É possível ver neve durante o Verão na Suíça?

onde ver neve na suiça

Quem está planejando uma viagem para a Suíça durante o Verão ou Primavera certamente vai se perguntar se é possível ver neve no país nesta época do ano. A resposta basicamente é sim, é possível ver neve no Verão e Primavera na Suíça!

Continue lendo esse artigo para descobrir as dicas de lugares onde ver neve na Suíça mesmo fora do inverno.

Onde ver neve na Suíça no verão e primavera?

Primeiramente saiba que geralmente não neva na Suíça nestas épocas, mas há montanhas de alta altitude que possuem neve o ano todo, pois a neve acumulada durante o inverno se mantém devido às baixas temperaturas. Isso acontece também em áreas de glaciar.

Ou seja, quem vai viajar para a Suíça entre Maio e Outubro, pode sim ver neve, não exatamente a neve caindo do céu, mas sim a neve depositada nas montanhas. Mesmo assim, a experiência de ver e tocar a neve pela primeira vez é mágica, e as montanhas que oferecem essa vantagem também contam com atividades na neve, como a possibilidade de descer por colinas escorregando em bóias de borracha, por exemplo.

Abaixo as montanhas na Suíça onde é possível ver neve o ano todo:

Monte Titlis na região de Lucerne

titlis tem neve o ano todo na suiça
Foto: Monte Titlis Turismo

Localizada a 3238 metros de altitude, a Montanha Titlis é um dos lugares para se ver neve no Verão na Suíça. Aliás, durante o ano todo.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

O passeio ao Monte Titlis possui muitas atrações como já contei aqui , divididas em diversas estações intermediárias e o complexo turístico no topo. Essa é uma atração perfeita para quem quer ver e caminhar na neve. O bondinho giratório para chegar até o topo faz parte das vantagens desse passeio que oferecem também um palácio de gelo com esculturas, e uma ponte suspensa entre os Alpes, para os corajosos!

De Outubro a Maio há também o Parque Glacial onde é possível descer colinas na neve deslizando com bóias de borracha.

E o mais legal de tudo é que nas estações intermediárias da Titlis há diversas atividades de verão, como trilhas ao redor do belo Lago alpino Trübsee.

Compre abaixo o seu bilhete para Titlis ou caso prefira uma excursão a partir de Lucerne ou Zurique para otimizar o seu tempo de viagem.

Oferecemos também um Tour com Guia Certificada em Português para o Monte Titlis. Entre em contato para pedir um orçamento

Jungfraujoch Top of Europe na região de Jungfrau, Interlaken

ver neve em jungfraujoch na suiça

O Jungfraujoch é um passeio sensacional nos Alpes Suíços, onde também é possível ver neve o ano todo! Não é a toa que se chama Top of Europe, afinal a estação de trem no topo do complexo turístico é a mais alta da Europa.

No Verão a grande vantagem é poder fazer uma caminhada na neve pelo glaciar, uma experiência única. Leia meu post sobre essa caminhada aqui.

passeio topo da europa jungfraujoch suiça

Mas atrações não faltam no passeio a Jungfraujoch, como uma caverna de gelo com esculturas, diversas atividades interativas, tirolesa, e muitos mirantes para tirar aquela foto inesquecível de sua viagem pela Suíça.

Adquira abaixo seu bilhete para subir a Jungfraujoch, ou aproveite a possibilidade de fazer uma excursão com guia a partir da cidade de Zurique ou Lucerne.

Oferecemos também um Tour com Guia Certificada em Português para o Jungfraujoch. Entre em contato para pedir um orçamento

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt

Foto: Zermatt Turismo

Zermatt é outro local da Suíça que oferece neve o ano todo, pelo menos no alto de uma de suas montanhas, a Klein Matterhorn. O passeio que leva até o topo se chama Matterhorn Glacier Paradise.

A 3.883 metros de altitude, o complexo turístico Matterhorn Glacier Paradise é o mais alto mirante dotado de teleférico da Europa com vista panorâmica sobre a Matterhorn (4.478 metros) e para os cumes dos Alpes suíços, italianos e franceses. Outras atividades incluem um palácio de gelo e diversos mirantes além da mais alta região de esqui de verão dos Alpes, na geleira Theodul.

Compre abaixo o bilhete para visitar a Klein Matterhorn:

É possível esquiar no verão na Suíça?

Sim! Por mais impressionante que seja, é possível sim esquiar na Suíça nos meses de verão.

Claro que são poucos os lugares que preservam a neve de qualidade para a prática do esporte e eles estão localizados em áreas de glaciar, nas regiões de Zermatt e Saas-Fee.

Zermatt conta com 21 quilômetros de pistas para esqui de verão.

Para você ter uma ideia de como o ski no verão em Zermatt é famoso, quase todas as equipes nacionais de esqui do mundo treinam para as disciplinas de velocidade , e todos os atletas precisam passar pela estação do cume para acessar as pistas de verão.

Quando começa a nevar na Suíça?

A Suíça possui um clima complexo e que varia conforme a região influenciado pela altitude de cada local, mas em geral a primeira neve do ano acontece no mês de Novembro.

Para quem quer viajar para a Suíça no inverno e não apenas ver neve caindo do céu como praticar esportes de inverno, a melhor época é entre os meses de Janeiro ao começo de Março. Durante esses meses, as temperaturas são mais baixas e chegam abaixo de zero graus.

Como se vestir para visitar as montanhas no verão na Suíça?

Apesar das temperaturas no verão na Suíça atingirem e até passarem dos 30 graus em alguns dias, a situação é diferente nas montanhas, especialmente as de alta altitude citadas acima onde é possível ver neve o ano todo.

Em geral, a temperatura diminui cerca de 1 grau a cada 100 metros de altitude. Se a temperatura em uma cidade for de 20 graus, por exemplo pode ser de cerca de 0 graus a 2.000 metros acima do nível do mar.

Para excursões nas montanhas (acima de 2000 metros), é importante ter bons equipamentos e roupas quentes, pois às vezes pode nevar. O clima também pode mudar rapidamente ao longo do dia nas montanhas e costuma ventar bastante, portanto é bom estar preparado.

Alguns exemplos do que levar na mala para viajar para a Suíça no Verão:

  • Uma Jaqueta impermeável com capuz é um item essencial pois o clima no verão na Suíça pode mudar de uma hora para a outra e tempestades e chuvas podem acontecer
  • Roupas de banho para poder nadar nos lagos, rios ou nas badis ( espécie de clubes públicos com piscina geralmente às margens dos lagos ou rios)
  • Chapéu ou boné para se proteger do sol
  • Filtro solar
  • Roupas leves de verão como camisetas, shorts, vestidos e saias
  • Roupas de meia estação como calças de tecidos leves, calças jeans e camisetas de manga longa
  • Roupas esportivas se deseja fazer caminhadas, trilhas ou praticar esportes
  • Uma jaqueta mais quente que seja também corta-vento para subir as montanhas de alta altitude
  • Gorro e protetor de ouvido para visitar as montanhas de alta altitude
  • Lenços de pescoço
  • Jaquetas leves para usar de noite ou caso a temperatra caia
  • Sapatos confortáveis como tênis são imprescindíveis para poder caminhar pelas cidades e terrenos montanhosos.
  • Botas de caminhada impermeáveis para caminhar na neve no topo das montanhas e evitar de molhar os pés, além de evitar escorregar

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Exposição Van Gogh Alive Experience em Zurique

Chegou em Zurique essa semana a exposição Van Gogh Alive Experience para...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.