Passeio de barco no Lago de Lucerne – de Brunnen a Flüelen

barco de brunnen a fluelen suiça

Fazer um dos passeios de barco pelo Lago Vierwaldstätersee ( Lago de Lucerne) é uma experiência imperdível na Suíça como já contei aqui nesse outro artigo. São várias rotas e a minha favorita é essa que faz o percurso a partir da cidade de Brunnen no Cantão Schwyz até a cidade de Flüelen, no Cantão de Uri. Nesse artigo você vai descobrir porque considero um passeio de barco de Brunnen a Flüelen um passeio inesquecível.

O ponto de partida: a charmosa cidade de Brunnen

O lago Vierwaldstätersee é um lago muito especial na Suíça com diversas cidades charmosas às suas margens e paisagens impressionantes dos Alpes e montanhas da região. Uma dessas cidades se chama Brunnen que é o ponto de partida desse passeio.

A pequena cidade possui uma posição privilegiada no lago de Lucerne com uma vista surpreendente dos Alpes e montanhas da região. É considerada também um destino de férias, afinal fica numa região conhecida como Riviera de Lucerne, onde se encontra muitos Hotels e Spas.

Brunnen possui fácil acesso e fica apenas a 45 minutos de trem a partir da cidade de Lucerne. O porto da cidade pode ser alcançado por uma caminhada leve a partir da estação de trem em 15 minutos.

Ao lado do porto se encontram vários cafés e restaurantes que são uma excelente ideia para curtir o visual do lago enquanto o barco não chega.

Uma rota histórica

Um dos motivos que acho esse percurso de barco um dos melhores pelo Lago de Lucerne é o fato dele concentrar alguns lugares históricos na Suíça. Um deles é a montanha Rütli que teria sido o local onde a Suíça, antiga Confederação Helvética, teria se formado em 1291. É ali que se inicia uma trilha bem tradicional chamada de O Caminho da Suíça ( Weg der Schweiz).

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

lago de lucerne Suiça
tellskapelle lago de lucerne

Outro lugar é a Capela Tell ( Tellskapelle), uma pequena capela às margens do lago e que leva o nome do herói suíço William Tell por ter sido o local onde supostamente ele teria escapado do governador austríaco Hermann Gessler ao saltar de um barco como conta a lenda. Essa capela fica em uma baía na cidade de Sisikon e é uma graça com afrescos em seu interior que retratam a lenda desse herói suíço.

Além desses dois lugares relacionados a história da Suíça, nesse passeio de barco é possível apreciar a incrível e importante estrada Axenstrasse construída entre montanhas em 1865 e que liga o cantão Schwyz ao cantão de Uri.

suiça passeios de barco

Um lago azul turquesa e passagem formada por fiordes

Sim, essa parte do Lago de Lucerne possui as paisagens mais dramáticas na minha opinião. Além do lago ganhar uma tonalidade especial mais azul, a paisagem impressiona com fiordes e penhascos, os quais passamos muito perto com o barco.

A chegada a cidade de Bauen também é bem especial e rende fotos maravilhosas.

A rota e suas paradas

Durante a ida, a partir de Brunnen, essas são as paradas:

  • Rütli
  • Bauen
  • Isleten – Isenthal
  • Flüelen

Se optar por fazer o passeio no sentido contrário as paradas mudam um pouco ( depende do dia e do barco) portanto confirme a rota sempre no site oficial da companhia de barcos de Lucerne.

  • Flüelen
  • Tellsplate
  • Sisikon
  • Rütli
  • Brunnen

Se tiver tempo recomendo fazer o passeio de ida e volta para apreciar o máximo das paisagens mas caso não dê volte de trem a partir de Flüelen.

cidade de bauen lago de lucerne
A charmosa cidade de Bauen

Para quem tem realmente tempo disponível e quiser fazer uma parada, recomendo a cidade de Bauen que apesar de pequena é muito bonita e ainda possui um restaurante muito bom, o Zwyssighaus.

Se for durante o Verão, você pode praticamente descer em qualquer parada e aproveitar para nadar em alguma das badis (clubes públicos com estrutura para nadar no lago).

Duração do percurso

Esse passeio de barco tem a duração de 44 minutos a 1 hora, dependendo do barco que está fazendo o trajeto. Normalmente essa rota é operada por tradicionais barcos a vapor renovados e que dão um charme a mais ao passeio mas eu também já fiz o passeio com um barco super moderno e que possuía até mesmo uma piscina para refrescar os pés.

Quanto custa

Apenas um dos trechos de ida ou volta custa atualmente CHF 21 na segunda classe.

Quem tem o Swiss Travel Pass faz esse passeio de graça!

passeio de barco suiça

Continue o passeio

Se você se planejar bem, ao chegar em Flüelen, você pode pegar o trem panorâmico Gotthard Panorama Express e ir para a cidade de Lugano na parte italiana da Suíça

Separe um tempo no seu roteiro de viagem para fazer esse passeio e garanto que não se arrependerá.

Mais de Monique Bianchi

Minhas primeiras férias no Brasil depois que fui morar fora

Estou devendo aqui no Blog alguns posts contando um pouco de como...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *