Val d’Orcia, uma região mágica na Toscana

o que e o valdorcia toscana

Se você está planejando uma viagem para a Toscana na Itália, já deve provavelmente ter ouvido falar no Val d’Orcia, uma região incrível e de paisagens encantadoras. Muitas das fotos mais divulgadas da Toscana são tiradas nessa região, mas o que é exatamente o Val d’Orcia?

Desde minha primeira viagem para a Itália me apaixonei pelo país mas conhecer a região do Valdorcia na Toscana só fez minha paixão aumentar.

paisagens valdorcia toscana

Patrimônio Mundial da UNESCO

O território do Val d’Orcia na Toscana é composto de paisagens naturais que encantam. É uma região bem rural onde a natureza é protagonista com campos de trigo e girassóis, oliveiras, vinhedos e estradas adornadas pelos famosos ciprestes da Toscana. Cidades medievais com suas fortalezas e castelos complementam a paisagem.

valdorcia patrimonio da unesco
Piazza Grande em Montepulciano

Trata-se de um região localizada ao sul da Toscana entre as províncias de Siena e Grosseto. Toda essa região é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2004.

Parte do prestígio que a região do Val d’Orcia carrega é também devido à representação de suas paisagens em obras de arte da Renascença.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Cidades pitorescas

o que é o valdorcia

O Val d’Orcia possui algumas cidades mais famosas e imperdíveis como Pienza, Montalcino e Montepulciano, porém há muitas outras cidades e vilarejos charmosos na região como Castiglione d’Orcia, Monticchiello, Bagno Vignoni e Radicofani além de algumas surpresas pelo caminho como termas naturais.

O que visitar no Val d’Orcia

capela della madonna di vitaleta no valdorcia

Não existe um roteiro ideal para conhecer o Val d’Orcia. O ideal é definir as principais cidades que gostaria de visitar e ir explorando a região com calma. Normalmente no caminho entre uma cidade e outra você acaba descobrindo outros vilarejos e paisagens que você pode parar para conhecer.

mapa val dorcia
Foto: https://www.palazzodelcapitano.com/en/visit-val-dorcia/

Mas para quem vai de transporte público o ideal é se hospedar em Montepulciano, Montalcino ou Pienza e procurar algumas excursões locais.

Alguns exemplos abaixo de passeios que você pode adquirir:

Meu roteiro pelo Val d’Orcia

Na minha passagem de 1 sermana pelo Val d’Orcia em Setembro de 2020 essas cidades fizeram parte de meu roteiro:

Leia este artigo com meu roteiro de 7 dias pelo Val d’Orcia detalhado + Dicas para conhecer a região

  • Montepulciano
  • Pienza
  • San Quirico d’Orcia
  • Radicofani
  • Bagno Vignoni
  • Montalcino
  • Pitigliano
a cidade de bagno vignoni na toscana

Além disso nós também passamos por:

  • Capella della Madonna di Vitaletta
  • Bagni di San Filippo

Os vinhos e o Val d’Orcia

A região do Val d’Orcia é também caracterizada pela produção de vinho e os dois vinhos que mais se destacam são os tintos: Brunello di Montalcino e o Nobile di Montepulciano.

O Brunello di Montalcino é um vinho de prestígio, feito a partir de uvas Sangiovesse Grosso que possui como requerimento o envelhecimento mínimo de 2 anos em carvalho e 4 meses na garrafa. É um dos vinhos italianos mais reconhecidos mundialmente mas também um dos mais caros.

Já o Nobile di Montepulciano também feito com uvas Sangiovesse (cerca de 70% e outras variedades) possui sua origem datada no século VIII e foi aclamado por papas e poetas como o rei dos vinhos.

Há muitas opções de passeios por vinícolas e degustações de vinho no Val d’Orcia fazendo a região perfeita para apreciadores de vinho.

Veja também: A região vinícola Lavaux, Patrimônio da Unesco, na Suíça

Os sabores do Val d’Orcia

A gastronomia também se destaca no Val d’Orcia na Toscana e além dos vinhos é possível apreciar diversas iguarias e especialidades locais como o queijo pecorino de Pienza, salames artesanais, pratos com trufas e massas caseiras como o Pinci, uma espécie de espaguete mais largo.

Como se locomover pelo Val d´Orcia

Certamente viajar com seu meio de transporte próprio seja carro ou moto pelo Val d’Orcia é a melhor opção já que a região é bem rural e não possui fácil acesso de transporte público. Além disso, de carro há sempre a possibilidade de ir parando pelo caminho e isso é perfeito para essa região repleta de paisagens cênicas.

Nós fomos com nosso carro a partir da Suíça mas você também pode alugar um carro já na Itália a partir de Florença ou Siena por exemplo.

Quantos dias ficar no Val d’Orcia

Na cidade de Radicofani

A quantidade de tempo para conseguir curtir a região do Val d’Orcia é algo relativo mas eu por exemplo fiquei 5 dias inteiros, sem contar o dia de chegada e o de saída, no que daria 7 dias, e achei excelente mas confesso que gostaria de ter ficado um pouco mais.

Basicamente eu diria que em 3 dias é possível conhecer bastante do Val d’Orcia caso esteja no pique de acordar cedo e dirigir bastante. O problema é que apesar das distâncias parecem pequenas entre uma cidade e outra, a velocidade permitida e as estradas em curva e muitas vezes em condições ruins acaba-se levando bastante tempo para percorrer os percursos.

Há pessoas que possuem apenas um dia para conhecer a região como um bate-volta e sinceramente acho muito pouco mas é possível. Neste caso, a melhor opção é partir de Siena, porque de Florença fica mais longe.

Melhor época para visitar o Val d’Orcia

A época de Maio a Setembro é a melhor para explorar a região do Val d’Orcia na Toscana.

Eu fui na segunda semana de setembro e achei as paisagens sensacionais principalmente por estar mais vazio do que em Agosto mas também por ainda ter temperaturas de verão chegando aos 30 graus praticamente todos os dias.

Onde se hospedar no Val d’Orcia

As melhores cidades para montar base no Val d’Orcia são Pienza, Montalcino e Montepulciano. Você pode optar por ficar em hotéis localizados nas cidades ou pousadas de charme e agriturismo um pouco mais afastados. Há muitas possibilidades e preços para todos os bolsos.

Eu fiquei em um agriturismo localizado próximo a cidade de Sarteano, o Tuscany Equestrian Resort . Achei o local lindo no meio das mais incríveis paisagens toscanas mas um pouco isolado.

Veja mais opções de hospedagem aqui.

Viajar pelo Val d’Orcia é uma experiência inesquecível e a região é perfeita para relaxar e apreciar arte, cultura, história e paisagens naturais. Não é a toa que é uma das viagens mais incríveis pela Itália.

Mais de Monique Bianchi

Sentiero di Gandria: Trilha de Lugano a Gandria

Uma visita ao pitoresco vilarejo de Gandria é um dos passeios mais...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *