Turistas brasileiros na Suíça a partir de 10.10.21 – Novidades

turistas brasileiros suiça covid

De acordo com informações divulgadas previamente no dia 20.09 turistas brasileiros e qualquer outro turista de fora da União Européia que estejam vacinados e não possuam nenhuma restrição de visto poderão entrar na Suíça e poderão usar os certificados de vacinação do ConecteSus em Inglês ou Espanhol para acessar os ambientes internos de restaurantes, museus e eventos, de que estejam vacinados com uma das vacinas aceitas pela EMA ( Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Johnson & Johnson)

Uma fase transitória foi definida até o dia 10 de outubro porém há novas atualizações sobre isso.

1 – O que mudou – Certificados do ConecteSus aceitos até dia 24.10

Previamente, a informação divulgada considerava que os certificados de vacinação do Conectesus seriam aceitos apenas até o dia 10 de outubro, e que após essa data seria necessário efetuar um processo de conversão para um certificado suíço.

Porém, como o procedimento para obter esse certificado suíço ainda não foi totalmente divulgado e há informações contraditórias dizendo que ele será feito de forma online ou de forma presencial, foi decidido que essa fase transitória será estendida até o dia 24 de outubro. Ou seja, quem tem viagem marcada para esse período pode usar o certificado do ConecteSus para entrar nos museus e ambientes de restaurantes.

2 – O que se sabe sobre o procedimento de conversão para um certificado suíço

Até o momento o único website que divulgou maiores informações sobre o processo de conversão para um certificado suíço foi o website do turismo da Suíça destinado a agentes de viagem.

Não será de graça

De acordo com esta fonte o processo de conversão para um certificado suíço terá um custo de CHF30 para cada solicitante.

regras covid suíça
Fonte: STNET.ch website para o trade de turismo da Suíça

Porém, o website do Ministério da Saúde cita que o processo de conversão pode ter custos diferentes em cada cantão.

Possivelmente será feito de forma online

De acordo com o STNET.ch o processo de conversão para um certificado covid suíço para turistas será feito de forma online, mas o website ainda não foi divulgado.

O escritório de Turismo da Suíça no Brasil também não possui nenhuma informação sobre o website e o procedimento até o momento.

A Coronavac será inclusa ou não?

Para entrada no país a Coronavac continua valendo, nada mudou, porém para a entrada nos estabelecimentos internos ela não está sendo aceita.

A regra para aceitação dos certificados de vacinação do Conectesus continua a mesma e infelizmente não inclui a Coronavac. De acordo com relatos de alguns viajantes, alguns lugares não são tão exigentes e lberam a entrada mas a regra é clara e portanto as chances de serem barrados é grande.

Porém, para a conversão para um certificado suíço o texto divulgado no website do Ministério da Saúde da Suíça dá a entender que quem foi vacinado com Coronavac terá a possibilidade sim de fazer uma conversão para o certificado suíço pois a vacina apesar de não ser aprovada ainda pela EMA consta na lista emergencial da OMS:

REGRAS CORONAVAC VIAGEM SUIÇA

Como essa informação não consta em nenhum outro local e a conversão para um certificado suíço ainda não é possível, minha recomendação é considerar que realmente terá que fazer os testes antígenos e se programar para isso de acordo com os passeios desejados ou se conformar em comer nas mesas externas dos restaurantes e tirar do roteiro visitas a museus.

Testes antígenos continuam grátis?

A oferta de testes gratuitos realmente existe mas apenas em lugares específicos e continuará sendo assim até o dia 9 de Outubro, porém considere que muitos lugares já não possuem mais horários ou caso não seja possível agendar, é possível ter que aguardar em filas.

Desta forma, a partir do dia 10 quem tomou Coronavac terá que arcar com o custo dos testes antígenos que varia de CHF40 a CHF 80 dependendo da cidade e possui validade de 48h. Os testes PCR nunca foram gratuitos e custam entre CHF149 a CHF180 valendo por 72 horas.

regras coronavac suiça
Sobre turistas vacinados com Coronavac poderem fazer a conversão para um certificado suíço.

3- Todo turista brasileiro vacinado terá que preencher um formulário antes de embarcar em sua viagem para a Suíça

O formulário para ser preenchido antes do embarque se encontra aqui.

4 – Turistas brasileiros que não estejam vacinados com as duas doses continuam não podendo entrar

As regras para entrada no país não mudaram, apenas turistas vacinados com as duas doses podem entrar na Suíça.

5 – Regras de entrada no país para turistas vacinados não foi alterada

Isso significa que caso vocês esteja vacinado com as duas doses de uma das vacinas abaixo poderá entrar na Suíça a turismo. Lembrando que turistas brasileiros não necessitam de visto para entrar no país e podem ficar até 90 dias.

Na listagem de vacinas aceitas para a entrada na Suíça, estão aquelas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde . Elas estão listadas no TravelCheck que é a ferramenta criada pelo órgão responsável por migração na Suíça com o nome do fabricante e o nome das vacinas:

  • Pfizer,BioNtech (BNT162B2, Comirnaty, Tozinameran)
  • Moderna (mRNA-1273, Spikevax, COVID-19 vacina Moderna)
  • AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria, Covishield)
  • Janssen, Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)
  • Sinopharm,BIBP ( SARS -CoV-2 Vaccine ( Vero Cell)
  • Sinovac (CoronaVac)
vacinas aceitas na suiça
turistas brasileiros nao precisam de visto na suiça
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Suíça

Lembrando que ao entrar na Suíça é necessário ter um Seguro de Viagem com Assistência Médica. Faça a sua pesquisa aqui.

Se você já tem uma viagem planejada para a Suíça ou vai começar o seu planejamento agora comece lendo esses artigos abaixo:

Fontes:

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Roteiros Personalizados | Tours Privativos

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Kaymakli – a cidade subterrânea na Capadócia

No meu primeiro dia na Capadócia conheci a parte norte da região e...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *