Como comprar online bilhetes de trem na Suíça

comprar bilhetes de trem online na suiçA

Passo-a-passo para utilizar o site de transporte público na Suíça

A Suíça é sem dúvidas um dos melhores países no mundo para viajar utilizando o transporte público. Eficiência, conforto e praticidade são alguns dos principais motivos. A SBB-CFF-FFS é a principal empresa de transporte público na Suíça e aqui nesse artigo você aprende como utilizar o aplicativo ou site de transporte público da Suíça para pesquisar itinerários e comprar online bilhetes de trem na Suíça, e também bilhetes de ônibus e passeios de barco.

Comprando os bilhetes de trem ou outro transporte público da Suíça online é uma forma de otimizar o seu tempo, mas você também pode comprá-los diretamente nas estações de trem ou paradas de ônibus utilizando as máquinas automáticas ou o guichê com atendentes. (apenas nas estações maiores das principais cidades)

Acesse o site oficial sbb.ch ou baixe o aplicativo SBB

como usar o site de transporte público da Suíça

O website do transporte público na Suíça pode ser acessado nas 3 línguas oficias do país ( Alemão, Italiano e Francês) e também em Inglês. Selecione no canto direito da página a língua desejada.

Para baixar o aplicativo da SBB na App Store ou dispositivos Android procure por SBB Mobile.

Busque o trajeto desejado com o ponto de partida e ponto de chegada

Clique em Timetable. Nessa busca é possível encontrar as opções de itinerários de um destino ao outro. Para uma busca simples de trajeto entre cidades, digite o nome das cidades e selecione a primeira opção que aparecer no menu de lista suspensa, que corresponde a estação principal daquela cidade.

como usar o site de transporte publico da suica

Atenção para os nomes das cidades e estações que precisam estar na língua oficial, não importa o idioma selecionado anteriormente. Então para procurar a estação principal de Zurique por exemplo, digite Zürich e selecione Zürich HB( Zürich Hauptbahnhof que significa estação principal de Zurique). Para encontrar Genebra, digite Geneve.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Para uma busca mais específica você pode utilizar o nome das estações. Como exemplo, para ir da estação principal de Zurique até o Lago na parte central da cidade, há diversas opções seja de trem ou de tram. Coloco abaixo alguma delas.

De trem: Zürich HB ate Zürich Stadelhofen

De tran: Zürich HB ate Zurich Bellevue ou Zürich Bürkliplatz

Para encontrar as opções de trajeto entre a estação principal de Zurique e o aeroporto, por exemplo, digite Zürich Flughafen e Zürich HB. Leia também esse outro artigo com um passo-a-passo de como ir do aeroporto até a cidade de Zurique.

A vantagem de utilizar o aplicativo é que ele vai mostrar as opções de estações nas proximidades de onde você está, o que pode ser muito prático em uma viagem pela Suíça.

Após preencher o destino de partida e de chegada, escolha uma data e horário de partida ou chegada no destino e clique no botão Search for a connection.

Busca avançada

Você também pode personalizar ainda mais a sua busca usando as opções avançadas como explicado abaixo:

Clique no botão Busca Avançada
  • Tipo de transporte:Há uma opção avançada de busca em que você pode selecionar os tipos de transporte desejados. Se estiver procurando por conexões de barco apenas, por exemplo, deve clicar nas outras opções e deixar apenas barco selecionado.
  • Tipo de conexão: Você também pode escolher o tipo de conexão, ou se procura trajetos diretos, sem paradas intermediárias.
  • Duração da transferência: a duração padrão está selecionada, mas você pode mudar e escolher transferência de pelo menos, 10, 20 ou 30 minutos. Isso pode ser útil se estiver viajando em grupo ou com pessoas de pouca mobilidade, para evitar perder uma conexão que as vezes pode ser de menos de 5 minutos entre um trem e outro.
  • Classe: Você pode trocar de segunda classe para mostrar apenas os trajetos de primeira classe.
como usar site sbb suiça

Selecione uma conexão de acordo com o horário e trajeto desejado

Após preencher a busca com os destinos e horários desejados, uma lista de opções aparecerá. A ordem de cima para baixo mostra as opções mais próximas do horário escolhido. Entenda o que significa os símbolos dispostos nessa lista.

como comprar  online bilhetes de trem na suiça

Tipo de trem e rota

Na Suíça há diversas nomenclaturas para os trens. Apesar disso, é importante saber que não há diferença de preço de acordo com o tipo de trem. O preço é determinado pela rota a ser feita. Abaixo os principais tipos de trem na Suíça e suas nomenclaturas:

  • IC (Intercity) – trem que conecta cidades
  • EC (Eurocity) – trens internacionais e que cruzam uma das fronteiras da Suíça com outro país
  • IR (Interregion) – trens entre cidades e regiões
  • RE (Regio Express) – trens entre cidades e regiões com maior número de paradas
  • R (Regio Trains) – trens entre cidades e regiões com maior número de paradas
  • S-Bahns – trens entre grandes cidades com paradas intermediárias
  • TGV – trens de alta velocidade entre a Suíça e a França
  • PE – trens panorâmicos

Duração do trajeto

O tempo mostrado significa o tempo total do trajeto.

Trocas de trem

Quantidade de trocas de trem necessárias para chegar até o destino

Ocupação e plataforma

Esses símbolos mostram de acordo com o horário escolhido a ocupação da primeira e segunda classe. Se os símbolos aparecem vermelhos, é porque frequentemente os trens podem estar lotados nesse mesmo horário.

Outra informação super importante mostrada é a plataforma de onde partirá o seu trem.

Outros símbolos

Frequentemente outros símbolos também podem aparecer para indicar atrasos, troca de plataformas ou cancelamentos.

Veja o número de paradas entre um destino e outro e diferentes vagões

Assim que escolher uma conexão clique sobre ela e verá em detalhes as paradas entre um destino e outro e os horários de cada uma delas. Além disso preste atenção em outros símbolos conforme legenda abaixo.

Se um trem possui vagões familiares por exemplo (FA – Family Coache) isto é indicado com um simbolo na porta do vagão e também nos letreiros na paltaforma de embarque, para você saber qual setor da plataforma ficar.

Preste sempre atenção caso estiver em um vagão do silêncio indicado pelo símbolo RZ (Quiet Zone). Esse é um vagão localizado na primeira classe e que proíbe o uso de telefones ou conversas altas.

Compre o seu bilhete

Assim que tiver escolhido a conexão desejada clique no botão Purchase para comprar o seu bilhete.

Você será levado a uma página onde pode escolher fazer log in ou comprar como guest.

Selecione Purchase as a guest e preencha as informações necessárias com nome completo e data de nascimento. No campo de descontos (Discount Card) selecione No discount ou caso possua um dos cartões de desconto o selecione. ( Esses são cartões específicos de moradores).

Atenção: Se estiver comprando bilhetes para mais de uma pessoa, adicione os dados nessa mesma página e o preço será calculado para todos os bilhetes.

Selecione Single Journey para comprar apenas o Bilhete de Ida ou Single and Return Journey para comprar o Bilhete de Ida e Volta.

Selecione a classe desejada e clique To the Checkout. No lado direiro da tela aparecerá o valor total.

Preencha seu email para receber o bilhete e a confirmação de compra e escolha a forma de pagamento. Se você estiver fazendo a compra logado no aplicativo o QR code do bilhete ficará salvo lá mas você também receberá uma confirmação da compra em seu email.

Seu bilhete terá duração de 24 horas e você poderá entrar em qualquer trem que faça o itinerário que você comprou. A única exceção é caso você tenha comprado um bilhete Super Saver que é um bilhete de desconto e que serve apenas para o trem e horário comprado.

Essas são as minhas dicas para comprar online bilhetes de trem na na Suíça. As mesmas instruções também servem para a compra de bilhetes de ônibus ou barco no site da SBB na Suíça. Se você ainda possui dúvidas, deixe aqui seu comentário que responderemos o mais breve possível.

comprar online bilhetes de trem suica
travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

As famosas baladas de Mykonos

Mykonos é uma ilha muito famosa na Grécia por suas festas! E...
Leia Mais

12 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.