Passeio de barco em Interlaken – Lagos de Thun e Brienz

Quem já acompanha o Blog sabe que sou apaixonada pela região de Interlaken aqui na Suíça. Eu e 99% dos turistas que possuem a oportunidade de visitar o país. Que tal explorar em um dia um pouco das incríveis paisagens através de um passeio de barco em Interlaken?

Interlaken é realmente apaixonante e oferece paisagens dos sonhos, com lagos azul turquesa e esmeralda, castelos e os impressionantes e onipresentes Alpes. Neste artigo conto e mostro porque essa um passeio de barco por um desses 2 lagos é uma excelente ideia e claro, recomendo a experiência!

Saiba mais sobre Interlaken, dicas de como explorar a região, onde se hospedar e sugestões de passeios

passeio de barco interlaken
Passeio de barco pelo Lago de Thun – chegando em Spiez
lago de thun interlaken suiça
O belíssimo lago de Thun

Passeio de barco em Interlaken – qual lago escolher?

fahrplan-karte-gross
Mapa ilustrando as paradas dos passeios de barco pelos lagos de Thun e Brienz

Se você se decidiu em explorar Interlaken de barco o segundo passo é optar por um cruzeiro pelo Lago de Thun ou de Brienz, ou por que não pelos dois incríveis lagos?

São dois passeios diferentes, mas se você comprar um Tageskarte ( bilhete para o dia) possui a opção de fazer os dois passeios nos horários e com as paradas que desejar.

Se você possui um SwissPass, você tem direito e free acesso a esses passeios de barco, o que facilita bastante pois você pode optar por fazer em um dia o cruzeiro pelo lago de Thun e em outro dia o passeio pelo lago de Brienz.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Não sabe o que é SwissPass. Leia a explicação completa aqui.

passeio de barco em interlaken dicas
Começo do passeio de barco pelo lago de Thun. Ao fundo vemos o castelo Schadau
castelo oberhofen lago de thun
O belíssimo Castelo de Oberhofen no Lago de Thun

Minha dica para curtir melhor os passeios de barco em Interlaken

Eu fiz o passeio pelos dois lagos no mesmo dia e achei super produtivo, principalmente porque o clima estava ótimo e ensolarado. Pela manhã fiz o passeio de barco pelo lago de Thun em cerca de 2 horas que terminou em Interlaken West. Daí almocei por lá e fui andando até Interlaken Ost de onde saiu o passeio de barco pelo Lago de Brienz que tem uma duração menor, cerca de 1h20 até a parada final em Brienz.

O Barco que fez o percurso pelo lago de Thun era bem maior e mais charmoso.

Ambos os lagos são surpreendentes. Se você  perguntar qual o meu favorito, te responderei que é o Brienz, pois a coloração é mais acentuada para o azul turquesa, porém o lago de Thun não fica atrás com sua água verde esmeralda e o mais especial do passeio são os castelos que encontramos pelas paisagens. Saiba abaixo um pouco mais de cada passeio.

Passeio de barco em Interlaken – Lago de Thun

A cidade de Thun é especial por si só. Separe algumas horas para andar pelo centro histórico e caminhar ao redor do lago além de fazer esse passeio de barco.

Leia aqui meu artigo sobre a cidade de Thun

O cruzeiro pelo Lago de Thun se inicia no porto em frente a estação de trem principal e as principais paradas são:

  • Castelo Oberhofen
  • Spiez
  • Faulensee
  • Beatenbucht
  • Beatus Höhlen
  • Interlaken West – parada final

lago de thun passeio de barco

paisagens suíça lago de thun

paisagens lago de thun interlaken

Esse passeio vai sempre parar nessas estações e outras intermediárias, então caso queira você pode desembarcar, aproveitar para conhecer alguns desses locais e embarcar num dos próximos barcos para continuar o passeio, ou então você pode pagar o passeio de barco apenas por trecho.

Lembrando que esse trajeto também pode ser feito no sentido contrário, saindo de Interlaken sentido Thun, porém se você quer seguir o meu exemplo e aproveitar para fazer também o passeio de barco pelo lago de Brienz realmente a melhor opção vai ser sair de Thun.

Atrações e principais paradas no passeio de barco pelo Lago de Thun

O Castelo Oberhofen construído no século XII é uma jóia no Lago de Thun e uma das primeiras paradas que vale muito à pena explorar. É um castelo com ar romântico e traços medievais que abriga um museu que retrata o estilo de vida na região durante os séculos 16 a 19 e outras exposições temporárias. Além disso, há uma trilha muito linda ao redor do castelo.

Spiez é outra parada que chama atenção. Essa cidade também possui um lindo castelo rodeado por vinhedos.

A parada de Beatenbucht é para quem quer combinar o passeio de barco com o passeio pelos alpes até Beatenberg e Niederhorn. De lá você pega um funicular até Beatenberg e depois um bondinho até Niederhorn. Contei sobre o passeio até Niederhorn nesse artigo aqui. Dica! Vale muitíssimo à pena!

dicas de passeios em thun
Adorei essa vista e com certeza vou voltar nas Beatus Caves nem que seja para tomar um café e apreciar a paisagem do lindo lago de Thun!

Uma parada depois é a Beatus Höhlen e descendo nela você pode visitar as cavernas Beatus, um lugar lindíssimo sobre o Lago de Thun, com cachoeiras e trilhas dentro de uma caverna. É um passeio muito legal em uma caverna dentro dos Alpes que de acordo com a lenda foi habitada por um dragão e depois por um monge. Contei sobre esse passeio nesse artigo aqui.

Durante todo o tour você tem oportunidade de fazer belíssimas fotos e relaxar vendo paisagens encantadoras passando diante de seus olhos.

Passeio de barco pelo Lago de Brienz

Como comentei acima fiz esse passeio de barco pelo lago de Brienz no período da tarde e desta vez fiz uma parada ao invés de seguir o percurso até o final.

Conheça também 6 dicas de passeios em Interlaken na região do Lago de Brienz

cruzeiro interlaken lago brienz

lago brienz passeio de barco

passeio de barco interlaken lago brienz
Chegando à parada Giessbach onde se localiza o famoso e histórico Hotel de mesmo nome e cachoeiras

Principais atrações e paradas no passeio de barco pelo Lago de Brienz

A cidade de Brienz assim como os arredores do lago de mesmo nome valem muito a parada, mas vou contar aqui como é a parada de Giessbach que foi a que fiz neste dia.

Antes mesmo do barco chegar a essa parada já conseguimos visualizar o Grand Hotel Giessbach, um hotel histórico que fica acima do lago de Brienz e é uma das principais atrações dessa parada junto a uma cachoeira de mesmo nome.

Assim que desembarcamos há um funicular para nos levar até o topo. Aliás, talvez seja interessante você sabe que este é considerado o funicular mais antigo da Europa utilizado apenas para turistas tendo sido construído em 1879. ( Quem é hóspede do hotel não paga o funicular, do contrário há uma taxa)

passeio de barco interlaken
Cruzeiro pelo lago de Brienz – desembarcando em Giessbach
grand hotel giessbach interlaken
O histórico Hotel Giessbach em sua localização mágica!
cachoeira hotel giessbach
Por tras de uma das quedas da cachoeira Giessbach conseguimos ver o Hotel Giessbach e o Lago Brienz

cachoeiras interlaken

Chegando lá no topo, caso você não seja hóspede do histórico hotel há algumas opções para aproveitar a linda região, seja através de trilhas a pé ou de bike e caminhadas ao redor da cachoeira. Não deixe de caminhar até a parte onde você pode ficar exatamente atrás d uma das quedas e ter o hotel e o lago de Brienz à sua frente! É simplesmente maravilhoso!

Veja mais fotos e o artigo completo sobre a Cachoeira Giessbach e o Hotel Histórico aqui

Outra ideia é aproveitar a culinária e a vista do restaurante do hotel, seja durante o dia ou durante à noite em que luzes coloridas iluminam a cachoeira.

Esse certamente é um local muito especial e muito popular para casamentos. Realmente ali você verá paisagens de sonho. O Lago de Brienz parece uma pintura visto do alto deste hotel que tem mais de 140 anos.

.Veja os preços da diária para se hospedar nesse Hotel histórico

Depois da visita ao Hotel você pode pegar o funicular de volta e continuar o passeio de barco até Brienz que fica apenas a 10 minutos dali ou voltar a Interlaken Ost.

Quanto custa e em que época os passeios de barco em Interlaken operam

A alta temporada é do começo do Verão até o Outono, de maio a outubro. Existe também um passeio pelo Lago de Thun durante o inverno, mas o ideal é verificar se estão realmente disponíveis na época em que você for visitar Interlaken. Durante a alta temporada os cruzeiros operam diariamente em diversos horários.

passeio de barco em interlaken

Quanto aos valores há alguns fatores a serem considerados como a preferência por primeira ou segunda classe.

A Primeira Classe é geralmente no andar superior do navio. Neste cruzeiro que fiz no Lago de Thun, a primeira classe era no topo e o ambiente exterior se assemelhava a um terraço, com mesas, cadeiras e alguns sofás confortáveis.

A parte interior era bem confortável, com uma decoração mais sofisticada e preparada para refeições, como um restaurante com amplas janelas de onde se pode observar a belíssima vista do lago.

Já no cruzeiro pelo lago de Brienz, em que o barco era menor, não havia tanta diferença assim da primeira para  segunda classe, mas a primeira classe também era no topo e permitia uma visão panorâmica. Apesar da diferença ambos os barcos eram super charmosos!

passeio de barco lago de thun

cruzeiro interlaken suiça

barco restaurante suiça

Durante os cruzeiros há serviço de bordo disponível e é possível apreciar lanches, bebidas e refeições como café da manha, almoço e até mesmo fondue. Mas verifique antes a disponibilidade quando for fazer o passeio.

Você tem a opção de comprar ingressos específicos para alguns trechos, ou se quiser fazer o mesmo roteiro que citei aqui, o ideal é comprar um ticket válido para o dia, que permite a utilização dos barcos tanto no lago de Thun como no de Brienz, nos horários e fazendo as paradas que desejar. Veja aqui os valores atuais.

Se você tem o Swisspass, os cruzeiros estão inclusos e você não paga nada a mais por isso. Veja aqui o que é e como funciona o SwissPass.

Mais Dicas

A minha dica é fazer o passeio de barco pelos dois lagos, pois eles são diferentes e ambos possuem atrações bem especiais. Com certeza será um dia de contemplação e relaxamento a bordo de barcos charmosos e confortáveis. Se você não tiver um dia disponível em seu roteiro para dedicar a um passeio de barco em Interlaken, recomendo que você faça ao menos algum dos trechos disponíveis. Você pode reservar 1 hora para este que com certeza será um passeio bem especial para explorar um pouco dessa lindíssima região na Suíça.

Para mais dicas do que fazer em Interlaken leia também:

.Harderkulm – suba com um funicular até a montanha local de Interlaken e tenha uma vista sensacional da região do alto de uma plataforma suspensa.

.Niederhorn – suba até essa montanha e tenha uma vista espetacular sobre o lago de Thun

.Cavernas Beatus – descubra essa incrìvel caverna dentro dos alpes e com uma localização privilegiada sobre o lago de Thun. Hà cachoeiras internas e externas.

.Jungfraujoch – topo da Europa – este é o passeio mais famoso pelos Alpes suíços e o mais alto que você pode chegar a 3454 metros acima do nível do mar na estação de trem mais alta da Europa.

.Kleine Scheidegg: essa é uma das estações intermediárias até chegar a Jungfraujoch e também é famosa por ser um ponto de esqui no inverno

.Grindelwald: onde se localiza um resort de esqui no inverno, é uma excelente localização para amantes do esporte e oferece vistas impressionantes dos alpes.

.Wengen: uma vila alpina onde carros não entram. Possui resorts e é uma famosa estação de férias, principalmente no inverno e para amantes de hiking.

.Lauterbrunnen – uma cidadezinha localizada num vale, com paisagens que lembram o Senhor dos anéis e mais de 72 cachoeiras. Leia tudo sobre aqui.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Projeto Color+City na prática – colorindo as ruas das cidades

  Adoro grafite e intervenções de arte urbana que deixam a cidade...
Leia Mais

21 Comments

  • Olá Monique, tudo bem? Com o Swiss Travel Pass os cruzeiros pelos lagos estão incluídos. É necessário, antes de entrar nos barcos, apresentá-lo em algum guichê para retirar um bilhete específico para os barcos? Ou simplesmente entro nos barcos e mostro o STP ?
    E sendo ele de segunda classe, é possível eu utilizar a primeira classe pagando algum valor adicional? Como funciona? Obrigado

    • Oi LUiz! Sim, com o Swisspass os passeios de barco em praticamente todas as cidades estão inclusos. Não me lembro de ter que trocar por algum ticket, mas recomendo confirmar lá na bilheteria. Ppde ser que tenham mudado alguma regra. Abraços

    • Oi Monique. Pesquisando sobre os passeios vi que as 2as feiras , tem um desconto especial e por acaso chegarei a Thun numa segunda em junho. Tem alguma diferença no passeio ? Ou posso comprar sem problema? Obrigado. Ronaldo.

      • Olá Ronaldo, tudo bem? Pra ser sincera nem sabia desse desconto, mas se no site deles não menciona nada, deve ser o mesmo passeio. No site inclusive, vc pode comprar tickets normais de ida ou volta, ponto a ponto ou o tageskarte que vale pelo dia sendo permitido descer em qualqur estação e retornar ao barco em qualquer momento e ponto do percurso. Abraços

  • Olá Monique, vou à Suíça em fevereiro do ano que vem, tenho um dia para conhecer Thun e região. Queria fazer esse passeio de barco, mas estou preocupada com o tempo de inverno, será que vale a pena?

  • Oi, Monique.
    Você sugeriu algumas principais paradas no passeio de barco pelo Lago Thun. Você acredita que dá para, em um único dia, parar nas paradas do Castelo Oberhofen, Spiez, Beatenbucht e Beatus Höhlen, terminando o passeio na Interlaken West?
    Já no passeio pelo Lago Brienz, você indicou 4 principais paradas (Bönigen, Ringgenberg, Iseltwald, Giessbach), mas cita a experiência em apenas uma dela: Giessbach. Você conhece as outras? Valem a pena? Dá para conhecer todas essas paradas em um único dia?

    • Oi Fabiana tudo bem? Acho que seria bem corrido tentar conhecer todas as paradas, até por conta dos horãrios dos barcos. Eu, pessoalmente, como sugestao recomendaria escolher de 1 a 2 paradas em cada um dos cruzeiros, tanto pelo lago de Thun, como pelo lago de Brienz, assim você consegue conhecer com mais tempo cada local, como Giessbach que citei e que realmente exige no mìnimo 1h para aproveitar, sem contar o tempo de espera do proximo barco. Todas as apradas valem muito à pena. Gosto mto de Giessbach em Brienz ou Iseltwald. E em Thun, Oberhofen onde fica o castelo e Beatus Hohlen, mas dificilmente vc consegue fazer os 2 cruezrios com paradas em um dia s?o. Seria melhor 2 dias. Abraços

  • Ótimo post!! Fiquei somente com uma duvida. Vou passar por Giessbach em 17/07 e vi que é um domingo e pelas informações do site somente tem funicular a partir de Agosto/2016. Existe outra possibilidade de subir que não pelo funicular?? Muito obrigado!!

  • Oie Monique, uma dúvida, comprei o passe de trem Eurail Pass 2 Countries (França e Suíça) estes passeios de barco também são free para este passe? Ou somente para o SwissPass? Obrigada!!

  • Oi Monique!!!
    estou fazendo o meu roteiro e gostaria de tirar uma dúvida. Como estarei partindo de Berna para Lucerna, gostaria de tirar um dia para fazer este passeio de Thun , Interlaken e Ballenberg. No barco pode entrar com mala? qual a melhor forma de chegar em Ballenberg? Obrigada!

  • Monique, estou como dúvida em relação a interpretação do site que você linkou para consultar os valores desses passeios. O valor referente ao percurso Thun – Interlake, por exemplo, inclui a volta também? E devo considerar o valor por aduto a coluna 1/1, certo? 1/2 seria para criança?? Outra coisa, o valor do passeio de 1 day custa mais barato que o passeio apenas de Thun a Interlaken. É isso mesmo? Pq entendi pela leitura do post que o ticket de 1 day da direito a fazer os 2 passeios (Thun e Spiez). Se for isso, o desconto vai ser bem consideravel.

    • Caroline tudo bem? Vc pode se basear a planilh pelos valores marcados na coluna 1/1 que significa inteira. 1/2 é para residentes da Suica q possuem um cartoa especial para pagar metade. Os passeios sao vendidos por trecho, portanto o valor de Thun a Interlaken é apenas da ida. Para ter ida e volta compensa comprar o bilhete do dia chamado tageskarte como expliquei no post que dá direito ai cruzeiro noa dois lagos. Abraços

  • Excelente post!
    Monique, vc conhece o passeio Classic Rigi, em Lucerna?
    Ficaria muito repetitivo fazer este passeio e o Classi Rigi, considerando que ambos são de barco?

    Obrigada!

    • Oi Fernanda, olha, as paisagens dos lagos em Interlaken e do Lago de Lucerna são bem diferentes! Se vc tiver a oportunidade de fazer os 2 passeios não deixa de ser uma boa experiência, embora repita um passeio de barco. Mas os dois passeios são lindos e recomendo! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *