É possível ver neve durante o Verão na Suíça?

onde ver neve na suiça

Quem está planejando uma viagem para a Suíça durante o Verão ou Primavera certamente vai se perguntar se é possível ver neve no país nesta época do ano. A resposta basicamente é sim, é possível ver neve no Verão e Primavera na Suíça!

Continue lendo esse artigo para descobrir as dicas de lugares onde ver neve na Suíça mesmo fora do inverno.

Onde ver neve na Suíça no verão e primavera?

Primeiramente saiba que geralmente não neva na Suíça nestas épocas, mas há montanhas de alta altitude que possuem neve o ano todo, pois a neve acumulada durante o inverno se mantém devido às baixas temperaturas. Isso acontece também em áreas de glaciar.

Ou seja, quem vai viajar para a Suíça entre Maio e Outubro, pode sim ver neve, não exatamente a neve caindo do céu, mas sim a neve depositada nas montanhas. Mesmo assim, a experiência de ver e tocar a neve pela primeira vez é mágica, e as montanhas que oferecem essa vantagem também contam com atividades na neve, como a possibilidade de descer por colinas escorregando em bóias de borracha, por exemplo.

Abaixo as montanhas na Suíça onde é possível ver neve o ano todo:

Monte Titlis na região de Lucerne

titlis tem neve o ano todo na suiça
Foto: Monte Titlis Turismo

Localizada a 3238 metros de altitude, a Montanha Titlis é um dos lugares para se ver neve no Verão na Suíça. Aliás, durante o ano todo.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

O passeio ao Monte Titlis possui muitas atrações como já contei aqui , divididas em diversas estações intermediárias e o complexo turístico no topo. Essa é uma atração perfeita para quem quer ver e caminhar na neve. O bondinho giratório para chegar até o topo faz parte das vantagens desse passeio que oferecem também um palácio de gelo com esculturas, e uma ponte suspensa entre os Alpes, para os corajosos!

De Outubro a Maio há também o Parque Glacial onde é possível descer colinas na neve deslizando com bóias de borracha.

E o mais legal de tudo é que nas estações intermediárias da Titlis há diversas atividades de verão, como trilhas ao redor do belo Lago alpino Trübsee.

Compre abaixo o seu bilhete para Titlis ou caso prefira uma excursão a partir de Lucerne ou Zurique para otimizar o seu tempo de viagem.

Oferecemos também um Tour com Guia Certificada em Português para o Monte Titlis. Entre em contato para pedir um orçamento

Jungfraujoch Top of Europe na região de Jungfrau, Interlaken

ver neve em jungfraujoch na suiça

O Jungfraujoch é um passeio sensacional nos Alpes Suíços, onde também é possível ver neve o ano todo! Não é a toa que se chama Top of Europe, afinal a estação de trem no topo do complexo turístico é a mais alta da Europa.

No Verão a grande vantagem é poder fazer uma caminhada na neve pelo glaciar, uma experiência única. Leia meu post sobre essa caminhada aqui.

passeio topo da europa jungfraujoch suiça

Mas atrações não faltam no passeio a Jungfraujoch, como uma caverna de gelo com esculturas, diversas atividades interativas, tirolesa, e muitos mirantes para tirar aquela foto inesquecível de sua viagem pela Suíça.

Adquira abaixo seu bilhete para subir a Jungfraujoch, ou aproveite a possibilidade de fazer uma excursão com guia a partir da cidade de Zurique ou Lucerne.

Oferecemos também um Tour com Guia Certificada em Português para o Jungfraujoch. Entre em contato para pedir um orçamento

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt

Foto: Zermatt Turismo

Zermatt é outro local da Suíça que oferece neve o ano todo, pelo menos no alto de uma de suas montanhas, a Klein Matterhorn. O passeio que leva até o topo se chama Matterhorn Glacier Paradise.

A 3.883 metros de altitude, o complexo turístico Matterhorn Glacier Paradise é o mais alto mirante dotado de teleférico da Europa com vista panorâmica sobre a Matterhorn (4.478 metros) e para os cumes dos Alpes suíços, italianos e franceses. Outras atividades incluem um palácio de gelo e diversos mirantes além da mais alta região de esqui de verão dos Alpes, na geleira Theodul.

Compre abaixo o bilhete para visitar a Klein Matterhorn:

É possível esquiar no verão na Suíça?

Sim! Por mais impressionante que seja, é possível sim esquiar na Suíça nos meses de verão.

Claro que são poucos os lugares que preservam a neve de qualidade para a prática do esporte e eles estão localizados em áreas de glaciar, nas regiões de Zermatt e Saas-Fee.

Zermatt conta com 21 quilômetros de pistas para esqui de verão.

Para você ter uma ideia de como o ski no verão em Zermatt é famoso, quase todas as equipes nacionais de esqui do mundo treinam para as disciplinas de velocidade , e todos os atletas precisam passar pela estação do cume para acessar as pistas de verão.

Quando começa a nevar na Suíça?

A Suíça possui um clima complexo e que varia conforme a região influenciado pela altitude de cada local, mas em geral a primeira neve do ano acontece no mês de Novembro.

Para quem quer viajar para a Suíça no inverno e não apenas ver neve caindo do céu como praticar esportes de inverno, a melhor época é entre os meses de Janeiro ao começo de Março. Durante esses meses, as temperaturas são mais baixas e chegam abaixo de zero graus.

Como se vestir para visitar as montanhas no verão na Suíça?

Apesar das temperaturas no verão na Suíça atingirem e até passarem dos 30 graus em alguns dias, a situação é diferente nas montanhas, especialmente as de alta altitude citadas acima onde é possível ver neve o ano todo.

Em geral, a temperatura diminui cerca de 1 grau a cada 100 metros de altitude. Se a temperatura em uma cidade for de 20 graus, por exemplo pode ser de cerca de 0 graus a 2.000 metros acima do nível do mar.

Para excursões nas montanhas (acima de 2000 metros), é importante ter bons equipamentos e roupas quentes, pois às vezes pode nevar. O clima também pode mudar rapidamente ao longo do dia nas montanhas e costuma ventar bastante, portanto é bom estar preparado.

Alguns exemplos do que levar na mala para viajar para a Suíça no Verão:

  • Uma Jaqueta impermeável com capuz é um item essencial pois o clima no verão na Suíça pode mudar de uma hora para a outra e tempestades e chuvas podem acontecer
  • Roupas de banho para poder nadar nos lagos, rios ou nas badis ( espécie de clubes públicos com piscina geralmente às margens dos lagos ou rios)
  • Chapéu ou boné para se proteger do sol
  • Filtro solar
  • Roupas leves de verão como camisetas, shorts, vestidos e saias
  • Roupas de meia estação como calças de tecidos leves, calças jeans e camisetas de manga longa
  • Roupas esportivas se deseja fazer caminhadas, trilhas ou praticar esportes
  • Uma jaqueta mais quente que seja também corta-vento para subir as montanhas de alta altitude
  • Gorro e protetor de ouvido para visitar as montanhas de alta altitude
  • Lenços de pescoço
  • Jaquetas leves para usar de noite ou caso a temperatra caia
  • Sapatos confortáveis como tênis são imprescindíveis para poder caminhar pelas cidades e terrenos montanhosos.
  • Botas de caminhada impermeáveis para caminhar na neve no topo das montanhas e evitar de molhar os pés, além de evitar escorregar

Mais de Monique Bianchi

O lado Brasileiro das Cataratas do Iguaçu e todas as suas surpresas

É indiscutível que as Cataratas do Iguaçu são o símbolo de Foz...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *