Zagreb foi a cidade porta de entrada na minha viagem pela Croácia. Cheguei até lá vindo de Amsterdã e voando pela Croatia Airlines. No aeroporto encontrei uma amiga, alugamos um carro e fomos encontrar com outra amiga que já estava na cidade há um dia.
Até chegarmos ao hostel, deixarmos as malas no quarto e sairmos para um reconhecimento da cidade já era de tardezinha e como tínhamos planejado partir logo pela manhã para os Lagos Plitvice, tivemos apenas meio dia para explorar esta rica cidade que é a capital da Croácia.
UM POUCO SOBRE ZAGREB
Além de ser capital da Croácia, Zagreb se destaca pela sua vida cultural intensa contando com muitos museus, teatros, bibliotecas, galerias e monumentos. É realmente uma pena que a maioria dos turistas apenas coloque Zagreb no roteiro pelo fato da cidade ser uma porta de entrada para outras partes da Croácia.
A cidade de Zagreb sofreu um terrível terremoto em 1880 e muitos dos monumentos que restaram, assim como as construções, tiveram de ser reconstruídos ou restaurados.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!A parte alta e a parte baixa de Zagreb
Zagreb originalmente era formada por duas cidades separadas que só se juntaram no século XVII. Como todas as cidades da Croácia que conheci, é inevitável não perceber uma aura medieval ao andar pelas ruas, principalmente da parte antiga da cidade.
A cidade atual é formada por uma parte alta, considerada o centro antigo da cidade, e a parte baixa, onde se situa a parte mais moderna de Zagreb.
A parte antiga, também chamada de Old Town, é praticamente toda para pedestres. Inclusive tivemos um grande problema com o GPS do carro para acharmos o nosso hostel, afinal não entram carros nesta parte. Tanto é que tivemos que procurar um estacionamento e andar um pouco para chegar até o hostel.
O QUE VISITAR EM POUCAS HORAS EM ZAGREB
Bom, como estávamos apenas com meio dia para explorar a cidade, resolvemos apenas andar descompromissadas pelas ruas e ir percebendo a cidade. Acabamos passando por pontos muito interessantes como a Catedral de Santo Estevão, Igreja de São Marcos – com seu telhado diferente e colorido com brasões de armas da Croácia, Dalmácia e Zagreb, e o Museum of Broken Relationships!
A Catedral de Santo Estevão, mesmo estando em restauro, impressionou pela beleza e a arquitetura de suas torres. Pena que já estava fechada quando chegamos, mas pudemos apreciar ela de perto e também da parte alta da cidade.
O Museum of Broken Relationships, ou Museu dos Corações Partidos é um dos museus mais criativos criados! A ideia é expor objetos que fizeram parte da vida de um casal que já se separou e que possuem uma história, na maioria das vezes hilária ou trágica. Como minha que já estava na cidade, já havia visitado e tínhamos pouco tempo, nem entrei, apenas observei da entrada.
Para quem gosta de arte a Galeria Mestrovic e o Museu Nacional de Arte Naif devem ser colocados no roteiro. Eu havia pesquisado antes, mas infelizmente não deu tempo de ir.
Além destes passeios, uma coisa bem legal pra curtir a aura da cidade é parar em um dos inúmeros cafés e apreciar o tempo, conversando com amigos. Os zagrebinos adoram fazer isso!
Andamos pelas praças, paramos para jantar uma pizza e tomar umas bebidas croatas. Aproveitamos também para experimentar o sorvete de lá que é bastante famoso e delicioso!
Fizemos o passeio pela parte alta e baixa a pé mesmo. Claro que passamos apenas pelas partes principais, mas existe tram e ônibus que levam a outros lugares. Inclusive também fiquei sabendo da existência de um Zagreb Card que dá desconto em atrações históricas e transporte. Veja mais infos aqui.
ZAGREB TEM AGITO?
Em poucas horas que estivemos por lá, pudemos constatar que não, rs. Pelo menos nós não achamos nenhum bar, balada ou algo parecido. À noite, tirando a praça onde jantamos, não havia ninguém pelas ruas e o silêncio reinava. Como estávamos cansadas mesmo e íamos acordar bem cedo para partir no dia seguinte, nem perdemos muito tempo também procurando e fomos nos deitar.
ONDE ME HOSPEDEI EM ZAGREB
Fique no Fulir Hostel, que fica a 50 metros da praça principal. Gostei bastante da localização, apesar de não podermos entrar com o carro na Old Town e termos que carregar nossas roupas na mão até o hostel, rs.
Mas eu indico bastante o hostel que na verdade parece mais uma pousadinha dentro de uma vila. Ficamos num quarto de quatro pessoas que era bem espaçoso e com banheiro privativo. Não tinha café da manhã, mas ficava em frente a uma padaria que vendia um croissant de chocolate divino! E o melhor é que a padaria era 24 horas!
Bom, Zagreb me deu uma boa impressão da Croácia e quando voltar ao país espero poder ficar mais tempo por lá para apreciar os museus, galerias e parques da cidade!
Veja abaixo mais ideias de passeios e excursoes em Zagreb:
Muito interessante seus comentários e dicas. Quando fala das tulipas é imperdível… Já visitei 5 vezes e reservo o dia inteiro até às 18 h. Acho a melhor opção o ônibus que sai do aeroporto; realmente uma viagem imperdível é Amsterdam com seu canais e queijos deliciosos.
Foi difícil achar vaga para o carro em
Zagreb??? Na rua?
Oi Carla, no meu caso foi complicado porque o hostel que ficamos era na cidade antiga na parte que carro nâo entra, nas ruazinhas para pedestres, mas bem perto dali, caminhando um pouco, havia alguns estacionamentos, onde deixamos o carro. Abraços