Trenó em Engelberg para famílias com criança

trenó na neve com crianças na suiça

Quem tem crianças pequenas que ainda não esquiam e quer curtir alguma atração de inverno na Suíça, vale a pena tentar o Schlitteln que consiste em descer escorregando por pistas de neve sentado em um trenó.

A atividade não exige necessariamente muita prática, é fácil de aprender e garante diversão para a família toda. Na região de Lucerne, há diversas pistas de trenó nessa época do ano, e Engelberg é um dos melhores locais para famílias com crianças que queiram se divertir com o trenó na neve.

Quem quer praticar trenó em Engelberg, vai encontrar diversas pistas em diferentes montanhas. São elas:

  • Brunni:  Na montanha Brunni há duas pistas exclusivas para a prática de schlitteln que vão até a estação Ristis. Uma delas chamada de Zigerboden não é recomendada para crianças pois é bem inclinada. Para crianças pequenas há o Yeti Park onde há uma pista especial para os pequenos e onde é possível alugar trenós.
  • Fürenalp: Nessa montanha a pista de schlitteln é curta , de apenas 1 quilômetro e a desvantagem é que caso queira repetir a experiência o percurso de subida deve ser feito a pé, portanto não é recomendado para crianças muito pequenas.
  • Gerschnialp: A pista de trenós mais longa de Engelberg com 3,5km possui nível fácil a intermediário e passa por uma floresta. Ao chegar no vale de Engelberg basta pegar um funicular para subir novamente e assim poder descer de trenó quantas vezes quiser. O ticket de trenó para o dia já inclui o aluguel do trenó que é disponibilizado na saída do funicular.

Minha experiência descendo de trenó em Gerschnialp com uma criança de 2 anos

trenó na neve com crianças a suíça

Já havíamos descido de trenó com nosso filho na pista de Allmendhubel até o vilarejo de Mürren que também é ótima para famílias, então com o pequeno, essa foi a nossa segunda experiência. Lembrando que ele vai no nosso colo. Acima ele estava apenas posando para a foto.

A chegada em Engelberg

A ideia inicial era ir para Brunni, mas como chegamos tarde, por volta do meio-dia, todos os estacionamentos em Engelberg já estavam lotados, exceto pelo estacionamento da montanha Titlis, portanto, aqui vai a primeira dica: Chegue cedo! Especialmente se for aos finais de semana. Engelberg é uma região muito popular para a prática de esportes de inverno e lota mesmo.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Existe, claro, a possibilidade de chegar de transporte público que é super prático e leva cerca de 40 minutos a partir de Lucerne, mas mesmo assim, o ideal é se programar para chegar cedo, de preferência antes das 10 para evitar as filas, seja para entrar no estacionamento ou para comprar os bilhetes da montanha.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Dica: a partir da estação de Engelberg há um ônibus gratuito que leva os passageiros até a estação da montanha Titlis.

Gerschnialp fica a 1262m de altitude e faz parte do complexo turístico da montanha Titlis, portanto quem vai de carro deve estacionar num dos estacionamentos da Titlis e se dirigir a estação para a compra de bilhetes.

Quanto custa para descer de trenó em Engelberg

Nós optamos pelo Schlitteln Pass , um bilhete válido para o dia todo até as 17:30 que inclui descidas e subidas ilimitadas com o funicular e que também inclui uma subida com o bondinho da Titlis até a estação Trübsee.

O preço atual em Janeiro de 2022 para este bilhete é de CHF36 por adulto e ele também já inclui o aluguel do trenó que é retirado na estação do funicular já no topo em Gerschnialp. 

Há também bilhetes para apenas uma descida que custam CHF14 para adultos , CHF 11 para jovens de CHF16 a 19 ou CHF 9 para crianças de 6 a 15 anos.

Veja abaixo a tabela de preços válida para 2022:

preços trenó em Engelberg

A subida de funicular

funicular vale de Engelberg

O funicular que sobe até a estação Gerschnialp fica ao lado do bondinho que sobe a montanha Titlis. Os bilhetes são comprados no mesmo local. As subidas acontecem a cada 20 minutos a partir das 8h30 até as 17h30.

O funicular sobe por um caminho bem inclinado e proporciona uma vista incrível sobre o vale de Engelberg. 

Logo após a saída do funicular, fique atento pois há o ponto de distribuição de trenós do lado direito.

No nosso caso como estávamos em 2 adultos e uma criança de 2 anos, pegamos apenas 1 trenó para cada adulto pois a criança dessa idade vai sentada conosco.

A descida de trenó

Após pegar os trenós, basta caminhar alguns minutos até chegar a pista de trenó em Gerschnialp. 

A descida é relativamente fácil, especialmente para quem já praticou a descida de trenó pelo menos uma vez. Claro que com uma criança sentada junto no seu trenó, é preciso calcular a velocidade e frear mais vezes, mas essa é uma pista realmente muito boa para famílias, 

A pista é em geral bem larga, passa por trechos de uma floresta, e possui algumas curvas e descidas que garantem um pouco de aventura.

Engelberg no inverno

Também achei a pista relativamente tranquila, mesmo no final de semana. Não estava lotada e portanto não havia pessoas querendo ultrapassar a todo momento.

Na chegada ao vale, os trenós são devolvidos no final da pista e quem quer subir mais uma vez basta se dirigir ao funicular.

Fizemos isso 3 vezes e valeu bastante a pena. Depois ainda aproveitamos para subir com o bondinho Titlis Xpress até a estação Trübsee, já que o trajeto estava incluso no nosso bilhete.

bondinho Titlis Xpress

Em Trübsee, há diversas pistas de esqui e uma espécie de parque na neve onde é possível descer escorregando com boias, mas não fizemos isso pois meu filho já estava cansado e resolvemos voltar ao vale. Há também um restaurante no local então vale a pena subir e aproveitar o bilhete.

Descer de trenó na neve é com certeza uma das atrações imperdíveis para curtir no inverno na Suíça!

Se você vai visitar Engelberg no verão veja esse post sobre descer a montanha de mountain bike ou como é o passeio ao Monte Titlis que pode ser feito em qualquer época do ano pois a neve é garantida lá no topo!

+ Dicas praticar trenó em Engelberg

  • Vista-se com roupas adequadas para o inverno, especialmente as crianças. Calças e blusas térmicas seguidas por um pullover de material fleece e calça e jaqueta próprias para neve que esquentam e que sejam à prova d água. Não esqueça as luvas e sapatos específicos para a neve. Óculos também são recomendados, pois a neve pode entrar no olho.
  • Certifique-se de saber como frear, e como mover o trenó para a esquerda ou direita ao passar pelas curvas
  • Nunca pare no meio da pista para tirar fotos ou para qualquer outro motivo 
  • Fique atento a pessoas que estejam vindo em alta velocidade e que queiram passagem.
  • Equipamentos de segurança como capacetes são opcionais, porém recomendados.
  • O ticket de estacionamento em Engelberg custa CHF10 para o dia todo e primeira hora é grátis. O ideal é aproveitar para fazer o pagamento durante o dia entre uma das descidas de trenó, para evitar filas no horário de pico entre as 4 e 5 e meia. As filas são gigantescas e você pode perder cerca de 20 minutos ou mais.

Mais informações em tempo real sobre as pistas neste link.

Mais de Monique Bianchi

Mountain bike em Engelberg – aventura nos Alpes

Para aqueles interessados em aventuras e esportes  assim como eu, conto aqui...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.