Kaymakli – a cidade subterrânea na Capadócia

Representação da cidade subterrânea Kaymakli - Fonte: Flickr

No meu primeiro dia na Capadócia conheci a parte norte da região e um dos principais passeios deste dia e um dos mais aguardados por mim era a visita a uma das 36 cidades subterrâneas da Capadòcia, chamada Kaymakli. Este passeio eu fiz com guia e acho imprescindível, pois a parte histórica e o conhecimento do local fazem a diferença no momento da visita.

Kaymakli è uma das maiores cidades subterrâneas da Capadòcia, enquanto a Derinkuyu é a mais profunda .São 4 andares liberados para visita ao público e nestes andares podemos ver espaços destinados antigamente para manter animais como estábulos, lugares para produzir vinho, cozinhas, quartos. Realmente era uma grande estrutura, mas ainda difícil de acreditar que pessoas moravam por là.

A cidade subterrânea de Kaymakli que fica cerca de 20km de Nevşehir foi aberta ao publico em 1964, mas tem sua origem hà muito tempo, provavelmente no ano 1200A.C, tendo sido populada até o século XIII.

Foto by Melissa Pio – Em frente a um dos túneis de Kaymakli, uma incrível cidade subterrânea na Capadócia

São muitos os mistérios que envolvem estas cidades e não se sabe ao certo quando elas começaram a ser construídas mas imagina-se que elas surgiram alguns séculos antes de Cristo e que representavam segurança para muitas famílias que nelas viviam para se proteger de algum perigo eminente como cristãos fugindo da perseguição romana.

Representação da cidade subterrânea Kaymakli – Fonte: http://www.flickr.com/photos/amitd
Foto by Melissa Pio – driblando a claustrofobia e conhecendo uma das mais incríveis cidades subterrâneas da Capadócia

É impressionante imaginar como há milhares de anos atrás os humanos já tinham um conhecimento para construir cidades de 4, 10 andares debaixo da terra e pensar em tudo como saídas de ventilação e como poderiam fugir caso os inimigos descobrissem a cidade e entrassem nela. Tudo era cuidadosamente pensado. O guia nos contou alguns fatos como por exemplo como era a atividade de cozinhar. Eles faziam sempre durante a noite para que a fumaça não pudesse ser vista e chamar a atenção para o local e a comida que fazim deveria durar de 2 a 3 dias para que assim não fosse uma atividade cotidiana.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

 

Foto by Melissa Pio – Descendo um dos túneis de Kaymakli

Cheia de entradas e túneis estreitos talvez faça quem tem claustrofobia não se sentir tão bem fazendo este passeio mas pelo menos no meu caso a curiosidade foi maior. Kaymakli possui s 4 andares debaixo da terra que são abertos ao público, mas existem na verdade mais 4 andares. Abaixo umas das melhores descrições da cidade que encontrei:

Há uma grande quantidade de poços e de rios subterrâneos que flui nessa área, cercada pelas montanhas de Hasan e Melendiz. Mesmo que se encontra muito perto de Derinkuyu, é muito diferente do que isso. Por exemplo, Kaymakli consiste em corredores estreitos inclinados e tetos baixos. Os quartos cercam os túneis verticais que lhes proporcionavam ar fresco. Há um estabulo e algumas áreas de vida, bem como um pequeno corredor com uma pedra parafuso no primeiro andar. A igreja e algumas salas ainda estão no segundo andar, enquanto o terceiro andar abrigava as salas mais importantes, como os locais de armazenamento. Há uma adega e uma área de armazenamento no quarto andar junto com uma cozinha. As áreas de repouso da cidade não foram ainda exploradas.

O grande número de salas de armazenamento, indica que este lugar era habitado por um grande número de pessoas.

 

Pelo que pudemos entender essas cidades subterrâneas serviam de abrigo para grandes períodos de cerca de 6 meses mas nos tempos mais antigos é possível que algumas famílias, tenham passado sua vida  inteira morando abaixo da terra sem ver a luz do sol. Consegue imaginar isto? Foi uma época onde a população literalmente sumiu do mapa.

Um dos túneis estreitos que temos que passar para ir de um andar a outro de Kaymakli
Um dos lugares utilizados no preparo do pão – Kaymakli -Capadócia

As cidades também eram ótimas para pegarem os inimigos desprevenidos pois devido aos túneis estreitos e baixos, não era possível se movimentar com destreza além de não saber o que esperar pela frente e os moradores sempre preparados contavam com túneis de fuga alternativos. Mas antes de tudo isso para entrar em uma dessas cidades era preciso afastar pedras muito pesadas que ficavam na sua entrada.

Além de Kaymakli uma cidade que também é muito famosa mas não visitamos ( 🙁 ) chama-se Derinkuyu e nela estima-se ter vivido mais de 100.000 pessoas! Existe um túnel de cerca de 8km que interliga as 2 cidades Kaymakli e Derinkuyu!

É realmente um passeio muito interessante e curioso! Recomendo a todos que tiverem a  Capadócia no roteiro visitar Kaymakli ou Derinkuyu!

Mapa da cidade subterrãnea de Derinkuyu
Underground city Kaymakli

 

 

Mais de Monique Bianchi

6 Motivos para alugar um carro na Suíça

Desde que cheguei aqui na Suíça, para morar, pude perceber que uma...
Leia Mais

7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.