prefere ir de carro pode estacionar em Sfazù, mas chegue cedo. Apesar de ser um estacionamento relativamente grande, quando fomos, ele estava lotado e alguns carros já estavam achando lugares alternativos ao lado da estrada,
A Rota até os Lagos Saoseo e Val Viola
Alp Camp – Refúgio Saoseo – Lago di Saoseo – Lago di Val Viola – Alp Camp
Primeira parte do percurso até o Lago Saoseo
A partir de Sfazù há duas opções. A primeira e mais rápida é pegar uma van do Postauto que sobe até o refúgio e restaurante Saoseo.
Essa van precisa ser reservada com antecedência de no mínimo 1 hora antes pelo telefone +41 81 844 10 42.
Se você não fez a reserva ou prefere caminhar, a segunda opção é começar essa parte do percurso a pé. A vantagem da van é que você economiza tempo, cerca de uma hora e quinze minutos de trilha.
A partir do Refúgio Saoseo que também é um restaurante, a trilha continua até uma bifurcação onde você escolhe qual lago visitar primeiro. A caminhada até o Lago Saoseo leva cerca de 15 minutos. Já se você escolher ir primeiro para o Lago di Val Viola, o percurso é de 35 minutos.
Eu fui primeiro para o Lago Saoseo.
Assim que avistei o lago no meio da floresta com seu tom de azul surpreendente e reflexos das paisagens, fiquei até sem fôlego.
Eu e minhas amigas resolvemos curtir o lago antes de continuar a trilha até o Lago Val Viola. Elas até se arriscaram a dar um mergulho no lago. Eu tentei mas desisti ao colocar apenas o pé e sentir a temperatura congelante.
Segunda parte do percurso até o Lago Val Viola
A rota continua e a trilha até o Lago Val Viola leva cerca de 15 minutos. Aqui, quem tiver mais tempo e pique pode caminhar primeiro para o Viola Pass que fica na fronteira com a Itália e ver o lago do alto.
Nós resolvemos ir direto para o lago. O caminho é lindo entre pinheiros, pastos e pequenas cachoeiras. Atravessamos até um pequeno córrego onde havia muitas vacas.
A cor do Lago Val Viola é bem mais escura que o Lago Saoseo. Teoricamente era para ser algo próximo ao violeta mas no dia em que fizemos essa trilha, ele estava mais para verde.
Poderíamos ter ficado horas por ali aproveitando a paisagem e a calmaria do local mas como já tínhamos hospedagem reservada próximo a Poschiavo, tínhamos que dar um jeito de pegar a van até Sfazú novamente .
Voltando para Alp Camp e pausa no Refúgio Saoseo
Caminhamos então de volta a Alp Camp, e fomos comer e beber algo no Refúgio Saoseo. Quem quiser aproveitar a trilha e os locais com mais tempo pode pernoitar aqui, o que imagino ser uma excelente ideia. O local é maravilhoso.
Enquanto fazíamos os pedidos no restaurante ligamos para reservar a van para descer até Sfazú e por sorte achamos vagas.
Em que época fazer essa trilha?
A época recomendada para fazer essa trilha é de Junho a Outubro. A van do Postbus só funciona nessa época assim como o Refúgio Saoseo.
Rola fazer bate e volta?
Depende. Se você já estiver no cantão de Graubünden, vale a pena, mas caso esteja saindo de Zurique ou região, por exemplo, não recomendo.
É muito mais confortável passar ao menos uma noite na região, em Poschiavo, como fizemos, ou outras cidades próximas como Pontresina, Samedan ou até mesmo St. Moritz.
Além de poder começar a trilha mais cedo caso se hospede na região, você também tem mais tempo para explorar outras paisagens inacreditáveis como o Lago Palpuogna, por exemplo.