Wengen, uma vila livre de carros no meio dos Alpes Suiços

vila de wengen suiça

Wengen é uma minúscula vila no meio dos Alpes suíços, acima de Lauterbrunnen localizada a 1274m acima do nível do mar e que encanta a qualquer turista com suas paisagens cênicas e a proximidade às enormes montanhas da região de Jungfrau. Depois de fazer um passeio até lá, o local se tornou um dos meus lugares favoritos próximo a Interlaken e um que com certeza indico a turistas que visitem a Suíça.

A cidade de Wengen é conhecida como destino de férias caracterizada por não permitir a entrada de carros, apenas veículos elétricos de moradores e prestadores de serviços à cidade. Isso contribui para deixar o local ainda mais agradável e especial.

Leia aqui dicas para economizar e diminuir o orçamento em uma viagem à Suíça!

vila de wengen suiça

vila livre de carros nos alpes

Por sua localização privilegiada Wengen oferece uma ampla gama de atividades, em qualquer época do ano, mas com certeza é durante o inverno que a vila atinge seu esplendor e se torna reduto de atletas e praticantes de esportes de inverno de todo o mundo, principalmente durante o evento internacionalmente reconhecido chamado Lauberhorn que é um campeonato de “corrida de esqui” que recebe 50.000 espectadores todo ano.

A excelente localização também faz a vila  de Wengen ser uma excelente opção de base turística para explorar outras vilas e cidades na região de Jungfrau. Apesar de ser uma pequena vila, Wengen conta hoje com cerca de 23 hotéis, somando cerca de 2000 leitos e mais de 400 apartamentos com mais de 2300 leitos. Em uma cidade que a população não passa de 1300 habitantes, durante o inverno principalmente a quantidade de turistas ultrapassa essa marca facilmente.

Como chegar até Wengen

Por ser uma vila encravada na montanha e livre de carros, a única forma de se chegar até Wengen é de trem, num percurso de apenas 15 minutos partindo do vale de Lauterbrunnen. O trem parte a cada 30 minutos. Quem está de carro, precisa deixá-lo estacionado em Lauterbrunnen uma vez que não há estrada que ligue até Wengen e a vila também não permite veículos não autorizados.

Através do seguinte site você pode reservar online uma vaga no estacionamento de Lauterbrunnen, o que é super recomendado já que durante o inverno ele fica lotado facilmente: http://shop.jungfrau.ch/en/parking/booking

vila sem carros wengen
As ruas vazias de Wengen durante um dia de semana. Wengen é uma das poucas vilas livres de carro em toda a Europa.

Leia aqui tudo o que você precisa saber para dirigir pela Suíça

Leia também: Alugar um carro ou adquirir um Swisspass? Veja pros e contras de cada opção!

como chegar a wengen

Sim, dá para conhecer no mesmo dia Wengen e Lauterbrunnen! Caso você não tenha muito tempo no roteiro é o ideal, assim você não deixa de visitar esses dois lugares incríveis. Eu fiz o passeio em um dia só, visitando Lauterbrunnen pela manhã incluindo as cachoeiras Staubbach e Trümmelbach e de tarde visitei Wengen e subi até Männlichen. Vale muito à pena!

Ponto de Partida para passeio pelos Alpes

Estando em Wengen um leque de possibilidades de atrações turísticas pelos Alpes se abre. Cito as principais abaixo:

passeios alpes interligne e jungfrau

Männlichen – 2225 -2343 acima do nível do mar

männlichen suiça

Essa montanha localizada logo acima de Wengen oferece diversas possibilidades para quem quer esquiar ou praticar hiking. Mesmo para os não praticantes do esporte, Männlichen é um passeio sensacional pois proporciona uma vista panorâmica espetacular dos Alpes Eiger, Mönch e Jungfrau em uma caminhada de apenas 25 minutos chamada de “Caminhada Real” onde o mirante principal é em formato de uma coroa!

Heaven! When in Wengen be sure to go to Männlichen at above 2300 mt above sea level! You gonna experience a perfect view of the Alps and the village of Grindelwald! This is the final point of the Royal Walk! There are 2 options to arrive at Männlichen, by aerial cableway via Lauterbrunnen/Wengen or aerial gondola from the Grindelwald side! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Essa coroa é um Mirante a 2300m acima do nível do mar e é o ponto final da trilha chamada “Royal Walk” a apenas meia hora da estação de cable car. A vista lá do alto é impressionante e há diversas outras trilhas como a que vai até Kleine Scheidegg em cerca de 1h30. O local é muito famoso no inverno também para prática de esqui!

Ein von ?? Monique Bianchi (@moniquebianchir) gepostetes Foto am

caminhada alpes suiços mannlichen wengen

caminhada royal wengen männlichen

caminhada royal männlichen alpes suiços

O pico é alcançado facilmente a partir de Wengen em uma gôndola que chega ao topo em apenas 5 minutos ou a partir de um cable car a partir de Grindelwald Grund.

männlichen wengen
Do alto de Männlichen avistamos a vila de Grindelwald e o cable car que parte de lá

Além dessa caminhada simples que oferece uma super vista, há outras opções de continuar o passeio e combina-lo com uma caminhada mais longa ao pé dos Alpes, o que logicamente vai lhe presentear com vistas inacreditáveis!

A caminhada mais conhecida é a partir de Männlichen até Kleine Scheidegg em cerca de 1 ½ hrs . A partir de Kleine Scheidegg você pode pegar o cable car de volta a Grindelwald Grund ou seguir o passeio até Jungfraujoch

Preços

A partir de Wengen

CHF 44 – ida e volta

Crianças de 6 a 15 anos pagam apenas metade

Quem tem SwissPass tem desconto de 50%! Não sabe ainda o que é Swisspass? Leia tudo aqui.

A partir de Grindelwald Grund

CHF 58 –  ida e volta

Crianças de 6 a 15 anos pagam apenas metade

Quem tem SwissPass tem desconto de 50%! Compre o seu aqui.

Jungfraujoch – Topo da Europa  – 3454 m acima do nível do mar

Jungfraujoch é sem dúvidas o passeio mais famoso da região e não é para menos, afinal é lá que se localiza a estação de trem mais alta da Europa e um complexo que oferece diversas atividades e atrações como um palácio de gelo, além de neve o ano todo. Para completar, o passeio de trem feito para chegar até o topo é de cair o queixo, passando por túneis dentro das montanhas e se aproximando lentamente muito perto dos Alpes.

Informações completas sobre o passeio clicando aqui.

Schilthorn 2970m acima do nível do mar

O topo desta montanha acima da vila de Mürren proporciona uma das melhores vistas dos Alpes na região e é onde s localiza o restaurante giratório Piz Gloria e um centro de visitação interativo dedicado a James Bond, já que cenas do filme “On Her Majesty’s Secret Service ” foram filmadas por lá. Pode ser alcançada em 1h a partir de Wengen.

Grindelwald First – 2167m acima do nível do mar

Acima da vila de Grindelwald se localiza esse pico que oferece uma série de atrações além da vista excepcional. Recentemente uma passarela suspensa nas montanhas foi inaugurada e além disso, é lá que se localiza o lindo lago Bachalpsee que pode ser alcançado via trilha.

Schynige Platte – 2076m acima do nível do mar

Além da vista esplêndida o passeio é feito em um nostálgico e charmoso trem que parte de Wilderswil e leva até o topo da montanha onde também se encontra um incrível jardim botânico alpino.

Kleine Scheidegg – 2061 m acima do nível do mar

Aos pés da face norte da montanha Eiger! Pistas de esqui, caminhadas, restaurantes e hotéis disponíveis no local!

Onde se hospedar em Wengen

Como citei no início do artigo, Wengen é uma pequena vila, mas focada totalmente no turismo, portanto há uma certa variedade de locais para se hospedar por lá, para quem prefere mais luxo ou algo mais econômico.

vila sem carros suiça wengen

No Booking.com há oferta de 42 locais espalhados entre a vila e o vale de Lauterbrunnen. Confira clicando na imagem abaixo:

onde se hospedar em wengen

Durante o inverno, principalmente quando acontece o campeonato Lauberhorn, os hotéis tendem a se esgotar rapidamente, então sugiro que comece a pesquisar hospedagem com uma certa antecedência durante essa época.

Wengen e os esportes de inverno

A região de Jungfrau que compreende as áreas Grindelwald-First, Kleine Scheidegg-Männlichen e Mürren-Schilthorn oferece 213km de pistas para esqui e outros esportes de inverno.

Wengen é também um excelente local para iniciantes no esqui pois conta com duas escolas que oferecem lições privadas para quem quer aprender ou aperfeiçoar suas habilidades nos esportes de inverno.

Nao deixe de conhecer e se encantar com essa charmosa vila suíça!

Jà conhece? Comente o que achou do local abaixo! 🙂

Fiz esse passeio em parceria com o escritório de Turismo de Interlaken e região de Jungfrau. Todas as opiniões  e descrição do passeio são isentas e pessoais!

Mais de Monique Bianchi

Conheça Engelberg | O que fazer |Atrações

O que fazer em Engelberg Engelberg é um vilarejo alpino na Suíça,...
Leia Mais

13 Comments

    • Olá Juliane tudo bem? Obrigada, fico contente que tenha gostado do blog. Para chegar em Mürren a partir de Wengen vc precisa descer a Lauterbrunnen de qualquer maneira e de lá pegar um bondinho para Grütschalp e depois um trenzinho até Mürren. Abraços

  • Oi Monique tudo bem?
    Você sabe qual é o melhor ponto de partida/cidade para fazer a Jungfrau Eiger Walk para Kleine Scheidegg? Tem alguma dica? Obrigada

  • Olá, gostaria de sua ajuda para finalizar meu roteiro pela Suíça.
    Vou com minha mãe (65a) e filha (1a6m), vamos usar o SwissPass.

    Minha viagem toda é de 12 dias, entre 25/03 e 05/04.

    Minhas opções são:

    (1)

    1 – Amsterdam
    2 – Amsterdam
    3 – Amsterdam
    4 – Luzern
    5 – Luzern – visit Bern
    6 – Luzern – visit Gruyeres
    7 – Wengen (or Grindelwald) – visit Thun + Interlaken
    8 – Wengen (or Grindelwald) – visit Lauterbrunnen + Murren + Schilthorn
    9 – Wengen (or Grindelwald) – visit Grindelwald + First + Wengen
    10 – Zurich
    11 – Zurich

    ou

    (2)

    1 – Amsterdam
    2 – Amsterdam
    3 – Amsterdam
    4 – Luzern
    5 – Luzern – visit Bern
    6 – Thun – visit Gruyeres
    7 – Thun
    8 – Thun – visit Lauterbrunnen + Wengen + Grindelwald + First
    9 – Zermatt
    10 – Zermatt
    11 – Zurich

    a maior dúvida é, vou para Zermatt ou não. Eu tenho essa dúvida, pois eu fui para lá 2 anos atrás e amei!
    Então não sei se vou novamente para lá (e levo minha mãe para conhecer) ou exploro a região do Jungfrau que não conheço. Wengen / Grindelwald / Murren… se assemelham com Zermatt?

    Se eu ficar na região do Jungfrau, devo ficar em Grindelwald ou Wengen?

    Obrigada!!!

    • Olá Tatiana pelo que vi do seu roteiro até dá para incluir Zermatt que sempre é uma boa ideia porque é realmente uma vila muito charmosa e dá para ver a famosa Matterhorn mas como é longe tem que pensar mesmo. O roteiro 2 parece melhor mas eu dividiria melhor os passeios em interlaken. É praticamente impossível fazer grindelwald vila + grindelwald first + lauterbrunen e wengen em 1 dia só em um bate e volta de Thun.Eu separaria em 2 dias e incluiria a montanha Schilthorn no dia da visita a Lauterbrunnen. Em Thun recomendo o passeio de barco que é sensacional. Espero ter ajudado. Abraços

  • Monique, seu blog é FANTÁSTICO! Estou devorando tudo! Suas informações muito úteis, que facilitam muito mesmo a vida dos viajantes! Parabéns!!
    Você pode me ajudar com algumas dúvidas:
    1) tenho 4 dias para esse região. Estou na dúvida de onde montar base. Interlaken, Lauterbrunnen, Grindelwald ou Wengen??
    2) Veja se eu entendi bem: a partir de Grindelwald tem um cable car para Männlichen, de onde eu posso ir para Wengen e Lauterbrunnen (mas tem que fazer essa caminhada?)? Se eu ficar hospedada em Grindelwald, esse seria o melhor caminho para Lauterbrunnen ou é necessário ir a Interlaken?
    Desde já eu agradeço!!
    Bjs, Carol

  • Ola, estou indo em novembro com meu marido e minha filha de 1 ano e 5 meses, vc acha que esse passeio ate Männlichen e possivel ser feito com minha familia? Obrigada

  • Olá… Adorei essa matéria e tenho frequentado assiduamente seu blog, sempre à procura de um roteiro ideal, já que terei apenas um dia para explorar essa região.
    enfim….estarei em Lucerna no final de setembro e gostaria de saber se vale a pena fazer o trajeto Lucerna – Lauterbrunnen – Wengen – Kleine Scheidegg de forma independente, ou seria melhor contratar uma excursão para isso. Gostaria de saber também o que fica mais barato e se consigo fazer trilhas por esses lugares, sem orientação de guia turístico. Desde já agradeço a atenção

    • Oi Flávia tudo bem? Sim, é possível fazer o trecho sozinha. Em relaçao à trilhas, depende de qual trilha deseja fazer e se já está acostumada com trilhas em montanhas. Há trilhas de várias dificuldades, algumas fáceis e em geral sâo todas bem sinalizadas e bem cuidadas. Mas chegando na regiao de Interlaken, você pode ver com o escritório de turismo se há opçao de guias para determinadas trilhas. Um abraço

  • Muito bom o post Monique!

    Com certeza conhecerei Wengern quando estiver em Interlaken. Você sabe se lá em Wengern dá para alugar bicicleta e andar pela vila?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *