Zermatt no inverno, um paraíso nos Alpes Suíços

Frequentemente eleita a melhor estação de esqui nos Alpes e uma das vilas alpinas mais famosas da Suíça e do mundo, Zermatt é sem dúvidas um destino memorável.

Se você está planejando uma viagem para a Suíça no inverno, Zermatt é uma das melhores opções de vilas alpinas para você conhecer no país nessa época.

Apesar de ser um destino exclusivo e famoso internacionalmente, Zermatt preserva o charme de um típico vilarejo alpino suíço e ao mesmo tempo oferece a estrutura de uma grande cidade. Ou seja, Zermatt agrada a todos!

Zermatt no inverno atrai praticantes de esportes de inverno mundo afora mas também é um destino ideal e que encanta aqueles que querem ver neve pela primeira vez, ou que querem conhecer um charmoso vilarejo alpino na Suíça e ter uma experiência de inverno inesquecível.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Continue lendo o artigo e descubra o que fazer em Zermatt no inverno e mais sobre a cidade para a sua visita.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

Leia também como é visitar Zermatt no Outono e se vale a pena

Faz muito frio em Zermatt no inverno?

Sim, Zermatt é um vilarejo alpino que está localizado a 1608 metros de altitude e com uma temperatura média anual de -3 graus.

zermatt no inverno

Durante os meses de inverno, de Dezembro a Março, essas temperaturas podem cair bastante e chegam a -13 graus no vilarejo. Por isso é importante estar bem equipado com roupas especiais e acessórios de inverno para fazer sua visita a Zermatt. Você encontra algumas dicas de como se vestir no inverno suíço nesse artigo aqui.

Há neve em Zermatt o ano todo?

Não exatamente. O vilarejo de Zermatt costuma ficar coberto de neve apenas nos meses de inverno e mesmo assim, não é sempre, mas apenas nos dias em que neva ou alguns dias após antes da neve ser derretida pelo sol.

Já nas montanhas em Zermatt, a quantidade de neve é garantida no inverno. No complexo Matterhorn Glacier Paradise há neve próximo ao glacier e é possível praticar esqui até mesmo no verão.

passeios de montanha em zermatt

Se você está visitando a Suíça pela primeira vez e quer ver neve caindo do céu, considere visitar Zermatt entre os meses de Janeiro e Fevereiro quando há maior possibilidade de nevar.

Zermatt é muito disputada no inverno?

Sim, totalmente. Zermatt é um dos principais destinos de inverno na Suíça, portanto é necessário fazer a reserva de hospedagem  com bastante antecedência para garantir que irá encontrar a acomodação ideal. Minha recomendação caso queira visitar Zermatt no inverno é fazer a reserva com pelo menos 6 meses de antecedência, principalmente se deseja ficar em um dos hotéis especiais.

Em datas comemorativas como Natal e Ano Novo, as acomodações são ainda mais disputadas, portanto as reservas podem começar a serem feitas até mesmo com 1 ano de antecedência.

Zermatt é muito cara?

Sim, a realidade é que por ser um destino bem popular e disputado, a maioria dos serviços em Zermatt costuma ter um preço acima de algumas cidades da Suíça.

Mas por outro lado há uma grande variedade na oferta de acomodação por exemplo, com hostels, e hotéis econômicos. Ou seja, é possível realizar o sonho de conhecer Zermatt mesmo com um investimento menor. Basta se planejar, reservar a acomodação desejada com antecedência e seguir algumas das dicas que já dei aqui para uma viagem econômica na Suíça.

O que fazer em Zermatt no inverno – principais atrações para esquiadores ou não

Esquiar em Zermatt – uma das melhores estações de esqui do mundo

Não é a toa que Zermatt é um dos destinos de inverno mais disputados do mundo. O vilarejo alpino que se situa a 1608 metros de altitude oferece uma estrutura incrível para praticantes de esqui e snowboard que recebe diversos prémios e reconhecimentos como um dos melhores resorts de esqui nos Alpes do mundo!

esquiar em zermatt

São 360 quilômetros de pistas preparadas para esqui divididas em 3 áreas diferentes: Sunnegga-Rothorn, Gornergrat-Stockhorn, Schwarzsee e Matterhorn Glacier Paradise. Há pistas para todos os níveis, ou seja, mesmo quem nunca esquiou ou está começando no esporte pode ter essa experiência em Zermatt.

Há também um parque chamado Snowpark Zermatt para praticantes de snowboarding e freestyler onde eles podem aprimorar suas habilidades e o local onde aspirantes olímpicos também treinam.

Uma das experiências mais incríveis para esquiadores já experientes em Zermatt é o cruzamento para a região de esqui italiana de Breuil-Cervinia e Valtournenche, possível a partir do paraíso glaciar Matterhorn / Theodulpass. Imagine passar o dia esquiando na Itália e retornar à Suíça no final do dia?

Para esses caçadores de aventuras há também a possibilidade de praticar esqui ski- off-piste acompanhado de um guia de montanha ou heliski onde é possível chegar ao topo de uma montanha de 4000 metros de altitude com um helicóptero e de onde se inicia uma descida certamente emocionante.

Passeio de montanha em Zermatt no inverno

Em uma visita a Zermatt você nao pode perder a chance de fazer ao menos um passeio de montanha. Especialmente no inverno onde as paisagens se transformam e ficam cobertas de neve, vale muito a pena subir em uma dessas montanhas e explorar as atrações de cada uma delas:

  • Gornergrat – um dos passeios de montanha mais populares de Zermatt a 3089 metros de altitude
  • Rothorn – excelentes vistas da Matterhorn a 3103 metros de altitude
  • Matterhorn Glacier Paradise – A estação de teleférico mais alta da Europa (3.883 m) + palácio de gelo
  • Sunegga – a área mais ensolarada de Zermatt e paraíso para famílias onde se localiza o Wollis Park para crianças e iniciantes em esqui.

Explorar os Restaurantes gourmet e os restaurantes de montanha

Além dos hotéis de primeira classe, Zermatt também é conhecida como um paraíso gastronômico. Há diversas opções de restaurantes para todos os gostos.

Abaixo os restaurantes de Zermatt avaliados com 1 estrela Michelin:

Além dos restaurantes gourmets, os restaurantes nos terraços das montanhas também valem a visita. São charmosos e oferecem geralmente uma comida típica e com ingredientes locais.

restaurante chez vrony em zermatt

O mais famoso deles é o Chez Vrony com uma localização privilegiada e um terraço com uma das melhores vistas da Montanha Matterhorn. Se fizer o passeio à Montanha Gornergrat, o restaurante Riffelhaus é uma boa opção para almoço de frente à Matterhorn.

Comer um fondue outdoor e dormir em um iglu na neve

Todo ano uma estrutura com iglus de gelo é montada na Montanha Gornergrat em Zermatt. Trata-se de uma espécie de hotel e restaurante onde é possível passar a noite dentro de um verdadeiro iglu de gelo onde cada hóspede recebe umsaco de dormir especial para baixas temperaturas.

Para aqueles que querem apenas visitar o local também é possível passar por lá e comer um fondue outdoor por exemplo. É possível chegar com o mesmo bilhete para fazer o passeio até a Montanha Gornergrat, afial a vila com os iglus de gelo ficam numa das estações intermediárias chamada Rotenboden.

Se hospedar em um dos Hotéis de luxo e curtir um spa

Zermatt é especial e fascinante por diversos motivos, entre eles a possibilidade de sentir o charme de um típico vilarejo alpino mas que também oferece serviços de primeira classe. Há diversos hotéis 5 estrelas com spas para descansar depois de um dia intenso de esqui ou para simplesmente relaxar em uma piscina de frente para a famosa Montanha Matterhorn, por exemplo.

melhores hotéis em zermatt
Foto: Riffelalp Resort

Alguns dos hotéis que se destacam em Zermatt são:

Fazer um Voo de helicóptero em Zermatt

Fazer um voo de helicóptero em Zermatt não é uma atividade exclusiva do inverno, mas é uma excelente época para ver os Alpes de cima e chegar bem perto da Matterhorn nevada.

Há voos desde 20 minutos que chegam diante e até sobem acima da Matterhorn. A experiência é emocionante e vale cada centavo!

Fazer passeios de montanha para ver a Matterhorn de perto

Escaladas de inverno em Zermatt

Sem dúvidas a fama de Zermatt se iniciou e está conectada a sua montanha símbolo Matterhorn que sempre exerceu um fascínio e se tornou um destino e desafio de muitos escaladores.

Mesmo no inverno há a possibilidade de subir a montanha acompanhado de um guia, mas claro que não é fácil e a subida leva dias. Sem contar que a experiência é recomendada apenas para escaladores experientes e em forma. Mas é possível escalar a Breithorn, uma montanha relativamente fácil e a primeira acima de 4000 metros de altitude de muitos escaladores. Para isso é preciso contratar um guia.

Foto:zermatters.ch

Há também outras possibilidades para quem gosta de escalada em Zermatt e está visitando a vila no inverno como escalada em cachoeiras congeladas.

Caminhadas de inverno em Zermatt

Há diversas opções de caminhadas e trilhas de inverno em Zermatt, seja pelo vilarejo, em uma das montanhas ou vilarejos próximos.

Caminhada de inverno em Zermatt
Foto: zermatt.ch

É uma atividade perfeita para conhecer o charme da cidade durante o inverno. Há diversos tipos de trilhas de níveis fácil a difícil.

Veja aqui diversas opções de trilhas de inverno em Zermatt.

Trenó em Zermatt

Em Zermatt também é possível descer de trenó pela neve, apesar da oferta de pistas ser bem limitada.

Quando fui com meu filho pequeno que na época tinha 1 ano nós descemos a pista de Rotenboden em Gornergrat que é fácil e curta, de apenas 1,5 quilômetro de extensão e também fomos a Furi.

trenó em zermatt

Veja as pistas de trenó disponíveis em Zermatt aqui.

Leia também: Onde praticar trenó para famílias com crianças em Engelberg

Como é Zermatt no Natal e Ano Novo?

O vilarejo de Zermatt é um excelente destino para passar datas especiais como o Natal e Ano Novo. Além da grande quantidade de atividades oferecidas para toda a família, Zermatt possui uma atmosfera ideal para datas comemorativas.

natal em zermatt

Tanto para o Natal quanto para o Ano Novo em Zermatt é necessário reservar as acomodações com antecedência e também o restaurante para a noite de comemoração. A maioria dos restaurantes oferece nessas épocas um menu especial.

O comércio na cidade funciona em horários bem mais amplos do que o resto da Suíça nessa época.

Eu já passei o Natal com minha família em Zermatt e nós reservamos o restaurante Ross Tall para a ceia de natal onde comemos um típico Fondue Chinoise.

Leia mais sobre Zermatt no Ano Novo aqui.

Zermatt com crianças. É um destino family-friend?

Sim, Zermatt também é um excelente destino de inverno para famílias com crianças. Há uma grande variedade de atrações também para os pequenos.

Crianças de até 9 anos esquiam de graça por todo o resort em Zermatt, por exemplo. Há diversas escolas de esqui que oferecem aulas para os pequenos.

zermatt om crianças

Não é difícil também encontrar hotéis family-friend em Zermatt.

Espero que com esse artigo sua visita a Zermatt possa ser aproveitada da melhor forma!

Conheça também outros charmosos vilarejos alpinos para visitar na Suíça durante o inverno:

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

Conheça nossos serviços de Assistência a Viagem na Suíça:

Elaboração de Roteiros Personalizados | Tours Privativos com Guia Brasileira

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

1 ano morando fora do Brasil

Hoje, dia 7 de Janeiro, faz exatamente 1 ano que deixei o...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.