O Palácio Dolmabahçe construído no século 19 em Istambul merece destaque , sendo um dos mais glamurosos do mundo e com certeza vale à pena incluì-lo num roteiro pela cidade.
Este Palàcio, de arquitetura tipicamente europeia foi símbolo das influencias do lado ocidental durante o Império Otomano. Os sultões que anteriormente viviam no Palacio Topkapi, adaptaram às suas vidas o estilo europeu e entao construíram e foram morar em outros palácios às margens do Bòsforo.
O Dolmabhçe foi centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. Uma das principais curiosidades do Dolmabahçe é que a famosa figura política, Mustafa Kemal Ataturk, o primeiro presidente da Repùblica Turca morou por algum tempo e morreu no palácio, sendo que seu antigo quarto é uma das alas que vemos durante a visita. ( Se você possui o ingresso para o Harém). Ataturk , que foi e ée considerado até hoje um ídolo no paìs, morreu no Palàcio no dia 10 de Novembro de 1938, às 9h05 da manha. Dizem que todos os relógios do palácio param nesta exato horário!
Um dos primeiros pontos de parada é na Praça Principal próxima à entrada do Palàcio, onde é possìvel ver a “Torre do Relogio”.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Logo na entrada do Palàcio, a àrea externa jà impressiona pela fachada, lindos jardins , portoes decorados e a vista para o mar! O Palácio Dolmabahçe é grandioso e imponente. Sao mais de 285 quartos e 43 salas, decorados suntuosamente. Nada foi economizado na construçao e decoracao deste palàcio apesar de que iniciava-se a queda do Império Otomano. [alert type=”error|success|info” close=”true”]É proibido tirar fotos no interior do Palácio Dolmabahçe entao capriche nas fotos externas! :)[/alert]
Como chegar ao Palácio Dolmabahçe
Partindo de Sultanahmet a forma mais simples e barata é pegar o tram, o trenzinho de superfìcie em sentido a Kabataş, e entao caminhar cerca de 10 minutos.
Para quem està hospedado na região de Taksim, é ainda mais fácil, basta pegar o Funicular, o metrô de apenas uma estação e descer em Kabataş.
Como é a visita ao Palácio Dolmabahçe
Se você estiver planejando a visita ao Palácio Dolmabahçe é importante se programar e de preferência chegar cedo pois apenas 3000 pessoas por dia podem visità-lo e a procura é sempre grande, principalmente durante a alta temporada.
Além da fila para comprar ingresso é necessário aguardar em outra fila pois a única forma de visitar o Palàcio é através de uma visita guiada e entao apenas grupos pequenos de pessoas entram a cada vez.Essa visita guiada pode ser feita em turco, inglês ou espanhol e dura cerca de 45 minutos! [alert type=”error|success|info” close=”true”]O Palácio Dolmabahçe é fechado para visitas às segundas e quintas-feiras[/alert]
Existem dois tipos de ingresso, o que dà acesso a área publica do Palàcio e outro que dà acesso ao Harém, onde ficavam os aposentos particulares dos sultões e suas famílias. Ao invés de comprar os dois separados, existe um ingresso combo que acaba saindo mais barato, cerca de 40 liras, na época em que là estive.
Antes de entrarmos recebemos sacos plàsticos descartàveis para colocar nos pés sobre os sapatos, uma forma de proteção aos incríveis tapetes utilizados na decoração.
Se a parte externa do Palàcio jà impressiona,o que dizer entao da parte interna? Completamente luxuoso e o mais interessante é que a decoraçao muda a cada sala e quarto, o que contribui para não deixar a visita chata.Entre os diversos objetos preciosos, os ornamentos em ouro no teto do palácio e um gigantesco lustre de cristal chamam a atenção. Dizem que foram usadas 35 toneladas de ouro nesta decoração, sendo 14 toneladas destinadas apenas para os ornamentos no teto do palácio!
Uma visita ao Palácio Dolmabahçe nos transporta para o passado e nos faz imaginar como teria sido viver ali em um local cercada de tanto luxo e historia.
Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com
Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.