Conheça St. Moritz na Suíça | Como chegar | O que fazer
St.Moritz é conhecida mundialmente como um resort alpino de luxo e é sinônimo de elegância e exclusividade. É um dos destinos de inverno mais famosos do mundo e que atrai celebridades e pessoas interessadas no glamour dessa pequena cidade alpina na Suíça.
Mas a cidade oferece muito mais possibilidades, especialmente para aqueles que buscam contato com a natureza e as paisagens alpinas mais bonitas da Suíça.
Neste artigo você vai descobrir mais sobre St.Moritz, como é visitar a cidade em diferentes épocas do ano, melhores formas de se chegar na cidade e dicas de passeios e atrações imperdíveis.
- Conheça St. Moritz na Suíça | Como chegar | O que fazer
- Como St.Moritz ganhou sua reputação
- Algumas curiosidades sobre St.Moritz
- Onde fica e como chegar a St.Moritz e como chegar
- De Zurique a St.Moritz com o trem comum da companhia Rhatische Bahn
- Quando visitar St.Moritz
- O que fazer em St.Moritz
- Onde comer em St.Moritz
- Eventos em St.Moritz
- Reveillon em St.Moritz
- Onde ficar em St Moritz

Como St.Moritz ganhou sua reputação
Antes de ganhar fama internacional como um resort de esqui e destino de inverno, St.Moritz já era conhecida há mais de 3000 anos pelas suas águas termais de propriedades curativas que deram origem à tradição de spas na cidade. Foi assim que começou então a sua fama turística como destino de verão para turistas britânicos.
Em 1864 o hoteleiro pioneiro Johannes Badrutt lançou uma espécie de desafio a alguns desses turistas os convidando a retornar a St.Moritz durante o inverno, para passar o Natal.
Para isso acontecer, ele garantiu que mesmo nessa época havia sol e muitas opções de lazer. Caso as férias nessa época não agradassem, ele devolveria o dinheiro, o que acabou não sendo necessário e surgia então um novo destino de inverno na Suíça.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Porém foi graças aos esportes de inverno que St.Moritz ganhou mais notoriedade.
O mesmo hoteleiro Johannes Badrutt contribui com diversas ideias inovativas como a construção de tobogãs de gelo para divertir os turistas que mais tarde iriam inspirar a criação das corridas de bobsleigh, uma espécie de trenó em uma pista de gelo sinuosa e estreita. Novos esportes e competições seguiram ao longo dos anos.
E o fato da cidade ter sido sede por duas vezes dos Jogos Olímpicos de Inverno consagrou St.Moritz como um belo destino alpino e mundialmente famoso para esportes de inverno .

Devido a enorme quantidade de turistas atraídos pelos eventos e esportes de inverno, houve um grande desenvolvimento hoteleiro na região que atualmente oferece uma das melhores experiências de hospitalidade do mundo com hotéis de alto nível e excelente gastronomia.

Algumas curiosidades sobre St.Moritz
- O sol brilha na cidade cerca de 322 dias ao ano
- St.Moritz já foi sede duas vezes dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1928 e 1948
- O Kulm Hotel foi o primeiro local na Suíça a possuir iluminação elétrica em 1878. Fonte.
- O primeiro tram elétrico da Suíça também surgiu em St.Moritz em 1896 para conectar as duas partes da cidade: St. Moritz Dorf ( a vila) e St. Moritz Bad ( a parte às margens do algo)
- Em St.Moritz há cerca de 350 km de pistas para prática de esqui







Onde fica e como chegar a St.Moritz e como chegar
A cidade de St.Moritz está localizada próxima à fronteira com a Itália, no lado sul dos Alpes, numa região chamada de Upper Engadin pertencente ao cantão de Graubünden na Suíça.
Está a cerca de 1856 metros acima do nível do mar.
A forma mais prática de se chegar a St.Moritz de transporte público é a partir da cidade de Zurique com uma troca de trem em Chur num trajeto que leva cerca de 3 horas e 20 minutos.
Outra forma comum é chegar a partir de Zermatt, outro destino exclusivo e imperdível na Suíça com o trem panorâmico Glacier Express.
A partir de outras cidades como Basel, Berna, Lucerne e de Milão, o trajeto é um pouco mais longo levando cerca de 4 horas e meia.
De Zurique a St.Moritz com o trem comum da companhia Rhatische Bahn
Os trens comuns regionais que fazem o trajeto de Zurique a St Moritz são da companhia chamada Rhätische Bahn.Neste trajeto há uma troca de trem em Chur.

O percurso de Chur até St.Moritz via Tiefencastel é espetacular e inclui a passagem por túneis em espiral e viadutos vertiginosos.
Leia esse artigo com mais detalhes sobre esse trajeto num bate-volta que fiz de Zurique a St.Moritz utilizando esses trens regionais.
Bernina Express ou Glacier Express
Uma das formas mais especiais de se chegar em St.Moritz é fazendo a rota de trem panorâmico Bernina Express, a partir de Chur ou Tirano na Itália. Essa rota é considerada uma das mais belas rotas de trem da Europa e do mundo.
Outra possibilidade de rota de trem panorâmico para chegar a St.Moritz é a Glacier Express a partir de Zermatt. Conhecida como a rota de trem mais lenta do mundo, também possui paisagens impressionantes e é uma excelente experiência durante uma viagem pela Suíça.
De carro
Para quem aluga um carro em sua viagem pela Suíça, abaixo estão as distâncias para alcançar St.Moritz a partir das principais cidades:
- Zurique – St. Moritz: approx. 200 quilômetros, 3 horas
- Basel – St. Moritz: approx. 250 quilômetros, 4 horas
- Milão – St. Moritz: approx. 175 quilômetros, 3 horas
- Munique – St. Moritz: approx. 300 quilômetros, 4 horas
- Innsbruck – St. Moritz: approx. 200 quilômetros, 2 horas e meia.
A maioria desses trajetos inclui a passagem por um passo alpino como Malojapass ou JulierPass.
Quando visitar St.Moritz
Apesar de ser um famoso destino de inverno St Moritz oferece atrativos e opções de lazer para todas as épocas do ano. Há muitos eventos acontecendo durante todo o ano.
Obviamente o inverno é a época ideal para a prática de esportes como esqui e snowboarding. Há mais de 350 quilômetros de pistas preparadas para esses esportes. É nessa época também que ocorre um dos eventos mais icônicos da cidade: o White Turf que são corridas de cavalos no lago congelado da cidade, evento que acontece desde 1907!

Além disso, para quem quer experimentar ou gosta de caminhadas de inverno na neve, na região há cerca de 150 quilômetros de trilhas.
Mesmo para quem não vai praticar esqui ou outros esportes, o inverno é uma boa época para conhecer St.Moritz e a movimentada e glamourosa atmosfera durante essa época.
A Primavera e o verão em St.Moritz também são boas épocas com eventos de esportes aquáticos e possibilidades de explorar a natureza ao redor através de trilhas ou para se refrescar nos lagos locais.
Já no Outono a paisagem se transforma. Essa é uma das épocas mais bonitas na Suíça e em St.Moritz especialmente. Dificilmente não sair encantado.
O que fazer em St.Moritz
St Moritz Dorf – o centro
A vila de St.Moritz está localizada em um posição elevada acima do Lago da cidade e é onde se localiza a maior parte dos hotéis, restaurantes, lojas e bares.
- Compras: Caminhe ao longo da Via Serlas e passe pelas famosas boutiques como Prada e Louis Vutton, diversas relojoarias e joalherias além da loja e chocolates Läderach, um dos melhores chocolates suíços.
- Experiências gastronômicas: Experimente pratos típicos da culinária suíça da região em restaurantes locais como o Restaurante Hauser bem no centro da vila. Se prefere restaurantes estrelados escolha um destes.
Pare para tomar um café na tradicional confiserie Hanselmann.
Se quer um pouco de cultural visite um dos museus locais como o Museu Segantini.
St.Moritz Bad – a região às margens do lago
A região às margens do lago possui alguns hoteis mas em geral é bem menos movimentada do que a vila.
Uma caminhada às margens do Lago é imperdível. Há também a possibilidade de fazer um passeio de charrete.
Lagos
Além do Lago que leva o mesmo nome da cidade, ao se hospedar na vila você tem a posibilidade de conhecer diversos outros lagos da região de Engadin como Lej da Staz, Lago Sils e Lago Silvaplana
Montanhas
Passeios de montanha não faltam na região em qualquer época do ano. Escolha uma entre Diavolezza, Muottas Muragl ou Piz Corvatsch.
Atividades aquáticas e esportes
No verão a região é muito procurada para a prática de vela, remo, windsurf, e kitesurf. Outros esportes incluem ténis, minigolfe ou equitação. Alguns hotéis até possuem o seu próprio campo de golfe.
Esportes de inverno
Certamente St.Moritz é um dos melhores destinos no mundo para a prática de esportes de inverno como esqui e snowboarding. Há uma infinidade de pistas preparadas para receber atletas ou iniciantes nos esqui. Além disso, há muitas opções de esportes na neve como caminhadas e trenó.
Ovaverva SPA
Esse local é uma espécie de badi, clube público com acesso a piscinas e spa. A admissão possui um pequeno custo de CHF 15 por adulto.

Há várias piscinas, sendo uma delas outdoor aquecida a 34 graus e com jatos de massagem, uma piscina interna de 25 metros coberta e com vista para os Alpes e também piscina para mergulho, além de diversos espaços para sauna.
Onde comer em St.Moritz
Há muitas opções de restaurantes em St.Moritz, não apenas de chefs renomados e alta gastronomia, mas também de culinária suíça a preços acessíveis.
Recomendo o restaurante Hauser, no qual já estive duas vezes e gostei bastante. No almoço há sempre pratos da culinária local de Graubünden como Pizokels (meu favorito) que é uma massa caseira feita com espinafre e Bündner Capuns ( Folha de acelga recheada com massa apimentada e bacon em molho cremoso com ervas). Além de restaurante, eles também são uma espécie de padaria e confeitaria que vende especialidades locais como a famosa Torta de noz de Engadin.
O Restaurante Trutz ( um dos restaurants do Hotel Suvretta House) a 2211 metros de altitude oferece além de uma excelente vista pratos regionais e um pouco mais sofisticados.
O Chesa Veglia é um restaurante do Hotel Badrutt’s Palace e oferece o melhor da cozinha suíça em 3 diferentes ambientes dentro um autêntico chalé.
Eventos em St.Moritz
Além das competições de inverno, St.Moritz oferece diversos eventos de projeção internacional como a famosa corrida de cavalos sobre o lago congelado realizada desde 1907.
Para ver atuais e próximos eventos em St Moritz clique aqui.
Reveillon em St.Moritz
St.Moritz também é um destino famoso e disputado durante o Reveillon. Há muitos lugares que oferecem eventos e festas privadas ou jantares de gala e há uma queima de fogos à meia noite na cidade.

Onde ficar em St Moritz
Em St.Moritz estão alguns dos hotéis mais tradicionais e famosos da Suíça. Quem quer uma experiência de luxo pode optar por ficar em alguns destes hotéis abaixo mas atenção, é necessário reservar com bastante antecedência pois eles são bem disputados:
Hotéis de luxo 5 estrelas
- Badrutt’s Palace
- Kulm Hotel St.Moritz
- Suvretta House
- Carlton Hotel St Moritz
- Grand Hotel des Bains Kempinski
Hotéis 3 e 4 estrelas
Se você quer ter uma experiência memorável em St.Moritz mas não quer gastar tanto, os hotéis abaixo são boas opções e estão muito bem localizados no centro da vila alpina:
Opções econômicas
Se você quer aproveitar o que St.Moritz tem de melhor sem gastar muito com hospedagem, dê uma olhada nessas opções abaixo:
Espero que St.Moritz te surpreenda e que você tenha bons momentos por lá!

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:
Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira
- Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
- Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
- Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
- Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
- Onde ficar em Zurique - melhores bairros e hotéis para todos os bolsos
- Onde ficar em Interlaken - melhores áreas e hotéis de diversas categorias
Mais posts sobre a Suíça para te inspirar
Planejamento de Viagem à Suíça
- Todas as dicas e informações práticas para planejar uma viagem à Suíça
- Dicas para montar o seu roteiro de viagem à Suíça
- Dicas para economizar em uma viagem à Suíça
- Curiosidades da Suíça - conheça os moradores ilutres, marcas suíças e muito mais sobre o país
Transporte na Suíça
- As 3 Rotas Clássicas de Trens panorâmicos na Suíça
- 6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça - descubra o que vale à pena para sua viagem
- Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux
- Dirigindo pela Furkapass como James Bond
- Passeio de moto pelo passo alpino Sustenpass
Suíça nas diferentes estações
- Qual a melhor época para viajar para a Suíça? Entenda cada estação
- Dicas para visitar a Suíça durante o inverno
- 5 Motivos para te convencer a viajar para a Suíça no Verão ou Primavera
- 13 dicas de passeios e lugares para visitar na Suíça durante o verão
- 5 lugares para visitar em Zurique durante a Primavera
- Viagem pela Suíça durante o Outono
Principais cidades
- Tudo sobre Zurique: guia para conhecer a maior cidade suíça.
- Guia para conhecer Genebra, a cidade mais internacional da Europa
- Ideia de roteiro para conhecer Lucerne e o centro histórico a pé
- Quantos dias ficar em Lucerne e principais atrações da região
- O que fazer em Zermatt
- Tudo sobre Saint Moritz, uma das cidades mais exclusivas da Suíça
- Basel/Basileia a capital cultural da Suíça
- Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa
- Lugano, a maior cidade da Suíça italiana
- Thun uma cidade com castelos que parece ter saído de um conto de fadas
- Interlaken a capital da aventura na Suíça
- Montreux a cidade da Musica na Suíça
- Vevey, a cidade de Charles Chaplin e sede da Nestlé na Suíça
Principais passeios em montanha
- Junfraujoch, o topo da Europa
- Monte Titlis, a montanha do bondinho rotatório
- Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo
- Gornegrat , chegue perto da Matterhorn em Zermatt
- Schilthorn Piz Glória, a montanha do 007
- CabrioBahn, o bondinho conversível em Stanserhorn
- Pilatus, símbolo de Lucerne e conhecida como a montanha dos dragões
- Rigi, a rainha das montanhas - combine passeio de montanha e cruzeiro pelo lago
- Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo
- First em Grindelwald, visite o incrível lago Bachalpsee
- Niederhorn, veja o lago de Thun do alto
- Harderkulm, vendo Interlaken do alto
Lagos na Suíça
- Dicas de 10 lagos incríveis para conhecer na Suíça
- Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça
- Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça
- Blausee - o lago mais azul da Suíça
- Lago Gelmer e Gelmerbahn, o funicular aberto mais inclinado da Europa
Vilas Suíças e dicas de passeios
- Mürren, um paraíso alpino
- Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau
- Engelberg, um vale especial e diversas montanhas
- Wengen, uma vila alpina livre de carros
- Meiringen, a cidade suíça dos merengues e Sherlock Holmes!
- Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis
- Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo
- Lavaux os terraços de vinhedo acima do Lago Leman, patrimônio da UNESCO
- Visite a fábrica de chocolates Cailer/Nestlé
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.
Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.
Que lugar lindíssimo, parabéns e obrigado pelo artigo