O Vale Verzasca é mais uma daquelas paisagens na Suíça que parecem sair de um conto de fadas. Entre cachoeiras, rio cristalino de cor esmeralda e paisagens geográficas que parecem intocadas o Vale Verzasca é um local fascinante.
São 35 quilômetros de paisagens naturais, vilas, pontes e paisagens para serem descobertas. Conheça nesse artigo algumas das melhores atrações, o que fazer e como chegar até o Vale Verzasca na Suíça.
Onde fica e como chegar ao Vale Verzasca
O Vale Verzasca fica em Ticino, a parte italiana da Suíça, e a cidade mais próxima é Locarno a partir de onde se chega ao vale em cerca de 30 minutos de carro. Próximo ao vale a estrada fica bem estreita e possui muitas curvas e subidas.
Para quem vai de transporte público, o percurso é um pouco mais demorado porque não há serviço de trens na região do Vale Verzasca, portanto é necessário pegar um ônibus, a partir de Locarno, o 321 que vai para Sonogno ,e descer na parada Lavertezzo, um dos locais mais visitados no Vale Verzasca.
Cheque os horários diretamente no app ou site da SBB para verificar os horários deste ônibus. Há também a opção de ir de trem de Locarno até a cidade de Tenero e de lá pegar o mesmo ônibus 321.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Principais atrações e o que fazer no Vale Verzasca
Nadar em Lavertezzo
Opções do que fazer não faltam no Vale Verzasca mas o local mais popular seja para nadar no rio de cor verde esmeralda ou apenas para passear entre as pedras admirando a paisagem com certeza é Lavertezzo.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Lavertezzo é o local que acabou se tornando um insta point no Vale Verzasca e portanto é um dos locais mais lotados mas não tem como visitar a região do Vale Verzasca e não fazer ao menos uma parada por ali.
Para aqueles que pretendem nadar no rio do Vale Verzasca, saiba que a água é sim muito gelada e portanto nadar é recomendado apenas em dias de verão com temperaturas altas, nos meses de Julho e Agosto.
Há sim um certo perigo de nadar por ali se não prestar atenção aos avisos e evitar locais de correnteza, mas há também alguns lugares mais tranquilos e seguros com pequenas piscinas rasas. Veja aqui (em inglês) nesse outro blog um relato de uma mãe que foi com suas crianças pequenas e conseguiu aproveitar o dia sem perigo nadando nessas piscinas rasas.
Para chegar até o rio, você precisa seguir um caminho de terra até a famosa ponte romana em forma de arco, a Ponte dei Salti, de onde muitos loucos arriscam um mergulho no rio. Essa ponte é uma típica construção medieval feita de pedras e curiosamente já foi parcialmente destruída em 1868, sendo reconstruída em 1960.
É a partir dessa ponte que temos a oportunidade de tirar uma das fotos de cartão postal do Vale Verzasca, com o rio e uma capela do século XVIII de fundo. Atenção pois a ponte além de ser lotada possui os corrimões muito baixos, portanto preste atenção e não deixe crianças desacompanhadas.
Após atravessar a ponte você pode escolher continuar para a esquerda ou direita caminhando ao lago do rio entre as pedras. Cuidado pois elas podem ser escorregadias.
Em Lavertezzo há vagas de estacionamento na estrada, mas não são muitas, portanto o ideal é chegar cedo.
Um passeio pela tradicional vila de Sonogno
A Vila de Sonogno se localiza a 14 quilômetros após Lavertezzo e também é um local encantador. Trata-se de uma pequena vila que parece ter parado no tempo. Além de ter apenas cerca de 96 habitantes atualmente, a vila é composta por construções medievais feitas de pedra.
Um passeio por suas vielas é realmente imperdível. Sonogno é também especial e muito visitada devido a Cachoeira Froda que se localiza atrás da vila e pode ser alcançada em uma caminhada em cerca de 25 minutos por uma trilha.
Conhecer a represa de onde James Bond saltou de bungee jump
O Vale Verzasca também é famoso por possuir uma das represas mais altas da Europa que aliás foi cenário para uma cena icônica do Filme Golden Eye de James Bond interpretado por Pierce Brosnan que se joga de bungee jump lá do alto.
Quem gosta de aventura pode imitar a cena saltando de bungee jump do mesmo local! Mas caso você não queira pular, vale a pena dar uma voltinha por lá apenas para observar. Fica um pouco antes de Lavertezzo.
Leia também:
Guia com Dicas e Informações para planejar sua viagem para a Suíça
13 Dicas de Passeios e lugares para visitar na Suíça durante o Verão
O que conhecer na Suíça: Principais cidades e passeios
+Dicas para aproveitar seu passeio ao Vale Verzasca
- O ideal é estar hospedado na região de Ticino para chegar cedo e conseguir curtir com calma o local, mas caso pretenda fazer um bate-volta a partir de Zurique por exemplo, é sim possível mas planeje-se para sair bem cedo e confira o horário do ônibus 320
- Vá com algum calÇado confortável e antiderrapante para caminhar entre as pedras que as vezes podem estar escorregadias
- No local é permitido fazer piquenique então leve lanches, água e snacks na mochila já que em Lavertezzo normalmente há apenas um quiosque aberto, mas não se esqueça de levar também algumas sacolas para recolher todo o lixo
- Não esqueça a câmera fotográfica e aprecie a bela natureza local
1 Comment