Gornergrat, como é o passeio mais popular de Zermatt

gornergrat

Como é o passeio de trem que nos leva pertinho da Matterhorn

Se Zermatt é o destino dos sonhos na Suíça e um dos mais desejados, o passeio de trem ao topo do Gornergrat é o mais popular e imperdível! Conto nesse post os motivos e relato como foi a minha experiência ao fazer esse passeio.

passeio de trem zermatt

O que faz o Gornergrat um passeio imperdível em Zermatt?

Todo turista que vai a Zermatt tem entre seus objetivos ver a montanha Matterhorn, e o passeio a Gornergrat é uma das maneiras de se ter a melhor vista e de chegar mais próximo deste símbolo suíço.

Trata-se de um passeio de trem de cremalheira em funcionamento desde 1898 que nos leva diretamente a 3089m de altitude e isso é muito alto!  Para você ter uma noção melhor da altura, a vila de Zermatt está localizada a 1604m acima do mar e o trem de cremalheira elétrico faz uma subida de praticamente 1500m de altitude em cerca de 33 minutos!

O percurso percorrido por esse trem que sai do lado oposto da estação de trem de Zermatt é muito especial e recomendo sentar do lado direito do trem se possível. Deixe a câmera a postos e fique atento para registrar as belas paisagens dos Alpes se aproximando e logo no comecinho do passeio a linda vista da vila de Zermatt do alto!

dicas zermatt
Vista da vila de Zermatt da janela do trem em direção a Gornergrat

Há 4 paradas no total e você tem a opção de combinar o passeio com diversas trilhas, mas acho que ao subir pela primeira vez, o ideal é ir direto ao topo.

Como você pode ver pelas fotos, visitei Zermatt durante o outono em outubro, por isso as paisagens estão bem coloridas e não ha muita neve!

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

trilhas zermatt matterhorn

Principais atrações no topo da Gornergrat

Ao chegar ao topo da Gornergrat, a vista panorâmica dos Alpes que temos ao descer do trem impressiona. É possível ver a incrível montanha Matterhorn bem mais de perto e também o Monte Rosa e uma cadeia de Alpes de mais de 4000m emoldurando a paisagem que parece ter sido desenhada a mão. Abaixo as principais atrações em Gornergrat:

  • Plataforma panorâmica 

Sua chance de tirar uma foto com a Matterhorn de fundo

dicas passeios zermatt
  • Kulmhotel 3100 Gornergrat – loja de souvenir e restaurante

O trem nos deixa a 3089m de altitude, então podemos caminhar até o Hotel 3100 Gornergrat, que é simplesmente o hotel em maior altitude na Europa, a cerca de 3100m como o nome já entrega. No hotel existe um observatório astronômico, uma loja de souvenirs e um café/restaurante com um terraço ao ar livre para apreciar a vista da Matterhorn enquanto se faz um break.


Booking.com

o que fazer em gornergratt zermatt
Terraço do Hotel 3100 Gornergrat para tomar aquele drink com uma vista de tirar o fôlego!

Não foi dessa vez, mas eu certamente gostaria de voltar e me hospedar ao menos uma noite por lá para poder ter essa experiência de ficar em um local tão diferente no meio das montanhas, além de ter a chance de observar as estrelas no observatório astronômico e também acordar cedinho e ver o nascer do sol que ilumina a ponta da Matterhorn e a deixa avermelhada. Esse efeito também se dá durante o pôr do sol, então diria que também vale a pena fazer o passeio durante a tarde para pegar esse momento. Eu fiz um dos primeiros passeios do dia.

  • Glaciar Gorner
atracoes gornergrat zermatt

Ao lado do Hotel 3100 está o grandioso glaciar Gorner, considerado o segundo maior nos Alpes. Infelizmente nos últimos 150 anos ele regrediu muito e a perspectiva para o futuro não é muito animadora.

Eu sempre me impressiono com esse tipo de paisagem, algo que não vemos todo dia e que representa a natureza em milhares de anos, muito antes de estarmos aqui.

  • Trilhas e a Matterhorn refletida em um lago
montanha matterhorn refletida

A partir de Gornergrat é possível fazer várias trilhas como para as estações inferiores, por exemplo.

Se você quer tentar ver a montanha Matterhorn refletida em um lago, como você provavelmente já deve ter visto em fotos, recomendo que pegue o trem de volta a Zermatt e desça na próxima estação chamada Rotenboden. De lá, caminhe cerca de 5 minutos até o lago Riffelsee. Se você der sorte e não estiver ventando muito no dia, terá uma vista inesquecível da montanha refletida no lago, algo que fica difícil de descrever! Fiquei muito feliz de ter tido essa sorte e oportunidade!

Obs: Fui durante o outono quando não havia neve por la. Acredito que a trilha durante o inverno fique um pouco difícil para acesso e claro que você terá que estar preparado com botas de trilha para neve.

lago riffelsee matterhorn

Outras atrações

  • Acesso direto a pistas de esqui e trilhas durante o inverno
  • Fotos com os cães Sao Bernardo
  • Jantar com observação de estrelas

Quanto custa o passeio a Gornergrat?

Como todo passeio em montanha  na Suíça que é famoso, não se trata de um passeio barato mas digo que vale cada centavo investido!

A tabela abaixo mostra todos os valores que são diferentes para cada época do ano.

Ida e volta até o topo custa de CHF80 a CHF126 francos suíços por pessoa, dependendo da época de sua viagem, porém se você possui o Swisspass, terá desconto de 50%! Olha ai como vale a pena adquirir esse bilhete! Leia tudo sobre o Swisspass aqui.

Os bilhetes podem ser comprados online ou na própria estação de onde sai o trem, do lado oposto da estação principal de Zermatt. Você também pode comprar o bilhete online pela Getyourguide:

Se você é da turma que gosta de caminhar, dá pra diminuir bem o preço deste passeio, comprando apenas a ida de trem e na volta descer caminhando a partir de alguma das estações intermediárias, por exemplo.

Se estiver na dúvida entre fazer ou não o passeio…

Em uma viagem a Suíça ha varias oportunidades de fazer passeios em montanhas e os preços muitas vezes acabam nos desanimando, mas eu diria que se você estiver em Zermatt, esse é um passeio que vale muito a pena e que recomendaria o investimento.

Muitas vezes recebo aqui no blog mensagens de pessoas me perguntando o que vale mais a pena, subir na Jungfraujoch (Top of Europe) ou subir na Gornergrat, e apesar de achar que ambos passeios são especiais, se tivesse que escolher apenas um dos dois, escolheria o Gornergrat.

Primeiramente porque o valor chega a praticamente metade do valor pago a Jungfraujoch, caso você não possua o Swisspass, e também porque é um passeio que não exige tanto tempo de percurso. Claro que tudo vai depender do seu roteiro também porque cada montanha fica em uma regiao da Suiça. Falando em montanhas, outra que recomendo muito também é a Titlis em Lucerne!

Mas se mesmo assim, o valor ainda está salgado, existe uma alternativa e é o funicular até Sunegga/Rothorn, onde você pode fazer algumas trilhas, entre elas a dos 5 lagos. Olha a diferença dos preços ai embaixo:

preços sunegga zermatt

Espero que o post tenha sido bem explicativo e tenha inspirado você a conhecer a Gornergrat!

Me conta comentando aqui embaixo se você ja fez o passeio e como foi tua experiência!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Viajando sozinha para Ilha Grande

Se você está pensando em ir conhecer Ilha Grande e talvez esteja...
Leia Mais

43 Comments

  • Oi q maravilha de site, como me ajudou e está ajudando, a minha dúvida é: o Swim passe é sonoras quem mora na Suíça? Ou posso fazer a compra pelo algum site para adquirir os 50%?

  • Monique, vi um novo texto seu intitulado “Novidades para o Swiss Travel Pass em 2022”. Mais uma dúvida me apareceu. Vou começar a usar o STP em 29 de dezembro 2021, entrando pelo mês de janeiro de 2022. Eu teria direito às modificações em 2022 tendo iniciado o passe em dezembro de 2021? Agradeço pela atenção.

  • Monique, você poderia me informar qual firma representa a SWISS TRAVEL PASS no Brasil? Estou indo à Suíça no final de dezembro 2021 e tenho muitas dúvidas. Agradeço muito por sua atenção. Plinio

  • Não entendi bem o que disse.Recomenda ir direto ao fim da linha da cremalheira e na descida voltar parando. É isso? Mas é o bilhete do trem,é completo podendo descer em QUAL estação quiser e pegar o próximo?

  • Boa tarde!
    estou há horas lendo seu blog, que é maravilhoso! Mas ainda gostaria de confirmar meu roteiro, que está assim:
    Chego em Lucerna e fico a tarde lá (dia 01)
    Dia 02) Monte Titlis
    Dia 03) Monte PIlatus ou Rigi e talvez Lago Bannalp em Engelberg
    Dia 04) ir para Interlaken e visitar a cidade
    Dia 05) Grindelwald first (lago bachalpsee)
    Dia 06) Lago Blausee OU Lauterbrunnen OU rota dos 5 lagos em Zermatt (SERIA POSSÍVEL???)
    Dia 07) Interlaken e ir para Genebra para retornar

    A Suíça está me quebrando a cucaaa rsrsrsr

    Obrigada pela ajuda!

    • Olá Cinthia tudo bem? Legal que o blog esteja ajudando. Vc nao menciona quando vai mas imagino que seja no verão em que os dias sao mais longos e até da pra fazer 2 aticidades por dia em cidades diferentes, se elas forem perto.Tem sempre que considerar o tempo gasto de percurso. Acho bem difícil encaixar blausee ou lauterbrunnen +zermatt no mesmo dia por exemplo. O ideal é separsr um dia para Zermatt. Abraços

  • Boa tarde, Monique.

    Em setembro e outubro eu e minha esposa estaremos indo para a Suíça e tenho lido muito seu blog para obter excelentes informações…
    Com relação a Zermatt, sabe me dizer se vale a pena comprar o Peak Pass? Parece que dá direito a subir ao Gornergrat e ao Glacier Matterhorn, com 25% de desconto com o Swiss Pass. Será isso mesmo?
    Muito obrigado pela atenção e, mais uma vez, parabéns.

    Fernando De Luca

    • Ola Fernando tudo bem? Legal fico contente. Se vcs ja possuem.o swisspass nao.sei se vale a pena o peak pass..vcs teriam 25% no valor que se nao me.engano é 150 francos mas com o swisspass o gornergrat e o glacier paradise possuem.50% de desconto entao acho que dá quase na mesma. Se pretendem.subir mais de uma vez talvez valha a pena. Abraços

  • Olá, muito bom seu blog… Tem me ajudado demais, iremos pra Suíça em Julho 10 dia, deixamos 2 para zermat, vamos em família, 2 adultos, 1 jovem 16 anos, e 1 criança de 7 anos, vc sabe se pra eles os valores são diferenciado? Não temos swiss pass porque alugamos um carro.

    • Olá Carina tudo bem? Legal que o blog esteja sendo útil pra vcs planejarem a viagem pela Suíça :). Sim, crianças de 6 a 16 anos possuem desconto na maioria dos passeios. Quando for comprar tem que checar sempre ok. Abraços

  • Olá Monique. Parabéns pelo site. Perfeito!! Uma dúvida: há possibilidade de chegar em Zermatt às 15h e ainda subir até o Matterhorn e uma parada rápida p foto no Riffelsee? rsrs Obrigado

  • Olá, Monique!
    Irei agora em maio e passarei 7 dias na Suíça (virei de Munich). Inicialmente, iria fazer 1 dia em Berna, 2 em Lucerna, 2 em Interlaken e 2 em Zurich (tenho que sair por Zurich). Porém, após pesquisar mais, estou pensando em incluir Zermatt no roteiro. Estava pensando em excluir Berna e deixar Interlaken (Jungfrau) como bate-e-volta a partir de Lucerna. Estou bastante confusa!!! O que você sugere? Incluo Zermatt ou manetenho o roteiro original? Obrigada!

    • Olá Manuela tudo bem? Certamente vale a pena incluir Zermatt no roteiro.A parte difícil é excluir algo já que tudo é especial mas eu seguiria essa ideia de tirar Berna assim vc teria 2 dias para zermatt. Quanto a Interlaken, não é apenas uma cidade mas uma região com dezenas de atrações entre passeios em montanhas, passeioa de barco etc. Eu manteria os 2 dias em Interlaken e aproveitaria a região que é lindíssima e cheia de vilas alpinas charmosas como Grindelwald, Lauterbrunen, Wengen etc… Abraçoa

  • Oi! Vou para a suíça em abril! Obrigada pelas dicas super úteis. Me tira uma dúvida? Quero descer nessa estação próximo ao lago na volta. Depois posso embarcar novamente e voltar para a vila de zermatt sem pagar mais nada?

    Obrigada!

  • Oi Tudo bem?

    Parabéns pelo blog! Está me ajudando muito no roteiro para a minha viagem!
    Estarei em Zermatt somente por dois dias e quero muito fazer esse passeio para Gornergrat.
    Para garantir o passeio melhor comprar online, ou sempre tem tickets à venda na estação?
    Obrigada!

    • Olá Michelle tudo bem? Fic contente que o blog esteja sendo útil :). Os tickets para o Gornergrat podem ser comprados na bilheteria mesmo pq eles nao tem horário, são válidos para o dia. Tente chegar na estação um pouco antes do horário que pretende ir. Um abraço

  • Bom dia Monique,

    Seu blog está me ajudando muito. Parabens!

    Fiquei só com uma duvida, qual cidade é melhor sair pra ir à Gornergrat?

    Abraços

  • Ola
    Muito interessante e ajudou muito. Estamos indo para Zermatt em junho/18. Pelo que entendi existem varias paradas entre o inicio e final do percurso do trem. Alem da Rotenboden que tem a vista no lago, nas outras existem coisas interessantes para se ver? É possível parar e um delas e depois continuar o percurso com o mesmo ticket? Obrigado

  • Oi Monique, tudo bem?
    Estou me programando uma viagem para a Suíça e seu blog está ajudando d+!! Obrigada!
    Gostaria de saber se é possível chegar ao lago Riffelsee de carro, ou se é apenas de trem mesmo.
    Obrigada, e parabéns pelo blog!

  • Oi Monique! Estou indo para Suíça em fevereiro e gostaria de saber se esse passeio é bonito nesta época! Poderia também me indicar lojas para comprar agasalhos aí mesmo na Suíça? Eu ja ouvi falar da Dosenbach mas não sei se é boa… Poderia me ajudar? Muito obrigado!

    • Oi Juliana, eu fiz esse passeio apenas durante o outono mas dizem que jo inverno é lindo. Acompanhe as notícias sobre o tempo em Zermatt pq até semana passada a cidade estava bloqueada devido a avalanches e muitos turistas ficaram presos por lá ou não conseguiram chegar.Quanto a lojas, há muitas. Dosenbach é a mais em conta de todas mas não possui tanta vatiedade. Oschner Sports para mim é a melhor nesse quesito ou a Transa. Abraços e boa viagem

  • Olá Monique! Muito boas suas dicas! Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se ao comprarmos os tickets de Zermatt-Gornegrat se é possível para em todas as estações intermediárias e se o ticket só dá direito a uma ida e uma volta ou se é válido para o dia todo.
    Abs!

    • Oi Rafael, sim, com o ticket de ida e volta chamado de Retour vocês tem direito a descer em todas as estações intermediárias e embarcar novamente! Apenas verifique lá no balcão a validade mas acredito que vale atéo ultimo trem. Abs

  • Oi Monique! Nunca tive muito interesse pela Suíça, mas acabei de refletir sobre essa postura ao ler o seu post… O que é a Matterhorn refletida em um lago???? Coisa maravilhosa!!! Realmente, foi uma oportunidade maravilhosa ver esse espetáculo ao vivo! E quantas coisas legais para fazer nesse passei, heim? Parabéns pelo post! Adorei…
    Abraços,
    Carolina

    • Oi Carolina se eu te contar que antes de vir morar aqui eu tb não me interessava pela Suíça vc acredita? rs. É que o país ainda não é tão divulgado mas realmente é belíssimo e cheio de paisagens naturais como essa de cair o queixo. Espero que inclua a Suíça numa de suas próximas viagens, especialmente Zermatt que é uma linda e encantadora vila nos Alpes!

  • O mais legal desse passeio deve ser a vista né? Cada lugar incrível, cada cenário espetacular! Cada olhada na janela poderia virar o próximo papel de parede do desktop! Eu quero taaaanto ir na Suíça, espero que esse dia chegue logo!

    • Oi Klecia! Haha, é exatamente assim! Cada olhada na janela dá memso uma foto digna de papel de parede,rs. Esse é um dos passeios mais populares da Suíça e super recomendo quando você vier conhecer o país! Um abraço

    • Oi Camila tudo bem? Pois é, confesso que eu gostei mais desse passeio também. O Jungfraujoch é incrível mas acho que Gornergrat impressiona mais por causa da famosa Matterhorn e tamBém pelo lago Riffelsee se der sorte de pegar um dia em que o reflexo da montanha apareça. Espero que volte à Suíça e faça esse passeio. Um abraço e obrigada

    • Hahaha realmente as paisagens são de tirar o fôlego Itamar,rs. Algumas pessoas tem problemas com a altitude mas eu diria que é meio raro. Eu mesma não senti nenhuma alteraçao e estava mega feliz de ver aquelas paisagens maravilhosa. Um abraço

    • Oi Fabiana, Lucerna é uma das minhas cidades favoritas por aqui mas Zermatt também é muito especial, e a fama não é por acaso. Vale muito à pena conhecer a cidade e fazer um passeio para ver a montanha Matterhorn de pertinho. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *