Reveillon em Bonito – Mato Grosso do Sul

final do ano em bonito mato grosso do sul

No ano passado resolvi passar a virada de ano em um lugar especial, com natureza, belas paisagens e tranquilidade. O local escolhido foi a cidade de Bonito, eleita por diversas vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo no Brasil.

Resolvi meio de última hora que iria passar o Ano Novo em Bonito e já era quase final do mês de outubro. Comecei a buscar, como uma louca, informações na Internet a respeito de pousadas que poderiam ter vagas. Muitas delas já estavam lotadas, mas uma coisa que só fui descobrir depois é que de nada adianta você conseguir hospedagem, se os passeios já estiverem lotados. Isso mesmo, Bonito é uma cidade totalmente disputada, mas é protegida, então há um número limite de pessoas ao dia para fazer determinados passeios, como a Flutuação no Rio da Prata, uma das mais procuradas e famosas atrações.

dicas bonito mato grosso do sul

E não faz sentido algum ir a Bonito e não fazer os passeios, porque praticamente não há nada mais para se fazer na cidade.

Então deixo algumas recomendações

RESERVAS DE HOSPEDAGEM E PASSEIOS

1. Reserve a Pousada com antecedência e verifique se a mesma também consegue agendar os passeios que gostaria de fazer. Quando entrei em contato com várias no ano passado, a maioria já não tinha mais vagas e inclusive me informaram que desde julho já estavam lotadas.
  2. Se for viajar por conta, como foi o meu caso e a pousada não tiver o serviço turístico embutido, entre em contato com agências locais e verifique se há vagas para os passeios que deseja fazer. Tudo deve ser agendado com antecedência. Não adianta ficar na dúvida e esperar chegar lá para resolver, porque o risco de não haver mais vagas é muito grande. Muitas agências atendem pela internet, com troca de emails ou possuem Skype.
  3. Os preços cobrados pelos passeios são tabelados.

QUE PASSEIOS ESCOLHER?

Passeios que devem ser reservados: Bonito oferece diversos tipos de passeios, todos eles envolvendo a natureza. Fiz um guia com Dicas de como Planejar sua Viagem a Bonito, onde lá descrevo cada tipo de passeio e abaixo coloco os links daqueles que escolhi fazer.

Detalhe importante – Escolhi os passeios abaixo me baseando na quantidade de dias que eu tinha e na quantia de dinheiro que estava disposta a pagar, então acabei optando por fazer um passeio de cada tipo, sendo uma Flutuação, um passeio na Fazenda com cachoeiras, uma Gruta e um Passeio de Bote pelo Rio. Esses foram os passeios que eu reservei e comprei com antecedência, com exceção apenas do passeio de bote, que consegui reservar quando cheguei, pois tinha um dia vago e este não era um passeio muito disputado.

bonito mato grosso do sul

ROTEIRO

26/12 a 01/01

1. Chegada ao Aeroporto de Campo Grande e transfer para Bonito (3 horas de van). Após nos instalarmos na pousada fomos conhecer o centrinho da cidade de Bonito e aproveitamos para fechar a primeira noite tomando uns drinks no conhecido Bar Taboa.
  2. Balneário Municipal – (Como tínhamos o dia livre resolvemos ir conhecer essa que era uma das atrações mais próximas da cidade, sem necessidade de agendamento e com valor bem em conta). Acabamos adorando o local e passando o dia todo por lá. Nadamos muito com peixes, almoçamos uma comida típica e bem caseira.  A Visita ao Balneário Municipal não precisa ser agendada, pois não há a necessidade de ir até lá com um guia, mas caso esteja sem carro, o ideal é pegar um táxi. Foi o que fizemos.
  3. Passeio de Bote pelo Rio Formoso – Este foi o único passeio que deixamos para decidir no local, pois estávamos com o dia livre e sem nenhuma programação. Foi bem divertido apesar de achar que teria uma pegada mais aventureira como um Rafting.
  4. Fazenda do Rio do Peixe– Passamos um dia nesta enorme fazenda, fazendo trilhas, desbravando e nadando em lindas cachoeiras. Pudemos ter contato também com as araras que são domesticadas pelo dono da fazenda.
  5. Flutuação no Rio da Prata e Buraco das Araras – Esse era o dia pelo qual eu estava mais ansiosa, afinal a flutuação no Rio da Prata é o passeio mais famoso de Bonito. Na parte da manhã fomos conhecer o Buraco das Araras, famoso por ser um recanto desses animais tão belos e a parte da tarde ficou reservada à Flutuação. Foi sensacional mesmo com uma chuva torrencial durante o passeio.
  6. Gruta do Lago Azul – Um dos passeios mais baratos e mais incríveis de Bonito. Foi o que mais me surpreendeu, pois se trata de uma gruta fenomenal com um lago de uma cor azul tão intensa no seu interior. Muito mistério e beleza. Em pensar que por pouco, por causa da chuva, tivemos o passeio cancelado. Ainda bem que deu tudo certo no final. À noite fomos conhecer o Projeto Jiboia, onde há uma palestra sobre a importância destes animais no ecossistema, e no final é possível colocar um deles no pescoço e posar para foto!
  7. Translado de Bonito a Campo Grande – A triste volta para casa.

CLIMA: CHOVE MUITO?

Vocês devem ter reparado que citei chuva em alguns momentos durante este post e não vou mentir pra vocês não, mas de dezembro a março acontece a época de chuvas em Bonito. Não que isso possa ser um fator que o influencie a mudar a viagem para outra época. Aliás, essa época das chuvas é a mais indicada para conhecer a região, pois a vegetação fica mais verde, o nível de água de rios e cachoeiras sobe e os animais aparecem com maior frequência. A época das chuvas é a Alta Temporada de Bonito.

Muito legal toda essa explicação, porém na prática quase tive dois passeios arruinados por causa de tanta chuva. Um deles que foi bastante prejudicado foi a Flutuação no Rio da Prata. Pegamos uma chuva torrencial e quando chegamos à parte final do trajeto a água tinha dado uma turvada e não estava mais tão transparente como no início do trajeto. Foi uma pena…

A chuva também atrapalhou bastante o passeio pela Gruta do Lago Azul. Ficamos muito tempo esperando a chuva passar dentro de uma van, pois não cabia muita gente na área reservada a esperar o guia e iniciar o trajeto. Assim que a chuva deu uma trégua, fomos chamados a fazer o passeio, mas tivemos que ter um cuidado redobrado na descida, pois os degraus estavam molhados e a umidade dentro da gruta maior do que de costume.

A conclusão é que não tem muito jeito, se você quer ir em alta temporada, vai ter que contar com a sorte. No meu caso não tive nenhum passeio cancelado, mas que eles foram prejudicados, isso foram.

E A TRANQUILIDADE, VALE À PENA?

Bonito é uma cidade pequena e muito frequentada por turistas. Imagine que nessa época de Reveillon, a quantidade de turistas é uma das maiores do ano e, além disso, juntam-se pessoas das cidades próximas que vão para lá em busca de agito.

Na prática o que eu quero dizer, é que se você optou por ficar hospedada no centro de Bonito, vai sofrer com tanto barulho e bagunça na virada do dia 31 ao dia 1. O lado bom é que há estouro de fogos, muita gente nas ruas e tudo acaba virando uma grande festa.

Eu e meus amigos curtimos bastante, mas ficamos com dó das pessoas que estavam hospedadas bem na rua principal de Bonito, onde a música alta e a festa não iam acabar tão cedo. Como estávamos hospedados um pouquinho afastado do centro, quando cansamos fomos para a pousada e dormimos tranquilamente, quase sem barulho nenhum.

Bom, essas foram as minhas considerações. Eu gostei muito de Bonito, mas com certeza terei que voltar, pois há diversos passeios que gostaria de fazer e não tive tempo. Além disso, tenho que voltar para repetir a Flutuação no Rio da Prata, com um clima mais favorável!

Pesquise e reserve sua acomodação em Bonito no Booking.com

ÌNDICE DE POSTS SOBRE BONITO

1- Dicas para planejar a sua viagem a Bonito: fiz um Mini Guia com diversas informações úteis sobre a cidade, principais passeios,  opções de hospedagem, melhor época de visita e muito mais.

2- Um passeio pelo Balneàrio Municipal de Bonito: um dos passeios mais econômicos em Bonito e nem por isso deixa de ser especial. É possível passar o dia no Balneàrio, nadar nos rios com cristalinos com peixes, almoçar e experimentar a famosa carne de jacaré.

3- O passeio de bote pelo Rio Formoso: era para ser um Rafting (na minha cabeça) mas é mais um passeio de bote sem muita emoçao, mas bem divertido, especialmente se você està em família ou amigos.

4- A incrìvel Fazenda do Rio do Peixe – parte 1 – Araras: a Fazenda do Rio do Peixe é um dos passeios de fazenda disponìveis na cidade de Bonito e eu nao me arrependi nenhum minuto de tê-lo escolhido. Nesse post conto um dos principais motivos para ter gostado tanto da experiência, o contato com diversas araras domesticadas. Se você quer tirar fotos com araras esse é o local!

5- Fazenda do Rio do Peixe – Parte 2 – Cachoeiras : Além da interatividade com araras o passeio pela Fazenda do Rio do Peixe inclui também muita natureza com trilhas que passam por diversos rios e cachoeiras e claro que podemos no jogar em algumas delas!

6- o Buraco das Araras : Esse passeio acaba sendo bem famoso por ficar bem próximo ao Rio da Prata, conhecido por ser reduto de araras, mas jà adianto que precisa de sorte para poder vê-las aos montes e de perto. Mas o lugar por si sò é incrível!

7-Flutuando no Rio da Prata em Bonito: Nao é à toa que esse é um dos principais passeios de Bonito! O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é uma experiência inesquecível, mesmo sob uma chuva tremenda, o que foi o meu caso!

8-Gruta do Lago Azul em Bonito : um dos passeios mais baratos de Bonito e um dos mais especiais na minha opinião. Uma gruta gigantesca de incrível profundidade e que possui um lindo e misterioso lago de cor azul no seu interior.

9-Projeto Jiboia em Bonito: um Projeto Educativo que procura passar mais informações sobre as jibóias e conscientizar a todos sobre a sua importância na natureza. Ao final da palestra sois convidados a interagir com as cobras e tirar fotos.

10- Reveillon em Bonito: como é passar esta época em Bonito.

Links ùteis:

Para pesquisar e reservar Hoteis em Bonito: Booking.com (Faça uma simulaçao abaixo)

Para alugar carro em Bonito: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Mais de Monique Bianchi

Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

Nos dias 12 e 13 de novembro tive a honra de participar...