De Zurique a Milão em 3 horas

como é a viagem de trem de zurique a Milão

Você sabia que é possível fazer uma viagem de trem de Zurique a Milão em cerca de 3 horas? Sim, o fato da Suíça ser um país pequeno e localizado centralmente na Europa, proporciona diversas possibilidades de combinar uma viagem ao país com outros destinos, como a Itália, por exemplo.

Neste artigo você vai saber como é fazer a viagem de trem de Zurique a Milão.

Qual trem faz o trajeto de Zurique a Milão?

O trem Eurocity abreviado como EC faz o percurso entre as cidades de Zurique a Milão. Como está escrito na Wikipedia este tipo de trem atende 20 critérios que abrangem conforto, velocidade, serviço de alimentação e limpeza e é operado por mais de uma companhia ferroviária suíça ou da União Européia, sob um acordo cooperativo multilateral. Neste caso o acordo èe entre a Trenitalia e a SBB (

Com este trem, você embarca na estação central de Zurique chamada de Zürich HB e desembarca na estação Milano Centrale, ou vice-versa, sem a necessidade de paradas para baldeação e trocas de trem.

trem de zurique a Milão

Qual o tempo de percurso?

O trajeto entre as cidades de Zurique e Milão dura apenas 3h17m, fazendo com que uma viagem entre os dois destinos seja muito prática e confortável.

Há trens Eurocity entre Zurique a Milão de hora em hora.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Quando e onde comprar o bilhete?

Os bilhetes para o trem Eurocity de Zurique a Milão ou sentido contrário ficam disponíveis geralmente a partir de 90 dias antes da data desejada de viagem, mas podem ser adquiridos até mesmo no dia da viagem, de acordo com a disponibilidade. Claro que quanto mais próximo da data da viagem mais se paga.

É possível comprar o bilhete em diferentes locais como:

  • Site da SBB ( cia de transporte da Suíça)
  • Site da Trenitalia ( cia de transporte da Itália)
  • Raileurope ( revendedora oficial de bilhetes de trem em toda a Europa)

É preciso reservar assento?

Dentro da Suíça não é obrigatória a reserva de assento nos trens, até porque eles dificilmente lotam, mas isso é diferente na Itália, onde todo bilhete de trem dá direito a uma reserva de assento a qual é obrigatória.

Isso significa que caso você possua algum passe de trem para uso na Suíça como o Swiss Travel Pass, poderá escolher qualquer assento livre para se sentar, mas ao chegar na fronteira com a Itália, deverá viajar no assento marcado no seu bilhete.

O Swiss Travel Pass cobre esta viagem?

O Swiss Travel Pass é um passe múltiplo que dá acesso ao transporte dentro da Suíça apenas. Isso significa que os portadores deste bilhete poderão viajar até a fronteira sem a necessidade de adquirir um bilhete extra, mas a partir da fronteira, da cidade de Chiasso até Milão, deverão possuir um bilhete com reserva de assento.

Como é o trajeto?

O percurso entre Zurique e Milão possui 219km e velocidade média é de 90km/h. Os trens são bem confortáveis, até mesmo na segunda-classe, e possuem banheiros e um vagão restaurante. há também geralmente um vagão para famílias com uma espécie de playground para os pequenos.

Tomadas também estão disponíveis em cada assento assim como Wifi.

Há algumas belas paisagens pelo caminho para serem admiradas, principalmente ao passar pelo lago de Zug logo após Zurique.

trem pelo lago de zug
Photo: SBB/ Zurich © SBB CFF FFS

O EC de Zurique a Milão passa pelo túnel ferroviário mais longo e profundo do mundo, o Gotthard Base Tunnel de 57 quilômetros.

Há controle de passaporte?

Sim e este controle é feito dentro do próprio trem. Logo antes de atravessar a fronteira, há um anúncio sonoro que pede aos passageiros para prepararem seus passaportes pois agentes da Polícia Federal embarcarão no trem e farão este controle. Porém, geralmente não há tempo hábil para controlar todos, e muitas vezes acontece de não ter que mostrar o passaporte.

Vale a pena fazer um bate-volta entre Zurique e Milão?

Como o tempo de viagem entre as 2 cidades é relativamente curto, é possível sim realizar um passeio bate-volta, mas é preciso se planejar muito bem e evitar finais de semana quando os trens ficam lotados e as atrações na cidade de Milão também.

Neste caso, o ideal é já definir com antecedência as atrações que gostaria de visitar na cidade e comprar os bilhetes online.

Para quem vai para Milão pela primeira vez por exemplo, recomendo não deixar de visitar o Duomo e seus terraços, e para otimizar tempo, vale muito a pena comprar o ingresso para furar a fila e subir de elevador!

Agora se você possui a possibilidade de esticar a viagem por pelo menos mais 1 dia, recomendo a leitura deste outro artigo aqui e descubra as incríveis atrações de Milão com calma.

Dicas extras

  • Se você for viajar em um grupo de pessoas, vale a pena comprar os bilhetes com uma certa antecedência para garantir assentos próximos.
  • Caso viaje com o Swiss Travel Pass dentro da Suíça, poderá escolher o assento mas fique de olho no painel acima dele que indica se o mesmo está reservado ou não. Isso estará indicado pela estação de embarque e desembarque do passageiro em questão. Portanto, se o visor estiver apagado, geralmente significa que o assento está livre.
  • Nos finais de semana, caso viaje com o Swiss Travel Pass ou qualquer outro bilhete como o Tageskarte, recomendo reservar seu assento a partir da cidade de embarque, pois os trens são lotados.

Mais de Monique Bianchi

Day Spa no luxuoso Bürgenstock Resort

Nadar em uma das piscinas termais com vista para os Alpes é ...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *