Trenó em Engelberg para famílias com criança

trenó na neve com crianças na suiça

Quem tem crianças pequenas que ainda não esquiam e quer curtir alguma atração de inverno na Suíça, vale a pena tentar o Schlitteln que consiste em descer escorregando por pistas de neve sentado em um trenó.

A atividade não exige necessariamente muita prática, é fácil de aprender e garante diversão para a família toda. Na região de Lucerne, há diversas pistas de trenó nessa época do ano, e Engelberg é um dos melhores locais para famílias com crianças que queiram se divertir com o trenó na neve.

Quem quer praticar trenó em Engelberg, vai encontrar diversas pistas em diferentes montanhas. São elas:

  • Brunni:  Na montanha Brunni há duas pistas exclusivas para a prática de schlitteln que vão até a estação Ristis. Uma delas chamada de Zigerboden não é recomendada para crianças pois é bem inclinada. Para crianças pequenas há o Yeti Park onde há uma pista especial para os pequenos e onde é possível alugar trenós.
  • Fürenalp: Nessa montanha a pista de schlitteln é curta , de apenas 1 quilômetro e a desvantagem é que caso queira repetir a experiência o percurso de subida deve ser feito a pé, portanto não é recomendado para crianças muito pequenas.
  • Gerschnialp: A pista de trenós mais longa de Engelberg com 3,5km possui nível fácil a intermediário e passa por uma floresta. Ao chegar no vale de Engelberg basta pegar um funicular para subir novamente e assim poder descer de trenó quantas vezes quiser. O ticket de trenó para o dia já inclui o aluguel do trenó que é disponibilizado na saída do funicular.

Minha experiência descendo de trenó em Gerschnialp com uma criança de 2 anos

trenó na neve com crianças a suíça

Já havíamos descido de trenó com nosso filho na pista de Allmendhubel até o vilarejo de Mürren que também é ótima para famílias, então com o pequeno, essa foi a nossa segunda experiência. Lembrando que ele vai no nosso colo. Acima ele estava apenas posando para a foto.

A chegada em Engelberg

A ideia inicial era ir para Brunni, mas como chegamos tarde, por volta do meio-dia, todos os estacionamentos em Engelberg já estavam lotados, exceto pelo estacionamento da montanha Titlis, portanto, aqui vai a primeira dica: Chegue cedo! Especialmente se for aos finais de semana. Engelberg é uma região muito popular para a prática de esportes de inverno e lota mesmo.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Existe, claro, a possibilidade de chegar de transporte público que é super prático e leva cerca de 40 minutos a partir de Lucerne, mas mesmo assim, o ideal é se programar para chegar cedo, de preferência antes das 10 para evitar as filas, seja para entrar no estacionamento ou para comprar os bilhetes da montanha.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Dica: a partir da estação de Engelberg há um ônibus gratuito que leva os passageiros até a estação da montanha Titlis.

Gerschnialp fica a 1262m de altitude e faz parte do complexo turístico da montanha Titlis, portanto quem vai de carro deve estacionar num dos estacionamentos da Titlis e se dirigir a estação para a compra de bilhetes.

Quanto custa para descer de trenó em Engelberg

Nós optamos pelo Schlitteln Pass , um bilhete válido para o dia todo até as 17:30 que inclui descidas e subidas ilimitadas com o funicular e que também inclui uma subida com o bondinho da Titlis até a estação Trübsee.

O preço atual em Janeiro de 2022 para este bilhete é de CHF36 por adulto e ele também já inclui o aluguel do trenó que é retirado na estação do funicular já no topo em Gerschnialp. 

Há também bilhetes para apenas uma descida que custam CHF14 para adultos , CHF 11 para jovens de CHF16 a 19 ou CHF 9 para crianças de 6 a 15 anos.

Veja abaixo a tabela de preços válida para 2022:

preços trenó em Engelberg

A subida de funicular

funicular vale de Engelberg

O funicular que sobe até a estação Gerschnialp fica ao lado do bondinho que sobe a montanha Titlis. Os bilhetes são comprados no mesmo local. As subidas acontecem a cada 20 minutos a partir das 8h30 até as 17h30.

O funicular sobe por um caminho bem inclinado e proporciona uma vista incrível sobre o vale de Engelberg. 

Logo após a saída do funicular, fique atento pois há o ponto de distribuição de trenós do lado direito.

No nosso caso como estávamos em 2 adultos e uma criança de 2 anos, pegamos apenas 1 trenó para cada adulto pois a criança dessa idade vai sentada conosco.

A descida de trenó

Após pegar os trenós, basta caminhar alguns minutos até chegar a pista de trenó em Gerschnialp. 

A descida é relativamente fácil, especialmente para quem já praticou a descida de trenó pelo menos uma vez. Claro que com uma criança sentada junto no seu trenó, é preciso calcular a velocidade e frear mais vezes, mas essa é uma pista realmente muito boa para famílias, 

A pista é em geral bem larga, passa por trechos de uma floresta, e possui algumas curvas e descidas que garantem um pouco de aventura.

Engelberg no inverno

Também achei a pista relativamente tranquila, mesmo no final de semana. Não estava lotada e portanto não havia pessoas querendo ultrapassar a todo momento.

Na chegada ao vale, os trenós são devolvidos no final da pista e quem quer subir mais uma vez basta se dirigir ao funicular.

Fizemos isso 3 vezes e valeu bastante a pena. Depois ainda aproveitamos para subir com o bondinho Titlis Xpress até a estação Trübsee, já que o trajeto estava incluso no nosso bilhete.

bondinho Titlis Xpress

Em Trübsee, há diversas pistas de esqui e uma espécie de parque na neve onde é possível descer escorregando com boias, mas não fizemos isso pois meu filho já estava cansado e resolvemos voltar ao vale. Há também um restaurante no local então vale a pena subir e aproveitar o bilhete.

Descer de trenó na neve é com certeza uma das atrações imperdíveis para curtir no inverno na Suíça!

Se você vai visitar Engelberg no verão veja esse post sobre descer a montanha de mountain bike ou como é o passeio ao Monte Titlis que pode ser feito em qualquer época do ano pois a neve é garantida lá no topo!

+ Dicas praticar trenó em Engelberg

  • Vista-se com roupas adequadas para o inverno, especialmente as crianças. Calças e blusas térmicas seguidas por um pullover de material fleece e calça e jaqueta próprias para neve que esquentam e que sejam à prova d água. Não esqueça as luvas e sapatos específicos para a neve. Óculos também são recomendados, pois a neve pode entrar no olho.
  • Certifique-se de saber como frear, e como mover o trenó para a esquerda ou direita ao passar pelas curvas
  • Nunca pare no meio da pista para tirar fotos ou para qualquer outro motivo 
  • Fique atento a pessoas que estejam vindo em alta velocidade e que queiram passagem.
  • Equipamentos de segurança como capacetes são opcionais, porém recomendados.
  • O ticket de estacionamento em Engelberg custa CHF10 para o dia todo e primeira hora é grátis. O ideal é aproveitar para fazer o pagamento durante o dia entre uma das descidas de trenó, para evitar filas no horário de pico entre as 4 e 5 e meia. As filas são gigantescas e você pode perder cerca de 20 minutos ou mais.

Mais informações em tempo real sobre as pistas neste link.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Museu do Holocausto em Curitiba

Eu não sabia, mas em Curitiba há o primeiro e único Museu...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *