Um dos símbolos mais conhecidos da Suíça internacionalmente é a empresa Nestlé responsável por diversos produtos, principalmente os chocolates distribuídos ao redor do mundo. É exatamente na cidade de Vevey que ela nasceu em 1867 e onde a sua sede permanece. Mas esse não é nem de longe o principal motivo pelo qual você deveria incluir a cidade de Vevey em seu roteiro de viagem pela Suíça.
O que Vevey tem de especial
Vevey , uma pequena cidade às margens do Lago Genebra também chamado de Leman é a cidade onde nasceu a Nestlé em 1867, mas mais do que isso a cidade é conhecida pelas incríveis paisagens alpinas que encantaram e continuam encantando. Charlie Chaplin é um dos exemplos, já que escolheu a cidade para passar os últimos 25 anos de sua vida.( de 1952 a 1977). A cidade também recebeu outros grandes nomes como Fyodor Dostoevsky.
Estando a apenas 45 minutos do Aeroporto de Genebra a cidade é uma excelente base para conhecer as famosas regiões vinícolas consideradas Patrimônio da Unesco: Lavaux.
A cidade se divide entre a parte moderna com o Escritório Central da Nestlé, por exemplo e a parte antiga que ainda guarda resquícios do período conhecido como “Belle Époch” no final do século XIX, em que podemos apreciar hotéis majestosos e a margem do lago totalmente ornamentada com flores e palmeiras.
Vevey é uma cidade que reúne Natureza, Cultura e Compras. São diversos museus e ao andar pela parte antiga da cidade encontramos diversas lojas famosas de departamento e pequenas lojas como chocolaterias.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Os principais pontos turísticos de Vevey e passeios
Escultura de Charlie Chaplin
Ao caminhar ao redor do lago certamente você irá encontrar a escultura desse famoso comediante que também se tornou o morador mais famoso de Vevey.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
O cemitério onde Charlie Chaplin foi enterrado não é uma atração turística, mas quem tem a curiosidade também pode visitar. Fica em Corsier sur Vevey, Chemin Sur le Cret. É um cemitério pequeno e com uma vista incrível da cidade.
Vevey Alimentarium
Esse Museu foi fundado pela Nestlé e conta a saga da empresa além de apresentar vários aspectos da nutrição humana de maneira interativa. Um pouco mais à frente do museu, no Lago, existe uma escultura de um garfo de aço que acabou se tornando um dos símbolos da cidade depois de ter sido colocado apenas como parte de uma exposição temporária mas ter sido escolhida pelos moradores através de um abaixo assinado para ornamentar o lago para sempre.
O Museu do Charles Chaplin, Chaplin’s World
Na mansão que serviu de residência por 22 anos a Charles Chaplin e sua família se encontra hoje um incrível museu dedicado ao ator e personagem. Há também réplicas de estúdio dos filmes mais famosos e reprodução de personagens.
A visita é imperdível.
Caminhada às margens do Lago Léman
Apreciar a vista dos Alpes e relaxar em uma das cadeiras que foram colocadas em pedras na beira do Lago! Além disso, para os que possuem tempo e disposição é possível ir andando até à cidade de Montreux, em uma caminhada. Aconselho também parar em um dos cafés na beira do lago ou nos restaurantes.
Outros Museus
Passeios de barco
São várias opções de cruzeiros pelo Lago Leman em charmosos barcos da Belle Epoque. Você pode ir até a cidade de Montreux, ao Castelo de Chillon ou até Lausanne, por exemplo.
Quem tem o Swiss Travel Pass pode fazer esses passeios na faixa.
Street Market
Toda terça e sábado acontece a popular feira da cidade. Durante o verão é possível encontrar por lá flores, frutas, vegetais, peixes e antiguarias. Aos sábados de Julho e Agosto, essa feita se transforma num mercado folclórico onde é possível experimentar diversos vinhos produzidos na região além de curtir uma musica folclórica suíça.
Passeios e excursões próximas a Vevey
Montreux e Chateau de Chilon
Se você vai a Vevey, combine o passeio com a cidade de Montreux conhecida como a cidade da música na cidade e a sede do famoso festival anual Montreux Jazz Festival! A cidade fica muito próxima. É possível ir andando se tiver tempo e quiser apreciar a bela paisagem à beira do Lago Genebra ou chegar até lá através de um dos cruzeiros. Para quem está de carro o trajeto é de apenas 5 minutos.
Não deixe de conhecer também o famoso Chateau de Chillon, um dos mais belos castelos da Suíça que abriga um museu e fica numa espécie de ilha um pouco à frente de Montreux.
Mountreux Golden Pass
Esse é um dos passeios de trem panorâmicos da Suíça que conecta a cidade de Lucerne a Interlaken e Mountreux. São diversos trechos em trens panorâmicos com paisagens incríveis entre lagos e montanhas. Eu fiz e recomendo. Leia minhas impressões sobre o passeio aqui neste artigo.
Lavaux
A região vinícola de Lavaux é Patrimônio mundial pela Unesco desde 2007 e se estende de Montreux até Lausanne. São terraços com vinícolas que se estendem em direção ao Lago Leman. A região pode ser explorada através dos trens Lavaux Express e Lavaux Panoramic. Para os que gostam de caminhar há uma trilha que pode ser feita a partir da vila de St. Saphorin até Chexbres. Leia minhas experiência visitando Lavaux aqui.
Train des Etoiles
Este passeio de trem leva até a montanha Les Pléiades (1360m) que oferece diversas atividades já que o local é um resort de esportes.
Funicular Mont Pélerin
Para ter uma vista excelente do lago e da cidade de Vevey do alto
Elevador Monte Pélerin
Eu não tive a chance de experimentar esse passeio ainda mas se trata de um elevador em que é possível observar uma vista panorâmica da região, incluindo os vinhedos de Vevey.
Lausanne
Aproveite um dos cruzeiros e faça uma parada na cidade de Lausanne, conhecida como a capital olímpica e onde se localiza a sede do comitê olímpico internacional. Em falar nisso uma visita ao Museu olímpico da cidade é um must.
Como chegar a Vevey
De carro
Alugou um carro? Coloque abaixo a cidade de origem e clique para saber no Google Maps o percurso e tempo de trajeto até Vevey.
Como contei aqui nesse post, indico bastante alugar um carro em sua viagem pela Suíça, ainda mais se estiver com mais pessoas. Se essa for a sua escolha leia aqui tudo o que você precisa saber para dirigir pelo pais. Recomendo a Rental Cars para aluguel de carro.
De trem
Uma das opções mais famosas é através do Golden Pass, uma rota panorâmica de trens aqui na Suíça que sai de Lucerne, passa em Interlaken e vai em direção a Montreux. (ou o mesmo trajeto vice e versa). São 5 horas de passeio em um trem com janelas panorâmicas, bem maiores do que o convencional, ou em um trem super charmoso Belle Epoque.
Para quem não tem tanto tempo o ideal é ir de trem regional. Hà trens que saem de Lucerne, por exemplo e vão direto para Lausanne, de onde é possível pegar uma conexão até Vevey.
Clique no botão abaixo, coloque sua cidade de origem, data e faça uma simulação para ver horários de trem e trajetos
Hotéis em Vevey
Assim como o famoso Hôtel Les Trois Couronnes a cidade de Vevey oferece excelentes opções de estadia. Veja aqui uma lista dos Hotéis em Vevey no Booking.com.
Para quem quer ter mais opções de estadia uma boa dica é se hospedar na região de Montreux. Faça aqui uma pesquisa de estadias existentes na cidade.
Excelente post. Espero esse ano conhecer a regiao.
Monique, é possível visitar a sede da Nestlé ou aquilo é só pra funcionários?
Ola Bernardo, acredito que nao seja possivel afinal a sede da Nestle nao possui atrativos, apenas escritórios. Além da fábrica de chocolates Cailer há alguns museus como o Alimentarium e o Nest em Vevey que é dedicado a história da marca. Abraços
Charles Chaplin não viveu em Vevey, mas em Corsier-sur-Vevey. É uma cidade vizinha à Vevey. Portanto, dizer que o ator viveu ou morou em Vevey é falso.
Oi Ronaldo, talvez até o governo da cidade de Vevey tenha se enganado e colocado a estátua do Chaplin lá por engano né hahaha.
Olá Monique!
ótimo post. Tô adorando suas dicas sobre Vevey. Já me apaixonei só de olhar. Em junho-17 vou de Lucerne a Mountreux pelo Golden Pass e pretendo me hospedar em Vevey. Você sabe me dizer se é tranquilo ir andando da estação de Montreux até Vevey? Tem placas indicando a direção? Qnto tempo dura a caminhada? Tenho receio de ficar perdida de Montreux até Vevey.
Oi Karina tudo bem? Para quem quer fazer o passeio a pé leva um pouco mais de 1 hora. Você pode baixar o mapa ofline da regiao no Google Maps e ai nao tem erro! Abraços
Monique,
De Montreux a Vevey tem também trem? Ou é só bus? É que eu tô pensando aqui que eu vou estar carregando uma mala média rsrssrs E estarei com o Swiss Pass, então tenho que aproveitar todos os meios de transporte que ele oferece.
Será que pode andar com uma mala média no Golden Pass de Lucerne para Montreux? Não há restrição de bagagem?
São tantas dúvidas …rsrssrs
Oi Karina, sim, o trem é o S3! Você pode ir com a bagagem sim na maioria dos trechos desde que ela nao seja um problema, se for mto grande e o trem estiver lotado é meio complicado… Existe a possibilidade de despachar a bagagem pagando uma taxa de 10 francos na estaçao. Na verdade ela vai no mesmo trem ou vagao mas em uma parte especial para bagagens. Mais informaçoes aqui neste link ou direto na estaçao: http://www.goldenpassline.ch/en/useful-informations/
Legal esse serviço de despachar a bagagem. Acho que vou ter que contratar.
Obrigada pelas dicas!
Oi Karina, pois é, muita gente não sabe, mas vale à pena. Dependendo do trecho, confirme com a companhoia de trem, se o serviço está disponível. Abraços
Olá Monique!
Parabéns pelo blog!! Muito bem feito, um ótimo trabalho! Aproveitando seu conhecimento da Suíça, solicito uma sugestão sua.
Minha filha vai a Vevey em setembro a trabalho. Como entrará de férias na sequência, pretende conhecer um pouco da Suíça e posteriormente conhecer Praga e Berlim.
Ela terá 15 dias de férias. você pode nos dar uma sugestão de roteiro na Suíça, considerando que ela irá posteriormente para Praga e Berlim?
Desde já agradeço!
Olà Marcia, obrigada! Em relação a uma sugestão de roteiro fica complicado dizer porque o país apesar de ser pequeno apresenta amplas possibilidades, de acordo com cada personalidade e também se a pessoa prefere se aprofundar na parte alemã, francesa ou suíça. Se a sua filha gosta de esportes como trekking por exemplo as sugestões mudam, e também em relação às próximas viagens serem Berlim e Praga, depende se ela vai de avião ou de trem. Se o voo sai de Genebra,Basel ou Zurique, por exemplo. Em 15 dias dà para conhecer muita coisa. Se sua filha fizer o Swisspass ela pode usar toda a rede de transportes da Suiça, o que acaba saindo mais barato do que comprar trechos separadamente. Mas ela tb pode alugar um carro e conhecer muito mais coisas. Passar por Zurique é inevitàvel. Indicaria também Lucerne, a região de Interlaken fazendo ao menos um passeio por là, Berna, a capital da Suiça, Brienz, uma cidade vilarejo tipicamente suíça e com um lago lindo, Thun, cidade vizinha a Bern, Montreux e Vevey na parte francesa e Lugano na parte italiana.Espero ter dado algumas ideias! Abraços
Monique
Obrigada pelas dicas e por sua atenção!
Oi Marcia! Obrigada pela visita ao blog 🙂
Amo Vevey! É uma das minhas cidades favoritas aqui na Suíça!
Ótimo post!
Acho que vale a pena ir de barco de Vevey pra Montreux, porque a CGN oferece passeios em barcos restaurados da Belle Époque que são muito lindos e confortáveis, além de oferecerem uma vista maravilhosa das cidades! 😉
Excelente dica Carolina. Nas vezes que fui là queria ter feito mas não tive tempo 😉
Ola, adorei seu blog. Voce sabe me dizer onde fica a casa que dostoievski morou em Vevey? Bjs
Olà Eli, obrigada! Olha, não sei te dizer se essa casa é aberta turisticamente. Procurei sobre e achei apenas isso: http://www.montreuxriviera.com/en/CL-cn/Celebrities/Dostoievski
Abraços