Visita a um Atelier de cerâmica na Capadócia

Continuando a série de posts sobre surpresas que encontrei pelo caminho viajando no interior da Turquia, hoje vou falar do lado cultural da Capadócia! Visitar um ateliê de cerâmica na Capadócia é entrar em contato com a cultura local e apreciar a arte envolvida no processo de produção!

Lógico que a atração mais disputada na Capadócia é fazer o Vôo de Balão, mas durante o dia, se sobrar um tempinho , você precisa conhecer um dos ateliers de cerâmica da região.É bem comum a visita de turistas nestes locais, então eles já são preparados, oferecendo um tour pelo local e explicação de como se produz os artefatos.

Fui parar então num destes ateliers e ainda bem (?) que eu não tinha espaço na mala nem orçamento, senão teria saído carregada de compras . Há uma quantidade infinita de objetos de decoração, pratos, vasos, tudo em cerâmica e decorado a mão. Vários pratos com desenhos que lembram mandalas, jarros de vinho com formatos diferenciados, tudo muito colorido e com muitos detalhes!

saiba as etapas de produção de objetos de decoração de cerâmica na capadócia
Olhem este jarro de vinho que incrível!! Vou ter que voltar na Capadócia para buscá-lo!

pottery na capadocia

pintura em cerãmica na capadócia
Olha a dedicação e paciência para fazer o desenho e pintar! Lindo demais!

Vimos de perto os funcionários desenhando e pintando nas peças. Mais um trabalho típico de paciência e talento.

A parte mais legal foi quando vimos um vaso de cerâmica ser feito na nossa frente. Um funcionário sentado numa espécie de máquina que gira com os pés, vai moldando a argila de acordo com o formato que deseja e em questão de minutos um monte de barro se transforma num lindo vaso. Fiz este videozinho que mostra essa cena:

atelier de cerâmica na capadócia é um bom passeio cultural

vivenciar a cultura do povo da capadócia e entender o seu trabalho

São tantas as cores…

artesanato,  produção de objetos de cerâmica na capadócia

É uma experiência bem bacana e típica, inclusive sempre chamam um turista para ir lá passar vergonha tentar fazer um vaso, e me arrependo de na hora não ter ido. Não que eu tenha um talento mas não sei, gostaria de ter participado!

Mais um motivo para vivenciar a cultura local, sabendo que muitas famílias vivem da produção destes artefatos feitos tão cuidadosamente e artisticamente.

Muita gente acaba comprando os artefatos também como souvenir, uma forma de se lembrar do país e da região, já que é algo tão típico. E como eu já disse no post anterior, ainda terei em minha casa alguns exemplares de tapetes turcos e também algumas destas cerâmicas, principalmente aquele jarro de vinho 😉

Acompanhe o Diário Radical também pelas Redes Sociais:

FACEBOOK —> https://www.facebook.com/diarioradical

TWITTER—–>http://twitter.com/#!/DIARIORADICAL1

YOUTUBE—->http://www.youtube.com/diarioradicalblog

 

Mais de Monique Bianchi

Veja Dubrovnik do alto – passeio de bondinho

Uma excelente forma de apreciar o pôr do sol em Dubrovnik é...
Leia Mais

4 Comments

  • Olá:
    Lindas as fotos (além dos trabalhos!)… Encontrei por uma que aparece_ao procurar por CAPADOCIA. Tal está em evidência na novela em questão… Inclusive uma pessoa da minha familia quer porque quer ir até lá! Costumo dizer que antes de ir (caso vá), que antes vá a um BAR de mesmo nome localizado na cidade onde resido_que é BEM MAIS PERTO: risos.
    E como um adorador de peças artesanais/objetos de arte: me identifico com estas aqui mostradas, e espero que tenhas trazido (alg)uma.
    Tchau,
    Rodrigo (Porto Alegre)

    rodrigoorosa@r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *