A magia dos tapetes turcos

Detalhe de um dos Tapetes Turcos expostos

No meu post sobre Como escolher uma agência de turismo para sua viagem pela Turquia, eu contei brevemente sobre algumas experiências, entre elas surpresas, que tive ao fazer um roteiro de 6 dias pelo interior do país com um agência local.

Resolvi então criar uma série de posts sobre Surpresas e Curiosidades que acabei encontrando entre um tour e outro pelo interior da Turquia.

Começo então falando dos passeios extras que citei brevemente no post anterior, que os Guias enfiavam no Roteiro, entre o percurso de uma cidade a outra.

Estes passeios extras eram na verdade, uma forma de incentivar o comércio local e eu não considero uma armadilha aos turistas como algumas pessoas acham. Provavelmente há um acordo, uma certa parceria entre as agências de viagem e alguns estabelecimentos ou o acordo seja mais entre os guias e os locais, mas não me pareceu ser algo tão informal assim.

Nestes 6 dias de tour, eu cheguei a ter 3 ou 4 destes passeios extras e vou começar falando dos “Tapetes Mágicos”

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Bom, assista este vídeo antes de eu explicar e tente entender o porquê de eu chamar os Tapetes de Mágicos!!

Sacou? Espero que tenha dado para ver que conforme eles movimentam o tapete, ele muda de cor! Insano!

Mas não foi só por causa dessa magiquinha que o passeio foi bacana. O local que estávamos é uma fábrica de tapetes e lá eles produzem os milenares e famosos tapetes turcos!

Assim que chegamos um dos responsáveis nos levou num tour pela fábrica, mostrando as etapas de produção dos tapetes, na prática! Me lembro que foi até meio chocante, porque eu não imaginava ou não havia parado para pensar que muitos dos tapetes são feitos de fio de seda ou seja, com os bichinhos de seda.

O senhor explicou como fazia para transformar o bichinho em fio e era impressionante porque é um trabalho bem manual, chega a ser antiquado! Isso sem falar nas tecedoras do linho, que além de terem uma super visão, são mega pacientes, pois ficam sentadas durante horas para reproduzir o desenho que está numa folha de papel, num tapete. Fora todos os detalhes…Eu juro que não consigo imaginar como isso é possível, mas tem gente que realmente nasceu para a coisa.

tapetes turcos
Algumas das etapas de produção dos Tapetes turcos

Todos os turistas ficaram realmente impressionados como o trabalho leva tempo, alguns tapetes levam até 1 ano para ficarem prontos, e o lado artesanal de tudo.

Depois de ver e entender mais ou menos o processo de produção fomos levados a uma espécie de showroom dos tapetes, que eu claramente apelidei de “ momento dos tapetes mágicos turcos”. Depois de ver o vídeo acredito que você saiba o porquê deste nome!

tapetes mágicos na turquia
Detalhe de um dos Tapetes Turcos expostos

A partir desse momento, o senhor junto com alguns dos atendentes da loja, começou a expor seus tapetes para todos, claro na intenção de vendê-los, mas ele possuía um a maneira de apresentar o produto de uma forma totalmente diferente do que eu imaginava para um vendedor de tapetes. Não sei se vou conseguir explicar aqui em palavras e com o videozinho mas o que acontecia era que alguns tapetes tinham uma certa característica de mudar a cor do desenho de acordo com a forma que eram movimentados. Na verdade tudo não passa de uma ilusão de ótica (imagino eu), mas suficiente para deixar muito turista, como eu, boquiabertos.

Mais boquiabertos ainda ficamos a ouvir os preços dos tapetes. Tinham tapetes pelo que me lembro que custavam cerca de 20.000 dólares.

O pessoal que estava comigo não parecia muito interessado na compra dos tapetes, com exceção claro de alguns casais e senhores, e estava interessante o passeio, inclusive porque nos serviram çay, champagne, cerveja…rs

Bom, depois da apresentação dos tapetes “mágicos” e seus preços nem tanto, eu acabei me dispersando afinal não tinha interesse em comprar nenhum tapete e achei que ninguém ia comprar. O preço que parece absurdo me soou até justo depois de ver e entender todo o processo artesanal da coisa, mas claro que não fazia parte do meu orçamento 😛

comprar tapetes turcos
Tantos detalhes em apenas um desenho…

Lembro que no meu grupo havia um casal americano que era bem hippie, inclusive no jeito de se vestir, e após um dos passeios extras que fizemos ao passar por uma loja de roupas de couro, imaginei que eles não tivessem se sentido atraídos a gastar uma quantia tão grande com simples tapetes, até porque eles pareciam ser daqueles tipos de vegetarianos que se opõe a produtos feitos com animais. Mas para minha surpresa esse casal adquiriu um tapete ! Eles eram quem eu menos imaginava que iria comprar e acabaram sendo os únicos. Como as aparências enganam não?

Cores e desenhos de todos os tipos

Só sei que a loja cobrava um valor extra para despachar o tapete até os EUA, mas não devia ser nada comparado ao preço do tapete!

Nessa o guia ou a agência, certamente deve ter ganhado uma comissão.

Bom, caso você vá a Turquia e veja esse lance dos tapetes de perto ou faça alguma ideia de como eles fazem isso, passa por aqui e me conta ok? Até hoje eu não sei como aqueles benditos tapetes mudam de cor e é óbvio que eu ainda vou ter um destes em casa!

Acompanhe o Diário Radical também pelas Redes Sociais:

FACEBOOK —> https://www.facebook.com/diarioradical

TWITTER—–>http://twitter.com/#!/DIARIORADICAL1

YOUTUBE—->http://www.youtube.com/diarioradicalblog

diário radical, o blog de esportes radicais e turismo

Mais de Monique Bianchi

Dicas para fazer compras no Paraguai

Uma das coisas que praticamente todas as pessoas, sejam mulheres ou homens,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *