Bate-volta de Zurique a St.Moritz no Outono

de Zurique a St.Moritz

Em um lindo sábado de Outono na Suíça fiz um passeio bate-volta de Zurique a St.Moritz. Esta Rota é especial pois faz parte dos passeios panorâmicos mais famosos da Suíça: o Bernina Express e Glacier Express. Mas também é possível utilizar os trens regionais da Rhaetische Bahn, o que fiz e contarei mais aqui.

Como o trajeto é longo, algumas paradas foram necessárias e uma boa ideia para explorar a linda região de Graubünden (traduzida como Grisões) e suas paisagens impressionantes, ainda mais agora na época do Outono na Suíça.

bate volta de zurique a st moritz

Continue lendo esse artigo para saber como foi o nosso passeio de Outono por essa incrível região da Suíça e quais atrações visitamos pelo caminho.

Parte 1 do Trajeto – de Zurique a Chur

bate-volta de zurique a st.moritz
O idílico lago Wallensee visto da janela do trem

Nosso passeio começou na cidade de Zurique bem cedo. Pegamos o trem das 08:37 em direção à cidade de Chur.

Um dos destaques desse trajeto de 1 hora e 15 minutos é quando o trem passa pelo lago Walensee entre o cantão de St.Gallen a Glarus.

Eu recomendo sentar do lado esquerdo do trem para poder apreciar melhor as paisagens e o lago, mas a verdade é que ambos os lados oferecem boas oportunidades de fotos.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Parada para brunch na cidade de Chur

brunch em chur
Entrada do Museumscafé onde tomamos brunch

Resolvemos parar na cidade de Chur que é a capital dessa região chamada Graubünden ou Grisões para tomar um brunch e foi uma excelente ideia!

Primeiro porque a cidade de Chur é uma cidade especial na Suíça, rodeada pelos Alpes e considerada a cidade mais antiga e uma das bem preservadas do país. E segundo porque escolhemos o Museumscafé para o nosso brunch, um café localizado dentro de um museu e que nos conquistou!

cidade de chur suíça
Centro histórico de Chur

O café que fica localizado dentro do Bündner Kunstmuseum possui uma decoração bem estilosa e um amplo jardim com mesas para os dias de sol.

Pagamos CHF 34 francos suíços pelo brunch que oferece produtos regionais e frescos e inclui uma taça de prosecco.

Após o brunch fizemos uma pequena caminhada pelo centro histórico de Chur que é uma área exclusiva para pedestres. Ficamos com vontade de voltar com mais tempo para curtir e explorar melhor a cidade que é uma graça!

Parte 2 do trajeto – de Chur a Filisur

Partimos de Chur em direção a Filisur num trajeto de 1 hora. As paisagens são encantadoras. Difícil não ficar grudada na janela do trem.

O maior destaque dessa parte do percurso é o famoso Viaduto Landwasser com seus 6 arcos e 65 metros de altura acima de uma vale. Esse viaduto é um símbolo da rota de trem panorâmica Glacier Express que começa em Filisur e também da Bernina Express que começa em Chur num trajeto até Tirano na Itália.

O trem passa por esse viaduto logo antes de chegar a estação Filisur onde descemos e fizemos uma leve trilha de 20 minutos até uma plataforma panorâmica de onde podemos ver os trens passando pelo Viaduto Landwasser.

trilha em filisur viaduto landwasser
Olha o Viaduto Landwasser atrás da gente

Fizemos a mesma trilha de volta a estação de onde continuamos nosso trajeto!

Parte 3 do trajeto – de Filisur a St.Moritz

Esse é sem dúvidas o trecho mais sensacional da rota de trem que fizemos. As paisagens ao longo do passo alpino Albula são inacreditáveis de tão lindas. A sensação é mesmo de estar vendo pinturas em movimento passando pela janela do trem.

bate-volta de zurique a st.moritz no outono

Neste ponto, as paisagens de Outono já começaram a ser intercaladas com as de inverno, pois estávamos em maior altitude onde já havia bastante neve acumulada. O contraste das paisagens das duas estações foi algo lindo e especial de se ver!

Essa parte do percurso também durou 1 hora mas parecia bem menos de tão entretidas que ficamos apreciando as paisagens da janela do trem.

andar de trem na suíça no outono

É no passo Albula que fica inclusive o paradisíaco Lago Palpuogna que tive a experiência de visitar uma outra vez, mas infelizmente ele não é visto do trem.

Curtindo o lago e a cidade de St.Moritz

Chegamos em St.Moritz as 3 da tarde, então fizemos uma rápida passagem por lá. Começamos pelo centrinho da cidade mas infelizmente todo o comércio com pequenas exceções estava fechado, provavelmente porque essa é uma época de pausa entre o Outono e Inverno para se preparar para a alta temporada.

Lago de St.Moritz durante o Outono

Então fomos curtir a linda paisagem do Lago de St.Moritz que como você pode ver pelas fotos estava simplesmente de outro mundo!

Eu já havia estado em St. Moritz antes e no Outono também mas não havia visto a paisagem com esse contraste de neve e ás árvores coloridas do Outono.

Nosso passeio pela cidade durou apenas 1 hora pois o trajeto de trem de volta a Zurique é longo e não queríamos chegar muito tarde em casa. Mas foi o suficiente para garantir lindas fotos e lembranças!

Caso você queira ter mais tempo na cidade, recomendo o fazer sim o bate-volta de Zurique a St.Moritz mas sem paradas.

Parte final do trajeto – Volta de St.Moritz a Zurique

st moritz de trem

Embarcamos então mais uma vez no famoso trenzinho vermelho da companhia de transporte local chamada Rhaetische Bahn.

Pegamos o trem das 4 da tarde e chegamos em Zurique às 7 e meia da noite. Desta vez pudemos relaxar e até tirar um cochilo no trem já que nessa época o sol se põe muito cedo e a paisagem lá fora já estava bem escurecida.

Detalhe importante: não há trens regionais diretos entre St.Moritz e Zurique. Tivemos que descer em Chur para trocar de trem.

Dicas – Trem Regional de primeira classe

Como utilizamos os trens regionais para fazer esse percurso que é parte do Bernina e do Glacier Express, optamos por viajar de primeira classe para ter mais conforto e espaço, especialmente nesses tempos de COVID-19.

Compramos o ticket antecipadamente pelo aplicativo da SBB, garantindo assim um bom desconto com o chamado Saver Day Pass. Eu paguei 88 francos suíços num ticket para 1 dia válido em toda a Suíça. O valor normalmente é CHF 127 francos suíços.

Quem adquire o Swiss Travel Pass faz o trajeto de graça!

Esse foi nosso passeio de bate-volta de Zurique a St.Moritz! Realmente é um passeio longo ainda mais se incluir paradas como fizemos mas é uma experiência altamente recomendável!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Paraty, um destino para se encantar!

Já fui algumas vezes para Paraty e desde a primeira vez me...
Leia Mais

5 Comments

  • Bom dia. Me diga se é possivel ir de Lucerna (base) a Interlaken – Berna – Engelberg por trem regional ou onibus . Me informe ,por gentileza, qual é o mais barato. Um abração e saúde.

  • BOA NOITE. TEM COMO PEGAR O BERNINA EXPRESS EM CHUR E DESCER EM SAINT MORITZ? NAO CONSIGO COMPRAR ESSE TRAJETO. O TREM FAZ PARADA EM ST. MORITZ?
    Qual a diferencia entre os trens locais e o Bernina express?

    Desde já, Muito Obrigado

    • Olá Michel, sim, há trens do Bernina que fazer a parada em St.Moritz a partir de Chur mas eles não rodam o ano todo. Nesse caso se a parada St.Moritz não aparece disponível, você teria que descer em alguma intermediária e pegar um trem regional até St.Moritz. A partir de St.Moritz há outro trem do Bernina que segue até Tirano. Veja o que fica mais interessante para você. Como contei aqui nesse artigo, a diferença maior entre os trens regionais e o Bernina é a janela que é maior. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *