A cisterna da basìlica em Istambul

cisterna istambul

A Cisterna da Basìlica em Istambul é mais uma das jòias do Impèrio Bizantino. Localizada em Sultanahmet, praticamente ao lado da Hagia Sofia, é uma ótima dica de passeio pela região e um dos pontos turísticos mais visitados.

Essa é a maior de vàrias outras cisternas que existem em Istambul e foi construìda no ano de 532. Mas afinal, o que é uma cisterna? As cisternas eram utilizadas para o armazenamento e abastecimento de água na época em que Istambul ainda era chamada de Constantinopla. Alguns palácios e construções próximas na época eram abastecidas por essa cisterna, como o Palàcio de Topkapi.

Cisterna da Basìlica Istambul

Cisterna da Basìlica Istambul

A Cisterna da Basìlica ou a Yerebatan Sarnici (seu nome turco) é grandiosa e se localiza no subterrâneo de uma grande praça em Sultanahet. A visita começa ao se descer um lance de escadas e é muito interessante considerando que o local possui 336 colunas romanas de mármore e é possível andar pelos corredores do local que tem um toque de mistério devido às luzes e a música ambiente. Em menos de 30 minutos é possível concluir a visita, mas o local não é tao pequeno e se estiver cheio talvez seja necessário mais tempo. Existe um pequeno café por là que vende snacks e bebidas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!


Nao deixe de ver as cabeças de medusas posicionadas na base de  duas colunas, uma de cabeça pra baixo e outra virada de lado,um mistério até hoje.

Cabeça de Medusa na Cisterna da basìlica

Lembro de ter pago apenas 10 liras na entrada e aparentemente a Cisterna està aberta ao pùblico diariamente das 9h00 às17h30, lembrando que os horários podem ser alterados em dias religiosos.

Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

 

Mais de Monique Bianchi

Tudo sobre a praia Navagio – a praia do navio encalhado na Grécia

Uma praia isolada rodeada por falésias de calcário com água cristalina de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *