Hallstatt, uma vila encantadora na Austria

dicas para visitar hallstatt

Hallstatt é uma fascinante vila na Áustria que figura na lista de patrimônios mundiais da UNESCO desde 1997. Além de possuir paisagens cinematográficas, entre os Alpes e um belíssimo lago, Hallstatt também é um lugar cheio de história.

A minúscula vila austríaca possui apenas 774 habitantes mas se tornou uma grande atração turística e recebe diariamente visitantes de todo o mundo, sendo popular especialmente com os asiáticos. Aliás, como curiosidade, saiba que os chineses construíram em seu país uma cidade réplica de Hallstatt.

Saiba tudo sobre a vila de Hallstatt na Austria

Um pouco de história sobre Hallstatt

A minúscula vila de Hallstatt é conhecida pelas minas de sal na região quem vem sendo exploradas desde os tempos em que a vila era ocupada pelos Celtas e outros povos antigos, há cerca de 7000 anos!
Inclusive, a mina de sal considerada como uma das antigas do mundo fica acima do centro histórico da vila.

As pitorescas casas de madeira às margens do lago de Hallstatt são herança de prosperidade da vila nos tempos da Idade do Ferro e a região também guarda vários achados arqueológicos que fazem parte da pré-história da Europa.

Visitando a vila de Hallstatt
Conheça essa encantadora vila na Austria

Os principais pontos turísticos de Hallstatt

Principais dicas para visitas bate-volta

Hallstatt é uma vila minúscula que pode ser percorrida de ponta a ponta em cerca de 15 minutos, mas é claro que você irá levar mais tempo do que isso apreciando as paisagens pelo caminho como a beleza arquitetônica da casinhas de madeira em estilo alpino na beira do lago, logo no começo da vila.

A Market Square é a parte central da vila e é onde acontece os eventos tradicionais da cidade. Por lá você encontra cafés, restaurantes, bares, hotéis e lojinhas de souvenir.

A torre da Igreja Evangélica é outro ponto que se destaca pela cidade e faz parte do cenário mais fotografado. Você vai passar pela igreja logo após a Market Square.

Praça central de Hallstatt

capela dos ossos em hallstatt
Fonte: Hallstatt.net

A Charnel House é um dos lugares peculiares de Hallstatt. Localizada na capela St. Michael, o local que data do século 12, abriga uma curiosa coleção de 1200 crânios. Como o cemitério era pequeno, os esqueletos eram desenterrados depois de 10 anos e decorados com símbolos e data da morte. Dos 1200 crânios, 600 foram pintados artisticamente.

Quem gosta de descobrir algo a mais sobre os lugares que visita, vai querer visitar o Hallstatt Museum que conta a historia da vila, da idade da Pedra até os dias atuais.

Mirante de Hallstatt

O lugar que você não pode deixar de visitar na vila é o mirante, o melhor ponto para fazer um registro da icônica paisagem de Hallstatt. Nao sera dificil de encontrá-lo caminhando a partir da Market Square. Perceba que próximo ao mirante há várias placas pedindo silêncio e indicando a proibição do uso de drones. Como a vila recebe dezenas de turistas diariamente, esse é um dos pontos mais disputados, mas não podemos esquecer que há residentes e devemos tentar respeitar ao máximo.

Se você tiver mais tempo

Seja durante um bate-volta ou não, caso você possua mais tempo em Hallstatt, não deixe de fazer pelo menos um desses passeios:

Top of Hallstatt como o próprio nome já diz é um local onde é possível ver a cidade de Hallstatt do alto. Para chegar até o topo, é preciso pegar um funicular.Lá em cima, um dos principais atrativos é a Skywalk, uma plataforma de 360 metros que proporciona uma visão panorâmica do lago e da cidade.

Além disso, é ali o ponto de partida também para o Salzwelten, considerada a mina de sal mais antiga do mundo. O unico porem é que ela só pode ser visitada entre Abril a Novembro, portanto se você estiver planejando uma visita a Hallstatt durante o inverno, vai ter que voltar em uma outra ocasião para fazer esse passeio que parece ser muito legal.
Veja aqui no blog o Viajante, um relato da visita dele a esta mina.

skywalk hallstatt
Fonte: Salzwelten.at

Os passeios de barco pelo lago de Hallstatt também parecem ser uma excelente opção para curtir os arredores da vila e vê-la por outra perspectiva. Há diferentes possibilidades, desde um passeio curto que liga a cidade até a estação de trem do outro lado do lago, como também passeios circulares.

Para aqueles que gostam de caminhar, há uma trilha panorâmica de 1 hora ao redor e acima da vila de Hallstatt. A caminhada começa no cemitério da Igreja Católica e vai subindo em meio a floresta. O ponto final é a estação de onde sai o funicular que leva ao topo da região.

Conheça também essas vilas charmosas pela Europa:

Onde fica e como chegar a Hallstatt

A vila de Hallstatt fica na Áustria e faz parte da região turística chamada Dachstein Salzkammergut.

Uma das formas mais fáceis de chegar até lá é usar a cidade de Salzburgo como base, já que a distância entre as duas cidades é de apenas a 70km, sendo possível conhecer a vila em um bate-volta por exemplo.

Nós saímos da Suíça mas ficamos hospedados em Salzburgo. Alias, essa é uma boa ideia de combinar os 2 países em uma viagem pela Europa.

De carro

Indiscutivelmente alugar um carro é a melhor opção para conhecer Hallstatt, pois é a forma mais rápida e pratica de se chegar até a vila como você pode ver no mapa abaixo.
Recomendo pesquisar e alugar um carro usando o comparador de preços RentalCars.

Como chegar em hallstatt de carro

Se você alugar o carro em outro país na Europa, lembre-se de comprar a vignette, um adesivo para colar no vidro dianteiro do carro, que autoriza a dirigir pelas estradas do país, já que não existe pedágio. Esse adesivo pode ser comprado em postos de gasolina no país e nas fronteiras.

Onde estacionar em Hallstatt

Não é permitido circular de carro no centro histórico da cidade, mas há 3 estacionamentos disponíveis ao redor da vila. Assim que você chegar na cidade, preste atenção nas placas indicando a direção para os estacionamentos.Evite o estacionamento P1 se você está fazendo apenas um bate-volta porque esse é um estacionamento reservado às pessoas que ficarão ao menos uma noite na cidade em um hotel localizado no centro histórico de Hallstatt.

Eu visitei a cidade durante o inverno, um dia antes do Reveillon e não tive dificuldade em achar vaga em um dos outros estacionamentos.

Para aqueles que possuem acomodação no centro da vila, um serviço de transfer é oferecido até o hotel na ida e na volta.

De transporte público

Chegar de transporte público em Hallstatt também é possível mas um pouco mais complicado e demorado do que de carro, o que pode tornar uma visita bate-volta mais cansativa.

A forma mais popular saindo de Salzburgo é pegar um ônibus (post bus) que sai da estação principal e vai até a cidade de Bad Ischl. Chegando lá, você pode pegar o ônibus 542 que pára em frente a estação ou pode continuar a jornada com o trem.

Se optar pelo trem, saiba que o trem pára no lado oposto do lago onde fica a cidade de Hallstatt. Nesse caso é preciso pegar um ferry boat para atravessar o lago. Esse trajeto leva cerca de 15 minutos.

antigas casas de madeira Hallstatt

Dicas de Hotéis em Hallstatt

Reservar ao menos uma noite em Hallstatt é uma excelente ideia para curtir esse pequeno pedaço do paraíso e aproveitar com calma as atrações regionais.
Com certeza, se hospedar no centrinho histórico de Hallstatt  é um privilegio e esses sao os principais hotéis por lá:

  • Seehotel Trüber Baum – Para quem gosta de conforto, esse hotel 4 estrelas possui uma das melhores localizações no vilarejo e varanda com vista para o lago ou para o centro histórico. É um dos hotéis mais bem avaliados por viajantes no Booking.com. Reserve aqui.
melhores hotéis hallstatt
Seehotel Grüner Baum, um dos melhores hotéis em Hallstatt
  • Hallstatt Hideaway – Está localizado no centro da vila, a poucos passos de distância da margem do lago. Possui suites elegantes e quartos com uma vista espetacular do lago, da cidade e das montanhas. Reserve aqui.
dicas de hotel em hallstatt
Reserve seu hotel em Hallstatt

Mais dicas

  • Para serviço de aluguel de carro na Austria pesquise e reserve utilizando o site RentalCars
  • Download um mapa da cidade de Hallstatt aqui 
  • Se estiver de carro combine a visita a Hallstatt com uma parada ao Lago Gossau a 20km da cidade

Se você ama cidades históricas e charmosas como Colmar, não deixe de conhecer essas outras que também ficam na Europa:

Mais de Monique Bianchi

Festival Istambul Agora no Sesc Pompéia

Como uma boa apaixonada pela Turquia e sua cultura, fui conferir na...
Leia Mais

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *